A HISTÓRIA ENSINADA ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DOS COLÉGIOS MILITARES

Introdução

Em 13 de junho de 2010, a jornalista Ana Pinho trouxe à tona, em reportagem da Folha de São Paulo, mais um problema envolvendo política, memória e ensino de História: o livro didático adotado pelos Colégios Militares traz uma versão antidemocrática sobre a ditadura militar brasileira. O material que orienta o ensino de história de filhos de militares do exército e outros alunos admitidos por concurso é produzido pela Bibliex - Biblioteca do Exército - e vendido aos estudantes. Trata-se da obra "História do Brasil: Império e República", de Aldo Fernandes, Maurício Soares e Neide Annarumma, que integra a Coleção Marechal Trompowsky. A primeira edição é de 2001 e a que temos em mãos é a quarta, revisada, de 2005. Na obra, afirma-se que o 31 de Março de 1964 foi uma revolução democrática, reagindo às orquestrações do Partido Comunista, e também para moralizar a administração pública, e, portanto não se configuraria como um golpe contra um governo democraticamente eleito. O fechamento do regime é explicado como intransigência da oposição emedebista. As torturas e assassinatos cometidos por setores das Forças Armadas no período não são mencionados.

A matéria suscitou posições contrárias ao uso da obra, publicadas no próprio jornal, tanto de leitores quanto de articulistas da Folha de São Paulo, como Hélio Schartzman e Melchiades Filho. O assunto foi debatido na lista de discussão do Grupo de Trabalho de Ensino de História da ANPUH. Em 05 de Agosto de 2010, a Associação Nacional de História (ANPUH) enviou carta ao Ministério da Educação, Ministério da Defesa e Casa Civil da Presidência da República, manifestando preocupação diante do fato de que o ensino de história nos Colégios Militares legitima o golpe de 1964, com evidente desconsideração das mais básicas evidências factuais e da historiografia que se constituiu sobre o período. A carta apelou também para o significado profundo do ensino e da aprendizagem nos moldes apresentados pelo material didático dos Colégios Militares:

"O ensino da História é partícipe direto da produção de subjetividades, da formação de consciências, de formas de ver e interpretar o mundo, ele participa diretamente da formação ética e política do sujeito e do cidadão, por isso é de suma importância a avaliação de que versões do passado estão sendo ensinadas. Que subjetividades, que tipo de consciência, que visões de mundo podem estar sendo formadas por uma versão da história que justifica e legitima um golpe contra as instituições ainda em nome de uma pretensa defesa da democracia e da civilização ocidental e cristã, que cidadãos estão sendo formados por uma literatura que justifica, legitima e esconde o arbítrio, a tortura e a violência. Estes livros são no mínimo um duvidoso exemplo de comportamento ético."

Leia toda a notícia...

 
 

1 – Regulamentação da Profissão I.

A tramitação do PLS 368/2009, de autoria do Senador Paulo Paim (PT/RS), que regulamenta a profissão de historiador deu mais um passo no sentido de sua aprovação definitiva no Senado Federal. O relator da matéria junto a Comissão de Educação, Cultura e Esportes, onde ela se encontra aguardando votação, o Senador Aníbal Diniz (PT/AC) emitiu parecer favorável a sua aprovação, bem como da emenda de redação proposta pelo Senador Álvaro Dias (PSDB/PR). Agora o projeto segue para votação no plenário da Comissão. O parecer completo encontra-se disponível em nossa página na internet.

2 - Regulamentação da Profissão II.

Avaliando que um posicionamento oficial da entidade quanto ao tema se faz necessário, a atual diretoria pautou a discussão sobre a regulamentação da profissão como um item a ser debatido e deliberado quando da realização da Assembléia Geral que ocorrerá por ocasião do XXVI Simpósio Nacional de História. Na oportunidade a diretoria apresentará tese favorável à regulamentação da profissão de historiador que será levada a votação. Convidamos àqueles sócios que porventura sejam contrários a que se regulamente a profissão a enviarem tese nesse sentido até a sexta-feira que antecede o início do Simpósio, dia 15 de junho, para que a mesma seja distribuída previamente aos participantes e possa também ser objeto de debate na Assembléia Geral.

