Apresentação

Entre 21 e 25 de setembro de 2020 acontecerá, on-line, o XIX Encontro de História da ANPUH-Rio, o evento bianual no qual diferentes gerações de profissionais e estudantes de História se encontram para trocar ideias, expor e debater suas pesquisas e discutir questões relevantes para a comunidade historiográfica fluminense.
 
XIX Encontro de História terá como tema a História do Futuro: ensino, pesquisa e divulgação científica. A historiografia do presente  já discute as possibilidades que se abrem aos profissionais com as novas ferramentas teóricas, metodológicas e digitais que ora se desenvolvem para o estudo, a pesquisa e a divulgação da História. Além disso, a própria realidade onipresente da Internet e dos recursos digitais que produzem todo o tipo de conteúdo digital (imagens, vídeos, textos etc.) demandam debates sobre como preservar esses conteúdos, como pesquisar os novos tipos de fontes, como ensinar e divulgar a pesquisa em História, entre outras questões fundamentais para a historiografia do futuro.
 
Igualmente, a situação atual do ensino e da pesquisa da História numa época de crescimento do discurso anticientífico e conspiracionista estarão presentes em nossos debates, nos quais se tentará captar as tendências para o futuro da pesquisa e do ensino da História no nosso país e no mundo.
 
Finalmente, a realização de nosso XIX Encontro de História é uma aposta na escola pública de qualidade, na aproximação da ANPUH-Rio com os professores de História dos ensinos fundamental e médio, e da valorização de novos espaços de atuação da ANPUH em nosso estado, para além daqueles já plenamente estabelecidos.
 
Esperamos que esse Encontro seja uma oportunidade para a comunidade historiográfica do Estado do Rio de Janeiro renovar suas esperanças no futuro da História e na História do futuro de nosso país.
Notícias
Nenhuma notícia disponível no momento!
Desenvolvido por Dype Soluções