IV Colóquio Internacional de Cinema e História
Universidade Federal do Paraná, Campus Curitiba
CURITIBA – PR
De 3 a 6 de dezembro de 2019
CURITIBA – PR
De 3 a 6 de dezembro de 2019
CALL FOR PAPERS (PORTUGUÊS)
Call for papers – IV Colóquio Internacional de Cinema e História.
3 a 6 de dezembro de 2019 – Universidade Federal do Paraná (UFPR, Campus Reitoria, Curitiba)
Os organizadores do IV Colóquio Internacional de Cinema e História convidam os pesquisadores, alunos de pós-graduação e pós-doutorandos que desenvolvam trabalhos sobre as relações entre o audiovisual e a história a enviarem propostas de comunicações a serem apresentadas no evento, que ocorrerá entre os dias 3 a 6 de dezembro de 2019 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campus Reitoria, Curitiba. Em 2019, o Colóquio é organizado por meio de parcerias entre os grupos de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação” (ECA-USP), que realizou as três primeiras edições, e o “Núcleo de Artes Visuais” (NAVIS), bem como entre os programas de Pós-Graduação da UFPR (PPGHIS), da UNESPAR (PPG-CINEAV) e da UTP (PPGCOM). Assim como nos Colóquios anteriores, o objetivo é promover o debate sobre metodologias de estudo que combinem a análise estética das obras audiovisuais com preocupações historiográficas, considerando o objeto fílmico em seu potencial como fonte para o conhecimento histórico. Nesse sentido, os resumos das comunicações propostas deverão preferivelmente ser dirigidos a uma das quatro linhas de pesquisa elencadas a seguir, que sintetizam eixos de análise que vêm sendo desenvolvidos nos estudos dessas relações:
1. A representação da história no cinema
Espaço aberto às comunicações que se ocupam em analisar filmes e questões ligadas às representações do tempo passado no cinema de ficção e documental, bem como produções que pretendam constituir uma narrativa sobre determinado período ou evento histórico.
2. Pesquisa histórica e análise fílmica: confluências
Linha de pesquisa que recorre à análise fílmica como principal método para se constituir um conhecimento histórico sobre determinado período ou evento. Abriga trabalhos que considerem o filme e outras obras audiovisuais, em suas especificidades estéticas, como uma fonte primária, articulando-os a outras fontes documentais de época, em variados suportes.
3. Cinema, arquivos e regimes de historicidade
Abriga comunicações que tenham a questão do arquivo como um ponto central da análise, articulando-a com o objeto fílmico. A linha de pesquisa está aberta a trabalhos que se dediquem a arquivos e fundos cinematográficos (cinematecas, coleções etc.); que abordem um tema ou período da história do cinema a partir de pesquisa em acervos; ou ainda que se ocupem de analisar filmes compostos de material de arquivo.
4. História e historiografia do Cinema
Recebe trabalhos dedicados aos métodos e tendências historiográficas da história do cinema. Nesta linha se encontram comunicações que apresentem como o cinema (ou determinada cinematografia) foi estudado ao longo do tempo; a relação entre a história do cinema e a macro-história; os paradigmas metodológicos e as guinadas que marcaram os textos acadêmicos sobre cinema; entre outras questões ligadas à teoria e à historiografia do cinema. Também abriga propostas que se dediquem a encontrar diálogos entre filmes e os projetos historiográficos que os sustentam.
Os interessados deverão apresentar um resumo expandido da proposta, composto por até 500 palavras, incluindo uma breve bibliografia. Também deverá ser incluído no formulário um mini-currículo do proponente de até 50 palavras. As propostas e as apresentações poderão ser feitas em português, espanhol, inglês e francês. Poderão se inscrever pesquisadores com título mínimo de mestre (ou que estejam realizando seu mestrado). Não serão recebidas propostas de mesas temáticas. As apresentações deverão considerar um tempo máximo de 20 minutos.
O resumo e o mini-currículo devem ser direcionados ao e-mail: [email protected]
O recebimento das propostas estará aberto entre os dias 13 de maio e 31 de julho de 2019. Os resultados serão divulgados até 02 de setembro de 2019.
