Boas Vindas

A ANPUH-SP,  com a colaboração de docentes da PUC-SP, tem a satisfação de recebera comunidade acadêmica no XXV Encontro Estadual de História, que ocorrerá em um formato digital e on-line entre os dias 08 e 11 de setembro de 2020, para debates e intercâmbios a partir da produção de conhecimento histórico, abordando de forma integrada questões referentes à pesquisa, à análise historiográfica, à difusão do conhecimento histórico e ao ensino de História em todos os níveis.

O tema do encontro, Desigualdades e Diferenças, expressa discussões e debates incontornáveis que permeiam o cenário nacional e internacional. Propõe à comunidade de historiadores numerosas questões sobre as condições de cidadania na atual conjuntura do país, afetada por agendas governamentais descomprometidas com a superação de desigualdades e limitadas diante da consideração das diferenças, além de marcadas por condutas obscurantistas, autoritárias, excludentes, alicerçadas no conservadorismo moral e cultural. Impõem-se aos profissionais da área, conscientes da repercussão do produto de seu trabalho no conjunto da sociedade, reflexões e posicionamentos capazes de enfrentar o perigo do enfraquecimento dos mecanismos democráticos construídos historicamente bem como o risco de naturalização da desigualdade social persistente na sociedade brasileira, com perversos desdobramentos na vida atual e futura.

A História é campo de saber onde mais claramente podem ser dimensionadas as ações dos sujeitos sociais no tempo, razão de sua identidade e base para o reconhecimento das diferenças e da diversidade. É urgente reafirmar tal identidade nesta época de diluição das fronteiras do conhecimento, agravada por uma política educacional que configura ameaça concreta a sua existência como disciplina escolar. É também urgente o combate a medidas e projetos que subtraem aos diversos segmentos da população a possibilidade de compreender seu lugar na sociedade e no tempo. Diante disso, uma das metas fundamentais do Encontro é a apresentação de propostas que contribuam para um melhor encaminhamento de políticas públicas, partindo da avaliação de experiências já em curso e buscando alcançar a interlocução necessária com a sociedade, fundamento de nosso trabalho.

O XXV Encontro Estadual da ANPUH-SP visa desenvolver reflexões sobre a temática “Desigualdades e Diferenças” e sobre o ofício do historiador em suas múltiplas instâncias, notadamente nas áreas educacional, política e cultural; discutir a problemática dos profissionais de história na sociedade contemporânea; repensar o ofício do historiador em sua singularidade, bem como redefinir os campos de construção de suas representações através dos meios de comunicação contemporâneos; relacionar tais reflexões às variadas formas de desenvolvimento cultural, artístico e social que caracterizam os empreendimentos das diversas entidades que atuam na construção de um país e de um mundo mais justos e mais humanos.

 

 

Desenvolvido por Dype Soluções