3 – Apoio a Edição de Periódicos Científicos.

A ANPUH através do presidente da Seção Regional do Distrito Federal, professor Estevão Rezende Martins vem participando das reuniões promovidas pelo Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) visando definir a forma e os critérios de seleção de propostas para incentivar a editoração de periódicos científicos referente a chamada pública no âmbito do Subprograma de Apoio a Projetos Especiais – PROESP. Esse programa tem por objetivo apoiar e incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros concernentes a área de conhecimento das Ciências Humanas de forma a consolidar e fortalecer essas publicações para que atinjam nível de excelência junto às agências de fomento. A ANPUH vem participando das discussões para a formatação do programa, elaborando a minuta do edital, a proposta de chamada pública de trabalhos e a indicação de possíveis pareceristas ad hoc e membros para o Comitê Científico. Maiores detalhes sobre o que foi definido até agora pode ser encontrado em nossa página na internet sob o título IPEA – Periódicos Científicos.

4 – Eleições para a Diretoria – Biênio 2011-2013.

Encerrou-se no dia 18 de maio a votação para a eleição da nova diretoria da entidade, que será empossada quando da próxima Assembléia Geral a se realizar quando do XXVI Simpósio Nacional de História. O resultado final das eleições para a Gestão 2011-2013 da Associação Nacional de História contou com um total de 828 votos, sendo 754 favoráveis à Chapa Única, 27 em Branco e 47 Nulos, como descrito em nossa página.

O período contava com aproximadamente 3942 possíveis votantes (associados quites com 2010 ou 2011). O total de votos correspondeu a 21% deste total. A nova diretoria eleita ficou assim composta: Presidente: Benito Bisso Schmidt (UFRGS); Vice-Presidente: Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN); Secretário Geral: Angelo Aparecido Priori (UEM); 1º Secretário: Antonio Celso Ferreira (UNESP); 2º Secretário: Carlos Augusto Lima Ferreira (UEFS); 1º Tesoureiro: Francisco Carlos Palomanes Martinho (USP); 2º Tesoureiro: Eudes Fernando Leite (UFGD); Editora da Revista Brasileira de História: Marieta Moraes Ferreira (UFRJ/FGV); Editoria da Revista História Hoje: Patricia Melo Sampaio (UFAM).

5 – Livros Didáticos de História nos Colégios Militares.

O segundo-secretário da entidade, professor Luis Cerri, redigiu parecer circunstanciado sobre a qualidade dos livros didáticos de História adotados pelos Colégios Militares. Esse parecer foi enviado ao Ministério da Educação, inclusive a COGEAM, que havia nos respondido quando do primeiro questionamento que dirigimos sobre o tema, e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, acompanhado de carta, em que se questiona a permissão da continuidade de adoção de material didático que além de estar abaixo dos critérios mínimos do Programa Nacional do Livro Didático, é vendido aos alunos, caracterizando um quadro duplamente contraditório no que se refere às políticas do Estado Brasileiro para o material didático. Não bastasse isso, ensina uma versão da história brasileira que omite o desrespeito aos direitos humanos ocorrido no período da ditadura civil-militar. A carta e o parecer completos encontram-se na página da entidade na internet.

6 – Racismo e Homofobia em Jaguarão (RS).

A ANPUH enviou carta ao governador do Rio Grande do Sul, ao Comando da Brigada Militar daquele Estado e a reitoria da Universidade Federal dos Pampas repudiando os episódios lamentáveis ocorridos com o estudante do curso de História da UNIPAMPA, campus de Jaguarão, Helder Santos, vítima de preconceito, agressão e ameaças de conteúdo racista vindas de membros da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, atuantes naquela cidade. Na oportunidade solicitamos providências por parte do governo do Estado do Rio Grande do Sul e do comando da Brigada Militar, no sentido de serem identificados e punidos os autores das referidas agressões e ameaças. Recebemos da parte do Gabinete do Governador correspondência nos informando de que foram solicitadas providências as secretarias competentes. A carta completa e a resposta podem ser lidas na página da entidade na internet.

7 – XXVI Simpósio Nacional de História.

