O PERFIL PROFISSIONAL DOS HISTORIADORES ATUANTES EM ARQUIVOS

APRESENTAÇÃO

Este documento, produzido coletivamente pela plenária final do evento "O perfil profissional dos historiadores atuantes em arquivos", realizado no Arquivo Público de São Paulo (APESP) nos dias 6 e 7 de dezembro de 2012, e reunindo aproximadamente 200 pessoas, tem por finalidade apresentar às autoridades competentes, às instituições arquivísticas e demais centros de documentação, aos cursos superiores que formam profissionais para atuarem nestas instituições e à sociedade em geral, as diretrizes gerais que a comunidade brasileira de historiadores, representada pela Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil), considera imprescindíveis à formação e atuação dos profissionais de História (de acordo com o PL 4699/2012, já aprovado no Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados, que regulamenta a profissão de historiador, são profissionais de História os formados nos cursos de graduação (Licenciatura ou Bacharelado) ou pós-graduação em História) que atuam ou venham a atuar em arquivos e demais entidades que guardam e disponibilizam ao público acervos documentais arquivísticos.

O referido evento organizou-se em cinco grupos de trabalho: "Formação do historiador para atuar em arquivos", "Os historiadores e a difusão cultural em arquivos", "Os historiadores e a gestão documental", "A pesquisa feita por historiadores que trabalham em arquivos" e "Os historiadores e o atendimento aos usuários", os quais procuraram refletir sobre as atividades realizadas em entidades custodiadoras de acervos arquivísticos, considerando as seguintes circunstâncias: aquelas que devem contar com a presença de historiadores profissionais, aquelas nas quais a participação de historiadores é fortemente recomendável e aquelas cuja atuação destes profissionais agrega significativo valor. O resultado destas reflexões foi debatido em plenária, resultando no presente documento.

A conclusão final é que a presença de historiadores é imprescindível ao bom funcionamento dessas entidades custodiadoras, devendo esses profissionais atuarem nas diversas áreas e processos executados por essas instituições, compondo as equipes multidisciplinares responsáveis pelo seu funcionamento, em colaboração com profissionais de outras áreas, especialmente com os arquivistas. Também foi destacada a importância da inclusão de disciplinas e atividades voltadas ao tema nos currículos dos cursos de História a fim de que esses possam qualificar e aprofundar a formação de profissionais capazes de atuar em arquivos e entidades congêneres.

Por isso, pedimos especial atenção aos responsáveis pelos cursos de graduação e pós-graduação em História, e às instituições de caráter arquivístico para as diretrizes expressas nas páginas que seguem.

Leia o documento completo.

 
 

1- Eleição da nova chapa.

Aos 12 de abril de 2013, na sede da Associação Nacional de História, nos termos do artigo 19 do Estatuto em vigor, os membros da Comissão Eleitoral, Sra. Adriana Vidotti, Sra Cláudia Maria Ribeiro Viscardi e o Sr. Francisco Bento da Silva, nos termos do Regimento das eleições, declararam encerrada a votação eletrônica para a eleição da diretoria da ANPUH-Nacional, biênio 2013-2015, determinando a lavratura da presente ata. Encerrada a votação eletrônica, na medida em que foi dada a oportunidade de voto a todos os associados, a Chapa única inscrita para ocupar os cargos da diretoria da Associação, biênio 2013-2015, obteve 436 votos, correspondendo a 92% dos 474 votos totais, havendo 16 votos (3%) em branco e 22 votos (5%) nulos, legitimando a nova diretoria da Associação. Logo, o resultado da eleição da diretoria da Associação, biênio 2011-2013, ficou assim composta: Presidente: Rodrigo Patto Sá Motta (UFMG); Vice-Presidente: Tania Regina de Luca (UNESP-Assis); Secretário Geral: Angelo Aparecido Priori (UEM); Primeira Secretária: Gabriela Pellegrino Soares (USP); Segunda Secretária: Marta de Andrade Lima (UFRPE); Primeira Tesoureira: Marluza Harres (UNISINOS); Segunda Tesoureira: Dulce Oliveira Amarante dos Santos (UFG); Editor da Revista Brasileira de História: Alexandre Fortes (UFRRJ); Editor da Revista História Hoje: Mauro Cezar Coelho (UFPA). Nada mais havendo a tratar, foram encerrados os trabalhos, lavrando-se a presente ata que, lida e achada conforme, vai assinada pelos Membros da Comissão Eleitoral, que a encaminhará para homologação na Assembleia Geral da ANPUH, a realizar-se em Natal, durante o XXVII Simpósio Nacional, em 22 de julho de 2013, oportunidade em que os diretores eleitos tomarão posse.

sec_div

2 - Revista História Hoje.

