A ANPUH nacional vem participando ativamente da discussão relativa ao novo Código de Processo Civil – CPC, que tramita no Congresso Nacional. O artigo 967 do projeto previa a eliminação/destruição de processos judiciais após decorridos cinco anos do seu arquivamento, o que implica a eliminação de fontes fundamentais para a construção do conhecimento histórico. Sobre isso, basta lembrar que boa parte da renovação experimentada pela historiografia brasileira a partir da década de 1980 teve como base documental os processos judiciais.

A proposta gerou severas críticas de parte de diversas entidades e instituições voltadas à pesquisa histórica, em especial da ANPUH. Pesquisadores também manifestaram-se contrários a essa possibilidade de eliminação e destruição de fontes de pesquisa, a exemplo da historiadora Silvia Lara, da UNICAMP, que, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo de 25.8.2010, afirmou que a proposta “[...] atropela a obrigação do Estado de preservar documentos históricos, viola regras arquivísticas básicas e reforça a moda burocrática de limpar o passado destruindo fontes importantes para a memória do país”.

Em função dessas reações, o Senador Eduardo Suplicy (PT-SP) propôs a modificação do art. 967 no sentido de que os processos judiciais e demais documentos produzidos pelo Poder Judiciário fossem preservados. Essa Emenda [ver anexo], sob aplausos das entidades de pesquisa e da sociedade em geral, foi acolhida por unanimidade na reunião da Comissão Temporária realizada no dia 11.8.2010.

Surpreendentemente, o texto do parecer final do Relator trouxe redação diversa da que havia sido apresentado pelo Senador Suplicy, retomando a eliminação dos autos findos aos cinco e transformando o direito à preservação em uma obrigação individual das partes. Os opositores da preservação alegaram que a Emenda, se aprovada, provocaria despesas inviáveis aos Tribunais. No momento da votação, em 15.12.2010, dada a tensão colocada e a dificuldade política real de ser aprovada a Emenda Suplicy, a solução encontrada foi a de retirar o artigo originalmente proposto, ou seja, retirar a possibilidade da eliminação e, para que a questão seja melhor debatida na sociedade civil e na Câmara dos Deputados. Portanto, precisamos ficar atentos. A possibilidade de destruição desses documentos é real!!

Esta é uma luta dos historiadores! Acompanhe o debate sobre o novo CPC. Participe das audiências públicas! Pressione os deputados de seu estado para que aprovem legislação que possibilite a preservação dos documentos judiciais.

Benito Bisso Schmidt
2º Tesoureiro da ANPUH, Professor da UFRGS e Diretor do Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul.

 
 

1. XVI Simpósio Nacional de História.

Nos dias 9 e 10 de dezembro esteve reunido o Conselho Científico do XVI Simpósio Nacional de História. Nesta oportunidade foram avaliadas as propostas inscritas para a oferta de Simpósios Temáticos e Mini-Cursos. Foram 141 propostas de Simpósios Temáticos e 70 propostas de Mini-Cursos. Todas as propostas de Mini-Cursos foram aprovadas e estarão disponíveis para a inscrição a partir do dia 01 de janeiro de 2011, na página do Simpósio Nacional na internet: www.snh2011.anpuh.org. Foram aprovadas 130 propostas de Simpósios Temáticos que também estarão disponíveis para a inscrição de trabalhos a partir do dia 01 de janeiro de 2011, também através da página do Simpósio na internet. Foram recusadas apenas aquelas propostas que não atenderam aos requisitos mínimos exigidos: clareza e abrangência necessária; redação inteligível; preenchimento do formulário de inscrição em todos os seus campos. Foram também definidos os nomes dos quatro conferencistas internacionais que serão convidados a fazer parte da programação: François Hartog (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França) que fará a conferência de encerramento; Hendrick Kraay (University of Calgary, Canadá); Silvia Rivera Cusicanqui (Profa. Emérita da Universidad Mayor de San Andrés, La Paz, Bolívia e Docente do Programa Andino de Direitos Humanos da Universidad Andina Simón Bolivar) e Jorge Cañizares Esguerra (University of Texas, EUA). Foram também sugeridos alguns nomes que poderão vir a ser convidados na qualidade de conferencistas nacionais e definidas as temáticas que serão objeto de reflexão por parte das mesas-redondas, sejam aquelas de caráter político-institucional, sejam aquelas de caráter acadêmico-científico. Deliberou-se que as Seções Regionais terão até o dia 20 de janeiro de 2011 para apresentarem as suas sugestões de nomes para proferirem conferências e propostas de mesas-redondas. .

