Julho e Agosto foram meses intensos para a maioria de nossas seções estaduais, em virtude da realização de seus encontros de História (embora alguns desses eventos tenham se realizado antes e outros ainda estejam programados para ocorrer até o final do ano). Tive a oportunidade de participar de vários deles, o que me permitiu constatar, in loco, a pujança da nossa historiografia e a efetiva nacionalização da pesquisa histórica. Para mim, ficou muito claro que não se pode mais falar de um ou mais centros de produção historiográfica no Brasil, capazes de "irradiar" a sua influência a outras localidades, mas de uma rede múltipla e complexa, que se reforça mutuamente e que se enriquece, justamente, das diferenças entre as localidades. Obviamente, há problemas e esses não são poucos, como os que dizem respeito à articulação das instituições de ensino superior entre si e com o ensino básico, à preservação dos acervos documentais, à precariedade de recursos, e tais dificuldades se expressam na própria conformação das ANPUHs estaduais. De qualquer forma, felizmente, verifica-se também experiências inovadoras de ensino e pesquisa, contatos pujantes com centros internacionais, constituição de cursos de graduação e pós-graduação com propostas originais, onde convivem pesquisadores e professores veteranos com seus pares mais jovens, entre outras iniciativas positivas e promissoras. Enfim, creio, temos muito a comemorar.

A ANPUH-Brasil vem procurando acompanhar esta nacionalização da reflexão histórica brasileira de várias maneiras. Um símbolo desse esforço foi a realização de sua primeira reunião de diretoria e com as seções estaduais fora de sua sede. Esta ocorreu na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-Ilhéus), nos dias 13 e 14 de agosto, durante a realização do VI Encontro de História da Bahia, a convite dos colegas da ANPUH-BA [ver foto dos representantes das seções estaduais com os membros da diretoria nacional]. Na ocasião, ficou decidido que, a cada ano, uma reunião deste tipo será realizada na sede da entidade, em São Paulo, e outra em outro estado brasileiro, como forma de efetivamente "levar" a ANPUH às diversas regiões do país. Neste encontro, também foi relançada a Revista História Hoje, com novo perfil editorial, que pretende ser um fórum permanente de discussão sobre ensino de História e sobre as questões políticas que dizem respeito à nossa profissão [ver aqui].Além disso, foram tomadas as primeiras decisões a respeito do Simpósio Nacional que se realizará no mês de julho do próximo ano em Natal.

Em relação ao projeto de regulamentação da profissão de historiador, também tivemos ótimas notícias: a sua aprovação na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, com relatório favorável da Senadora Vanessa Grazziotin (AM) [ver notícia aqui]. Agora o projeto aguarda inclusão na ordem do dia para discussão em Plenário. A ANPUH-Brasil continua acompanhando a tramitação da matéria e junto com as seções estaduais entrou em contato com os senadores solicitando apoio ao projeto. Já recebemos respostas favoráveis dos senadores/as Álvaro Dias (PR), Ana Amélia Lemos (RS), Paulo Paim (RS – proponente do projeto) e João Capiberipe (AP). Associado: não deixe de assinar e divulgar nosso abaixo assinado [instruções aqui] e de escrever aos senadores de seu estado solicitando apoio ao projeto [ver lista de contatos aqui]. Nossa mobilização coletiva é fundamental!!

Também noticiamos que, em vários estados, estão se formando, à exemplo do que aconteceu em âmbito federal, comissões da verdade para averiguar as violações de direitos humanos cometidas em nosso país, sobretudo no período da ditadura civil-militar iniciada em 1964, algumas delas incluindo historiadores. Apresentamos neste informativo a reflexão da professora Céli Pinto, do Departamento de História da UFRGS, integrante da Comissão da Verdade do RS, sobre essas iniciativas [ver aqui]. Solicitamos aos colegas que participam de comissões semelhantes que enviem seus posicionamentos para publicarmos em nosso informativo, a fim de que possamos ter um acúmulo de debates a respeito do tema. A ANPUH-Brasil coloca-se à disposição destas comissões, Federal e estaduais, a bem da cidadania e do conhecimento da história recente de nosso país.

