FÓRUM DE ENSINO DE HISTÓRIA: A HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A Associação Nacional de História retoma, nesta gestão, a promoção de debates sobre o Ensino de História. Nesta oportunidade, pretende-se promover discussões que resultem em encaminhamentos e tomadas de posições da associação sobre o lugar da História na formação de crianças, adolescentes e adultos inseridos na Educação Básica. Nos últimos anos, a História tem estado no centro dos debates envolvendo a Escola, em função dos diversos sentidos que lhe são atribuídos pelo sistema educacional e pela sociedade. Sua condição de disciplina vinculada à Memória e à formação do cidadão a tornam espaço de discussões que se ocupam tanto dos conteúdos objetivos quanto da dimensão axiológica que lhe é inerente.

As discussões conformam um contexto múltiplo e controverso, no qual as disputas de Memória e de concepções sobre a dimensão política da Educação Básica tem se sobreposto às reflexões sobre a contribuição que a História pode oferecer ao processo de formação, participando do desenvolvimento do pensamento formal em crianças, adolescentes e adultos com acesso à Escola. Retomar a discussão sobre o lugar da História na Educação Básica, considerando a natureza da disciplina, do tipo de saber que ela constrói e de como ele participa de modo efetivo do desenvolvimento do pensamento crítico, facultando formas mais complexas de percepção da realidade, constitui a agenda contemporânea dos historiadores brasileiros.

O Fórum de Ensino de História assumirá, então, um formato distinto das Jornadas de Ensino de História. As jornadas consistiram em espaço importantíssimo de discussão. Por meio delas, questões relevantes foram discutidas, de modo a situar os associados sobre os projetos para a Educação Básica e o lugar que neles a disciplina ocupava. O momento que vivemos demanda que a discussão seja acompanhada da tomada de posicionamentos que balizem a associação no diálogo com os sistemas educacionais e com as demais associações que guardam relação com a Educação Básica.

Diante disso, ele pretende ser um espaço de crítica e de construção de posicionamentos acerca dos temas que afetam à História Ensinada, de forma a subsidiar a associação no diálogo político no qual está inserida. Para tanto, a associação convidará expositores que oferecerão um panorama da discussão especializada sobre os temas propostos, os quais serão discutidos e problematizados pela diretoria, conselho consultivo e demais associados presentes, com vistas à construção de consensos mínimos que facultem o diálogo com outras instâncias e agências comprometidas com a Educação Básica.

Programação: O Fórum de Ensino de História pretende se constituir em instância de discussão e de construção de posicionamentos da associação, de modo a subsidiar o diálogo necessário com outras associações correlatas e com os poderes públicos, no que tange à História como componente curricular da Educação Básica. Assim, o Fórum será dividido em dois momentos: a discussão e plenária. O primeiro momento será composto por duas mesas compostas por três expositores (cada uma) que, no espaço de vinte minutos, abordarão a temática proposta. O segundo consistirá na reunião dos expositores, do conselho consultivo e da diretoria que construirão um posicionamento acerca da temática discutida nas mesas.

Para o primeiro Fórum de Ensino de História se pretende discutir, justamente, a contribuição da disciplina para os processos de formação de crianças, adolescentes e adultos inseridos na Educação Básica. Propõe-se, então, duas mesas: a) A História na Educação Básica – contribuições para o desenvolvimento do pensamento histórico; b) História e Ciências Humanas no Ensino Médio – interlocuções possíveis.

Mesa 1: A História na Educação Básica – contribuições para o desenvolvimento do pensamento histórico

Horário: 8h – 10h

Condução: Benito Schmidt
Composição: Circe Bitencourt, Helenice Rocha, Renilson Rosa Ribeiro

Ementa: A mesa tem por objetivo discutir o lugar da História como elemento constitutivo da formação básica, destacando a contribuição que oferece à formação de crianças, adolescentes e adultos inseridos na Educação Básica. A função da história como componente curricular da Educação Básica e sua relação com as demais disciplinas, nesse sentido, são fatores a serem considerados, assim como o tipo a especificidade que a caracteriza no processo de formação oferecido pela Escola.

Mesa 2: História e Ciências Humanas no Ensino Médio – interlocuções possíveis

Horário: 10h – 12h

Condução: Mariana Esteves de Oliveira
Composição: Antonio Simplício de Almeida Neto, Arnaldo Pinto Júnior

Ementa: A mesa tem por objetivo discutir a base curricular para o Ensino Médio proposta pela Base Nacional Comum Curricular e o lugar da História na conformação assumida após a Reforma do Ensino Médio. Diante dos objetivos propostos para o Ensino Médio, após a reforma, e do que encaminha a BNCC, pretende-se discutir como a História participa dos processos de formação e como se articula com os demais componentes curriculares que compõem a área de Ciências Humanas.

Plenária: Lugar da História na Educação Básica/História e Ciências Humanas no Ensino Médio.

Horário: 14h – 17h.

Condução: Tito Barros Leal
Ementa: A plenária tem por objetivo situar algumas questões que venham balizar a atuação da associação, perante os diferentes interlocutores com os quais discute em função da condição da História como componente curricular da Educação Básica. Diante disso, a plenária debaterá as questões apontadas pelas mesas e promoverá um posicionamento da associação diante de algumas questões, a saber: Qual a contribuição da História no processo de formação de crianças, adolescentes e adultos inseridos na Educação Básica? Como a História se articula a outros componentes curriculares, considerando os princípios estabelecidos para Educação Básica – “pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” – conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional? Como a História se situa no novo arranjo curricular proposto pelo Ensino Médio, após a reforma recentemente concretizada? Como a História se articula aos demais componentes curriculares da área de Ciências Humanas, diante do que propõe a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio.

Serão emitidos certificados.

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