2.Encontros Estaduais e Regionais de História.

O Presidente da entidade, professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior, ministrou no dia 25 de setembro de 2010 a conferência de encerramento do II Encontro Estadual de História de Alagoas, uma promoção da ANPUH-AL. No dia 29 de setembro de 2010 ministrou a conferência de abertura do IV Encontro Estadual de História do Maranhão, uma iniciativa da ANPUH-MA. No dia 09 de outubro de 2010 proferiu a conferência de abertura do XII Encontro Regional de História do Paraná, um evento realizado pela ANPUH-PR. No dia 11 de outubro de 2010, proferiu a conferência de abertura do IV Encontro Regional de História do Piauí, uma atividade organizada pela ANPUH-PI. O Presidente esteve presente em 14 dos 20 encontros estaduais ou regionais que foram ou serão ainda realizados este ano pelas diversas Seções Regionais da entidade. iê.

3.Revista Brasileira de História.

Encontra-se no ar o primeiro número apenas no formato digital da Revista Brasileira de História (volume 30, edição. 59) tal como foi deliberado pela Assembléia Geral no XV Simpósio Nacional de História, a versão em inglês deste número está prevista para janeiro de 2011.

Relembramos que nossa revista está disponível na página do Scielo e pode ser acessada a partir da página da ANPUH, clicando no link RBH. O dossiê deste número intitula-se História e Historiadores e trata de questões concernentes a escrita da história abordando distintos autores, temáticas e épocas. Como trata-se de uma experiência pioneira espera-se dos colegas críticas, sugestões, avaliações para que possamos aperfeiçoar cada vez mais a editoração da revista.

O lançamento do volume 30, edição 60, dossiê História, Educação e Interdisciplinaridade esta previsto para janeiro de 2011.

Aos interessados em enviar artigos ou resenhas para edição 61, dossiê Comemorações, lembramos que o prazo é o dia 31 de março de 2011.

Por fim informamos que o projeto para editoração da RHB para o ano de 2011 foi aprovado pelo CNPQ.

4.Organização, Catalogação e Digitalização da Documentação da ANPUH.

Sob a coordenação da professora Ana Maria Camargo, deu-se início ao processo de organização, catalogação e digitalização da documentação da entidade. Esta documentação encontra-se precariamente acondicionada, sob ameaça de desaparecimento. Numa primeira etapa foram, até agora, digitalizados os anais relativos a 11 Simpósios Nacionais, desde o primeiro realizado na cidade de Marília em 1961 passando pelos realizados nos anos de 1962, 1965, 1967, 1969, 1971, 1973, 1975, 1977 e os realizados nos anos de 1997 e 1999. Foram também digitalizados os elencos ou livros de programação, já que não se encontrou anais, dos Simpósios Nacionais realizados em Niterói em 1979, João Pessoa em 1981, Curitiba em 1985 e Brasília em 1987. Dos Simpósios Nacionais realizados em 1991 no Rio de Janeiro e 1993 em São Paulo foram localizadas e digitalizadas as coletâneas que resultaram da realização do evento. Os Simpósios realizados a partir de 2003 já tiveram seus anais no formato eletrônico, não necessitando de nova digitalização. Não foi encontrado na entidade qualquer tipo de material referente a dois Simpósios Nacionais: o XII, realizado na cidade de Salvador, em 1983 e o XXI realizado na cidade de Niterói em 2001. Solicitamos que algum sócio ou colega que disponha de cópias dos anais destes Simpósios dos quais temos apenas os elencos ou livros de programação, as coletâneas ou destes dois sobre os quais nada temos, que entrem em contato com a entidade para que vejamos a forma mais adequada de reproduzi-los. Foram digitalizadas até agora 13.272 páginas, contendo 2.920 referências bibliográficas.

5.Comemoração dos 50 anos da entidade.