A versão em português da edição 63 (junho/2012) da Revista Brasileira de História com dossiê Igreja e Estado foi entregue ao Scielo e aguarda apenas a indexação. Já a versão em inglês está em fase de finalização. Fiquem de olho em nosso site para o lançamento. Lembramos que estão encerradas as submissões de textos para a edição 64 (dezembro/2012), com dossiê Trabalho e Trabalhadores.

É também importante avisar aos interessados que a nossa previsão para o lançamento do site do Simpósio Nacional de História de 2013 é de 06 de setembro. Fiquem atentos, pois assim que ele estiver no ar já começaremos a receber as propostas de Simpósios Temáticos e Minicursos.

Das novidades de nossa secretaria geral, infomamos que o próximo encontro dos coordenadores de programas de pós-graduação será em Brasília, na sede da CAPES, nos dias 2 e 3 de outubro de 2012, para a avaliação anual dos programas, referente aos dados de 2011. Essa reunião faz parte da avaliação continuada do triênio 2010-2012. Após a reunião da CAPES, será realizado, no dia 04 de outubro, na UNB, o XLIV FÓRUM DOS COORDENADORES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA, para avaliar a reunião da CAPES e traçar as metas para o ano de 2013.

Por fim, com alegria, informamos a realização do primeiro evento "Historiador: perfis profissionais" sobre o tema "O perfil profissional dos historiadores atuantes em arquivos", que se realizará no Arquivo Público de SP nos dias 6 e 7 de dezembro do corrente ano, com a finalidade de discutir a formação e a atuação dos historiadores que atuam junto aos acervos documentais [ver programação aqui]. Colegas atuantes em arquivos: não deixem de comparecer!

Que venham novas boas notícias!

Saudações anpuhanas,

Benito Bisso Schmidt
Presidente da ANPUH-Brasil (2011-2013)

 
 

SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA PROFESSOR VISITANTE
Instituição: Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Inscrições: até 04/09/2012
Mais informações

PROFESSOR ADJUNTO DE ARQUIVOLOGIA
Instituição: Universidade Federal Fluminense (UFF)
Inscrições: até 06/09/2012
Mais informações

COMISSÃO NACIONAL DE INCENTIVO À CULTURA – CNIC
Instituição: Ministério da Cultura (MINC)
Inscrições: até 06/09/2012
Mais informações

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PPGHIS
Instituição: Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Inscrições: até 10/09/2012
Mais informações

PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Inscrições: de 10 até 14/09/2012
Mais informações

PÓS-GRADUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM CULTURAS E IDENTIDADES BRASILEIRAS
Instituição: Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP)
Inscrições: de 10 a 14/09/2012
Mais informações

2ª EDIÇÃO DO CONCURSO CEHIBRA FONTE DA MEMÓRIA
Instituição: Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
Inscrições: até 30/09/2012
Mais informações

DOIS CARGOS PARA PROFESSOR DE HISTÓRIA ANTIGA
Instituição: Universidade de São Paulo (FFLCH/USP)
Inscrições: de 03/09 até 02/10/2012
Mais informações

SELEÇÃO 2013 – MESTRADO EM HISTÓRIA REGIONAL E EM ENSINO DE HISTÓRIA E SABERES HISTÓRICOS
Instituição: Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Inscrições: de 17/09 até 11/10/2012
Mais informações

PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Inscrições: de 10/09 a 11/10/2012
Mais informações

SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA- TURMA 2013
Instituição: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Inscrições: de 03/09 a 15/10/2012
Mais informações

MESTRADO ACADÊMICO EM DIREITOS HUMANOS
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Inscrições: de 01 a 26/10/2012
Mais informações

PROCESSO SELETIVO INGRESSO 2013
Instituição: Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Inscrições: de 24/09 até 26/10/2012
Mais informações

 
 
 
 

DEMOCRACIA, FEDERALISMO E CENTRALIZAÇÃO NO BRASIL
Autora: Marta Arretche
Editora: Fiocruz e FGV
Mais informações

     
 

CATIVOS DO REINO: A CIRCULAÇÃO DE ESCRAVOS ENTRE PORTUGAL E BRASIL, SÉCULOS 18 E 19
Autor: Renato Pinto Venancio
Editora: Alameda
Mais informações

     
 

