Informativo Eletrônico da ANPUH - Edição 43, Ano 6

 
 - - -

ANPUH





-

Informativo Eletrônico

Edição 43 - ano 6


 

EDITORIAL

Prezados(as) associados(as) e colegas,

Já faz algum tempo desde a edição do nosso último boletim e muita coisa aconteceu durante esse período. A demora em lançar esta edição deve-se exatamente ao elevado número de atividades e à intensidade do trabalho que vimos realizando nos primeiros meses de 2015. Mas, para manter a todos(as) informados(as) em relação aos temas mais importantes, nós utilizamos da maneira mais ágil possível as mídias da ANPUH, assim como mensagens enviadas diretamente aos sócios. Neste boletim faremos um resumo das questões mais importantes que têm agitado a vida da nossa entidade nos últimos meses.

A regulamentação da profissão do historiador tem sido uma "batalha" a nos ocupar bastante nas últimas semanas. E os nossos esforços foram recompensados com uma vitória importante, que foi a aprovação do projeto pelo Plenário da Câmara dos Deputados, no dia 3 de março. Esse sucesso nos deixou entusiasmados, afinal, são vários anos de luta para fazer avançar a regulamentação profissional. A aprovação dos deputados, e ainda mais de maneira unânime, é um marco que merece a devida comemoração.

Entretanto, não cantamos vitória antes da hora. A caminhada é longa e teremos outras batalhas a vencer. A atenção se volta agora para o Senado Federal, que vai apreciar novamente o PL 4699, e já começamos as articulações com lideranças daquela Casa. Como o projeto é originário do Senado, que aprovou o texto apresentado pelo senador Paulo Paim, nossa expectativa é por uma tramitação tranquila, e que os senadores confirmem a opinião favorável que já demonstraram na ocasião anterior. Porém, continuamos atentos e mobilizados, e poderemos solicitar o apoio dos nossos associados (as) a qualquer momento para fazer pressão sobre os senadores. A fase seguinte e final do processo, a sanção presidencial, talvez implique desafios mais difíceis. Mas vamos por etapas, um degrau de cada vez.

Outro tema importante é a eleição para a nova diretoria, processo que está em pleno curso. Trata-se de um momento chave na vida da ANPUH, devido à importância de garantir que a diretoria venha a ser ocupada por colegas competentes e representativos. Estamos muito satisfeitos com a chapa que se inscreveu para o pleito, pois é composta de colegas à altura dos desafios e plenamente capazes de conduzir bem a nossa entidade. Lembramos que a votação se encerrará no dia 30 de abril e que é muito importante a participação de todos os associados (basta entrar na área do associado, no canto superior direito do site).

Mais uma atividade fundamental em que temos investido é a Jornada da ANPUH: o lugar da História no ensino escolar, que se realizará no dia 13 de maio em São Paulo. A situação da disciplina História no sistema escolar nos preocupa há muito, e a esse debate dedicamos uma série de iniciativas em período recente. No momento, a questão assumiu ainda maior importância devido a iniciativas oficiais visando a alterar a estrutura curricular do ensino básico, assim como os cursos de formação dos professores. Tais iniciativas implicam risco de enfraquecimento da História como disciplina escolar específica e também a redução da sua carga horária no sistema escolar. Na verdade, o problema tem amplitude maior, já que existem tendências semelhantes em outros países, e ele não afeta apenas o ensino escolar, mas, também, o lugar social ocupado pelo conhecimento histórico de maneira mais geral.

Como não é suficiente adotarmos apenas posições críticas, sem propostas alternativas ou argumentos convincentes para apresentar à sociedade e às autoridades públicas, decidimos realizar essa Jornada, de modo a organizarmos nossas ideias e pensar estratégias de atuação. Para tanto, convidamos para a programação da Jornada colegas de reconhecida competência nos campos do Ensino de História e/ou da Teoria da História, já que os pontos em pauta demandam olhares mais abrangentes acerca do lugar ocupado pelo conhecimento histórico hoje. Sugerimos a eles que pensassem as suas intervenções tendo em vista as seguintes questões: Qual o lugar da História, para que ela serve, hoje? Qual o lugar do conhecimento histórico no currículo escolar? Qual o papel do ensino de história? Por que continua importante estudar história nas escolas? O que deve ser ensinado na história escolar?