Para confirmar sua inscrição os trabalhos aceitos deverão pagar uma taxa de R$ 40,00 (mestres e alunos de pós-graduação) e R$ 80,00 (doutores e pós-doutorandos) até o dia 23 de setembro de 2019.
Cronograma
Call for Papers (abertura) 13.05
Prazo para envio de resumos 31.07
Divulgação das propostas selecionadas 02.09
Inscrições para expositores: até 23.09
IV Colóquio Cinema e História 03 a 06.12
Apoio: Capes
3 a 6 de dezembro de 2019 – Universidade Federal do Paraná (UFPR, Campus Reitoria, Curitiba)
Os organizadores do IV Colóquio Internacional de Cinema e História convidam os pesquisadores, alunos de pós-graduação e pós-doutorandos que desenvolvam trabalhos sobre as relações entre o audiovisual e a história a enviarem propostas de comunicações a serem apresentadas no evento, que ocorrerá entre os dias 3 a 6 de dezembro de 2019 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campus Reitoria, Curitiba. Em 2019, o Colóquio é organizado por meio de parcerias entre os grupos de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação” (ECA-USP), que realizou as três primeiras edições, e o “Núcleo de Artes Visuais” (NAVIS), bem como entre os programas de Pós-Graduação da UFPR (PPGHIS), da UNESPAR (PPG-CINEAV) e da UTP (PPGCOM). Assim como nos Colóquios anteriores, o objetivo é promover o debate sobre metodologias de estudo que combinem a análise estética das obras audiovisuais com preocupações historiográficas, considerando o objeto fílmico em seu potencial como fonte para o conhecimento histórico. Nesse sentido, os resumos das comunicações propostas deverão preferivelmente ser dirigidos a uma das quatro linhas de pesquisa elencadas a seguir, que sintetizam eixos de análise que vêm sendo desenvolvidos nos estudos dessas relações:
1. A representação da história no cinema
Espaço aberto às comunicações que se ocupam em analisar filmes e questões ligadas às representações do tempo passado no cinema de ficção e documental, bem como produções que pretendam constituir uma narrativa sobre determinado período ou evento histórico.
2. Pesquisa histórica e análise fílmica: confluências
Linha de pesquisa que recorre à análise fílmica como principal método para se constituir um conhecimento histórico sobre determinado período ou evento. Abriga trabalhos que considerem o filme e outras obras audiovisuais, em suas especificidades estéticas, como uma fonte primária, articulando-os a outras fontes documentais de época, em variados suportes.
3. Cinema, arquivos e regimes de historicidade
Abriga comunicações que tenham a questão do arquivo como um ponto central da análise, articulando-a com o objeto fílmico. A linha de pesquisa está aberta a trabalhos que se dediquem a arquivos e fundos cinematográficos (cinematecas, coleções etc.); que abordem um tema ou período da história do cinema a partir de pesquisa em acervos; ou ainda que se ocupem de analisar filmes compostos de material de arquivo.
4. História e historiografia do Cinema
Recebe trabalhos dedicados aos métodos e tendências historiográficas da história do cinema. Nesta linha se encontram comunicações que apresentem como o cinema (ou determinada cinematografia) foi estudado ao longo do tempo; a relação entre a história do cinema e a macro-história; os paradigmas metodológicos e as guinadas que marcaram os textos acadêmicos sobre cinema; entre outras questões ligadas à teoria e à historiografia do cinema. Também abriga propostas que se dediquem a encontrar diálogos entre filmes e os projetos historiográficos que os sustentam.
Os interessados deverão apresentar um resumo expandido da proposta, composto por até 500 palavras, incluindo uma breve bibliografia. Também deverá ser incluído no formulário um mini-currículo do proponente de até 50 palavras. As propostas e as apresentações poderão ser feitas em português, espanhol, inglês e francês. Poderão se inscrever pesquisadores com título mínimo de mestre (ou que estejam realizando seu mestrado). Não serão recebidas propostas de mesas temáticas. As apresentações deverão considerar um tempo máximo de 20 minutos.