MULHERES E PODER NO ALTO SERTÃO DA BAHIA
Autor: Marcos Profeta Ribeiro
Editora: Alameda
Mais informações

     
 

BRAÇOS PARA A COLHEITA
Autora:Cláudia Alessandra Tessari
Editora: Alameda
Mais informações

     
 

HISTÓRIA E DOCUMENTÁRIO
Organizadores: Eduardo Morettin, Marcos Napolitano, Monica Almeida Kornis
Editora: FGV
Mais informações

     
 

A NATUREZA AUTORITÁRIA DO ESTADO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO – ELEMENTOS DE HISTÓRIA E QUESTIONAMENTOS POLÍTICOS
Autor: Carlos Bauer
Editora: Sundermann
Mais informações

     
 

CAPÍTULOS DE HISTÓRIA DO NORTE-NORDESTE: PODER, CULTURA E SOCIEDADE
Organizador: Helder Alexandre
Editora: BOOKESS
Mais informações

     
 

SERTÕES DO SERIDÓ: ESTUDOS DE HISTÓRIA COLONIAL
Autor: Helder Alexandre
Editora: BOOKESS
Mais informações

     
 

A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO OESTE PAULISTA
Autor: Rodrigo Modesto Nascimento
Editora: Paco Editorial
Mais informações

     
 

MARTINHO LUTERO, UM DESTINO
Autor: Lucien Febvre
Editora: Três Estrelas
Mais informações

     
 

MIS - UM MUSEU CAMPINEIRO BRASILEIRO
Autora: Mirna Vasconcellos
Editora: Pontes
Mais informações

 

 

 
 

XXI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SÃO PAULO: TRABALHO, CULTURA E MEMÓRIA
Data: 03 a 06 de setembro de 2012
Local: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Mais informações

13º SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA
Data: 03 e 06 de setembro de 2012
Local: Universidade de São Paulo (USP)
Mais informações

IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL: TRABALHO, ECONOMIA E POPULAÇÕES NO MUNDO IBERO-AMERICANO (SÉCULOS XV A XIX)
Data: 3 a 6 de setembro de 2012
Local: Universidade Federal do Pará (UFPA)
Mais informações

II FORO DE HISTORIA DEL PARAGUAY: 400 ANALES: HOMENAJE A RUY DÍAZ DE GUZMAN. REPRESENTACIÓN HISTÓRICA, ANÁLISIS REGIONAL Y FRONTERAS
Data: 06 e 07 de setembro de 2012
Local: Universidad Nacional de Asuncion (UNA)
Mais informações

II CONGRESSO FLUMINENSE DE HISTÓRIA ECONÔMICA
Data: 10 a 13 de setembro de 2012
Local: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Mais informações

VII ENCONTRO REGIONAL DE HISTORIA DA ANPUH-MT: SUJEITOS E HISTÓRIAS
Data: 10 a 15 de setembro de 2012
Local: Universidade Federal do Mato Grosso - Campus Rondonópolis (UFMT/Rondonópolis)
Mais informações

A ESQUERDA NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA, PRESENTE, PERSPECTIVAS
Data: 11 a 13 de setembro de 2012
Local: Universidade de São Paulo – FFLCH (USP)
Mais informações

XIII CONGRESO DA SOCIEDAD LATINOAMERICANA DE ESTUDOS SOBRE AMÉRICA LATINA Y DEL CARIBE (novo)
Data: 11 a 14 de setembro de 2012
Local: Universidad de Cartagena (Cartagena de Indias, Colombia)
Mais informações

JORNADAS JAIME CORTESÃO: CÁTEDRA JAIME CORTESÃO - 20 ANOS (novo)
Data: 12 a 14 de setembro de 2012
Local: Cátedra Jaime Cortesão (FFLCH/USP)
Mais informações

II JORNADAS MERCOSUL: MEMÓRIA, AMBIENTE E PATRIMÔNIO
Data: 17 a 19 de setembro de 2012
Local: Centro Universitário La Salle (UNILASALLE)
Mais informações

2° SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA AMBIENTAL E MIGRAÇÕES
Data: 17 a 19 de setembro de 2012
Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mais informações

