MENSAGEM DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA - ANPUH-BRASIL PARA O DIA DOS HISTORIADORES E DAS HISTORIADORAS (19 DE AGOSTO)

Não são tempos de festas. Não há motivos para comemorar. São tempos sombrios. Não há tréguas nessa luta desigual. Não são tempos de alegrias. São tempos estranhos.
Mas já lemos tanto sobre isso: intolerância, racismos, mentiras, desigualdades. Nada disso para nós é tão novo. São sempre as escalas de tempos que nos afligem. Neste dia de hoje, encontrem um momento para pensar sobre a força do passado no presente.
Reflitam com calma sobre as razões de suas escolhas. São tempos tristonhos, mas vocês escolheram a profissão certa e estão preparados e preparadas para atravessar a tempestade. Hoje é o dia do Historiador e da Historiadora. Se nascemos para incomodar, perturbemos mais ainda em nome de nosso ofício.
O conhecimento nos liberta, o sofrimento nos mobiliza e a empatia nos protege. Neste dia 19, afiançamos: estamos em combate! Viva os historiadores  e historiadoras da Nação!