REVISTA DE ECONOMIA POLÍTICA E HISTÓRIA ECONÔMICA (N.47)

A 47a edição da Revista de Economia Política e História Econômica, REPHE, já se encontra disponível no endereço https://rephe.net. Ela apresenta três eixos temáticos: economia internacional, história econômica do Brasil e economia política.

Sobre economia internacional, Osvaldo Coggiola apresenta um artigo sobre a conceituação histórica do Capitalismo; Talysson Bastos e Fátima Previdelli abordam a condução do Estado helênico durante o período de ocupação naziscista e o pós-guerra (1940 – 1960); Rodolfo Vieira Nunes e George Sales apresentam um paralelo entre os Estados ditatoriais brasileiro e chileno; e Heldo Siqueira Júnior analisa as políticas monetárias pelo mundo a partir do início deste século.

Sobre história econômica do Brasil contemporâneo, temos os artigos de Roberto Fernandes, sobre o programa de investimentos em ferrovias; Cesar Augustus Labre, Anderson Silva e Dionatan Carvalho sobre a agricultura familiar no Maranhão; e Laura Carneiro, Ricardo Zimbrão, Wilson França e Rodrigo Souza, sobre uma proposta de estratégia de desenvolvimento regional para a região metropolitana maranhense.

Sobre economia política, são apresentados os textos de Alexandre Lyra Martins sobre as relações entre as teorias de Adam Smith e Mandeville com a moral brasileira na contemporaneidade; e Renan Somogyi Rodrigues apresenta uma visão da trajetória de Leôncio Basbaum, quadro histórico do Partido Comunista Brasileiro, P.C.B, da perspectiva de seu pensamento econômico.

Há duas resenhas neste número. Uma, sobre o livro de Bas van Bavel, sobre o declínio das economias de mercado desde o século V, escrita por José Augusto Miranda e outra sobre o livro de Luiz Carlos Bresser-Pereira, que advoga o resgate do projeto novo-desenvolvimentista, escrita por Luciana Paes. Elas fecham o número 47 de 17 anos ininterruptos de publicações desta revista.

Informações adicionais

  • Edição: N. 47 - janeiro de 2022
  • Instituição: GEEPHE – Grupo de Estudos em Economia Política e História Econômica