As atividades programadas para compor a programação de comemoração dos 50 anos da entidade continuam em andamento:

a) Edições ANPUH: Os dois primeiros volumes que abrirão esta coleção, o livro O Algodão em São Paulo, da fundadora da entidade, professora Alice Canabrava e o livro O Rio de Janeiro de Lima Barreto, do ex-presidente da entidade e um dos seus mais constantes militantes o professor Afonso Carlos Marques dos Santos, estão em processo de preparação para publicação pela Editora da UNESP, que já aceitou fazê-lo. Os dois livros estão neste momento sendo digitalizados. O professor José Jobson Arruda já concluiu a escrita da biografia e do estudo crítico que abrirá a republicação da obra de Alice Canabrava. O professor Paulo Knauss, está finalizando a escrita da biografia e do estudo introdutório a obra de Afonso Carlos Marques dos Santos.

b) A professora Ana Maria Mauad está iniciando a pesquisa para o vídeo que realizará sobre os cinqüenta anos da entidade. Ela solicita a colaboração de todos os sócios que possuam documentos e, principalmente, imagens relativas aos diversos Simpósios Nacionais, componentes de diretorias, dos diversos presidentes da ANPUH e de outros momentos importantes da trajetória da entidade. Quem puder ajudá-la entre em contato com a secretaria da ANPUH nacional que as informações e materiais lhes serão repassados.

c) O livro que reunirá ensaios sobre os últimos cinqüenta anos de produção historiográfica em cada Estado brasileiro teve uma expressiva adesão. Esperamos receber os artigos até o final deste mês, para darmos inicio a organização e editoração da obra.

6.Regulamentação da Profissão.

O Projeto de Lei do Senado 368/2009, de autoria do Senador Paulo Paim (PT-RS), encontra-se nas mãos do Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, para onde foi remetido por requerimento dele próprio, desde o dia 25 de maio de 2010. O Senador não parece disposto a emitir qualquer parecer sobre a matéria até o final da legislatura, que ocorrerá agora no mês de dezembro, isto ocorrendo o projeto será arquivado por não ter sido analisado. Solicitaremos através de carta ao Senador Paulo Paim, reeleito para a próxima legislatura, que como autor da matéria, peça o desarquivamento do projeto logo no início do próximo ano, para que o mesmo volte a tramitar na Casa, iniciando novamente pela Comissão de Assuntos Sociais, em caráter terminativo, onde esperamos que a nova bancada do Senado volte a aprová-lo.

O Projeto de Lei da Câmara Federal 3759/2004, de autoria do deputado Wilson Santos, com projeto anexo do deputado Jovair Arantes (7321/2006) continua parado na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. Houve uma proposta por parte do relator Deputado Fernando Nascimento (PT-PE) e do Deputado Iran Barbosa (PT-SE) de realização de uma audiência pública na Comissão para tentar sensibilizar os deputados em relação à matéria. Infelizmente esta proposta foi atropelada pelo esvaziamento do Congresso devido ao período eleitoral e a dificuldade que tivemos em conseguir os nomes para comparecerem a esta audiência. Dado o resultado das últimas eleições podemos dizer que, neste momento, esta proposta está completamente órfã já que nem o Deputado Fernando Nascimento, nem o Deputado Iran Barbosa se reelegeram para a próxima legislatura. O projeto deve ser novamente arquivado ao final da atual legislatura no mês de dezembro. No entanto, assim como ocorreu no inicio de 2007, é possível que consigamos o desarquivamento do projeto através de requerimento do Deputado Jovair Arantes (PTB-GO), reeleito para a próxima legislatura, que por ser autor do projeto em anexo da proposta poderá requerê-lo.

7.Atividades da Segunda Secretaria.

Foram realizados os Fóruns de Graduação no Encontro Regional de História do Paraná e do Piauí. As atas estão disponíveis na página da ANPUH.

Está em andamento a pesquisa "Panorama atual dos cursos de graduação em História no Brasil". Todos os 600 cursos autorizados (embora nem todos em funcionamento) pelo MEC na base do INEP estão recebendo um formulário de consulta com dados sobre detalhes do projeto de curso, carga horária, resolução das questões de prática de ensino e estágio, número de formandos e outros indicadores. O levantamento completo deverá ser apresentado no Fórum de Graduação do Simpósio Nacional de História de 2011.

8.Conselho Nacional de Incentivo à Cultura.