A revista História Hoje já lançou seu segundo número com o Dossiê "Ensino de História Indígena", organizado por Circe Bittencourt (USP) e Maria Aparecida Bergamaschi (UFRGS). Encontra-se em fase de edição o número 3, organizado por Wilma Baía Coelho e Helenice Rocha (UERJ) previsto para ser lançado no Simpósio Nacional de História em Natal/RN com o Dossiê Temático "O lugar da formação dos professores nos cursos de História". O número 4 da RHHJ terá como tema "O ensino da História e o Tempo Presente" e ainda está recebendo colaborações até 20 de junho de 2013.

sec_div

3 - Revista Brasileira de História.

A Revista Brasileira de História divulga que o n.64 Trabalho e Trabalhadores já foi traduzido e encaminhado ao Scielo. Estamos em fase de avaliação de artigos para a próxima edição, n.65 (História e Demandas Sociais), cujo lançamento está previsto para julho. Lembramos que receberemos contribuições para o n.66 (História: Inclusão e Exclusões) até 15 de agosto de 2013 e que todos que os artigos que não forem contemplados para o dossiê continuarão em processo editorial e poderão ser publicados na seção de avulsos se forem aprovados.

sec_div

4 - Prêmio Teses da ANPUH-Brasil.

O vencedor do Terceiro Prêmio de Teses da Anpuh foi Vanderlei Sebastião de Souza, que defendeu a tese EM BUSCA DO BRASIL: EDGARD ROQUETTE-PINTO E O RETRATO ANTROPOLÓGICO BRASILEIRO (1905-1935), do Programa de Pós-Graduação em História da FIOCRIZ, sob a orientação do professor Robert Wegner. Vanderlei Sebastião de Souza terá sua tese publicada em livro pelas editoras da FGV e da UFRN, com o apoio da Anpuh. O prêmio será entregue oficialmente na Abertura do XXVII Simpósio Nacional de História, dia 22 de julho, em Natal. Além da tese premiada, outras duas receberam menções honrosas. A tese de Márcia Almada, DAS ARTES DA PENA E DO PINCEL: CALIGRAFIA E PINTURA EM MANUSCRITOS NO SÉCULO XVII, defendida no Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, sob a orientação da profa. Júnia Ferreira Furtado; e a tese de Cláudia Mauch DIZENDO-SE AUTORIDADE: POLÍCIA E POLICIAIS EM PORTO ALEGRE, 1896-1929, defendida no Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, sob a orientação do professor Benito Bisso Schmidt.

sec_div

5 - XXVII Simpósio Nacional de História.

Faltam menos de três meses para o mais importante evento de História do nosso país! As inscrições de trabalhos para apresentação em Simpósios Temáticos e dos graduandos já terminaram. Agora estão sendo finalizadas as avaliações e sendo enviadas as cartas de aceite.
Mas, ainda há tempo para os professores da educação básica ou do ensino superior que produzem materiais em suportes diferenciados, propostas inovadoras para o ensino de história, se inscreverem por meio das suas Secções Regionais. os interessados devem procurar a ANPUH do seu estado.
No site do evento há um formulário para cadastramento de autores interessados em lançar suas publicações durante o evento. As seções de lançamento serão na terça (23), quarta(24) e quinta(25) de julho, das 18 as 19 horas na Feira de Livros no Centro de Convivência da UFRN.
Informamos aos interessados que a agência de viagens que nos auxilia neste evento, a ApoioTur, está oferecendo 20% nas passagens pela companhia TAM e 15% nas passagens da GOL. Vale a pena contatá-los, para estadia também.

sec_div

6 - Fórum de Graduação - SNH2013

A 2ª Secretaria da Associação Nacional de História – ANPUH-Brasil, como parte da comissão organizadora do XXVII Simpósio Nacional de História, tem a satisfação de convidar os coordenadores dos cursos de História e os chefes de departamento doscursos de História para participar do Fórum de Graduação, evento que ocorrerá no dia 22 de julho de 2013 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal - RN, no auditório da Reitoria.