Contamos com o apoio de todos(as) para que essa Jornada de debates seja coroada de sucesso e para que possa ter desdobramentos úteis para nossa área.

Encerramos este boletim com notícias sobre o XXVIII Simpósio Nacional de História, que vai ocorrer em Florianópolis entre os dias 27 e 31 de julho. A organização do encontro maior dos historiadores brasileiros tem nos ocupado bastante, como é natural, já que estamos dedicando todo o empenho possível para realizar um evento memorável. Registramos o trabalho notável dos colegas da comissão local (da UFSC e da UDESC), que não têm medido esforços para que tudo funcione a contento durante o SNH 2015.

As inscrições para apresentação de trabalhos nos Simpósios Temáticos se encerraram e, neste momento, os coordenadores dos STs estão fazendo a primeira rodada do processo seletivo. A procura foi grande e recebemos até agora cerca de 4.600 inscritos, sendo que o número vai subir até julho, pois as inscrições para ouvintes e para os minicursos e oficinas seguem abertas até às vésperas do evento. Do total de inscritos até agora, aproximadamente 3.600 estão inscritos nos Simpósios Temáticos, o que significa dizer que a grande maioria das vagas disponíveis será preenchida, tornando viáveis quase todos os STs. Considerando a formação acadêmica do público total inscrito, 24,2% tem doutorado, 19,4% são doutorandos, 11,5% são mestres, 15% são mestrandos, 6,9% são graduados, 8,3% são graduandos, e os demais são pós-doutores ou se registraram genericamente como pós-graduados.

Estamos seguros que o XXVIII Simpósio Nacional de História será um evento representativo do quadro atual da historiografia brasileira, bem como das atividades desempenhadas no ensino de história (em todos os níveis), na pesquisa e na pós-graduação. Mais um grande evento realizado pela ANPUH, para consolidar ainda mais a na nossa pujante área.

Esperamos por todos(as) em Floripa!

Saudações, a Diretoria da ANPUH




 


 

 
 

DIRETORIA - BIÊNIO 2013 - 2015


 


 

 

NOTÍCIAS

 

CONCURSOS E SELEÇÕES

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA

Leia Mais
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Inscrições: até 10/05/2015
Site: Clique aqui para acessar

EDITAL DE RESIDÊNCIA EM PESQUISA NA BBM-USP

Leia Mais
Instituição: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP
Inscrições: de 04/05 a 03/06/2015
Site: Clique aqui para acessar

VAGA PROFESSOR ADJUNTO A, NÍVEL 1 – HISTÓRIA ANTIGA

Leia Mais
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Inscrições: até 06/07/2015
Site: Clique aqui para acessar

EXPANSÃO DA REDE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA) - CHAMADA A PROPOSTAS DE ADESÃO

Leia Mais
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Inscrições: até 08/06/2015
Site: Clique aqui para acessar

SELEÇÃO DE PROFESSOR/A DOUTOR/A – PPG HISTÓRIA

Leia Mais
Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Inscrições: até 18/05/2015
Site: Clique aqui para acessar


 

LANÇAMENTO DE LIVROS

 

MEMÓRIA, HISTÓRIA E CORDEL EM ALAGOAS: TEORIAS, PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS


Editora: Universidade Federal de Alagoas
Organizador(a): Gian Carlo de Melo Silva e Gustavo Manoel da Silva Gomes
Mais informações: Acesse o site

PARA ALÉM DO ESPORTE: UMA HISTÓRIA DO SKATE NO BRASIL


Editora: FURB
Autor(a): Leonardo Brandão
Mais informações: Acesse o site

DITADURAS MILITARES - BRASIL, ARGENTINA, CHILE E URUGUAI


Editora: UFMG
Organizador(a): Rodrigo Patto Sá Motta
Mais informações: Acesse o site

ANTIGO REGIME NO BRASIL - SOBERANIA, JUSTIÇA, DEFESA, GRAÇA E FISCO (1643-1713)


Editora: Prismas
Autor(a): Alexander Martins Vianna
Mais informações: Acesse o site

CANCIONEIRO


Editora: Ateliê Editorial
Autor(a): Francesco Petrarca
Mais informações: Acesse o site

NAS ONDAS DO OCEANO - O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DOCUMENTAL DAS CÂMARAS DO BRASIL-COLÔNIA NO ACERVO DO CONSELHO ULTRAMARINO


Editora: Cultura Acadêmica
Organizador(a): Denise A. Soares de Moura
Mais informações: Acesse o site

GUERRILHA E REVOLUÇÃO. A LUTA ARMADA CONTRA A DITADURA MILITAR NO BRASIL.


