ANPUH-Brasil – Associação Nacional de História

 
Você está em: 
Revista Tempo Amazônico
ImprimirImprimir     
 

Revista Tempo Amazônico

 

                                                                                                                                                                             
ISSN 2357-7274
 
 

Dossiê: ATEÍSMOS NA HISTÓRIA

 

Organizadores

 

Dr. Ricardo Oliveira da Silva (UFMS)
Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis (Unifap)

 

O significado contemporâneo de "ateísmo" remete a noção de “não acreditar em Deus/deuses ou em qualquer realidade sobrenatural”. No entanto, trata-se de um sentido que ganhou força no contexto intelectual do Iluminismo europeu. Antes disso, ateu era referência para pessoas que não demonstravam reverência aos deuses ou Deus. E, ao final da Idade Moderna, também foi usado para se indicar cosmovisões não-religiosas de índole científica e filosófica. Atualmente, o ateísmo é um fenômeno social em várias partes do mundo com dimensões políticas, sociais e culturais. Diante disso, propomos o dossiê como forma de divulgar pesquisas que abordem os múltiplos sentidos dados ao ateísmo ao longo da história, assim como suas formas de manifestação nas sociedades do tempo presente.

Os artigos devem ser enviados para o e-mail da revista até o dia 30 de Novembro de 2024 (taanpuhamapa@gmail.com). Poderão ser enviados ainda resenhas, relatos testemunhais em primeira pessoa, traduções de textos clássicos e sob domínio público feitos pelo próprio rementente da matéria, análise e leitura de imagens históricas. As normas de publicação podem ser acessadas no site. A RTA também receberá contribuições para as sessões de artigos livres, resenhas, entrevistas e ensaios de pesquisa em caráter de fluxo contínuo. Por fim, a revista aceita textos de graduados, especialistas, mestres e doutores em quaisquer áreas do conhecimento.

 

 

 

 

Dossiê: RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NA AMAZÔNIA: enfrentando a invisibilização e a sub-representação

 

Organizadoras

Maria da Conceição da Silva Cordeiro (UNIFAP)

Lorran Lima (UFRN)

Sariza Oliveira Caetano Venâncio (UFNT)

David Junior de Souza Silva (UNIFAP)

 

O presente dossiê visa reunir pesquisas que tenham temática as religiões de matriz africana na Amazônia. Por vezes, a representação científica das religiões afro-brasileiras na região Norte fica fora das discussões hegemônicas nacionalmente sobre o tema. Esta sub-representação acompanha processo já conhecidos de silenciamento e invisbilização da população afrodescendente na região.

Sendo assim, esse dossiê visa reunir produções que dialoguem com as religiões afro-brasileiras na Amazônia em seus diversos aspectos: seja pela história das religiões e religiosidades; fluxos migratórios; questões de cidadania e políticas públicas; questões de gênero e sexualidades no espaço religioso; diálogos sobre arte, música, dança, vestimentas e comidas; sobre rituais, simbolismo e sincretismo; práticas afro-religiosas na esfera pública e etc.

A razão de ser deste dossiê é a contribuir para reverter a invisibilização da população negra na Amazônia e a sub-representação científica da experiência social das religiões de matriz africana no Brasil.

Os artigos devem ser enviados para o e-mail da revista até o dia 30 de junho de 2022 (taanpuhamapa@gmail.com) poderão ser enviados ainda resenhas, ensaios, relatos testemunhais em primeira pessoa, traduções de textos clássicos e sob domínio público, análise e leitura de imagens históricas. As normas de publicação podem ser acessadas no site http://www.ap.anpuh.org/tempoamazonico.  