 
 
 

CONCURSO DE HISTÓRIA DO BRASIL - 2 VAGAS
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Inscrições: até 10/05/2013
Mais informações

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - HISTÓRIA E REGIÕES
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
Inscrições: até 31/05/2013
Mais informações

MESTRADO E DOUTORADO - 2013/2º SEMESTRE
Instituição: Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Inscrições: até 14/06/2013
Mais informações

 
 
 
 

APROXIMAÇÕES E CONVERSÕES: O INTELECTUAL ALCEU AMOROSO LIMA NO BRASIL DOS ANOS 1928 – 1946.
Autor: Cândido Moreira Rodrigues
Editora: Alameda
Mais informações

     
 

O AÇÚCAR NO VALE DO CAFÉ: ENGENHO CENTRAL DE LORENA 1881-1901.
Autor: José Evando Vieira de Melo
Editora: Alameda
Mais informações

     
 

POLÍTICAS PÚBLICAS E PATRIMÔNIO CULTURAL : ENSAIOS, TRAJETÓRIAS E CONTEXTOS.
Organizadores: Francisca Ferreira Michelon, Cláudio de Sá Machado Júnior e Ana María Sosa González
Editora:Universidade Federal de Pelotas
Mais informações

     
 

QUAL O VALOR DA HISTÓRIA HOJE?
Organizadores: Marcia De Almeida Gonçalves, Helenice Aparecida Bastos Rocha, Luís Reznik e Ana Maria Monteiro
Editora: FGV
Mais informações

     
 

BRUMAS DA HISTÓRIA - CIGANOS & ESCRAVOS NO BRASIL.
Autor: Asséde Paiva
Editora: Livraria Veredas
Mais informações

     
 

O COMÉRCIO DE AÇÚCAR - BRASIL, PORTUGAL E PAÍSES BAIXOS (1595-1630).
Autor: Daniel Strum
Editora:Versal Editores
Mais informações

     
 

JOSÉ BONIFÁCIO.
Autora: Miriam Dolhnikoff
Editora: Companhia das Letras
Mais informações

     
 

TRIUNFOS DA ELOQUÊNCIA. SERMÕES REUNIDOS E COMENTADOS (1656 A 1868).
Organizadora: Maria Renata da Cruz Duran
Editora:Universidade Federal de Fluminense
Mais informações

     
 

UFANISMO E RESSENTIMENTO: DE MINAS GERAIS AOS SERTÕES DE SÃO PAULO (SÉCULO XVIII).
Autor: Michel Kobelinski
Editora: Annablume
Mais informações

     
 

PORTUGAL, BRASIL, ÁFRICA: HISTÓRIA, IDENTIDADES E FRONTEIRAS.
Organizador: Marçal de Menezes Paredes
Editora: Oikos
Mais informações

     
 

MOÇA EDUCADA, MULHER CIVILIZADA, ESPOSA FELIZ: RELAÇÕES DE GÊNERO E HISTÓRIA EM JOSÉ DE ALENCAR.
Autora: Ana Carolina Eiras Coelho Soares
Editora: EDUSC
Mais informações

 

 

 
 

XIV SEMANA DE HISTÓRIA E II ENCONTRO DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA: HISTÓRIA E MEIO AMBIENTE (novo)
Data: 08 a 10 de maio de 2013
Local: Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS)
Mais informações

II ENCONTRO DE ENSINO DE HISTÓRIA: ENSINAR HISTÓRIA NO SÉCULO XXI: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA (novo)
Data: 13 a 15 de maio de 2013
Local: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Mais informações

III SEMINÁRIO PET HISTÓRIA – HISTÓRIA & ENSINO DE HISTÓRIA (novo)
Data: 14 a 17 de maio de 2013
Local: UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA)
Mais informações

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: HISTÓRIA E CULTURA: IDENTIDADES E REGIÕES (novo)
Data: 14 a 17 de maio de 2013
Local: Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-Irati)
Mais informações