A ANPUH foi uma das instituições da sociedade civil credenciadas a fazer parte do Conselho Nacional de Incentivo à Cultura. No próximo dia 15 de dezembro participará da reunião em que serão definidas as listas quíntuplas por cada setor representado, para a escolha pelo Ministro da Cultura das entidades que farão parte do referido Conselho. A Diretoria da ANPUH indicou a professora Dra. Lucília de Almeida Neves Delgado da Universidade de Brasília para nos representar nesta reunião e, caso a entidade seja uma das entidades escolhidas para compor o Conselho, ser a nossa representante junto a esta instância de deliberação na área da cultura.

9.Prêmio Manoel Luiz Salgado Guimarães de Teses de Doutorado.

Reunida no dia 08 de dezembro de 2010, a Comissão Julgadora do Prêmio Manoel Luiz Salgado Guimarães de Teses de Doutorado, composta pelos professores Dra. Júnia Ferreira Furtado/UFMG (Presidente); Dra. Carla Brandalise/ UFRGS; Dr. Estevão Chaves de Rezende Martins/ UNB; Dr. Fernando Tadeu de Miranda Borges/ UFMT; Dr. Frederico de Castro Neves/ UFC; Dra. Laura de Mello e Souza/ USP; Dra. Christiane Maria Cruz de Souza/ UFBA; Dra. Maria Clementina Pereira Cunha/ UNICAMP; Dra. Marieta de Moraes Ferreira/ UFRJ; Dra. Patrícia Maria Melo Sampaio/ UFAM; Dr. Raimundo Pereira Alencar Arraes/ UFRN e Dra. Tânia Regina de Luca/ UNESP, após análisar 14 trabalhos inscritos deliberou conceder o prêmio à Tese intitulada: “Um estilo de história: a viagem, a memória, o ensaio. Sobre Casa Grande & Senzala e a representação do passado” de autoria de Fernando Felizardo Nicolazzi, defendida no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação do professor Dr. Temístocles Américo Corrêa César. Concedeu ainda Menção Honrosa à Tese intitulada: “Posses e usos da cultura escrita e difusão da escola de Portugal ao Ultramar, Vila e Termo de São João del-Rei, Minas Gerais (1750-1850)” de autoria de Christianni Cardoso Morais, defendida no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais sob a orientação do professor Dr. Luiz Carlos Villalta. A ANPUH patrocinará a publicação da Tese vencedora, que ganhará o formato de livro a ser publicado em parceria com a editora da UNESP e será lançado no próximo Simpósio Nacional.

10.Reunião da Diretoria.

No dia 09 de dezembro de 2010 esteve mais uma vez reunida a Diretoria eleita para o biênio 2009/2011, quando foi feita uma apresentação por cada membro presente das atividades realizadas no ano de 2010. Foi feito um balanço da atual gestão em todas as suas áreas e aspectos e planejadas as atividades ainda por ser realizadas no último semestre da gestão. Deliberou-se que continuaremos lutando pela regulamentação da profissão de historiador, solicitando já no início do próximo ano que o Senador Paulo Paim e o Deputado Jovair Arantes solicitem o desarquivamento dos projetos em tramitação no Senado e na Câmara, respectivamente, pois os mesmos serão arquivados com o fim da atual legislatura, ainda este mês. Tentaremos viabilizar, ainda no primeiro semestre do ano que vem, a realização da audiência pública na Câmara Federal para discutir esse tema. Levaremos esta temática para ser discutida e deliberada quando da realização da Assembléia Geral da entidade durante a realização do XVI Simpósio Nacional de História, a partir do relato das discussões feitas nos Encontros Regionais deste ano. Deliberamos, também, pela realização por parte de nossa assessoria jurídica e contábil de uma revisão geral em nosso Estatuto, que deverá sofrer modificações e atualizações, a serem debatidas e votadas também no próximo Simpósio Nacional, enviando tais propostas de mudanças com antecedência para nossos sócios. Resolveu-se dar início ao processo eleitoral, que elegerá a próxima diretoria para o biênio 2011/2013, tentando conferir a ele a maior divulgação e transparência possível, visando a uma participação significativa por parte de nossos associados. A maior parte de nossos esforços estará dirigida, no próximo semestre, para a organização do XVI Simpósio Nacional de História, que ocorrerá de 17 a 22 de julho, no campus da Universidade de São Paulo. Sob a coordenação da ANPUH/SP e da vice-presidência serão tomadas todas as providencias para que tenhamos um inesquecível Simpósio comemorativo dos cinqüenta anos de nossa entidade.

