CHAMADA DE ARTIGOS - RBH

 
 - - -

ANPUH





-

Informativo Eletrônico

 

 
rbh



A Anpuh-Brasil e a Revista Brasileira de História convidam você a mandar uma colaboração inédita, resultante de pesquisa original.
 
Chamadas de artigos/ Call for papers:
1 - História dos arquivos e da arquivologia (prazo: 22 de janeiro de 2018)
2 - Por escravos e libertos (prazo: 05 de março de 2018)



1- Dossiê: História dos arquivos e da arquivologia

Organização: Renato Pinto Venancio (ECI-UFMG)

As pesquisas sobre a história dos arquivos e da arquivologia são pouco desenvolvidas no Brasil. Há muito ainda a ser explorado. Como se organizavam, na Época Moderna, os arquivos no reino português, principalmente aqueles que também exerciam funções de controle no ultramar? Como se organizavam e se organizam atualmente os arquivos civis e religiosos, locais e regionais? Quais foram os modelos e as adaptações necessárias no processo de constituição do Arquivo Nacional do Brasil? Como ocorreu a formação da arquivologia no Brasil, enquanto área de conhecimento científico e conjunto de procedimentos técnicos de gestão documental? Quais foram as primeiras iniciativas de educação patrimonial em arquivos e quais são seus atuais desafios? Uma história dos serviços arquivísticos e de suas funções (produção, classificação, avaliação, aquisição, conservação, descrição e difusão) é possível? Quais são os riscos atuais de destruição dos arquivos brasileiros? Quais foram e quais são os usos abusivos da microfilmagem e da digitalização? Enfim, quais são os dilemas da arquivologia brasileira no tempo presente?
Este dossiê se propõe a responder essas perguntas. Trata-se, sem dúvida, de um grande desafio. Entretanto, torna-se necessário enfrentá-lo imediatamente, uma vez que as instituições arquivísticas e o patrimônio documental brasileiro estão ameaçados pela não preservação dos documentos nato-digitais ou por uma compreensão equivocada da reformatação digital dos documentos gerados em suportes tradicionais.

Os interessados devem submeter seus manuscritos, resultado de pesquisa histórica original, até o dia 22 de janeiro de 2018 por meio do site http://www.scielo.br/rbh. Os textos devem obedecer rigorosamente as normas para publicação, disponíveis em http://www.scielo.br/revistas/rbh/pinstruc.htm.
A Revista Brasileira de História estimula a que se submetam resenhas de livros com a temática do dossiê, nos mesmos prazo e condições acima.

Authors shall submit their manuscripts, resulting of unpublished historic research, or book reviews, before January 22nd, 2018, through http://www.scielo.br/rbh. Texts shall rigorously respect the publication guidelines available in http://www.scielo.br/revistas/rbh/iinstruc.htm.

Los autores deben someter sus manuscritos, resultantes de investigación histórica original, o reseñas de libros, hasta el 22 de enero de 2018 por el site http://www.scielo.br/rbh. Los textos deben seguir rigurosamente las normas de presentación disponibles en http://www.scielo.br/revistas/rbh/einstruc.htm.



2 - Dossiê: Por escravos e libertos

Organização: Silvia Hunold Lara (Unicamp)


Os estudos sobre a escravidão e a liberdade floresceram nas últimas décadas e há um grande volume de pesquisas sobre o comércio de cativos, as relações entre senhores e escravos, as formas de alforria, a religiosidade, os dilemas do pós-abolição, entre outros temas relevantes. Mas ainda sabemos pouco sobre o que escravos e libertos pensavam a respeito da escravidão e da liberdade e como enfrentavam os desafios que ambas lhes impunham. Como índios, africanos e seus descendentes escravizados e submetidos a outras formas de trabalho compulsório percebiam o mundo em que viviam? A partir de quais valores e ideias agiam para modificar suas vidas e as de seus familiares e companheiros? O que significava ser escravo, forro, aldeado ou administrado? Como agiam os que buscavam a liberdade? Quais os perigos enfrentados quando obtinham a alforria ou passavam a viver como livres? Quais os significados do cativeiro ou da liberdade para eles?
Este dossiê se propõe a enfrentar o desafio de responder a essas perguntas e, ao mesmo tempo, discutir questões teóricas e metodológicas envolvidas na abordagem da história da escravidão e da liberdade no Brasil do ponto de vista dos escravos e dos libertos.

Os interessados devem submeter seus manuscritos, resultado de pesquisa histórica original, até o dia 05 de março de 2018 por meio do site http://www.scielo.br/rbh. Os textos devem obedecer rigorosamente as normas para publicação, disponíveis em http://www.scielo.br/revistas/rbh/pinstruc.htm.
A Revista Brasileira de História estimula a que se submetam resenhas de livros com a temática do dossiê nos mesmos prazo e condições acima.

Authors shall submit their manuscripts, resulting of unpublished historic research, or book reviews, before March 5th, 2018, through http://www.scielo.br/rbh. Texts shall rigorously respect the publication guidelines available in http://www.scielo.br/revistas/rbh/iinstruc.htm.

Los autores deben someter sus manuscritos, resultantes de investigación histórica original, o reseñas de libros, hasta el 5 de marzo de 2018 por el site http://www.scielo.br/rbh. Los textos deben seguir rigurosamente las normas de presentación disponibles en http://www.scielo.br/revistas/rbh/einstruc.htm.
, seguindo as orientações gerais e as normas de formatação. 

 

EXPEDIENTE

Informativo Eletrônico da ANPUH
Expediente: Francivaldo Alves Nunes (editor) e Pablo Serrano (secretário)
Todos os direitos reservados. www.anpuh.org
Fale conosco: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
ANPUH
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição neste link