VII SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA

11 a 14 de Novembro de 2019 - UFT Porto Nacional

A (In)Conveniência da História: Os Usos e Abusos do Passado

Nos últimos anos assistimos a um assombroso aumento no questionamento de fatos científicos e mesmo de evidências históricas. Teorias que questionam o formato da Terra, a eficácia das vacinas e a existência do Holocausto judeu, por exemplo, são reivindicadas por grupos que relativizam os conhecimentos científicos e históricos.

Hoje as correntes de aplicativos, as publicações de redes sociais recebem uma enxurrada de Fake News, ganhando cada vez mais a atenção e sendo compartilhadas por uma legião de pessoas. Tais notícias falsas têm produzido consequências bastante sérias, inclusive, vindo a influenciar nas relações de poder e no jogo político em diversos países.

A área historiográfica vem sendo questionada, também, por movimentos chamados de revisionistas e/ou negacionistas, cujo principal objetivo seria uma apropriação do passado que se ajuste absolutamente ao seus interesses. Esses movimentos desconsideram a produção histórica científica, deturpam e manipulam acontecimentos históricos fartamente documentados e teoricamente analisados.

A própria natureza da produção historiográfica permite e estimula a revisão de conhecimentos produzidos, desde que feita dentro dos marcos teóricos e metodológicos que fundamentam o campo do saber histórico.

Os chamados revisionistas e/ou negacionistas colocam em xeque o conhecimento histórico com práticas como, forjar dados, menosprezar pesquisas e ignorar fontes históricas, releem acontecimentos históricos apregoando suas opiniões como verdades indiscutíveis.

A memória coletiva é objeto de acirradas disputas de grupos sobre o passado: um embate constante entre o que deve ser lembrado e o que pode ser esquecido. O passado tem sido instrumentalizado com fins políticos produzindo uma situação ambivalente: um crescente fascínio pelo passado simultâneo a um ceticismo quanto à capacidade da história de ensinar algo.

Tal constatação coloca-nos diante da questão central desse Evento que é pensar sobre os usos e abusos do passado.


MAIORES INFORMAÇÕES: semanahistoriauftporto@gmail.com

Local do Evento:

Universidade Federal do Tocantins, Campus Porto Nacional - Rua Três, S/N, Setor Jardim dos Ypês.

Apoio: