Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (2003 ou superior).
  • O arquivo da submissão passará pelo Turnitin - software de verificação de plágio.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • A revista recebe artigos livres, notas de pesquisa, entrevistas e resenhas em fluxo contínuo.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em diretrizes para autores.
  • Os trabalhos devem ser originais, inéditos e não submetidos a nenhum outro processo editorial.
  • O autor que publicar na Faces da História precisa aguardar no mínimo 2 edições (1 ano) para voltar a publicar na revista.

Diretrizes para Autores

A revista Faces da História informa que o tempo estimado para o processo de avaliação e publicação dos artigos livres, resenhas, traduções e entrevistas pode levar de 01 (um) a 12 (doze) meses. Já o processo de avaliação e publicação dos artigos submetidos ao dossiê leva de 01(um) a 05 (cinco) meses entre a avaliação e a publicação. 

Em caso de dúvidas entrar em contato através do e-mail: facesdahistoria@gmail.com ou secretariafacesdahistoria@gmail.com.

Baixe o arquivo com as Normas para a Publicação e o Modelo de Artigo da Faces da História

Baixe o arquivo com as Normas da ABNT para a elaboração de Referências 

Formulário de avaliação da Faces da História

NORMAS PARA A PUBLICAÇÃO

A Faces da História publica originais e inéditos dos autores que desejam submeter seus artigos, resenhas, traduções e entrevistas para a avaliação do Conselho Editorial e dos pareceristas ad hoc, através de revisão às cegas (o modelo de avaliação Double Blind Review), reservando-se o direito da revista de apresentar alterações com a finalidade de adequar os trabalhos aos seus padrões editoriais. Todos os textos são submetidos à detecção de plágio pelo programa Turnitin e o percentual máximo aceitável de plágio/autoplágio é de 40%. Caso o trabalho submetido tenha sido originado de dissertação/tese, essa informação precisa estar indicada em nota de rodapé (conforme item 1.2.3) e, para se adequar à norma de 40% de plágio/autoplágio, o material deverá passar por alterações na estrutura da redação e ser complementado com novos resultados acerca da temática e da problemática abordada. As colaborações devem seguir rigorosamente as normas para a publicação da revista. O não cumprimento acarretará a devolução do trabalho ou o indeferimento do mesmo.

  1. ARTIGOS:

1.1. Os artigos devem ter de 15 a 25 laudas com páginas no formato A4, em arquivos compatíveis com o Windows (formato .doc ou .docx), escritos em fonte Times News Roman tamanho 12, justificado, espaçamento de 1.5 cm entre linhas e margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm;

1.2. Estrutura do artigo: 

1.2.1. Título: em português seguido do inglês, deve vir centralizado, negrito, fonte Times New Roman, tamanho 12 e sem caixa alta;

1.2.2. SOBRENOME, nome autor: alinhamento à direita com nota de rodapé biográfica. Inserir, logo abaixo, o link para o acesso ao registro ORCID, conforme o modelo no item 4. As informações de autoria devem seguir o modelo abaixo e enviadas em documento anexo ao texto; 

Titulação e instituição, cidade e estado (siglas), titulação em andamento, programa e instituição, cidade e estado (siglas). Vínculo profissional (se houver), nome da instituição. Bolsista Agência (se houver). E-mail: email@email.com

ATENÇÃO: As informações pessoais é um item obrigatório e não devem ser enviadas em um documento à parte. Reiteramos que os dados do autor são retirados do texto no momento da avaliação, de acordo com as normas da revisão às cegas.

EXEMPLO: Mestre em História pela Unicamp, Campinas-SP, doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Unesp/Assis, Assis-SP. Professora da Rede Pública do Estado de São Paulo. E-mail: mariasilva@email.com

1.2.3. Se o texto do artigo for proveniente de uma dissertação ou tese, o autor deve especificar esta informação na nota de rodapé que apresenta as informações de autoria, adicionando a referência da obra.

1.2.4. Resumo e abstract: – a incluir de três a seis palavras-chave e keywords, separadas por ponto e vírgula – devem contabilizar, juntos, o máximo de 300 palavras, com espaçamento simples.

