Chamada para o dossiê "Migração, fronteiras e espaços"

A Revista Contraponto abre chamada para o dossiê "Migração, fronteiras e espaços", referente ao ano 8, n. 2, jul.-dez. de 2019:

Organizadores: Antonio Alexandre Isidio Cardoso (UFMA); Márcio Douglas de Carvalho e Silva (UFPA); Bruno de Souza Silva (UFPA)
Data limite para envio: 30/09/2019
Previsão de lançamento do número: 10/12/2019

Resumo: As migrações tem sido um fenômeno observável com muita intensidade nas últimas décadas em todo o planeta. Cenários de guerra, crises econômicas, conflitos ambientais, agravamento de situações de pobreza, busca de melhores perspectivas, dentre outros aspectos, têm sido fatores sociais importantes que denotam a abrangência global da problemática. Nesse contexto, o Brasil tem sido importante destino de migrações na América Latina. Histórico receptor de populações africanas e europeias, o país se destaca igualmente pela mobilidade demográfica dentro de suas dilatadas fronteiras. O que se observa na contemporaneidade, é um processo quase intrínseco à história do nosso país, seja com as migrações estrangeiras, seja com migrações internas. Muitas pesquisas realizadas em diferentes áreas das ciências humanas e sociais vem se dedicando ao estudo de experiências migratórias, com enfoque para alguns aspectos como, por exemplo, os agentes desencadeadores desse fenômeno, a sua natureza quantitativa e os impactos provocados por elas nas fronteiras que os adventícios adentram. Nesses trabalhos, para além dos deslocamentos em si, ganham visibilidade os próprios migrantes que são agentes desse processo e provocam transformações nos percursos e nos territórios onde acabam se fixando. É nesse caminho que este dossiê busca assentar sua proposta, recebendo trabalhos que discutam as mobilidades humanas tanto nos dias atuais como em séculos recuados, percebendo as suas causas, dinâmicas, processos, inserções nos locais de chegada, impactos, conflitos, negociações, relacionamentos e influências culturais, que se expressam, entre outros aspectos, na constituição de novas famílias, dinâmicas de trabalho, religiosidades, redes de sociabilidade e relações de gênero. Além de estar aberto a trabalhos pertinentes à área da História, este dossiê busca um diálogo com outros campos do saber como a antropologia, a sociologia e a geografia, proporcionando um espaço em que abordagens múltiplas sejam debatidas.

Confira as diretrizes para autores.