11.Reunião com as Seções Regionais.

Realizou-se no dia 10 de dezembro de 2010 reunião entre a Diretoria e representantes das Seções Regionais da ANPUH, sendo esta a terceira reunião desta gestão. Houve mais uma vez o comparecimento em número expressivo dos dirigentes das Regionais, o que vem consolidando a participação destas nas decisões da entidade e dando um caráter bastante democrático ao que vem sendo deliberado e executado nesta gestão. Das 22 Seções Regionais que temos em efetivo funcionamento, compareceram representantes de 19 delas: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Foi feita uma apresentação por cada dirigente de um relato sobre a realização dos Encontros Regionais ou Estaduais promovidos este ano por cada uma das Seções Regionais. Relatou-se e se discutiu como cada Regional encaminhou a discussão sobre o tema da regulamentação da profissão e como se deu a realização do Fórum de Graduação em cada um dos eventos regionais. Discutiu-se ainda como se efetivou a campanha nacional de filiação em cada estado e estratégias e atividades que podem ser levadas a efeito no sentido de atrair um maior número de filiados para a entidade. Cada membro da Diretoria Nacional apresentou um relato de suas atividades neste ano, ouvindo sugestões trazidas pelos representantes das Regionais sobre as atividades que são afeitas a cada membro da direção nacional. Após deliberações acerca do XVI Simpósio Nacional de História, foi encerrada a reunião com uma pequena confraternização oferecida pela Diretoria Nacional aos representantes das Seções Regionais ali presentes.

 
 
 

1 VAGA DE PROFESSOR ADJUNTO DE HISTÓRIA GERAL
Instituição: Universidade Federal do Ceará (UFC)
Inscrições: até 30/12/2010
Mais informações

1 VAGA DE PROFESSOR ADJUNTO DE HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA
Instituição: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Inscrições: até 04/01/2011
Mais informações

PROCESSO SELETIVO 2011 - MESTRADO
Instituição: Universidade de Passo Fundo UPF)
Inscrições: até 05/01/2011
Mais informações

ESPECIALISTA EM DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL - 2 VAGAS P/ HISTÓRIA
Instituição: Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Estado do Espírito Santo
Inscrições: até 07/01/2011
Mais informações

1 VAGA DE PROFESSOR ADJUNTO DE ENSINO DE HISTÓRIA/ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Instituição: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Inscrições: até 14/01/2011
Mais informações

2 VAGAS DE PROFESSOR ADJUNTO - HISTÓRIA DA ÁFRICA E HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
Instituição: Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Inscrições: até 28/01/2011
Mais informações

MESTRADO EM HISTÓRIA PODER E PRÁTICAS SOCIAIS
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Marechal Cândido Rondon (UNIOESTE)
Inscrições: até 03/02/2011
Mais informações

PROCESSO SELETIVO 2011 – 20 VAGAS P/ MESTRADO E 15 P/ DOUTORADO
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Campus Assis (Unesp/Assis)
Inscrições: de 1º a 11/02/2011
Mais informações

 
 
 
  A BIOLOGIA MILITANTE: O MUSEU NACIONAL, ESPECIALIZAÇÃO CIENTÍFICA, DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS POLÍTICAS NO BRASIL - 1926-1945
Autora: Regina Horta Duarte
Editora: UFMG
Mais informações
     
  LASTROS DE VIAGEM - EXPECTATIVAS, PROJEÇÕES E DESCOBERTAS PORTUGUESAS NO ÍNDICO (1498-1554)
Autor: José Carlos Vilardaga
Editora: Annablume
Mais informações
     
  HISTÓRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO/A FORMAÇÃO DA UNIDADE PAULISTA VL. 1/2/3
Organizadores: João Ricardo de Castro Caldeira e Nilo Odalia
Editora: Imprensa Oficial de São Paulo
Mais informações
     
  O BRASIL IMAGINADO NA AMÉRICA LATINA - A CRÍTICA DE FILMES DE GLAUBER ROCHA E WALTER SALLES
Autora: Eliska Altmann
Editora: Contra Capa
Mais informações
     