COLÓQUIO INTERNACIONAL: ROUSSEAU 300 ANOS - "EU SOU OUTRO"
Data: 17 a 21 de setembro de 2012
Local: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Mais informações

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: HISTORIA E DIVERSIDADE CULTURAL
Data: 25 a 27 de setembro de 2012
Local: Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí (UFG/Jataí)
Mais informações

I ENCONTRO INTERNACIONAL FRONTEIRAS E IDENTIDADES
Data: 25 a 28 de setembro de 2012
Local: Universidade Federal de Pelotas (UFP)
Mais informações

III SIMPÓSIO NACIONAL EM HISTÓRIA TRABALHO, CULTURA E PODER: MEMÓRIAS, MOVIMENTOS SOCIAIS E HIDROELÉTRICAS
Data: 25 a 28 de setembro de 2012
Local: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Marechal Cândido Rondon (UNIOESTE)
Mais informações

JORNADAS DE TRABAJO: EXILIOS POLÍTICOS DEL CONO SUR EN EL SIGLO XX: AGENDAS, PROBLEMAS Y PERSPECTIVAS CONCEPTUALES
Data: 26 a 28 de setembro de 2012
Local: Universidad Nacional de la Plata, Argentina (UNLP)
Mais informações

V SIMPÓSIO DE POLÍTICA E CULTURA: CULTURAS POLÍTICAS E PRÁTICAS CULTURAIS
Data: 26 a 28 de setembro de 2012
Local: Universidade Severino Sombra (USS)
Mais informações

XX SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO E COLONIZAÇÃO E SEMINÁRIO INTERNACIONAL "A HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO E SUA(S) ESCRITA(S)"
Data: 26 a 28 de setembro de 2012
Local: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Mais informações

SEMINÁRIO 10 ANOS GRUPHESP: HISTÓRIA, SABERES E AÇÕES INSTITUINTES EM EDUCAÇÃO (novo)
Data: 26 de setembro, 25 de outubro e 29 de novembro de 2012
Local: Universidade Federal Fluminense (UFF - Campus Gragoatá)
Mais informações

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
Data: 01 a 03 de outubro de 2012
Local: Universidade Federal do Ceará (UFC)
Mais informações

II SEMANA DE HISTÓRIA DA LICENCIATURA DO IFG (novo)
Data: 01 a 04 de outubro de 2012
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
Mais informações

XI ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ANPUH MATO GROSSO DO SUL - HISTÓRIA E DIVERSIDADE: ENSINO E PESQUISA NAS FRONTEIRAS
Data: 01 a 05 de outubro de 2012
Local: Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
Mais informações

V CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA
Data: 01 a 05 de outubro de 2012
Local: Hotel Pestana, Salvador, BA
Mais informações

VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM MEMÓRIA E PATRIMÔNIO - PATRIMONIALIZAÇÕES: ATORES E CONFLITOS (novo)
Data: 03 a 05 de outubro de 2012
Local: Associação Comercial de Pelotas (ACP)
Mais informações

IV SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUANDOS EM HISTÓRIA MODERNA
Data: 04 e 05 de outubro de 2012
Local: Universidade Federal Fluminense (UFF)
Mais informações

VI SEMINÁRIO ANUAL DO LABORATÓRIO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESQUERDA E DAS LUTAS SOCIAIS (novo)
Data: 04 a 08 de outubro de 2012
Local: Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Mais informações

XXIX SEMANA DE HISTÓRIA - "O MUNDO ATLÂNTICO: TEMPOS E ESPAÇOS (novo)
Data: 08 a 10 de outubro de 2012
Local: Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis)
Mais informações

XXXI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA COMISSÃO DE INSTRUMENTOS CIENTÍFICOS
Data: 08 a 12 de outubro de 2012
Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST - Rio de Janeiro/RJ)
Mais informações

IV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE HISTÓRIA ECONÔMICA & VI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA ECONÔMICA
Data: 09 a 11 de outubro de 2012
Local: Universidade de São Paulo (FFLCH e FEA)
Mais informações

XIII ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH PARANÁ - A ESCRITA DA HISTÓRIA
Data: 12 a 15 de outubro de 2012
Local: Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Mais informações

IX ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ANPUH-ES: HISTÓRIA, POLÍTICA E LIBERDADE (novo)
Data: 15 a 18 de outubro de 2012
Local: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Mais informações

