top of page

ZUMÉ: Boletim Eletrônico do Núcleo de Pesquisa e Extensão em História, Filosofia e Patrimônio 

​

ZUMÉ: Research and Extension Center Electronic Newsletter on History, Philosophy and Heritage

​

​

ISSN: 2675-0201 

​

​

Zumé é o Boletim Eletrônico do Núcleo de Pesquisa e Extensão em História, Filosofia e Patrimônio (NATIMA). Com publicação trimestral, objetiva divulgar e colocar em circulação, produção e diálogo pesquisas interdisciplinares que abordem a História, a Filosofia e o Patrimônio Cultural.

 

Zumé é o nome de um deus da mitologia tupi-guarani, ele teria ensinado aos nativos as técnicas da agricultura e do domínio do fogo, como também as formas de organização social. Achamos pertinente nomeá-lo com esse nome pelo caráter de pluralidade  e da mudança vinculada a essa divindade e ao saber que transmitia; bem como se almeja valorizar os elementos da cultura brasileira e tornar este espaço um lugar de contato e divulgação da produção científica nacional e internacional.

​

Zumé is the Electronic Newsletter of the Center for Research and Extension in History, Philosophy and Heritage (NATIMA). With quarterly publication, it aims to disseminate and circulate, produce and dialogue interdisciplinary researches that address the History, Philosophy and Cultural Heritage.

​

 

Zumé is the name of a god of Tupi-Guarani mythology, he would have taught the natives the techniques of agriculture and the domain of fire, as well as the forms of social organization. We think it is pertinent to name it by the name of plurality and the change linked to this deity and the knowledge that it transmitted, as well as aims to value the elements of Brazilian culture and make this space a place of contact and dissemination of national and international scientific production. 

​

Chamadas para publicação

​

​

ZUMÉ (Boletim Eletrônico do NATIMA) convida pesquisadores e pesquisadoras a submeterem artigos, resenhas e entrevistas para o seguinte dossiê:

​

​

Dossiê: ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

V.4 N.1 2022

​

Neste dossiê, acolhemos as contribuições de autores no formato de artigo, resenha e entrevista que versem sobre o ensino de História e a cultura afro-brasileira. Com a criação da Lei 10.639 de 2003 se tornou obrigatório nas escolas brasileiras o ensino da cultura e da história afro-brasileira e africana, mas essa imposição revela as dificuldades enfrentadas na realização desse debate nos espaços escolares e públicos no Brasil. Enfim, tencionamos com esse dossiê abrir espaço para a discussão dos avanços e dos retrocessos em relação a essa temática tratada nos vários níveis de educação.

​

Prazo para submissão: 1 de julho de 2022.

​

Para maiores informações sobre o Núcleo e para entrar em contato acesse os links abaixo:

slide1.jpg
Slide1.JPG
Slide1.JPG
bottom of page