PROJETO DE EXTENSÃO “GAME STUDIES - SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO”

A Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais é formada por pesquisadores brasileiros, portugueses e espanhóis que têm o desafio de atribuir sentidos diferenciados as relações que os sujeitos de distintos grupos geracionais estabelecem com universo digital e suas interfaces. O primeiro Grupo de Pesquisa foi criado em 2002 na UNEB. A Rede hoje conta com Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos do CNPQ vinculados às seguintes Instituições: Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Alagoas (UFAL) e Instituto Federal Baiano (IFBAIANO).

O grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais IFBAIANO possui duas linhas de pesquisa em atividade: O Laboratório de Ensino de História Games e Simulações Digitais (LabEHGameS) e o Laboratório de Humanidades Digitais.

Existem atualmente dois projetos de pesquisa em execução. “Como lembramos o passado? Ensino de História e Empatia Histórica” é um Projeto de Pibic EM que tem como objetivo compreender a importância dos chamados “conceitos de segunda ordem” no processo de aprendizagem da História. Esses conceitos são aqueles que não possuem uma forma científica acabada, mas que são o capazes de despertar a empatia dos estudantes para com o passado como a arte, a indústria cultural, os videogames e a memória coletiva, a literatura, os filmes e redes sociais. Outro objetivo do projeto é realizar a divulgação científica dos resultados das pesquisas e publicações do Grupo nas redes sociais.

O Projeto de Pesquisa Continuo (Macroprojeto) “Letramento Digital e Curricularização dos videogames no Ensino de História” que tem como objetivo elaborar uma proposta de curricular para o ensino de História que incorpore a prática do videogame e a cultura gamer na educação.

O PROJETO DE EXTENSÃO “GAME STUDIES - SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO” teve início em 2020, durante o período pandêmico tendo consistindo uma ação pensada como desdobramento das ações de formação teórica aberta à participação da comunidade externa. Possui caráter interdisciplinar e está vinculada aos projetos em desenvolvimento pelo grupo. Trata-se de uma iniciativa pioneira na área de estudos sobre games no Brasil, uma vez que articula contribuições de diferentes campos do conhecimento como Antropologia, História, Ludologia e Game Design, buscando acompanhar os cursos sobre a área Ministrados pelo M.I.T. Além de discussões de textos, são realizadas palestras, apresentação de pesquisas em desenvolvimento e finalizadas além de discussão de videogames. Os encontros são realizados quinzenalmente na plataforma RNP e transmitidos no canal do Grupo de Pesquisa no Youtube.

A terceira edição do Projeto teve início com a palestra da pesquisadora Thamires Figueiredo sobre o metaverso, baseada no trabalho desenvolvido em seu TCC apresentado na UFBA.