1.2.5. Corpo do texto:

  • Fonte Times New Roman, tamanho 12;
  • Espaçamento entrelinhas 1,5;
  • Espaçamento entre parágrafos “depois” 0pt;
  • Primeira linha do parágrafo com recuo de 1,25cm;
  • Nas referências bibliográficas o espaçamento é simples e entre parágrafos “depois”0pt.
  • Subtítulos: normal, sem numeração, com um espaço separando do
  • Subdivisões: em negrito, sem numeração, com espaço separando do texto, sem caixa alta;
  • Os títulos de obras citados no corpo do texto devem estar em itálico, sem aspas;
  • Os títulos de capítulos dos livros resenhados devem estar entre aspas, sem itálico;
  • Citações, se no texto, colocar entre aspas, sem itálico;
  • Citações com mais de 3 linhas devem estar sem aspas;
  • Interferências do autor nas citações devem estar entre colchetes;
  • Supressão de texto com três pontos entre colchetes;
  • Palavras e expressões estrangeiras: em itálico e sem aspas;
  • Nome de instituições em itálico, sem aspas;
  • Epígrafe: alinhada à direita, com recuo de 7,5 cm, em itálico, citação no sistema (Autor, data, página)
  • Trecho de citação em outro idioma: inserir o texto traduzido com referência (Autor, ano, página, tradução própria) e apresentar o texto original em nota de rodapé, ex: [No original] “Une Importante Reforme de La Police au Bresil” (Autor, ano, página).

1.3. Citações:

1.3.1. As citações diretas curtas (até 3 linhas) devem estar no corpo do texto entre aspas. As citações diretas longas (mais de 3 linhas) devem estar recuadas 4,0 cm, fonte Times New Roman tamanho 10, espaçamento simples, sem aspas, separadas por espaço duplo dos parágrafos anterior e posterior. Para citações diretas utilizamos o sistema autor-data-página no corpo do texto e para citações indiretas utilizamos o autor-data ou autor-data-página – Ex: (Silva, 2004, p.12). Caso a obra tenha dois ou três autores deve-se separar por ponto e vírgula os sobrenomes. Ex: (Silva; Souza, 2002). Se houver uma obra com vários autores coloca-se o sobrenome do primeiro autor e “et al” – Ex: (Silva et al., 2002). Caso apenas queira referenciar a obra do autor referido no texto, pode-se citar somente a data – Ex: Walter Benjamin (1985). Caso haja várias citações de um único autor e página no mesmo parágrafo pode-se optar pela referência ao final do mesmo.

1.3.2. Em caso de grifo, deve-se informar se é do autor citado ou se é do autor do artigo. Exemplo: (Silva, 2004, p. 12, grifo do autor); (Souza, 2002, p. 53, grifo nosso).

1.3.3. Outros exemplos:

Documento audiovisual: (PRIMEIRA palavra do título em caixa alta, ano)

(TERRA em transe, 1967) 

Entrevista: (Nome, entrevista, dia mês. ano)

(Maria da Silva, entrevista, 20 fev. 2000)

Legislação: (PAÍS, ano, página se houver) ou (ESTADO, ano, página se houver)

(BRASIL, 1996, p. 30)

(RIO GRANDE DO SUL, 1995)

Obras Clássicas: (AUTOR, Primeira palavra do título da obra em itálico, nº do livro/poema [se houver], nº do parágrafo/verso [se houver])

(VIRGÍLIO, Eneida, IV, 431-434)

Verbete: (TÍTULO do verbete, ano, página se houver)

(MODERNISMO, 1988, p.40)

1.4. Notas de rodapé

1.4.1. As notas, em algarismos arábicos, devem ser somente explicativas, reduzidas às informações essenciais para a compreensão do assunto. As notas de rodapé devem vir em fonte Times New Roman tamanho 10.

1.5. Imagens (fotos, mapas, pinturas, etc.), gráficos e tabelas poderão ser apresentados no corpo do texto quando forem absolutamente imprescindíveis. Devem vir acompanhados com título, centralizado e enumerado com algarismos arábicos, e fonte, centralizado, abaixo da imagem. O conteúdo adicional não poderá exceder as margens da página.

1.6. Referências

1.6.1. As obras nas Referências devem estar em ordem alfabética. Caso existam várias obras de um mesmo autor segue-se a ordem cronológica. Em caso de obras com mesmo autor e mesmo ano, distinguir com o acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data sem espacejamento. Sempre que possível indicar os dados de acesso.

1.6.2. A formatação deve seguir o padrão ABNT (veja alguns modelos abaixo), em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento do texto à esquerda e espaçamento simples entre linhas e nenhum espaçamento entre parágrafos.

1.6.3. Nas Referências devem constar apenas as obras citadas no artigo e seguir os exemplos abaixo:

Livros e Monografias:

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1975.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2000.

* Chamamos atenção para o fato de a ABNT de 2018 não exigir a inclusão do tracejado em substituição ao nome de autor(a) repetido na lista de referências. Consequentemente, as autoras e os autores da Faces da História devem seguir o exemplo demonstrado com as obras de Sérgio Buarque de Holanda.

Capítulos de livros:

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Morais; AMADO, Janaina. Usos e abusos da História Oral. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1998. p.183-191.