O resumo e o mini-currículo devem ser direcionados ao e-mail: [email protected]
O recebimento das propostas estará aberto entre os dias 13 de maio e 31 de julho de 2019. Os resultados serão divulgados até 02 de setembro de 2019.
Para confirmar sua inscrição os trabalhos aceitos deverão pagar uma taxa de R$ 40,00 (mestres e alunos de pós-graduação) e R$ 80,00 (doutores e pós-doutorandos) até o dia 23 de setembro de 2019.
Cronograma
Call for Papers (abertura) 13.05
Prazo para envio de resumos 31.07
Divulgação das propostas selecionadas 02.09
Inscrições para expositores: até 23.09
IV Colóquio Cinema e História 03 a 06.12
Apoio: Capes
CALL FOR PAPERS (INGLÊS)
Call for papers – IV International Colloquium of Cinema and History
(Colóquio Internacional de Cinema e História)
3th to 6th December, 2019 – Universidade Federal do Paraná (UFPR, Campus Reitoria, Curitiba)
Call for papers:
The IV International Colloquium of Cinema and History invites researchers, postgraduate students and postdoctoral students that develop research on the relations between audiovisual and history to send proposals for communications to be presented at the event, which will take place from the 3th to the 6th December 2019 at the Universidade Federal do Paraná (UFPR), in Curitiba (Paraná, Brazil). In 2019, the Colloquium is organized via a partnership between the CNPq Research Groups “History and Audiovisual: Circularities and Forms of Communication” (Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo), which carried out the first three editions, and “Visual Arts Center” (Núcleo de Artes Visuais – NAVIS), as well as between the Post Graduate Programs of UFPR (PPGHIS), UNESPAR (PPG-CINEAV) and UTP (PPGCOM). As in previous editions, the aim is to promote the debate on methodologies that combine the aesthetic analysis of audiovisual works with historiographic concerns, considering the potential of filmic objects as a source for historical knowledge. In this sense, the summaries of the communications should preferably be directed to one of the four lines of research listed below, which synthesize the axes of analysis that have been developed in the studies of these relations:
1. The representation of history in the cinema
Open to communications that deal with filmic analysis concerning the representations of the past in the cinema of fiction and documentary, as well as productions that intend to constitute a narrative about a certain period of time or historical event.
2. Historical research and film analysis: confluences
This research line deals with the filmic analysis as the main method to constitute a historical knowledge about a certain period or event. It houses works that consider the film and other audiovisual works, in its aesthetic specificities, as a primary source, articulating it to other documentary and historiographic sources in various supports.
3. Cinema, archives and historicity regimes
This research line accepts communications that have the issue of archiving as a central point of analysis, articulating it with the film object. It is open to works devoted to archives and cinematographic funds (for example: collections or film archives); that approach a theme or a period in the history of the cinema from research in collections; or even those that look at films made up of archival material.
4. History and Historiography of Cinema
This research line accepts communications dedicated to the historiographic methods and tendencies of the history of cinema. It houses communications that present how cinema (or certain cinematography) has been studied over time, as well as the relationship between the history of cinema and macro-history; the methodological paradigms and the turning points regarding the academic texts on cinema; other issues related to the theory and historiography of cinema are also welcomed. It also houses proposals that are dedicated to the establishment of dialogues between films and the historiographic projects that sustain them.
Those who are interested in participating should send an expanded abstract consisting of up to 500 words, including a title and a short bibliography. A mini-curriculum of the proponent of up to 50 words should also be enclosed. Abstracts will be accepted in Portuguese, Spanish, French or English, languages in which the presentations can be delivered. To enroll in the colloquium, researchers must have at least a masters degree (or be pursuing their master's degree). The Colloquium will not receive proposals for thematic panels. Presentations should consider a maximum time of 20 minutes.
The abstract and mini-curriculum should be sent to the e-mail: [email protected]
The proposals are accepted from May 13 to July 31, 2019. The results will be announced until August 2, 2019.
Accepted papers must pay a fee of R$ 40,00 (masters and postgraduate students) and R$ 80,00 (doctor and postdoctoral students), until September 23, in order to participate in the Colloquium.
