Chamadas para submissão de artigos. Dossiê "(IN) Justiças no Mundo do Trabalho: Questões Emergentes e Desafios Permanentes"

2019-10-17

Está aberto, até o dia 30 de janeiro de 2020, o prazo para submissão de artigos ao dossiê "(IN) Justiças no Mundo do Trabalho: Questões Emergentes e Desafios Permanentes", organizado por Dra. Christine Paulette Yves Rufino Dabat (Universidade Federal de Pernambuco), Dra. Juliana Alves de Andrade (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e Dr.  Thomas D. Rogers (Emory Universityof Arts and Sciences. Atlanta, Geórgia, EUA).

A presente proposta de dossiê tem como objetivo problematizar as noções de (in) justiça e direito dos trabalhadores do século XIX e XX. Os deslocamentos provocados pelas ações individuais e/ou coletivas de diferentes sujeitos históricos em defesa da garantia de seus direitos, tem proporcionado o surgimento de questões contemporâneas que são desafiadoras para o campo da história como: as diferentes práticas sociais e culturais de proteção ao assédio moral e sexual, práticas e leis de combate a jornada exaustiva e condição degradante, a migração de trabalhadoras (es) latino americanos, as estratégias de erradicação da exploração do Trabalho Infantil e a luta contra a reforma trabalhista na Europa, América do Norte e América do Sul. Com isso, buscamos reunir trabalhos que investiguem a trajetória de homens e mulheres que recorreram à justiça em busca da garantia dos seus direitos; as negociações em torno do regime jurídico de trabalho, os impactos das leis no cotidiano do trabalhador, as mobilizações dos trabalhadores; os papeis das organizações de classe;  estudos sobre trabalhadores escravizados, libertos e livres; e o estabelecimento de conexões entre a escravidão e o pós-abolição. Essas trajetórias individuais ou coletivas do acesso à justiça, que tiveram suas ações registradas nas fontes judiciais, ajudam a enxergar os avanços e os desafios permanentes no que se refere à garantia dos direitos conquistados.