Notícias

Prorrogação: Dossiê - "História Digital: tecnologia e fazer historiográfico entre teoria e prática"

Prorrogação: Dossiê - "História Digital: tecnologia e fazer historiográfico entre teoria e prática" - Vol 30, n. 1 (2024)

Organizadoras:
Anita Lucchesi, Universidade do Luxemburgo
Mônica Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

NOVO Prazo para submissão de artigos: até 20 de março de 2024

2024-01-18

Dossiê História Digital: tecnologia e fazer historiográfico entre teoria e prática

Dossiê Digital History: technology and historiography between theory and practice - Vol 30, n. 1 (2024)

Organizadoras:
Anita Lucchesi, Universidade do Luxemburgo
Mônica Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Prazo para submissão de artigos: até 30 de dezembro de 2023

2023-09-01

NOTA - Avaliação Qualis-Periódicos/CAPES

A Locus: Revista de História é um periódico de referência na área de História, desde 1995, sem interrupções. Durante esse tempo, a revista publicou centenas de artigos relevantes para o campo das Ciências Humanas. O Programa de Pós-graduação e o Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora têm se dedicado para aumentar o impacto da revista, a sua internacionalização e a divulgação científica.

No entanto, a revista manifesta preocupação com a avaliação da CAPES, que impactou negativamente a classificação do periódico. Após uma avaliação rigorosa, foi descoberto um erro no processo de avaliação, que afetou significativamente a classificação da revista. O Conselho Editorial da Revista, juntamente com o Departamento de História e o Programa de Pós-graduação, entraram com recurso, solicitando a revisão da avaliação, mas não há indicativo concreto quanto à divulgação da resposta.

A demora na resposta do recurso prejudica as atividades da revista e do Programa de Pós-graduação, que tem nota 6 de excelência. Diante desse quadro, a Locus: Revista de História manifesta publicamente sua preocupação com a situação.

2023-05-17

Seção Livre e Resenhas

O foco primário da revista é área de História, estando aberta também para contribuições relevantes de outras áreas das Ciências Humanas. A revista publica artigos inéditos, contando com ampla abrangência cronológica. Textos focados em questões teóricas e/ou metodológicas também têm espaço no periódico.

se-o-livre-aberta2

2019-08-13