(Colóquio Internacional de Cinema e História)
3th to 6th December, 2019 – Universidade Federal do Paraná (UFPR, Campus Reitoria, Curitiba)
Call for papers:
The IV International Colloquium of Cinema and History invites researchers, postgraduate students and postdoctoral students that develop research on the relations between audiovisual and history to send proposals for communications to be presented at the event, which will take place from the 3th to the 6th December 2019 at the Universidade Federal do Paraná (UFPR), in Curitiba (Paraná, Brazil). In 2019, the Colloquium is organized via a partnership between the CNPq Research Groups “History and Audiovisual: Circularities and Forms of Communication” (Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo), which carried out the first three editions, and “Visual Arts Center” (Núcleo de Artes Visuais – NAVIS), as well as between the Post Graduate Programs of UFPR (PPGHIS), UNESPAR (PPG-CINEAV) and UTP (PPGCOM). As in previous editions, the aim is to promote the debate on methodologies that combine the aesthetic analysis of audiovisual works with historiographic concerns, considering the potential of filmic objects as a source for historical knowledge. In this sense, the summaries of the communications should preferably be directed to one of the four lines of research listed below, which synthesize the axes of analysis that have been developed in the studies of these relations:
1. The representation of history in the cinema
Open to communications that deal with filmic analysis concerning the representations of the past in the cinema of fiction and documentary, as well as productions that intend to constitute a narrative about a certain period of time or historical event.
2. Historical research and film analysis: confluences
This research line deals with the filmic analysis as the main method to constitute a historical knowledge about a certain period or event. It houses works that consider the film and other audiovisual works, in its aesthetic specificities, as a primary source, articulating it to other documentary and historiographic sources in various supports.
3. Cinema, archives and historicity regimes
This research line accepts communications that have the issue of archiving as a central point of analysis, articulating it with the film object. It is open to works devoted to archives and cinematographic funds (for example: collections or film archives); that approach a theme or a period in the history of the cinema from research in collections; or even those that look at films made up of archival material.
4. History and Historiography of Cinema
This research line accepts communications dedicated to the historiographic methods and tendencies of the history of cinema. It houses communications that present how cinema (or certain cinematography) has been studied over time, as well as the relationship between the history of cinema and macro-history; the methodological paradigms and the turning points regarding the academic texts on cinema; other issues related to the theory and historiography of cinema are also welcomed. It also houses proposals that are dedicated to the establishment of dialogues between films and the historiographic projects that sustain them.
Those who are interested in participating should send an expanded abstract consisting of up to 500 words, including a title and a short bibliography. A mini-curriculum of the proponent of up to 50 words should also be enclosed. Abstracts will be accepted in Portuguese, Spanish, French or English, languages in which the presentations can be delivered. To enroll in the colloquium, researchers must have at least a masters degree (or be pursuing their master's degree). The Colloquium will not receive proposals for thematic panels. Presentations should consider a maximum time of 20 minutes.
The abstract and mini-curriculum should be sent to the e-mail: [email protected]
The proposals are accepted from May 13 to July 31, 2019. The results will be announced until August 2, 2019.
Accepted papers must pay a fee of R$ 40,00 (masters and postgraduate students) and R$ 80,00 (doctor and postdoctoral students), until September 23, in order to participate in the Colloquium.
CALL FOR PAPERS (ESPANHOL)
Call for papers – IV Coloquio Internacional de Cine e Historia.