Já se encontram disponíveis na página do XXVI Simpósio Nacional de História (www.snh2011.anpuh.org) a programação das Mesas-Redondas, dos Diálogos Contemporâneos, das Conferências e dos Simpósios Temáticos. Será publicada até o dia 21 de junho a convocação para a Assembléia Geral da entidade a ocorrer no dia 21 de julho a partir das 16 horas. Tanto o CNPq quanto a CAPES já aprovaram a solicitação de recursos para o evento, estão sendo tomadas as providências necessárias para o recebimento das dotações aprovadas.

8 – Estatuto e Regimento.

Como parte da pauta que será debatida quando da Assembléia Geral da entidade, a atual diretoria propõe a rediscussão do estatuto da entidade que, por ter sofrido seguidas modificações parciais, contém uma série de incongruências em sua redação. O estatuto prevê a elaboração de um Regimento Interno para a entidade, o que nunca foi efetivado. O segundo tesoureiro da ANPUH, professor Benito Bisso Schmdit, elaborou propostas de estatuto e de regimento, que estão sendo submetidas à análise jurídica de um escritório de advocacia especializado no tema. Após esta análise jurídica as propostas de estatuto e de regimento serão enviadas a todos os sócios para que os mesmos possam tomar conhecimento previamente e assim poderem propor possíveis modificações quando da realização da Assembléia.

9 – Revista Brasileira de História.

Informamos que a edição 61 está sendo finalizada. A previsão de lançamento é para a segunda semana de julho, antes do Simpósio da Anpuh Nacional. O Dossiê é Comemorações.

Os próximos dossiês serão decididos em reunião do Conselho durante o Simpósio em julho, e divulgados logo após o Simpósio em nosso site www.anpuh.org/revistabrasileira/ e twitter twitter.com/#!/ANPUH_RBH.

10 – Comemoração dos 50 anos da entidade.

Todas as atividades previstas para fazerem parte das comemorações dos 50 anos da entidade estão com encaminhamentos avançados.

O vídeo comemorativo está sendo ultimado pela professora Ana Maria Mauad. O livro do professor Manoel Luiz Salgado Guimarães já está pronto. Já recebemos da editora da UERJ parte de nossa cota.

O livro da professora Alice Canabrava está pronto para a impressão. Depois de superadas questões ligadas a diretos autorais acabamos de assinar o contrato para sua impressão.

O livro fruto da Tese agraciada com o prêmio Manoel Luiz Salgado Guimarães também já se encontra em fase de revisão final pelo autor para a impressão. O contrato com a editora da UNESP já foi assinado. O livro que reunirá as análises sobre as historiografias dos Estados nos últimos cinqüenta anos também está em fase de preparação para impressão pela editora Contexto.

A digitalização do acervo da entidade segue sendo feita pela professora Ana Maria Camargo que se dedica a digitalização da documentação administrativa depois de concluída a digitalização da documentação referente aos Simpósios Nacionais.

 
 
 

PROFESSOR DE HISTÓRIA DA AMÉRICA PORTUGUESA I e II
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Campus Assis(Unesp/Assis)
Inscrições: até 30/06/2011
Mais informações

PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E II
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Campus Assis(Unesp/Assis)
Inscrições: até 30/06/2011
Mais informações

PROFESSOR HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
Instituição: Universidade Federal de Pelotas (Ufpel)
Inscrições: até 30/06/2011
Mais informações

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO - UNIVERSIDADE DE LISBOA
Instituição: Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Inscrições: até 15/07/2011
Mais informações

PESQUISADOR NÍVEL "C" - DEMOGRAFIA HISTÓRICA DO NÚCLEO DE ESTUDOS DE POPULAÇÃO
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Inscrições: até 30/06/2011
Mais informações

SELEÇÃO DE BOLSISTA PRODOC
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Inscrições: até o preenchimento da vaga
Mais informações

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA CONTEMPORÂNEA
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Inscrições: até 30/06/2011
Mais informações

BOLSAS REUNI DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO – NÍVEL PÓS-DOUTORADO
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Inscrições: leia edital
Mais informações