  A DECADÊNCIA DE SANTA CATARINA
Autores: Henrique L. P. Oliveira e Marlon Salomon
Editora: UFSC
Mais informações
     
  DE GUAXOS E DE SOMBRAS
Autora: Joana Bosak
Editora: Dublinense
Mais informações
     
  O PLANO E O PÂNICO: OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA DÉCADA DA ABOLIÇÃO
Autora: Maria Helena Toledo Machado
Editora: Edusp
Mais informações
     
  TEMPOS DE FASCISMOS: IDEOLOGIA, INTOLERÂNCIA, IMAGINÁRIO
Organizadores: Maria Luiza Tucci Carneiro e Federico Crocci
Editora: Edusp
Mais informações
     
  SEGURANÇA E DEFESA NO CONE SUL: DA RIVALIDADE DA GUERRA FRIA À COOPERAÇÃO ATUAL
Autor: Sérgio Luiz Cruz Aguilar
Editora: Porto de Idéias
Mais informações
     
  MARXISMO E NATUREZA: ECOLOGIA, HISTÓRIA E POLÍTICA
Organizador: Michel Goulart da Silva
Editora: Virtual Books
Mais informações
     
  ISLÃ HISTÓRICO E ISLAMISMO POLÍTICO
Autor: Osvaldo Coggiola
Editora: Pradense
Mais informações
     
  TROMBONES, TAMBORES, REPIQUES E GANZÁS: A FESTA DAS AGREMIAÇÕES CARNAVALESCAS NAS RUAS DO RECIFE (1930-1945)
Autor: Mário Ribeiro dos Santos
Editora: Bagaço
Mais informações
     
  RAÇA: DEBATE PÚBLICO NO BRASIL
Autora: Monica Grin
Editora: Mauad X
Mais informações
     
  REVOLUÇÕES DE INDEPENDÊNCIAS E NACIONALISMOS NAS AMÉRICAS: PERU E BOLÍVIA
Organizadores: Marco Antonio Pamplona e Maria Elisa Mader
Editora: Paz e Terra
Mais informações
     
  O IMPÉRIO DOS SONHOS: SEBASTIANISMO E MESSIANISMO BRIGANTINO
Autor: Luís Filipe Silvério Lima
Editora: Alameda
Mais informações
     
  UMA HISTÓRIA SOCIAL DO ABANDONO DE CRIANÇAS - DE PORTUGAL AO BRASIL: SÉCULOS XVIII - XX
Organizador: Renato Pinto Venancio
Editora: Alameda
Mais informações
     
  HISTÓRIA CULTURAL: ENSAIOS SOBRE LINGUAGENS, IDENTIDADES E PRÁTICAS DE PODER
Organizadores: William de Souza Martins e Gisele Sanglard
Editora: Apicuri
Mais informações
     
  CEAS - JESUÍTAS E O APOSTULADO SOCIAL DURANTE A DITADURA MILITAR
Autor: Grimaldo Carneiro Zachariadhes
Editora: UFBA
Mais informações
     
  OS ÍNDIOS NA HISTÓRIA DO BRASIL
Autora: Maria Regina Celestino de Almeida
Editora: FGV
Mais informações
     
  INTELECTUAIS E MODERNIDADES
Organizadores: Daniel Aarao Reis e Denis Rolland
Editora: FGV
Mais informações
     
  AS MÍLICIAS D'EL REY: TROPAS MILITARES E PODER NO CEARÁ SETECENTISTA
Autor: José Eudes Gomes
Editora: FGV
Mais informações
     
  MILITARES, DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO: BRASIL E AMÉRICA DO SUL
Autora: Maria Celina D'araujo
Editora: FGV
Mais informações

 

 

 
 

IX ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES DO ENSINO DE HISTÓRIA: AMÉRICA LATINA – CULTURAS, MEMÓRIA E SABERES (novo)
Data: 18 a 20 de abril de 2011
Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mais informações

III ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM (novo)
Data: 03 a 06 de maio de 2011
Local: Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Mais informações

V ENCONTRO DE ESCRAVIDÃO E LIBERDADE NO BRASIL MERIDIONAL (novo)
Data: 11 a 13 de maio de 2011
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Mais informações

I CONGRESSO FLUMINENSE DE HISTÓRIA ECONÔMICA (novo)
Data: 22 a 26 de junho de 2011
Local: Universidade Federal Fluminense (UFF)
Mais informações