II SIMPÓSIO NACIONAL HISTÓRIA DO CRIME, POLÍCIA E JUSTIÇA CRIMINAL
Data: 17 a 19 de outubro de 2012
Local: Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Mais informações

ENCONTRO NACIONAL DO GT DE PATRIMÔNIO CULTURAL DA ANPUH
Data: 22 a 24 de outubro de 2012
Local: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP Leste)
Mais informações

8º SEMINÁRIO DE CIDADES FORTIFICADAS E 3º ENCONTRO TÉCNICO DE GESTORES DE FORTIFICAÇÕES
Data: 22 a 26 de outubro de 2012
Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mais informações

VII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA
Data: 22 a 26 de outubro de 2012
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Mais informações

CONGRESSO NACIONAL - PENÍNSULA IBÉRICA: ANTIGUIDADE, MEDIEVO E SUAS PROJEÇÕES NO SÉCULO XVI
Data: 22 a 26 de outubro de 2012
Local: Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Mais informações

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTADOS AMERICANOS: PESQUISAS ACADÊMICAS CONTEMPORÂNEAS
Data: 22 a 26 de outubro de 2012
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Mais informações

O COLAPSO DAS DITADURAS: SUL DA EUROPA, AMÉRICA LATINA, LESTE EUROPEU E ÁFRICA DO SUL - HISTÓRIA E MEMÓRIA
Data: 22 a 26 de outubro de 2012
Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Mais informações

ENCONTRO INTERNACIONAL FRONTEIRAS, HISTÓRIA E IDENTIDADES & II COLÓQUIO DE HISTÓRIA E SABER HISTÓRICO: FRONTEIRAS BRAGANTINAS
Data: 23 a 26 de outubro de 2012
Local: Universidade Federal do Pará (UFPA)
Mais informações

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE MUSEOLOGIA: PATRIMÔNIOS E ACERVOS (novo)
Data: 24 a 26 de outubro de 2012
Local: Museu da Bacia do Paraná (MBP)
Mais informações

IV SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS AFRO-BRASILEIROS E I SEMANA AFRO-PARAIBANA: LITERATURA, MEMÓRIA, HISTÓRIA (novo)
Data: 30 de outubro a 01 de novembro de 2012
Local: Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Mais informações

I COLÓQUIO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS: PERSPECTIVAS DA ESCANDINAVÍSTICA
Data: 31 de outubro a 01 de novembro de 2012
Local: Universidade Federal Fluminense - Campus Gragoatá (UFF-Gragoatá)
Mais informações

IV ENCONTRO DO GT HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E DAS RELIGIOSIDADES (novo)
Data: 07 a 09 de novembro de 2012
Local: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Mais informações

VIII SEMINARIO RACISMO E EDUCAÇÃO E VII SEMINÁRIO GÊNERO, RAÇA E ETNIA: A MULHER NEGRA E INDÍGENA NO SÉCULO XXI
Data: 08 a 10 de novembro de 2012
Local: Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Mais informações

VII COLÓQUIO HISTÓRIA E ARQUEOLOGIA DA AMÉRICA INDÍGENA
Data: 12 a 14 de novembro de 2012
Local: Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da Universidade de São Paulo (CEMA-USP)
Mais informações

VI JORNADAS DE HISTÓRIA DO TRABALHO e II SEMINÁRIO INTERNACIONAL MUNDOS DO TRABALHO
Data: 27 a 30 de novembro de 2012
Local: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV)
Mais informações

MOVIMIENTOS SOCIALES, ESTADOS Y PARTIDOS POLÍTICOS EN AMÉRICA LATINA: (RE)CONFIGURACIONES INSTITUCIONALES, EXPERIENCIAS DE ORGANIZACIÓN Y RESISTENCIA
Data: 28 a 30 de novembro de 2012
Local: Universidad Nacional de Cuyo / Mendoza – Argentina (UNCU)
Mais informações

AFRICANOS NAS AMÉRICAS: RECONSTRUINDO VIDAS NUM NOVO MUNDO (1675-1825)
Data: 14 a 16 de março de 2013
Local: University of West Indies - Cave Hill, Barbados (UWI)
Mais informações