 

 

 

Dossiê: "Os processos educativos sociais na América Latina"

Organizadores:

Prof. Dr. Érico Ribas Machado

Prof. Ms. Humberto Silvano Herrera Contreras

 

O Pedagogia Social e Educação Social no Brasil e na América Latina. Compreensões teóricas e práticas sistematizadas a partir da história das instituições e das experiências educativo-sociais que têm sido registradas e/ou divulgadas pelos atores sociais que participam destas iniciativas, bem como as técnicas que tem sido utilizadas para a sua efetivação. Consideram-se as iniciativas de formação, profissionalização e regulamentação da profissão dos atores sociais envolvidos nestes processos educativos. Também, abordam-se as influências das legislações e políticas públicas de educação social, com interfaces em iniciativas de educação popular e comunitária e do terceiro setor. 

  

Os artigos devem ser enviados para o e-mail da revista até o dia 30 de Junho de 2023 (taanpuhamapa@gmail.com). poderão ser enviados ainda resenhas, relatos testemunhais em primeira pessoa, traduções de textos clássicos e sob domínio público feitos pelo próprio emtente da matéria, análise e leitura de imagens históricas. As normas de publicação podem ser acessadas no site http://www.ap.anpuh.org/tempoamazonico. A RTA também receberá contribuições para as sessões de artigos livres, resenhas, entrevistas e ensaios de pesquisa em caráter de fluxo contínuo.

 

 

Dossiê: "História, poder e linguagens: problematizações sobre o Brasil contemporâneo"

 

Organizadores:

Dr. Fábio Marques Mendes

Ms. Júlio Hideyshi Okumura (FAIP – Marília/Sp)

 

Com um interesse interdisciplinar, a Revista Tempo Amazônico, revista eletrônica semestral da seção Amapá da Associação Nacional de História (ANPUH/AP), organiza o dossiê História, poder e linguagens: problematizações sobre o Brasil contemporâneo, dedicando-se à relação entre história, política e linguagens na sociedade brasileira contemporânea. As linhas de trabalho abordadas incluem (ainda que não estejam restringidas a):

a) apontar de que modo determinadas linguagens artísticas, tais como artes visuais (fotografia, cinema, moda, pintura, dentre outros), artes cênicas (teatro e dança),  literatura e música, problematizam o Brasil contemporâneo;

b) análises críticas sobre materiais que interrogam uma sociedade brasileira sedimentada pelo autoritarismo, pela perversidade, tomada pelo lógica do capital e por relações de poder marcadas pelo mando-obediência;

c) adentrar o campo de escritores que pensam (ou pretendem pensar) o Brasil e os brasileiros.

 

Os artigos devem ser enviados para o e-mail da revista até o dia 30 de Outubro de 2023 (taanpuhamapa@gmail.com). poderão ser enviados ainda resenhas, relatos testemunhais em primeira pessoa, traduções de textos clássicos e sob domínio público feitos pelo próprio emtente da matéria, análise e leitura de imagens históricas. As normas de publicação podem ser acessadas no site http://www.ap.anpuh.org/tempoamazonico. A RTA também receberá contribuições para as sessões de artigos livres, resenhas, entrevistas e ensaios de pesquisa em caráter de fluxo contínuo.

 

 

Agradecemos as submissões.

  

Editor da Revista Tempo Amazônico: Marlos Vinícius Gama de Matos.

 

Presidente da ANPUH-AP: Paulo Marcelo Cambraia da Costa

 

 

A Revista Tempo Amazônico, publicação eletrônica semestral da Associação Nacional de História – Seção Amapá, surge com a proposta de estimular o debate acadêmico e historiográfico de forma mais ampla possível, possibilitando a divulgação de pesquisas originais sobre diferentes temas e assuntos, tais como lutas e movimentos socioculturais; fontes, teorias e métodos de pesquisa e ensino em História; História da Amazônia, América do Sul e Caribe; Pré-História e Arqueologia; História das relações internacionais, conflitos e guerras; crises econômicas e diferentes tipos de revoluções: sociais, culturais e tecnológicas; trabalhadores e mundos do trabalho. As submissões de trabalhos poderão ser feitas em fluxo contínuo ou de acordo com as temáticas definidas por cada edição.

Indexadores

Diarodim          Sumários