V ENCONTRO NACIONAL DA ABED: DEMOCRACIA, DEFESA E FORÇAS ARMADAS (novo)
Data: 08 a 10 de agosto de 2011
Local: Entre em contato com a organização
Mais informações

XVI CONGRESO INTERNACIONAL DE AHILA
Data: 06 a 09 de setembro de 2011
Local: Universidad de Cádiz (UCA)
Mais informações

CONFERÊNCIA - BRASIL EM PERSPECTIVA GLOBAL (1870-1945) (novo)
Data: 27 a 29 de outubro de 2011
Local: Instituto Latino Americano (LAI) da Freie Universität Berlin
Mais informações

 
 
 

REVISTA HISTÓRICA (novo)
Tema: As experiências das Áfricas no Brasil.
Prazo: 05/01/2011
Site

REVISTA CONTRAPONTO (novo)
Tema: Historiografia.
Prazo: 31/01/2011
Site

REVISTA OUTROS TEMPOS (novo)
Tema: História e Literatura
Prazo: 28/02/2011
Site

REVISTA ANTÍTESES
Tema: Humor gráfico: representações e usos.
Prazo: 28/02/2011
Site

REVISTA TEMPO E ARGUMENTO
Tema: Cidades e bens Culturais.
Prazo: 28/02/2011
Site

REVISTA NUPEM
Temas: Acesse o site
Prazo da 2ª chamada: 12/02/2011
Site

REVISTA TEMPOS HISTÓRICOS
Tema: História, cinema e música
Prazo: 10/03/2011
Tema: História e natureza
Prazo: 10/08/2011
Site

REVISTA HISTÓRIA & PERSPECTIVAS
Tema: História e Literatura
Prazo: 14/03/2011
Site

HISTÓRIA, IMAGEM E NARRATIVAS (novo)
Tema: Mitologia.
Prazo: 15/03/2011
Site

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA
Tema: Comemorações; com ênfase em pesquisas sobre locais de memória; festas, civismo e movimentos sociais; etnicidade e paisagem
Prazo: 31/03/2011
Site

REVISTA CORDIS: REVISTA ELETRÔNICA DE HISTÓRIA SOCIAL DA CIDADE (novo)
Tema: História, Arte e Cidades.
Prazo: 08/04/2011
Tema: História, Corpo e Saúde.
Prazo: 08/08/2011

Site

REVISTA BRATHAIR
Tema: Cultura celta e germânica.
Prazo: 31/01/2011
Tema: Estudos vikings.
Prazo: 31/04/2011

Site

 
 
 

100 ANOS DE EURÍPEDES SIMÕES DE PAULA

Dia 15 de novembro Eurípedes Simões de Paula completaria 100 anos. A ANPUH presta homenagem àquele que, além de ser um dos fundadores da Associação, a dirigiu ininterruptamente de 1967 até sua morte, por acidente, em 1977, período em que organizou todos os Simpósios e se responsabilizou pelos Anais. Em 1979 foi eleito Presidente In Memorian e homenageado com o título de "Patrono da ANPUH".

Prof. Dr. Eurípedes Simões de Paula (15.11.1910 a 21.11.1977)

Cronologia de sua atuação na APUH/ANPUH:

1961 – Sócio fundador da APUH/ANPUH.

1962 – Com a fundação do Núcleo São Paulo da APUH foi diretor por duas gestões: 1962-1963 e 1963-1964.

1964-1965 e 1965-1966: Participação no Conselho Consultivo do Núcleo SP da Associação nas gestões do Prof. Sérgio Buarque de Holanda.

1965: Participação na reorganização da ANPUH.

1967 – Diretor da ANPUH.

1969 – Diretor da ANPUH.

1971 – Diretor da ANPUH.

1973 – Diretor da ANPUH.

1975 – Diretor da ANPUH.

1977 – Diretor da ANPUH.(ano de seu falecimento)

1979 – Diretor da ANPUH - In Memoriam - (Patrono da Associação).