 
 
 

CONFLUENZE RIVISTA DI STUDI IBEROAMERICANI
Tema: Rethinking Authoritarianism
Prazo: 01/09/2012

Site

SÆCULUM - REVISTA DE HISTÓRIA
Tema: História e Práticas Cotidianas
Prazo: 06/09/2012

Tema: História e História da Arte
Prazo: 12/04/2013
Site

ANAIS DE HISTÓRIA DE ALÉM-MAR
Tema: The Codex Casanatense 1889: open questions and new perspectives
Prazo: 15/09/2012
Site

REVISTA HISTÓRIA (novo)
Tema: Religiões e religiosidade
Prazo: 30/09/2012
Site

REVISTA ANOS 90
Tema: Redes Latino-americanas
Prazo: 30/09/2012
Site

HISTORIAE
Tema: Os Viajantes na América Latina
Prazo: 15/10/2012
Site

HISTÓRIA (SÃO PAULO)
Tema: Os novos mundos na construção da cultura Ocidental
Prazo: 20/10/2012
Site

REVISTA HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA
Tema: Os cursos de história: lugares, práticas e produções
Prazo: 15/11/2012

Tema: Teoria da história da historiografia
Prazo: 15/02/2013
Site

ALBUQUERQUE
Tema: Midia e Política
Prazo: 21/11/2012

Tema: Cultura e Diversidade
Prazo: 22/05/2013
Site

REVISTA CORDIS (novo)
Tema: Revoluções, Cultura e Política na América Latina
Prazo: 01/12/2012
Site

REVISTA HISTÓRIA HOJE
Tema: O lugar da formação do professor nos cursos de História
Prazo: 20/12/2012

Tema: O ensino de História e o tempo presente
Prazo: 20/06/2013
Site

REVISTA ESTUDOS HISTÓRICOS
Tema: História e Audiovisual
Prazo: 31/12/2012

Tema: Raça e História
Prazo: 30/06/2013

Site

REVISTA ESTUDOS HISTÓRICOS (novo)
Tema: História e Audiovisual
Prazo: 31/12/2012

Tema: Raça e História
Prazo: 31/06/2013
Site

PATRIMÔNIO E MEMÓRIA
Tema: Cultura indígena e identidades
Prazo: 28/02/2013

Tema: Fotografia e seus usos
Prazo: 30/07/2013
Site

CONTEMPORÂNEOS - REVISTA DE ARTES E HUMANIDADES
Tema: Patrimônio Cultural
Prazo: 15/03/2013

Tema: Processos, Metodologias, Linguagens Artísticas e Contemporaneidade
Prazo: 15/07/2013
Site

PORTUGUESE LITERARY & CULTURAL STUDIES
Tema: South Atlantic, Past and Present
Prazo: 01/10/2012
Site

REVISTA CONTEMPORÂNEA
Tema: Regimes Autoritários e Sociedades
Prazo: 31/10/2012

Site

REVISTA TRILHAS DA HISTÓRIA (novo)
Tema: Deslocamento, Oralidades e Intolerâncias na História
Prazo: 30/03/2013

Tema: Política e Movimentos Sociais
Prazo: 30/08/2013
Site

CADERNOS DO TEMPO PRESENTE
Tema: Acesse o site
Prazo: fluxo contínuo

Site

ALMANACK
Tema: A formação do Brasil e o mundo ocidental nos séculos XVIII e XIX
Prazo: fluxo contínuo

Site

REVISTA ESTUDOS AMAZÔNICOS
Tema: Fluxo Contínuo
Prazo: Acesse o site
Site

REVISTA EXPEDIÇÕES: TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
Tema: Acesse o site
Prazo: fluxo contínuo
Site

CADERNOS AEL
Tema: Acesse o site
Prazo: fluxo contínuo
Site

REVISTA TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS
Tema: Acesse o site
Prazo: fluxo contínuo
Site

 
 

PRESIDENTE:
Benito Bisso Schmidt (UFRGS)

VICE-PRESIDENTE:
Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN)

SECRETÁRIO GERAL:
Angelo Aparecido Priori(UEM)

1º SECRETÁRIO:
Antonio Celso Ferreira (UNESP)