Editora: Lamparina
Organizador(a): Jean Rodrigues Sales
Mais informações: Acesse o site

CENTROS DE MEMÓRIA: UMA PROPOSTA DE DEFINIÇÃO


Editora: Sesc
Autor(a): Ana Maria Camargo e Silvana Goulart
Mais informações: Acesse o site

1964: 50 ANOS DEPOIS: A DITADURA EM DEBATE

Leia Mais
Editora: EDISE
Organizador(a): Grimaldo Carneiro Zachariadhes
Mais informações: Acesse o site

NA CONTRACORRENTE DA HISTÓRIA - DOCUMENTOS DO TROTSKISMO BRASILEIRO 1930-1940


Editora: Sundermann
Organizador(a): Fulvio Abramo e Dainis Karepovs
Mais informações: Acesse o site

HISTÓRIA, CIÊNCIA E LINGUAGEM: O DILEMA RELATIVISMO-REALISMO

Leia Mais
Editora: Mauad X
Autor(a): Carlos Alvarez Maia
Mais informações: Acesse o site

PROSTITUIÇÃO À BRASILEIRA: CINCO HISTÓRIAS

Leia Mais
Editora: Contexto
Autor(a): José Carlos Sebe B. Meihy
Mais informações: Acesse o site

DEMOCRACIA E AUTORITARISMO: ESTRATÉGIAS E TÁTICAS POLÍTICAS

Leia Mais
Editora: Editora Horizonte
Organizador(a): Maria de Lourdes Mônaco Janotti e José Miguel de Arias Neto
Mais informações: Acesse o site

UM OLHAR COMPLEXO SOBRE O PASSADO: HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA

Leia Mais
Editora: Novas Edições Acadêmicas
Autor(a): André Wagner Rodrigues
Mais informações: Acesse o site

MANUAL DIDÁTICO DE HISTÓRIA ANTIGA

Leia Mais
Editora: Alexa Cultural
Autor(a): André Wagner Rodrigues
Mais informações: Acesse o site

A CULTURA ALIMENTAR PAULISTA: UMA CIVILIZAÇÃO DO MILHO? (1650-1750)

Leia Mais
Editora: Alameda
Autor(a): Rafaela Basso
Mais informações: Acesse o site

LANÇAMENTO "PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO DA USP"


Editora: USP
Organizador(a): José Tavares Correia de Lira
Mais informações: Acesse o site

LINCHAMENTOS: A JUSTIÇA POPULAR NO BRASIL

Leia Mais
Editora: Contexto
Autor(a): José de Souza Martins
Mais informações: Acesse o site

"MONÇÕES E CAPITULOS DE EXPANSÃO PAULISTA" - SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA

Leia Mais
Editora: Companhia das Letras
Autor(a): Sérgio Buarque de Holanda
Organizador(a): Laura de Mello e Souza e André Sekkel Cerqueira
Mais informações: Acesse o site

ANTIGO REGIME NO BRASIL: SOBERANIA, JUSTIÇA, DEFESA, GRAÇA E FISCO (1643-1713)

Leia Mais
Editora: Prismas
Autor(a): Alexander Martins Vianna
Mais informações: Acesse o site

CONTRA A CONSPIRAÇÃO DA IGNORÂNCIA COM A MALDADE

Leia Mais
Editora: Massangana
Autor(a): Rodrigo Cantarelli
Mais informações: Acesse o site

LIVRO: OPERAÇÃO BRASIL

Leia Mais
Editora: Contexto
Autor(a): Durval Lourenço Pereira
Mais informações: Acesse o site


 

LANÇAMENTO DE REVISTAS

 

REVISTA OUTROS TEMPOS


Edição: v. 11, n. 18 de 2014
Instituição: Universidade Estadual do Maranhão
Dossiê: Impressos, edição, circulação e leituras destes e de outros tempos
Mais informações: Acesse o site
 

REVISTA DE HISTÓRIA DA ARTE E ARQUEOLOGIA


Edição: N. 20, jul./dez. 2013
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Mais informações: Acesse o site
Relação de artigos: ver o site