3 a 6 de diciembre de 2019 – Universidad Federal de Paraná (UFPR, Campus Rectoría, Curitiba)
Los organizadores del IV Coloquio Internacional de Cine e Historia invitan a investigadores, estudiantes de posgrado y posdoctorandos que estudien las relaciones entre el audiovisual y la historia a enviar propuestas de comunicaciones para ser presentadas en el evento, que ocurrirá entre los días 3 y 6 de diciembre de 2019 en la Universidad Federal de Paraná (UFPR), Campus Rectoría, Curitiba. En 2019, el Coloquio está siendo organizado mediante una asociación entre los grupos de Investigación del CNPq “Historia y Audiovisual: circularidades y formas de comunicación” (ECA-USP), que realizó las tres primeras ediciones, y el “Núcleo de Artes Visuales” (NAVIS), así como los programas de Posgrado de la UFPR (PPGHIS), la UNESPAR (PPG-CINEAV) y de la UTP (PPGCOM). Al igual que en los Coloquios anteriores, el objetivo es promover el debate sobre metodologías de estudio que combinen el análisis estético de obras audiovisuales con preocupaciones historiográficas, considerando el objeto fílmico en su potencial como fuente para el conocimiento histórico. En ese sentido, los resúmenes de las propuestas deberán preferencialmente enmarcarse en una de las cuatro líneas de investigación que presentamos a continuación, que sintetizan ejes de análisis que vienen siendo desarrollados en los estudios de estas relaciones:
1. La representación de la historia en el cine
Espacio abierto a las comunicaciones que tienen como objetivo analizar filmes y cuestiones vinculadas a las representaciones del tempo pasado en el cine de ficción y en el documental, así como producciones que pretendan constituir una narrativa sobre un periodo determinado o un evento histórico.
2. Investigación histórica y análisis fílmico: confluencias
Línea de investigación que recurre al análisis fílmico como principal método para constituir el conocimiento histórico sobre un período o evento determinado. Acoge trabajos que consideran el filme y otras obras audiovisuales, en sus especificidades estéticas, como una fuente primaria, asociándolo con otras fuentes documentales de época, en varios soportes.
3. Cine, archivos y regímenes de historicidad
Acoge comunicaciones que tengan al archivo como un punto central del análisis, articulando esa problemática con el objeto fílmico. Esta línea de investigación está abierta a trabajos sobre archivos y fondos cinematográficos (cinematecas, colecciones, etc.); que aborden un tema o período de la historia del cine a partir de investigaciones en acervos; o, también, que se ocupen de analizar películas compuestas por materiales de archivo.
4. Historia e historiografía del Cine
Acoge trabajos dedicados a los métodos y tendencias historiográficos de la historia del cine. Es un espacio para comunicaciones que analicen cómo el cine (o una cinematografía específica) fue estudiado a lo largo del tiempo; la relación entre la historia del cine y la macro-historia; los paradigmas metodológicos y los giros que marcaran los textos académicos sobre cine; entre otras cuestiones asociadas a la teoría y a la historiografía del cine. También acoge propuestas dedicadas a encontrar diálogos entre filmes y los proyectos historiográficos que los sustentan.
Los interesados deberán presentar un resumen expandido de la propuesta, compuesto por un máximo de 500 palabras, incluyendo una breve bibliografía. También deberá incluirse en el formulario un mini-currículo del proponente de 50 palabras como máximo. Las propuestas y las presentaciones podrán hacerse en portugués, español, inglés y francés. Podrán inscribirse investigadores con título mínimo de maestría (o que estén realizando su maestría). No serán aceptadas propuestas de mesas temáticas. Las presentaciones deberán durar como máximo 20 minutos.
El resumen y el mini-currículo deben enviarse al correo electrónico: [email protected]
La recepción de las propuestas estará abierta entre los días 13 de mayo y 31 de julio de 2019. Los resultados serán divulgados hasta el 2 de septiembre de 2019.
Para confirmar su inscripción los trabajos aceptados deberán pagar una tasa de R$ 40,00 (ponentes con título de maestría y alumnos de posgrado) y R$ 80,00 (doctores y posdoctorandos) hasta el día 23 de septiembre de 2019.
