REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA & CIÊNCIAS SOCIAIS

Nesse ano de 2019 a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS – comemora sua primeira década de existência. A RBHCS surgiu como uma aposta de pesquisadores e pesquisadoras interessados em assuntos transversais entre a História e os diversos seguimentos das Ciências Sociais. A proposta era que cada qual, dentro das especificidades de suas áreas, pudessem trazer elementos importantes para contribuição de determinados temas em comum. Idealizada dessa linha editorial a RBHCS hoje, lançando sua 21ª edição, tornou-se uma realidade concreta. Ao longo desses anos foram mais de 200 publicações entre artigos, resenhas, traduções e transcrições abrangendo áreas para além da História e das Ciências Sociais, Políticas, Jurídicas, Educação, Psicologia e Serviço Social.

E para brindar essa trajetória de muito esforço por parte de seus editores, a RBHCS em sua nova edição apresenta o dossiê “Pena de morte e penalidade carcerária no mundo Ibero-Americano (séculos XVI-XX)”, organizado pelo Prof. Dr. Tiago da Silva Cesar da Universidade Católica de Pernambuco (Brasil) e pelo Prof. Dr. Pedro Oliver Olmo da Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha). Trata-se de um tema pertinente e sensível ao nosso presente, uma contribuição de extrema importância para diversas frentes de pesquisas nessa área.

Além do dossiê destacado, a atual edição apresenta também a sessão de temática livre com sete artigos. Frente a essa diversidade, a presente edição atinge a meta de nosso escopo editorial, mantendo-se um periódico multidisciplinar, que busca fomentar o diálogo às diversas áreas do conhecimento com base na teoria social.

Informações adicionais

  • Edição: v. 11, n. 21 (2019)
  • Instituição: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS
  • Dossiê: Pena de morte e penalidade carcerária no mundo Ibero-Americano - séculos XVI-XX