Chamadas para submissão de artigos. Dossiê "A Organização Internacional do Trabalho e as Américas: conexões e influências"

2019-10-23

Está aberto, até o dia 10 de fevereiro de 2020, o prazo para submissão de artigos ao dossiê "A Organização Internacional do Trabalho e as Américas: conexões e influências", organizado por Dra. Laura Caruso (Universidad de San Martín, Argentina) e Dr. Norberto O. Ferreras (Universidade Federal Fluminense).

A Organização Internacional do Trabalho está presente na vida institucional da América desde a sua fundação em 1919. Na OIT se discutiram as principais questões da legislação operaria que fizeram parte do Século XX e que fazem parte do Século XXI. Questões como o trabalho infantil, o feminino, as horas de trabalho e as diferentes categorias de trabalho, entre outras questões foram tratadas nas reuniões plenárias e nos comitês técnicos. O objetivo inicial da OIT foi o de estabelecer parâmetros universais que pudessem ser aplicados nos diferentes países membros, esse objetivo foi mudando ao longo do tempo incorporando aos interesses da instituição outras questões e setores sociais, como os trabalhadores indígenas, por ex. Da perspectiva universalista a OIT passou para outra atenta às peculiaridades regionais. O objetivo do dossiê será o de compreender as relações entre a OIT e os diferentes atores americanos, as políticas destinadas à região e as apropriações realizadas pelos atores sociais ao longo da existência dessa instituição.