Cronograma
Call for Papers (abertura) 13 de mayo
Plazo para envío de resúmenes 31 de julio
Divulgación de las propuestas seleccionadas 2 de septiembre
Inscripciones para expositores: hasta el 23 de septiembre
IV Coloquio Cine e Historia 3 al 6 de diciembre
3 a 6 de diciembre de 2019 – Universidad Federal de Paraná (UFPR, Campus Rectoría, Curitiba)
Los organizadores del IV Coloquio Internacional de Cine e Historia invitan a investigadores, estudiantes de posgrado y posdoctorandos que estudien las relaciones entre el audiovisual y la historia a enviar propuestas de comunicaciones para ser presentadas en el evento, que ocurrirá entre los días 3 y 6 de diciembre de 2019 en la Universidad Federal de Paraná (UFPR), Campus Rectoría, Curitiba. En 2019, el Coloquio está siendo organizado mediante una asociación entre los grupos de Investigación del CNPq “Historia y Audiovisual: circularidades y formas de comunicación” (ECA-USP), que realizó las tres primeras ediciones, y el “Núcleo de Artes Visuales” (NAVIS), así como los programas de Posgrado de la UFPR (PPGHIS), la UNESPAR (PPG-CINEAV) y de la UTP (PPGCOM). Al igual que en los Coloquios anteriores, el objetivo es promover el debate sobre metodologías de estudio que combinen el análisis estético de obras audiovisuales con preocupaciones historiográficas, considerando el objeto fílmico en su potencial como fuente para el conocimiento histórico. En ese sentido, los resúmenes de las propuestas deberán preferencialmente enmarcarse en una de las cuatro líneas de investigación que presentamos a continuación, que sintetizan ejes de análisis que vienen siendo desarrollados en los estudios de estas relaciones:
1. La representación de la historia en el cine
Espacio abierto a las comunicaciones que tienen como objetivo analizar filmes y cuestiones vinculadas a las representaciones del tempo pasado en el cine de ficción y en el documental, así como producciones que pretendan constituir una narrativa sobre un periodo determinado o un evento histórico.
2. Investigación histórica y análisis fílmico: confluencias
Línea de investigación que recurre al análisis fílmico como principal método para constituir el conocimiento histórico sobre un período o evento determinado. Acoge trabajos que consideran el filme y otras obras audiovisuales, en sus especificidades estéticas, como una fuente primaria, asociándolo con otras fuentes documentales de época, en varios soportes.
3. Cine, archivos y regímenes de historicidad
Acoge comunicaciones que tengan al archivo como un punto central del análisis, articulando esa problemática con el objeto fílmico. Esta línea de investigación está abierta a trabajos sobre archivos y fondos cinematográficos (cinematecas, colecciones, etc.); que aborden un tema o período de la historia del cine a partir de investigaciones en acervos; o, también, que se ocupen de analizar películas compuestas por materiales de archivo.
4. Historia e historiografía del Cine
Acoge trabajos dedicados a los métodos y tendencias historiográficos de la historia del cine. Es un espacio para comunicaciones que analicen cómo el cine (o una cinematografía específica) fue estudiado a lo largo del tiempo; la relación entre la historia del cine y la macro-historia; los paradigmas metodológicos y los giros que marcaran los textos académicos sobre cine; entre otras cuestiones asociadas a la teoría y a la historiografía del cine. También acoge propuestas dedicadas a encontrar diálogos entre filmes y los proyectos historiográficos que los sustentan.
Los interesados deberán presentar un resumen expandido de la propuesta, compuesto por un máximo de 500 palabras, incluyendo una breve bibliografía. También deberá incluirse en el formulario un mini-currículo del proponente de 50 palabras como máximo. Las propuestas y las presentaciones podrán hacerse en portugués, español, inglés y francés. Podrán inscribirse investigadores con título mínimo de maestría (o que estén realizando su maestría). No serán aceptadas propuestas de mesas temáticas. Las presentaciones deberán durar como máximo 20 minutos.
El resumen y el mini-currículo deben enviarse al correo electrónico: [email protected]
La recepción de las propuestas estará abierta entre los días 13 de mayo y 31 de julio de 2019. Los resultados serán divulgados hasta el 2 de septiembre de 2019.
Para confirmar su inscripción los trabajos aceptados deberán pagar una tasa de R$ 40,00 (ponentes con título de maestría y alumnos de posgrado) y R$ 80,00 (doctores y posdoctorandos) hasta el día 23 de septiembre de 2019.
Cronograma
Call for Papers (abertura) 13 de mayo
Plazo para envío de resúmenes 31 de julio
Divulgación de las propuestas seleccionadas 2 de septiembre
Inscripciones para expositores: hasta el 23 de septiembre
IV Coloquio Cine e Historia 3 al 6 de diciembre