Capítulo de livros quando o organizador também é o autor:

REMOND, René. Do político. In: REMOND, René (Org). Por uma história política. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. p. 441-454.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Ela vai cair: o fim da monarquia no Brasil. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloísa Murgel (orgs.). Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia de Letras, 2015a, p. 291-317.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Samba, malandragem e muito autoritarismo na gênese do Brasil moderno. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloísa Murgel (org.). Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia de Letras, 2015b, p. 351-363.

Dissertações e Teses:

PAPA, Helena Amália. Cristianismo Ortodoxo versus Cristianismo Heterodoxo: uma análise político-religiosa da contenda entre Basílio de Cesaréia e Eunômio de Cizico (séc. IV d.C.). 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2009.

Artigos de periódicos:

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, jan./jun. 1992.

Trabalhos de congresso ou similar (publicado):

MARIN, Alda Junqueira. Educação continuada: sair do formalismo? In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1, 1990, São Paulo. Anais. São Paulo: UNESP, 1990. p. 114-118. 

Periódicos:

O Estado de São Paulo. São Paulo: n. 301, 02 nov. 1953.

Manuscritos/documentos em arquivos e bibliotecas (do geral, específico e por autor):

COLEÇÃO Círculo Operário de Assis, 1958-1978. Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (CEDAP). Assis, São Paulo, Brasil.

CARTA encaminhando um extrato do Ato do Parlamento que regula o comércio de vinho portugueses, principalmente quanto às taxas. Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Manuscritos, I-29, 17, 21 n. 27-29.

MARINHO, Joaquim Saldanha. Carta a Salvador de Mendonça informando sobre a crise ministerial, a Guerra do Paraguai, e referindo-se à futura vitória dos liberais no Parlamento. Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Manuscritos, I-04, 19, 047.

Conteúdo digital:

Após referência adicionar a informação da origem do material e data de acesso:

Disponível em: enderecoeletronico. Acesso em: 24 jul. 2018.

A data deve exibir os meses abreviados: jan.; fev.; mar.; abr.; maio; jun.; jul.; ago.; set.; out.; nov.; dez.

Documento audiovisual:

TERRA em transe. Direção de Glauber Rocha. Rio de Janeiro: Mapa Produções Cinematográficas, 1967. 1 DVD (105 min.).

(quando necessário, acrescentar elementos complementares a referência para melhor identificar o documento. Ex: disponibilidade online, intérpretes, roteiro.)

Entrevista:

Maria da Silva. Entrevista concedia a João dos Santos. Assis - SP, 20 fev. 2000.

Legislação:

BRASIL. Ministério da Justiça. Programa nacional de direitos humanos. Brasília, 1996.

RIO GRANDE DO SUL. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed.atual. Porto Alegre: Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1995.

Obras Clássicas:

VIRGÍLIO. Eneida. Tradução de Carlos Alberto Nunes; organização, apresentação e notas de

João Angelo Oliva Neto. São Paulo: Editora 34, 2014.

Verbete:

MODERNISMO. In: MOISÉS, Massaud. Modernismo. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 1988, p. 40.

Para demais referências, consultar a ABNT. 

  1. RESENHAS:

 2.1. As resenhas devem ter de 3 a 6 páginas e abordar livros nacionais ou estrangeiros. Para títulos nacionais, considera-se as obras editadas nos últimos 24 meses anteriores à submissão da resenha. Para os títulos estrangeiros, considera-se as obras editadas nos últimos 48 meses anteriores à submissão da resenha.

 2.2. Não são necessários resumo/abstract e palavras-chaves/keywords para as resenhas. Excetuando esse critério, as resenhas devem seguir as regras de formatação e de estrutura definidas para os artigos.

  1. MODELO:

Segue abaixo o modelo de como as autoras e os autores da Faces da História devem proceder com relação ao título, nome do autor(a), forma de resumo, citações de texto e imagens, e às referências.

Normas para publicação: revista Faces da história

Título em língua estrangeira: revista Faces da história

 SOBRENOME, Autor[1]

Resumo: A revista Faces da História (ISSN: 2358-3878) é uma publicação periódica online conduzida pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Letras de Assis. A proposta visa divulgar a produção científica na área de História e nas suas diferentes interfaces, assim como estimular e desenvolver o intercâmbio entre pesquisadores, docentes e discentes de programas de pós-graduação stricto sensu. Faces da História aceitará artigos científicos inéditos – separados em duas secções: dossiês e artigos livres. Além de resenhas, traduções e entrevistas cujo interesse se refere à difusão de ideias e ao desenvolvimento do conhecimento histórico.

 Palavras-chave: Revista, Discentes, História.