 
 

PRESIDENTE:
Durval Muniz de
Albuquerque Júnior (UFRN)

VICE-PRESIDENTE:
Raquel Glezer (USP)

SECRETÁRIA GERAL:
Júnia Ferreira Furtado (UFMG)

1º SECRETÁRIO:
Nelson Schapochnik (USP)

2º SECRETÁRIO:
Luis Fernando Cerri (UEPG)

1º TESOUREIRA:
Marisa Midori Deaecto (USP)

2º TESOUREIRO:
Benito Bisso Schmidt (UFRGS)

EDITORA DA REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA:
Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ)




LATINDEX LANÇA O PORTAL DE PORTAIS
O Portal de Portais Latindex (PPL) é a nova ferramenta de informção desenvolvida pelo Sistema Latindex, com o objetivo de proporcionar acesso aos conteúdos de portais iberoamericanos especializados en periódicos acadêmicos que aderiram ao movimento de acesso livre. As outras ferramentas desenvolvidas pela Latindex, são o Diretório, Catálogo e uma Compilação de Enlaces a Revistas Electrónicas....
Leia notícia completa

SEGUNDO MANIFESTO NACIONAL AOS ÓRGÃOS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Lançado em dezembro de 2008, o Primeiro Manifesto Nacional aos Órgãos de Ciência e Tecnologia, embora assinado por 180 membros da comunidade científica e tecnológica do país, não mereceu qualquer resposta por parte dos órgãos de ciência e tecnologia. Além disto, neste período, não houve qualquer sinalização, por parte das agências de fomento, em particular, do CNPq, de que estejam dispostas a modificar suas políticas e práticas...
Leia notícia completa

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO LANÇA SITE SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM SP
O Código de Instrução Pública da Província de São Paulo do ano de 1857 determinava, para a instrução média de um aluno, o ensino “mais desenvolvido” da leitura, escrita, moral, religião, gramática, aritmética e do sistema de pesos e medidas da Província. E ainda: era preciso aprender noções elementares de Geografia Universal, História Universal e Língua Francesa. O ensino de Física e História Natural limitava-se às escolas para rapazes, enquanto nas escolas para moças ensinavam-se noções de Música e exercícios de Canto. Geometria, Agrimesura e Nivelamento, Desenho Linear e “Exercícios Ginásticos” também constavam do currículo escolar da época. Essas e outras informações sobre a História da Educação no Brasil podem ser obtidas na nova página temática que acaba de ser lançada no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo: Memória da Educação...
Leia notícia completa

HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA, PUBLICADA PELA UNESCO
Para os interessados no assunto, a História Geral da África, publicada pela UNESCO em 8 volumes, está sendo divulgada em português. Os volumes I, II, III e V já estão disponíveis para download gratuitamente no portal da UNESCO...
Leia notícia completa

UFRJ CRIA INSTITUTO DE HISTÓRIA (IH-UFRJ)
Em 09 de dezembro de 2010, em sessão especial, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Consuni) aprovou por unanimidade a alteração do Estatuto desta Universidade, transformando o Departamento de História — vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) —, em uma nova unidade acadêmica, com autonomia e gestão própria, criando assim o Instituto de História da UFRJ...
Leia notícia completa

REVISTA PASSAGENS - REVISTA INTERNACIONAL DE HISTÓRIA POLÍTICA E CULTURA JURÍDICA
Confira o novo número.
Leia notícia completa

REVISTA CORDIS: REVISTA ELETRÔNICA DE HISTÓRIA SOCIAL DA CIDADE
Confira o novo número.
Leia notícia completa

REVISTA TEMPO, ESPAÇO E LINGUAGEM
Confira o novo número.
Leia notícia completa

PERSEU: HISTÓRIA, MEMÓRIA E POLÍTICA
Confira o novo número.
Leia notícia completa

REVISTA DE HISTÓRIA
Confira o novo número.
Leia notícia completa

REVISTA ELETRÔNICA ALMANACK BRAZILIENSE
Confira o novo número.
Leia notícia completa

REVISTA MILITARES E POLÍTICA
Confira o novo número.
Leia notícia completa

BOLETIM DO ARQUIVO EDGARD LEUENROTH
De dezembro de 2010
Leia notícia completa



 

Informativo Eletrônico da ANPUH - Edição nº 12 - Ano 2
Expediente: Nelson Schapochnik (editor), Pablo Serrano (secretário), Mario Guimarães (webdesigner). Todos os direitos reservados. www.anpuh.org

Fale conosco: informe@anpuh.org