BOLSAS PARA PÓS-GRADUAÇÃO NA ALEMANHA
Instituição: Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD)
Inscrições: até 31/07/2011
Mais informações

PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA CULTURAL: NARRATIVAS E LINGUAGENS
Instituição: Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí (UFG/Jataí)
Inscrições: acesse o site
Mais informações

 
 
 
  LIVRO - REVISTA DO NELE
Autores: Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (NELE)
Editora: Ateliê Editorial
Mais informações
     
  HISTÓRIAS DE PAÍSES IMAGINÁRIOS - VARIEDADES DOS LUGARES UTÓPICOS
Organizadores: Marcos Antônio Lopes; Renato Moscateli
Editora: Universidade Estadual de Londrina
Mais informações
     
  PEQUENA HISTÓRIA DO TERRITÓRIO OFAIÉ
Autor: Carlos Alberto dos Santos Dutra
Editora: Clube de Autores
Mais informações
     
  A CORUJA DE MINERVA: O MUSEU PARAENSE ENTRE O IMPÉRIO E A REPÚBLICA (1866-1907)
Autor: Nelson Sanjad
Editora: Fiocruz
Mais informações
     
  CARLOS CHAGAS FILHO: CIENTISTA BRASILEIRO, PROFISSÃO ESPERANÇA
Autoras: Nara Azevedo e Ana Luce Girão S. de Lima
Editora: Fiocruz
Mais informações
     
  NOS DOMÍNIOS DO CORPO: O SABER MÉDICO LUSO-BRASILEIRO NO SÉCULO XVIII
Autor: Jean Luiz Neves Abreu
Editora: Fiocruz
Mais informações
     
  REGISTROS FOTOGRÁFICOS, PATRIMÔNIO E MEMÓRIA DA USP
Autora: Maria Lúcia Bressan Pinheiro
Editora: Edusp
Mais informações
     
  TEORIA DA HISTÓRIA - VOL. I - PRINCÍPIOS E CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Autor: José D'Assunção Barros
Editora: Vozes
Mais informações
     
  A POLÍTICA DA ESCRAVIDÃO NO IMPÉRIO DO BRASIL
Autor: Tâmis Parron
Editora: Civilização Brasileira
Mais informações
     
  AS REPÚBLICAS NO BRASIL: POLÍTICA, SOCIEDADE E CULTURA
Organizador: Jorge Ferreira
Editora: UFF
Mais informações
     
  ANARQUISMO, CRÍTICA E AUTOCRÍTICA
Autor: Murray Bookchin
Editora: Hedra
Mais informações
     
  PODER, CLASSE OPERÁRIA E "DITADURA DO PROLETARIADO"
Autor: René Berthier
Editora: Imaginário
Mais informações
     
  HISTÓRIA DA "CONSCIÊNCIA HISTÓRICA" OCIDENTAL CONTEMPORÂNEA - HEGEL, NIETZSCHE, RICOEUR
Autor: José Carlos Reis
Editora: Autêntica
Mais informações
     
  DESCONSTRUINDO O LATIFÚNDIO: A SAGA DA REFORMA AGRÁRIA NO NORTE FLUMINENSE
Organizadores:Marcos A. Pedlowski, Julio Cezar P. Oliveira e Karla Aguiar Kury
Editora: Apicuri
Mais informações
     
  UMA TRAJETÓRIA NA GRÉCIA ANTIGA, HOMENAGEM À NEYDE THEML
Organizadores: Adriene Baron Tacla, Norma Musco Mendes, Ciro Flamarion Cardoso e Alexandre Carneiro Cerqueira Lima
Editora: Apicuri
Mais informações
     
  POVOAMENTO, CATOLICISMO E ESCRAVIDÃO NA ANTIGA MACAÉ ( SÉCULOS XVII AO XIX)
Organizadores: Márcia Amantino, Cláudia Rodrigues, Carlos Engemann e Jonis Freire
Editora: Apicuri
Mais informações
     
  O PARTIDO NAZISTA NO PARANÁ (1933 - 1942)
Autor: Rafael Athaides
Editora: UEM
Mais informações

 

 

 
 