2º SECRETÁRIO:
Carlos Augusto Lima Ferreira (UEFS)

1º TESOUREIRO:
Francisco Carlos Palomanes Martinho (USP)

2º TESOUREIRO:
Eudes Fernando Leite (UFGD)

EDITORA DA REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA:
Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ)

EDITORA DA REVISTA HISTÓRIA HOJE
Patricia Melo Sampaio (UFAM)

 




ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Informamos que o Arquivo Público do Estado de São Paulo disponibilizará novamente para consulta o seu acervo de jornais. Para reprodução, no momento, é necessário que consulente traga máquina própria.
Leia notícia completa

SELEÇÃO DE PROFESSORES PARA LICENCIATURA EM HISTÓRIA (CASO UECE) - CARTA DA ABEH
A Associação Brasileira de Ensino de História em resposta à solicitação encaminhada à lista GTEH_ANPUH, pela professora Isaíde Bandeira, manifesta-se, através desta nota. Foi questionado o posicionamento dos integrantes da lista, mediante decisão do Colegiado de História da Universidade Estadual do Ceará - UECE - em definir o Doutorado em História como critério para seleção de docente que atuará no Ensino de História.
Leia notícia completa

SELEÇÃO DE PROFESSORES PARA LICENCIATURA EM HISTÓRIA (CASO UECE) - CARTA DO GT DE ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO
Recentemente, circulou na lista do Grupo de Trabalho Nacional Ensino de História e Educação, da Associação Nacional História (ANPUH), um e-mail encaminhado pela professora Isaíde Bandeira, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), trazendo em anexo mensagem da professora Fátima Leitão, da mesma instituição, levantando questionamentos importantes sobre os critérios adotados no edital do concurso público para professor efetivo na área de ensino de História, da referida instituição. O e-mail repercutiu na lista provocando uma onda de indagações, questionamentos e manifestações de vários integrantes.
Leia notícia completa

GT DE ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO
Confira a Ata da última reunião deste Grupo de Trabalho.
Leia notícia completa

GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA DOS PARTIDOS E MOVIMENTOS DE DIREITA
No dia 25 de julho de 2012 foi criado o Grupo de Trabalho História dos Partidos e Movimentos de Direita da Seção Regional de Minas Gerais.

Leia notícia completa

BLOG MARXISMO21
Trata-se de blog voltado à difusão do pensamento marxista, crítico e transformador, reunindo links e indicações de revistas, artigos, eventos, textos, trabalhos acadêmicos e notícias relativas à produção acadêmica orientada pelo marxismo, em suas diferentes tradições. Já reúne expressivo material e a perspectiva é que seja alimentado permanentemente.
Leia notícia completa

SBPC E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE – PL 8035/10)
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) manifesta-se sobre a proposta do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10) aprovada por uma comissão especial no último dia 26 de junho, no qual o Governo se compromete a investir no setor pelo menos 7% do PIB do País nos primeiros cinco anos de vigência do Plano e 10% ao final de dez anos.
Leia notícia completa

CURSO DE EXTENSÃO: NAS BORDAS DAS FRONTEIRAS
As fronteiras são linhas demarcatórias instituídas entre espaços contíguos. Elas assinalam e relacionam as partes envolvidas. Ainda que possam estar num ponto de equilíbrio sem tensões aparentes, guardam algo de defensivo. Por mais imprecisas que sejam, buscam sublinhar critérios de pertencimento e de exclusão, indicam condições de passagens.
Leia notícia completa

REVISTA ESTUDOS AVANÇADOS
Confira o novo número.
Leia notícia completa

REVISTA EM TEMPO DE HISTÓRIAS
Confira o novo número.
Leia notícia completa

REVISTA CULTURA HISTÓRICA & PATRIMÔNIO
Confira o novo número.
Leia notícia completa

REVISTA CRÍTICA HISTÓRICA
Confira o novo número.
Leia notícia completa



 

Informativo Eletrônico da ANPUH - Edição nº 24 - Ano 3
Expediente: Antonio Celso Ferreira (editor), Pablo Serrano (secretário), Mario Guimarães (webdesigner). Todos os direitos reservados. www.anpuh.org

Fale conosco: informe@anpuh.org