REVISTA DIVERSITAS


Edição: Ano 2, n. 3, set. de 2014 a mar. de 2015
Instituição: Universidade de São Paulo
Dossiê: Pedagogia Griô
Mais informações: Acesse o site
Relação de artigos:

FÊNIX – REVISTA DE HISTÓRIA E ESTUDOS CULTURAIS


Edição: Volume 11, Ano XI, Número 2 – Julho / Dezembro – 2014
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Mais informações: Acesse o site
Relação de artigos: ver o site

REVISTA EXPEDIÇÕES: TEORIA DA HISTÓRIA E DA HISTORIOGRAFIA


Edição: v. 5, n. 2 de 2014
Instituição: Universidade estadual de Goiás
Mais informações: Acesse o site
Relação de artigos:

REVISTA LABIRINTO


Edição: Vol. 21, jul./dez. de 2014
Instituição: Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Dossiê: Pesquisas sobre a antiguidade, estudos interdisciplinares
Mais informações: Acesse o site
 

REVISTA FACES DE CLIO

Leia Mais
Edição: Vol. 1, n. 1, jan-jun de 2015.
Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Mais informações: Acesse o site
Relação de artigos:

REVISTA LATINO-AMERICANA DE HISTÓRIA

Leia Mais
Edição: Vol. 3, Nº 12 (2014): Dossiê "História e Saúde"
Instituição: PPGH-UNISINOS
Dossiê: "História e Saúde"
Mais informações: Acesse o site
 

REVISTA EM TEMPO DE HISTÓRIAS

Leia Mais
Edição: nº25, 2014
Instituição: Universidade de Brasília
Dossiê: Gênero e Sexualidade
Mais informações: Acesse o site
 

REVISTA HISTÓRIA, HISTÓRIAS

Leia Mais
Edição: v. 2, n. 4 de 2014
Instituição: Programa de Pós-Graduação em História da UnB
Dossiê: Literatura Religiosa na América: Circulação e Recepção
Mais informações: Acesse o site
 

LIVRO


Edição: n.4, novembro de 2014
Instituição: Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (NELE)
Dossiê: Bibliotecas Revisitadas
Mais informações: Acesse o site
 

REVISTA DIMENSÕES

Leia Mais
Edição: nº 33, 2014.
Instituição: UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
Dossiê: "Identidade e Alteridade no Ocidente Tardo Antigo e Medieval" - homenagem ao historiador Jacques Le Goff
Mais informações: Acesse o site
 

REVISTA VARIA HISTORIA

Leia Mais
Edição: Jan./Abr. de 2015
Instituição: UFMG - Brasil
Dossiê: Para uma nova história da Igreja Medieval
Mais informações: Acesse o site
 

REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - N° 45

Leia Mais
Edição: vol.19 no.45, Jan./Abr. de 2015
Instituição: Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (Asphe/RS)
Mais informações: Acesse o site
Relação de artigos:


 

CONGRESSOS E EVENTOS

 

CONGRESSO INTERNACIONAL "A REFORMA TERESIANA EM PORTUGAL"

Leia Mais
Período: 22 a 24/10/2015
Local: Fátima, Portugal
Site: Clique aqui para acessar

XV JORNADAS INTERESCUELAS/DEPARTAMENTOS DE HISTORIA

Leia Mais
Período: 16 a 18/09/2015
Local: Comodoro Rivadavia – Chubut/Argentina
Site: Clique aqui para acessar

RURAL HISTORY 2015

Leia Mais
Período: 7 a 10/09/2015
Local: Rural History Research Centre of the University of Girona (CRHR)
Site: Clique aqui para acessar

III SIMPÓSIO INTERNACIONAL EDITH STEIN

Leia Mais
Período: 25 a 28/08/2015
Local: UFMG - Belo Horizonte
Site: Clique aqui para acessar

XX SEMANA DE HISTÓRIA – A ESCRAVIDÃO E OS NOVOS MUNDOS

Período: 03 a 06/08/2015
Local: UNESP/campus Franca
Site: Clique aqui para acessar

GALLAECIA - III CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA HISTÓRICA

Leia Mais
Período: 27 a 30/07/2015
Local: Universidade de Santiago de Compostela (Instituto da Lingua Galega)
Site: Clique aqui para acessar