IX ENCONTRO INTERNACIONAL DOS ESTUDOS MEDIEVAIS: O OFÍCIO DO MEDIEVALISTA (novo)
Data: 04 a 08 de julho de 2011
Local: Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
Mais informações

V ENCONTRO NACIONAL DA ABED: DEMOCRACIA, DEFESA E FORÇAS ARMADAS
Data: 08 a 10 de agosto de 2011
Local: Entre em contato com a organização
Mais informações

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS INQUISITORIAIS: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
Data: 10 a 14 de agosto de 2011
Local: Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Mais informações

IX MOSTRA DE PESQUISA DO APERS
Data: 13, 20 e 27 de agosto e 03 de setembro de 2011
Local: Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS)
Mais informações

ENCONTRO INTERNACIONAL FRANCO-BRASILEIRO ARISTOCRACIA E IGREJA NA IDADE MÉDIA (novo)
Data: 15 a 17 de agosto de 2011
Local: Universidade de São Paulo (USP)
Mais informações

III SIMPÓSIO DE PESQUISA ESTADO E PODER: PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE HEGEMONIAS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO (novo)
Data: 16 a 18 de agosto de 2011
Local: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Marechal Cândido Rondon (UNIOESTE - Marechal Rondon)
Mais informações

5º SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA: BIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Data: 22 a 25 de agosto de 2011
Local: Universidade Federal de Ouro Preto - Campus Mariana (UFOP - Mariana)
Mais informações

IV CICLO INTERNACIONAL DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS E XII CICLO DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS - ANTIGUIDADE E MEDIEVALIDADE: IMAGENS, SÍMBOLOS E RESSIGNIFICAÇÕES (novo)
Data: 22 a 25 de agosto de 2011
Local: Universidade Estadual Paulista - Campus Assis (UNESP/Assis)
Mais informações

III ENCONTRO DE NOVOS PESQUISADORES EM HISTÓRIA
Data: 23 a 26 de agosto de 2011
Local: Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Mais informações

V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: CULTURAS E IDENTIDADES (novo)
Data: 29 de agosto a 01 de setembro de 2011
Local: Universidade Federal de Goiás - Campus Samambaia (UFG-Samambaia)
Mais informações

XVI CONGRESO INTERNACIONAL DE AHILA
Data: 06 a 09 de setembro de 2011
Local: Universidad de Cádiz (UCA)
Mais informações

II CICLO DE PALESTRAS SOBRE HISTÓRIA REGIONAL: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA (SUL) MATO-GROSSENSE (novo)
Data: 12 a 16 de setembro de 2011
Local: Armazém Cultural Helena Meireles
Mais informações

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DO SUDESTE GOIANO: HISTÓRIA, SANTIDADE E GÊNERO (novo)
Data: 13 a 15 de setembro de 2011
Local: Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (UFG-Catalão)
Mais informações

OS CAMINHOS DA HISTÓRIA DA ARTE DESDE GIORGIO VASARI: CONSOLIDAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA (novo)
Data: 19 a 23 de setembro de 2011
Local: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Mais informações

XXI CICLO DE DEBATES EM HISTÓRIA ANTIGA - TEMPO & ESPAÇO (novo)
Data: 19 a 23 de setembro de 2011
Local: Instituto de História (UFRJ)
Mais informações

V CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA (novo)
Data: 21 a 23 de setembro de 2011
Local: Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Mais informações

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: HISTÓRIA E MÍDIA
Data: 26 a 30 de setembro de 2011
Local: Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí (UFG/Jataí)
Mais informações

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA REGIONAL: MERCOSUL: INTEGRAÇÃO E DESENCONTROS
Data: 28 a 30 de setembro de 2011
Local: Universidade de Passo Fundo (UPF)
Mais informações

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM MEMÓRIA E PATRIMÔNIO (novo)
Data: 05 a 10 de outubro de 2011
Local: Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Mais informações

VI SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA E III SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA CULTURA E SOCIEDADE (novo)
Data: 17 a 21 de outubro de 2011
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Mais informações

XIV SEMANA DE HISTÓRIA E II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA (novo)
Data: 25 a 28 de outubro de 2011
Local: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Três Lagoas (UFMS-Três Lagoas)
Mais informações