 

Abstract:

Keywords:

[1] Titulação e instituição, titulação em andamento, programa e instituição, cidade e estado (siglas) da instituição. Vínculo profissional (se houver), nome da instituição cidade e estado (siglas) da instituição. Bolsista Agência (se houver). E-mail: email@email.com

EXEMPLO: Mestre em História pela Unicamp, Campinas-SP, doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Unesp/Assis, Assis-SP. Professora da Rede Pública do Estado de São Paulo. E-mail: sobrenomeautora@email.com

Introdução

Em concordância com Chartier (1999, p. 29), “A revolução do texto eletrônico será ela também uma revolução da leitura”.

Pode-se dizer que Chartier está em uma Nova História Cultural, preocupada mais com a singularidade dos objetos com suas descontinuidades e permanências:

Concordando com Marc Bloch que afirmava que “tudo o que o homem diz ou escreve, tudo o que fabrica, tudo o que toca pode e deve informar-nos sobre ele”. Roger Chartier ampliou o conceito de fonte histórica, ultrapassando os limites do texto escrito para abordar também as práticas culturais a qual estes estabeleciam ou se inseriam, as formas de produção, reprodução e recepção dos textos. Assim, Chartier valoriza não somente a materialidade, mas, também a oralidade, a forma de ler ou dizer, que segundo ele, em alguns momentos da história e, em determinadas sociedades, foi utilizada para perpetuação do poder. (LIMA, 2011, p.188).

 

Imagem 1. Exemplo para publicação.

Fonte: autoria própria.

Referências

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

LIMA, Julio Cesar Rodrigues. Roger Chartier, o universo simbólico e a escrita da história. Nearco, v. 1, p. 181-189, 2011. Disponível em: http://www.neauerj.com/Nearco/arquivos/numero8/13.pdf. Acesso em: 29 dez. 2017.

Artigos para Dossiê

A seção destina-se ao debate acerca da temática proposta por pesquisadores da área, com prazos para submissão dos manuscritos estabelecidos previamente. Todos os manuscritos submetidos a esta seção serão analisados pelos coordenadores  e seguirão para avaliação em sistema "duplo-cego" pelos pares.  As chamadas para publicação dos dossiês serão divulgadas neste site em redes sociais vinculadas a este periódico.

A seção Artigos para Dossiê não aceita trabalhos de graduandos e graduados, nem mesmo se estiverem em coautoria com pós-graduandos, mestres e doutores.

As normas de publicação deverão ser rigidamente seguidas de acordo com as orientações que se encontram no site da revista.

Artigos Livres

Esta seção publica artigos inéditos e originais sobre temática livre que contribuam para o debate na área, sendo aceitos manuscritos em regime de fluxo contínuo. Os manuscritos serão avaliados no sistema "duplo-cegas" por pares.

A seção Artigos Livres não aceita trabalhos de graduandos e graduados, nem mesmo se estiverem em coautoria com pós-graduandos, mestres e doutores.

As normas de publicação deverão ser rigidamente seguidas de acordo com as orientações que se encontram no site da revista. 

Notas de Pesquisa

A seção Notas de Pesquisa tem como objetivo a divulgação de pesquisas em nível de iniciação científica, que estejam em andamento ou j´a tenham sido concluídas. Preferencialmente, serão publicados nesta seção artigos que contam ou contaram com financiamento de alguma agência de fomento (CAPES, CNPq, FAPESP, etc.). Os manuscritos podem ser submetidos em fluxo contínuo.

A seção Notas de Pesquisa é exclusivamente dedicada para autores que ainda não ingressaram na pós-graduação. Nesse sentido, alunos de graduação e autores apenas graduados deverão obrigatoriamente submeter seus textos para a seção Notas de Pesquisa. 

Os textos submetidos para a seção Notas de pesquisa deverão contar com no mínimo 8 e no máximo 15 páginas. Excetuando este critério, os artigos da seção Notas de Pesquisa devem seguir a normas de publicação, de formatação e de estrutura definidas para os artigos.

Resenha

As resenhas submetidas devem ter de 3 a 6 páginas e abordar livros nacionais ou estrangeiros. Para títulos nacionais, considera-se as obras editadas nos últimos 24 meses anteriores à submissão da resenha. Para os títulos estrangeiros, considera-se as obras editadas nos últimos 48 meses anteriores à submissão da resenha.

Não são necessários resumo/abstract e palavras-chaves/keywords para as resenhas. Excetuando esse critério, as resenhas devem seguir as regras de formatação e de estrutura definidas para os artigos.

Tradução

A seção aceita traduções para o português de artigos publicados originalmente em outras línguas, que sejam relevantes na área de interesse da revista. 

Será solicitado que as traduções sejam acompanhadas do texto original e da permissão para tradução e republicação assinadas pelo autor e/ou editor original. 

 

Entrevista

A seção objetiva a publicação de entrevistas de temática livre com nomes de destaque nas áreas de interesse da revista ou que dialoguem com a temática proposta pelo dossiê. Os manuscritos devem ser originais e inéditos, sendo aceitos em fluxo contínuo. 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.