STs E MINICURSOS - VIII ENCONTRO REGIONAL SUL DE HISTÓRIA ORAL

Leia Mais
Período: 24 a 26/06/2015
Local: Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
Site: Clique aqui para acessar

IV SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA: ESCRAVIDÃO E DIÁSPORA AFRICANA NO SÉCULO XIX

Leia Mais
Período: 09 a 12/06/2015
Local: Universidade Estadual do Maranhão Prédio da História - Centro Histórico
Site: Clique aqui para acessar

10º ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA (ALCAR 2015)

Leia Mais
Período: 03 a 05/06/2015
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Site: Clique aqui para acessar

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA

Leia Mais
Período: 26 a 29/05/2015
Local: Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
Site: Clique aqui para acessar


 

CHAMADA DE TEXTOS

 

REVISTA LATINO-AMERICANA DE HISTÓRIA

Leia Mais
Tema: História Política: temas, fontes e problemas
Prazo: até 30/07/2015
Site: Clique aqui para acessar

1A EDIÇÃO DOS CADERNOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE

Leia Mais
Tema: Acesse o site para maiores informações
Prazo: até 30/05/2015
Site: Clique aqui para acessar

REVISTA CONTEMPORÂNEA

Leia Mais
Tema: Redemocratizações e transições políticas no mundo contemporâneo
Prazo: até 10/05/2015
Site: Clique aqui para acessar

REVISTA DO IHGSE

Leia Mais
Tema: Dinâmicas Coloniais na Capitania de Sergipe Del Rey
Prazo: até 30/04/2015
Site: Clique aqui para acessar

REVISTA BRASILEIRA DO CARIBE

Leia Mais
Tema: História, Memória e Comemoração
Prazo: até 30/10/2015
Site: Clique aqui para acessar

REVISTA DO LHISTE

Leia Mais
Tema: Interdisciplinaridade e Ensino de História
Prazo: até 01/06/2015
Site: Clique aqui para acessar

REVISTA EM EM DEBATE

Leia Mais
Tema: Lutas sociais e pensamento anarquista
Prazo: até 30/06/2015
Site: Clique aqui para acessar

SANKOFA - REVISTA DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E DE ESTUDOS DA DIÁSPORA AFRICANA

Leia Mais
Tema: História da África e de Estudos da Diáspora Africana
Prazo: até 05/06/2015
Site: Clique aqui para acessar

REVISTA LABIRINTO (UNIR)

Leia Mais
Tema: Dossiê: "Perspectivas atuais no Ensino de História"
Prazo: 20/06/2015
Site: Clique aqui para acessar

REVISTA HOMINUM - DOSSIÊ: 30 ANOS DE REDEMOCRATIZAÇÃO NO BRASIL

Leia Mais
Tema: Dossiê: 30 anos de redemocratização no Brasil.
Prazo: 30/04/2015
Site: Clique aqui para acessar

REVISTA MARACANAN

Leia Mais
Tema: História das Ciências: debates e perspectivas
Prazo: até 31/07/2015
Site: Clique aqui para acessar

REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO DE SERGIPE

Leia Mais
Tema: "Dinâmica Colonial na Capitania de Sergipe Del Rey"
Prazo: até 30/04/2015
Site: Clique aqui para acessar

REVISTA HISTÓRIA E ECONOMIA

Leia Mais
Tema: História e Economia
Prazo: até 31/05/2015
Site: Clique aqui para acessar

REVISTA DO IMEA-UNILA

Leia Mais
Tema: Relatos e refleções sobre o primeiro quinquênio da Unila, uma universidade para a integração da América Latina
Prazo: até 15/05/2015
Site: Clique aqui para acessar

REVISTA DIMENSÕES

Leia Mais
Tema: Relações de poder e gênero na História
Prazo: até 30/10/2015
Site: Clique aqui para acessar

REVISTA ÁGORA

Tema: Feminismo e Patriarcado
Prazo: até 30/06/2015
Site: Clique aqui para acessa
 

FIQUE POR DENTRO

 


 

EXPEDIENTE

 

Informativo Eletrônico da ANPUH

Gabriela Pellegrino Soares (editora), Pablo Serrano (secretário).

Todos os direitos reservados. www.anpuh.org 

Fale conosco: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.



 


 

 
  FACEBOOK   TWITTER   LINKEDIN   YOUTUBE   GOOGLE+



 
ANPUH
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição neste link