CONFERÊNCIA - BRASIL EM PERSPECTIVA GLOBAL (1870-1945)
Data: 27 a 29 de outubro de 2011
Local: Instituto Latino Americano (LAI) da Freie Universität Berlin
Mais informações

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE
Data: 07 a 09 de novembro de 2011
Local: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Mais informações

TERCEIRO CONGRESSO INTERNACIONAL UFES/UNIVERSITÉ PARIS-EST/UNIVERSIDADE DO MINHO: TERRITÓRIOS, PODERES, IDENTIDADES TERRITOIRES, POUVOIRS, IDENTITÉS
Data: 07 a 10 de novembro de 2011
Local: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Mais informações

V SIMPÓSIO LINGUAGENS E IDENTIDADES DA /NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL, IV COLÓQUIO INTERNACIONAL: AS AMAZÔNIAS, AS ÁFRICAS E AS ÁFRICAS NA PAN-AMAZÔNIA (novo)
Data: 07 a 11 de novembro de 2011
Local: Universidade Federal do Acre (UFAC)
Mais informações

CONGRÈS INTERNATIONAL DE RECHERCHE EN SCIENCES HUMAINES ET SOCIALES (novo)
Data: 24 a 28 de julho de 2012
Local: Hotel Concorde La Fayette, Paris, França
Mais informações

54 CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS: CONSTRUINDO DIÁLOGOS NAS AMÉRICAS (novo)
Data: 15 a 20 de julho de 2012
Local: Universidade de Viena
Mais informações

 
 
 

REVISTA ELETRÔNICA EM DEBATE (novo)
Tema: Comunas, Conselhos, Autogestão e Autonomia: memória histórica e análise sociológica
Prazo: 01/07/2011
Site

REVISTA CENTRO DE PRESERVAÇÃO CULTURAL USP (novo)
Tema: Acesse o site
Prazo: 25/07/2011
Site

REVISTA HISTÓRIA ORAL (novo)
Tema: História oral, patrimônio e memória
Prazo: 31/07/2011
Site

REVISTA TEMPOS HISTÓRICOS
Tema: História e natureza
Prazo: 10/08/2011
Site

REVISTA CORDIS: REVISTA ELETRÔNICA DE HISTÓRIA SOCIAL DA CIDADE
Tema: História, Corpo e Saúde.
Prazo: 08/08/2011

Site

REVISTA CONTEMPORÂNEOS (novo)
Tema: Ciência, Tecnologia e Inovação: dilemas e dimensões sociais
Prazo: 15/08/2011
Site

REVISTA HISTÓRIA
Tema: Dossiê: História do livro e da leitura
Prazo: 30/08/2011

Site

REVISTA DO MESTRADO EM HISTÓRIA (novo)
Tema: Independências e Movimentos Sociais
Prazo: 30/08/2011
Site

REVISTA MEMÓRIA EM REDE (novo)
Tema: Memória e esquecimento
Prazo: 30/08/2011
Site

REVISTA BRATHAIR
Tema: Estudos vikings.
Prazo: 31/04/2011

Site

REVISTA DE TEORIA DA HISTÓRIA
Tema: Acesse o site
Prazo: 23/05/2011
Site

HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE — MANGUINHOS
Tema: Saúde no contexto da escravidão e pós-emancipação
Prazo: 07/2011
Site

REVISTA MIRABILIA
Tema: As relações entre História e Literatura no Mundo Antigo e Medieval
Prazo: 01/10/2011
Tema: Mística e Milenarismo na Idade Médial
Prazo: 01/05/2012
Site

REVISTA ESTUDOS HISTÓRICOS (novo)
Tema: Anos 1960
Prazo: 31/12/2011

Tema: Países de Língua Portuguesa
Prazo: 30/06/2012

Tema: História e Audiovisual
Prazo: 31/12/2012

Tema: Raça e História
Prazo: 30/06/2013

Site

 
 

PRESIDENTE:
Durval Muniz de
Albuquerque Júnior (UFRN)

VICE-PRESIDENTE:
Raquel Glezer (USP)

SECRETÁRIA GERAL:
Júnia Ferreira Furtado (UFMG)

