Edição Atual

v. 10 n. 04 (2023): Out./Dez. 2023 - Boletim Historiar
					Visualizar v. 10 n. 04 (2023): Out./Dez. 2023 - Boletim Historiar

A Boletim Historiar, revista eletrônica de História vinculada ao Grupo de Estudos do Tempo Presente da Universidade Federal de Sergipe (GET/UFS/CNPq), classificada pela CAPES com o Qualis B1 (História), tem o prazer de anunciar o lançamento de sua quarta e última edição, referente ao ano de 2023.

Essa publicação conta com sete artigos, cuja abordagem toca em temas diversificados, voltados para a relação entre cinema e Segunda Guerra Mundial, bem como cinema e terrorismo, os processos de construção imagético-discursivo acerca do Nordeste, o protagonismo de humoristas piauienses em programas eleitorais, políticas de educação e preservação patrimonial na cidade de Caicó-RN, questões que permeiam os discursos, práticas políticas e revoluções, além de um texto que busca analisar os aspectos da cultura política e católica anticomunista em Portugal.

Com o título “Vai começar a sessão antinazista em Aracaju: uma análise sobre História, Cinema e Segunda Guerra Mundial”, Andreza Santos Cruz Maynard apresenta uma análise sobre o funcionamento dos cinemas aracajuanos durante a Segunda Guerra Mundial, com um enfoque direcionado à chegada dos filmes antinazistas. Para tanto, a autora privilegia as produções hollywoodianas que constituíam a maior parte da programação dos cinemas aracajuanos e apresentavam a Guerra sob a ótica estadunidense.

Ainda sobre a relação entre história e cinema, no segundo artigo nomeado “Desumanizar para conquistar: uma análise da construção da imagem do terrorista como inimigo no Cinema geral”, Andrey Augusto Ribeiro dos Santos investiga o histórico das construções de personagens terroristas em um grupo de filmes selecionados, buscando evidenciar como estas estiveram ligadas a disputas políticas que se desenrolaram principalmente no contexto internacional. O objetivo principal é observar como o personagem do terrorista se insere nesta dinâmica, considerando como este rótulo tem uma conotação negativa nas arenas políticas.

Enquanto isso, no texto “A invenção colonial do Nordeste: processos de construção imagético-discursiva sobre um espaço regional “antimoderno”, Keline Pereira Freire e Ana Ângela Farias Gomes examinam os debates acerca da situação de subjugação a que a região Nordeste tem sido colocada ao longo da história, com especial referência nos trabalhos de Durval Muniz Jr. Albuquerque. A proposta das autoras é alinhavar tal questão aos recentes debates sobre colonialismo e decolonialismo.

Por sua vez, o artigo “Humoristas na propaganda eleitoral de Teresina em 2012”, discute o protagonismo de humoristas piauienses em programas eleitorais durante o segundo turno das eleições municipais de 2012, na capital do Piauí, disputado entre os candidatos Férrer (PTB) e Filho (PSDB). Higor Rafael de Sousa Aguiar e Cláudia Cristina da Silva Fontineles, autores do texto, analisam o trabalho desses artistas nas propagandas dos referidos candidatos, seja por meio de jingles políticos ou de clipes eleitorais, buscando identificar elementos e estratégias utilizadas com o fim de angariar votos por intermédio do cômico, elemento social capaz de quebrar a rigidez do discurso político e torná-lo mais atrativo ao público.

Já em “Teu berço de duras rochas, te fez forte, Caicó: inventário do patrimônio cultural e ação educativa”, as autoras Ane Luíse Silva Mecenas Santos, Inácia Lohanny Souto Oliveria e Jakeline Romão dos Santos apresentam uma análise preliminar do projeto de extensão intitulado “Atalaia do alto sertão, Caicó eis farol e instrução’: inventário do patrimônio cultural e ação educativa”, cujo objetivo é promover ações de intervenção voltadas para políticas de educação e preservação patrimonial na cidade de Caicó-RN.

No sexto artigo, intitulado “Discursos políticos e história nas revoluções cidadã e bolivariana”, Rafael Araujo discorre acerca do protagonismo dos governos de esquerda na América Latina, em um ciclo político denominado de onda rosa. A preocupação do autor é investigar a história, a historiografia e as ideias políticas das intituladas Revolução Cidadã (2007-2017), Equador, e a Revolução Bolivariana, iniciada em fevereiro de 1999 na Venezuela.

Finalizando esta edição, Magno Francisco de Jesus Santos aborda “O milagre de Fátima”: aparições marianas e a cultura política católica anticomunista em Portugal (1917-1930)”. O artigo em questão tem como escopo a construção de uma cultura política católica anticomunista a partir dos usos das mensagens das aparições marianas no Santuário de Fátima em Portugal. Através de um amplo conjunto documental, o autor visa compreender o deslocamento temático das mensagens marianas, que passam a evidenciar uma conotação anticomunista que foi acionada na construção de uma cultura política católica.

Desejamos uma ótima leitura!

Capa: Paisagem (1931), de Tarsila do Amaral

Publicado: 2024-01-09
Ver Todas as Edições