terça-feira, 13 de agosto de 2019

Livros e Certificados

Agradecemos mais uma vez a presença de todos no Simpósio!
Baixe os cadernos com os certificados, guarde e imprima apenas o seu. Você poderá arquivar os pdfs.




VEJA AQUI O QUE FAZER!

SORTEADOS!
Essa é a lista dos sorteados no evento!
Em breve entraremos em contato para enviar seu livro.
Parabéns!!!

Amanda Falcão
Ana Paula Savindo Lara
Eduardo Leite Lisboa
Eleilda da Silva Santos
Fábio Alexandre da Silva
Gleidson Fernando Rocha dos Santos
Igor Trindade de Almeida
Jefferson Fernades de Aquino
José Antonio Almeida
José Raimundo Neto
Maria Reinalda Farias dos Santos
Marlon Barcelos Ferreira
Matheus Landau de Carvalho
Maykon de Albuquerque Lacerda
Paola Rezende Schettert
Paulo Roberto Camargos
Raimundo Nonato Santos de Sousa
Sebastião Vicente da Silva

Livros do Evento:




sábado, 10 de agosto de 2019

Acabou!

Em breve:
Certificados
Sorteio de Livros
Livros do Evento.

Todo material será publicado aqui!
Aguarde!

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Aberto o 3o Simpósio de História Oriental!


SAUDAÇÕES!
Esta é a página do
3o Simpósio Eletrônico de História Oriental


Boaventura de Sousa Santos, em seu texto “O Fim das Descobertas Imperiais” [2002], afirmava que “Do ponto de vista do Ocidente, o Oriente é a descoberta primordial do segundo milênio. O Ocidente não existe fora do contraste com o não-Ocidente. O Oriente é o primeiro espelho da diferença neste milênio.  É o lugar cuja descoberta descobre o lugar do Ocidente: o centro da história que começa a ser entendida como universal.  É uma descoberta imperial que em tempos diferentes assume conteúdos diferentes.  O Oriente é, antes de mais, a civilização alternativa ao Ocidente — tal como o sol nasce a Oriente, também aí nasceram as civilizações e os impérios.  Esse mito das origens tem tantas leituras quantas as que o Ocidente tem de si próprio, ainda que estas, por seu lado, também não existam senão em termos da comparação com o que não é Ocidental.  Um Ocidente decadente vê no Oriente a Idade do Ouro; um Ocidente exaltante vê no Oriente a infância do progresso civilizacional”.

E qual ‘Oriente’ – ou ‘Orientes’, ‘Ásia’, ‘Ásias’, em suas múltiplas expressões – estamos a estudar no Brasil? Que epistemologia nós desenvolvemos para compreender o outro em sua plena alteridade, nas suas próprias construções intelectuais e culturais? Novamente, recorremos a Boaventura [Epistemologias do Sul, 2009]: “Toda a experiência social produz e reproduz conhecimento e, ao fazê-lo, pressupõe uma ou várias epistemologias. Epistemologia é toda a noção ou ideia, refletida ou não, sobre as condições do que conta como conhecimento válido. É por via do conhecimento válido que uma dada experiência social se torna intencional e inteligível. Não há, pois, conhecimento sem práticas e atores sociais. E como umas e outros não existem senão no interior de relações sociais, diferentes tipos de relações sociais podem dar origem a diferentes epistemologias”. Somos, portanto, capazes de alcançar e compreender as expressões das civilizações orientais?

Buscando novamente expandir e fortalecer o vasto campo dos estudos asiáticos em nosso país, lançamos o 3º Simpósio Eletrônico Internacional de História Oriental. Realizaremos o evento entre 5 a 9 de agosto de 2019. Lembramos ainda que em nosso evento teremos o nosso tradicional sorteio de livros!

Seja bem vind@, e traga sua contribuição!
Veja aqui como fazer sua INSCRIÇÃO como Leitor@ e Comunicador@
Veja aqui como participar dos debates


Veja os Simpósios de Ensino de História do LAPHIS: 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019.