1º SECRETÁRIO:
Nelson Schapochnik (USP)

2º SECRETÁRIO:
Luis Fernando Cerri (UEPG)

1º TESOUREIRA:
Marisa Midori Deaecto (USP)

2º TESOUREIRO:
Benito Bisso Schmidt (UFRGS)

EDITORA DA REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA:
Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ)




3ª OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL
O Museu Exploratório de Ciências - UNICAMP recebe desta segunda-feira até 9 de agosto, em sua página na internet, as inscrições para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Composta por cinco fases online e uma presencial, a competição envolve professores e alunos na resolução dos problemas propostos, com o objetivo de estimular o conhecimento e o estudo...
Leia notícia completa

IMPRENSA NEGRA
O Arquivo Público do Estado de São Paulo colocará em seu site 23 títulos de jornais e revistas da chamada "imprensa negra" brasileira. Trata-se de uma coleção de periódicos publicados por várias vertentes do movimento negro no país durante as primeiras décadas do século XX...
Leia notícia completa

QUESTÕES QUE INCOMODAM O HISTORIADOR
O objetivo deste ciclo, a ser realizado na Universidade Estadual Paulista – Campus de Franca –, é retomar algumas questões que, embora definam a prática do historiador e constituam questões fundamentais para aqueles que escrevem história ou refletem sobre ela, nem sempre são motivo de uma reflexão sistemática...
Leia notícia completa

CENTRO DE FORMAÇÃO, PESQUISA E MEMÓRIA CULTURAL CASA DO CARNAVAL
Uma iniciativa da Prefeitura do Recife. Constituímos um espaço de referência quando o assunto é a história das manifestações culturais populares. Um assunto que trata de muitos assuntos, que fala de pessoas, de economia, de política, de religião, de lugares...
Leia notícia completa

MOSTRA ETNODOC
Estão sendo exibidos na programação da TV Brasil desde o dia 21/04 , toda quinta-feira, no horário das 00h, os 16 documentários premiados na segunda edição do "Edital de apoio à produção de documentários etnográficos sobre o patrimônio cultural imaterial brasileiro" (Etnodoc 2009).
Leia notícia completa

EXPOSIÇÃO VIRTUAL LEVA MANUSCRITOS PARA AS SALAS DE AULA
O Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo torna pública a exposição "Manuscritos na História", buscando trazer, aos olhos do público, um pouco da história e das mudanças, ao longo do tempo, de documentos produzidos sob a forma manuscrita.
Leia notícia completa

ANPUH-SEÇÃO SC E A GREVE DOS PROFESSORES
A Diretoria da Associação Nacional de História – Seção Santa Catarina (ANPUH-Seção SC) vem a público se manifestar em relação à greve dos professores da rede pública estadual de Santa Catarina, iniciada em 18 de maio de 2011...
Leia notícia completa

REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
V. 15, n. 33, mantida pela Asphe/RS.
Leia notícia completa

REVISTA IEB 52
A presente edição da Revista do Instituto de Estudos Brasileiros conta com artigos de César Braga-Pinto, ... A revista pode ser adquirida no IEB.
Leia notícia completa

SÆCULUM – REVISTA DE HISTÓRIA
N. 24 (jan./jun. 2011)
Leia notícia completa

CADERNOS DO TEMPO PRESENTE
Edição Nº 04.
Leia notícia completa

HISTÓRIA & LUTA DE CLASSES
Temos a satisfação de informar que a revista, editada regularmente e de forma periódica desde 2005, encontra-se disponível on line
Leia notícia completa

REVISTA CONTEMPORÂNEA
Lançamento.
Leia notícia completa

REVISTA CONTEMPORÂNEOS
Já se encontra disponível, on line, a oitava edição.
Leia notícia completa

BOLETIM DO ARQUIVO EDGARD LEUENROTH
De junho de 2011
Leia notícia completa



 

Informativo Eletrônico da ANPUH - Edição nº 15 - Ano 3
Expediente: Nelson Schapochnik (editor), Pablo Serrano (secretário), Mario Guimarães (webdesigner). Todos os direitos reservados. www.anpuh.org

Fale conosco: informe@anpuh.org