NOTA DA ANPUH-BRASIL SOBRE O PROFHISTÓRIA

ANPUH DIVULGA | NOTA DA ANPUH-BRASIL SOBRE O PROFHISTÓRIA

A direção da Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil denuncia os prejuízos causados a todos os nossos discentes do ProfHistoria, em razão dos adiamentos de bolsas, em um dos projetos mais vigorosos da Capes, o ProfHistória.
A despeito das centenas de cartas, manifestos e abaixo-assinados, não temos conseguido sensibilizar o governo, tampouco a sociedade civil. Esta última, paralisada em face à destruição do sistema educacional e das ciências do país.
Talvez precisemos encontrar nossas formas de pressionar um governo tão focado em nos destruir. O que iremos fazer? Sucumbiremos? Naturalizaremos os pacotes das maldades, aprovados para fortalecer o obscurantismo e a Ignorância?

O atual governo não é apenas fascista.Talvez seja algo ainda pior. Eles não são formados por intelectuais de extrema-direita. O governo escolhe o ignorante de má fé, alguém capaz de aceitar qualquer cargo apenas pela chance de ter algum poder sobre os que sabem muito, mais muito mais do que eles. O imbecil é o intelectual às avessas, cuja inveja do saber de outrem aciona a perversidade como uma aparelho de destruição do ensino e das ciências.

Os historiadores e historiadoras do futuro passarão décadas a discutir como fomos capazes de aceitar um retrocesso tão avassalador. Os investigadores, investigadoras e os docentes de hoje, no entanto, continuarão nessa luta desigual e desumana. Continuaremos fortes, a despeito de que talvez não consigamos reverter nada para os próximos meses.
As derrotas são provisórias, nos deixam desanimados e sem esperanças. Mas se o conhecimento nos liberta, o sofrimento nos mobiliza e a empatia nos protege, continuaremos unidos, pois os embates continuam. Somos muitos.

Encontraremos novas formas, novas vozes, novos cantos a ecoarem em breve para dizer ao mundo: estamos aqui e daqui não sairemos.

História em combate.
Associação Nacional de História