VI ENCONTRO ESCRAVIDÃO & LIBERDADE NO BRASIL MERIDIONAL
Data: 15 a 18 de maio de 2013
Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mais informações

DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA NO SÉCULO XXI (novo)
Data: 21 e 24 de maio de 2013
Local: Universidade Estadual Centro Oeste (UNICENTRO)
Mais informações

I SEMINÁRIO GT MUNDOS DO TRABALHO DA ANPUH-PR: CAPITAL, TRABALHO E TRABALHADORES
Data: 22 a 24 de maio de 2013
Local: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Mais informações

I SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA - UNIMONTES: MÍDIA, GÊNERO E PODER (novo)
Data: 27 a 30 de maio de 2013
Local: Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Mais informações

I SEMANA DE HISTÓRIA DA UNEB (novo)
Data: 27 a 30 de maio de 2013
Local: Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Mais informações

I SIMPÓSIO REGIONAL NORDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISTÓRIA DAS RELIGIÕES
Data: 28 a 31 de maio de 2013
Local: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Mais informações

II ENCONTRO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA UFMG
Data: 04 a 07 de junho de 2013
Local: Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG)
Mais informações

III SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA: IMPRESSOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX
Data: 04 a 07 de junho de 2013
Local: Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/Centro Histórico)
Mais informações

II SEMINÁRIO HISTÓRIA E EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA (novo)
Data: 12 a 15 de junho de 2013
Local: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Mais informações

II CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEOGRAFIA E DIPLOMÁTICA
Data: 19 a 21 de junho de 2013
Local: Arquivo Nacional – Praça da República, 173 - Rio de Janeiro – RJ.
Mais informações

CONFLITOS, DIREITOS E DIVERSIDADE - I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A DEFICIÊNCIA (novo)
Data: 19 a 21 de junho de 2013
Local: Hotel Novotel Jaraguá Convention, São Paulo
Mais informações

SIMPÓSIO INTERNACIONAL: ARTE, PATRIMÓNIO E MUSEUS (novo)
Data: 20 a 22 de junho de 2013
Local: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL)
Mais informações

COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNERO E HISTÓRIA
Data: 24 a 26 de junho de 2013
Local: Universidade Estadual Centro Oeste (UNICENTRO/Santa Cruz)
Mais informações

SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO: OS RUMOS DO DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO
Data: 25 a 27 de junho de 2013
Local: Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Bacanga)
Mais informações

XII SEMANA DE HISTÓRIA - TEMPO, HISTÓRIA E MUNDO DA VIDA (novo)
Data: 25 a 27 de junho de 2013
Local: Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás(UFG)
Mais informações

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE A CIDADE ANTIGA (novo)
Data: 25 a 28 de junho de 2013
Local: Anfiteatro do Departamento de História da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP)
Mais informações

XIX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS CLÁSSICOS: O FUTURO DO PASSADO
Data: 8 a 12 de julho de 2013
Local: Conjunto Cultural da República (Brasília/DF)
Mais informações

COLONIAL (MIS)UNDERSTANDINGS: PORTUGAL AND EUROPE IN GLOBAL PERSPECTIVE, 1450-1900
Data: 17 a 20 de julho de 2013
Local: Lisboa/Portugal
Mais informações

VII ENCONTRO NACIONAL (ENABED VII): DEFESA DA AMAZÔNIA
Data: 04 a 08 de agosto de 2013
Local: Belém (acesse o site para maiores informações)
Mais informações

23a CONFERÊNCIA GERAL DO CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS – ICOM (novo)
Data: 10 a 17 de agosto de 2013
Local: Barra da Tijuca - zona sudoeste do Rio de Janeiro e Museus do RJ
Mais informações

VII SEMINÁRIO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA: DIÁLOGOS BRASIL-ALEMANHA
Data: 15 a 18 de agosto de 2013
Local: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/Mariana)
Mais informações

IV SIMPÓSIO DE PESQUISA ESTADO E PODER: DITADURAS E DEMOCRACIAS (novo)
Data: 20 a 22 de agosto de 2013
Local: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Marechal Rondon)
Mais informações

XXXII ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE HISTÓRIA - A UNIVERSIDADE NECESSÁRIA: REFORMA CURRICULAR E A UTILIDADE DA HISTÓRIA (novo)
Data: 24 a 31 de agosto 2013
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Mais informações

III SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA UEG (novo)
Data: 28 a 30 de agosto de 2013
Local: Universidade Estadual de Goiás (UEG-Iporá)
Mais informações

12TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON URBAN HISTORY: CITIES IN EUROPE, CITIES IN THE WORLD
Data: 03 a 06 de setembro de 2014
Local: Universidade Nova de Lisboa (NOVA)
Mais informações

XVII CONGRESO INTERNACIONAL DE AHILA
Data: 09 a 13 de setembro de 2014
Local: Freie Universität de Berlín
Mais informações

3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL O MUNDO DOS TRABALHADORES E SEUS ARQUIVOS: DIREITO À VERDADE E A MEMÓRIA
Data: 16 a 20 de setembro de 2013
Local: Arquivo Nacional – Praça da República, 173 - Rio de Janeiro – RJ.
Mais informações

I SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA E CONTEMPORANEIDADES - AS DIMENSÕES POLÍTICAS DA HISTÓRIA E O FUTURO DO PASSADO (novo)
Data: 17 a 20 de setembro de 2013
Local: Universidade Regional do Cariri (URCA)
Mais informações

CARIRI CANGAÇO 2013: GENTE DE RAIZ, FORÇA E FÉ
Data: 17 a 22 de setembro de 2013
Local: Acesse o site.
Mais informações

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO ROCK (novo)
Data: 25 a 27 de setembro de 2013
Local: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Cascavel)
Mais informações

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E XVII SEMANA DE HISTÓRIA (novo)
Data: 25 a 27 de setembro de 2013
Local: Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Mais informações

XIV JORNADAS INTERESCUELAS DE HISTORIA
Data: 02 a 05 de outubro de 2013
Local: Universidad Nacional de Cuyo (Mendoza-Argentina)
Mais informações

V SEMANA REGIONAL DE HISTÓRIA (novo)
Data: 15 a 18 de outubro de 2013
Local: Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG)
Mais informações

III ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS (novo)
Data: 16 a 18 de outubro de 2013
Local: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - Mariana)
Mais informações

CONGRESSO INTERNACIONAL TRABALHO E UTOPIA NO SÉCULO XIX: SUJEITOS E EXPERIÊNCIAS (novo)
Data: 22 a 24 de outubro de 2013
Local: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Mais informações

I CONGRESSO INTERNACIONAL OS POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA LATINA, SÉCULOS XIX-XXI: AVANÇOS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS (novo)
Data: 28 a 31 de outubro de 2013
Local: Instituto Cultural Oaxaca na cidade de Oaxaca, México.
Mais informações

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: CULTURAS E IDENTIDADES (novo)
Data: 28 de outubro a 1º de novembro de 2013
Local: Universidade Federal de Goiás - Campus Samambaia (UFG/Samambaia)
Mais informações

IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS IBERO-AMERICANOS - DIMENSÕES DO PODER: HISTÓRIA, POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (novo)
Data: 28 de outubro a 01 de novembro de 2013
Local: Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Mais informações

I CONGRESO INTERNACIONAL: NUEVOS HORIZONTES DE IBEROAMÉRICA (novo)
Data: 6 a 8 de novembro de 2013
Local: Universidad Nacional de Cuyo, Facultad de Filosofía y Letras Centro Universitario Mendoza - Argentina
Mais informações

XXXIII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE HISTÓRIA ECONÓMICA E SOCIAL: ECONOMIA, SOCIEDADE E MERCADOS NUM MUNDO GLOBAL (novo)
Data: 15 e 16 de novembro de 2013
Local: Universidade do Minho (EEG/UM)
Mais informações

XII CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN DE HISTORIA CONTEMPORÁNEA: PENSAR CON LA HISTORIA DESDE EL SIGLO XXI (novo)
Data: 17 a 19 de setembro de 2014
Local: Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC)
Mais informações

 
 
 

REVISTA HISTÓRIA (SÃO PAULO)
Tema: Deslocamentos culturais.
Prazo: 10/05/2013
Site

EM TEMPO DE HISTÓRIAS (novo)
Tema: África e Brasil - diáspora, escravidão e heranças.
Prazo: 15/05/2013
Site

IDEIAS (novo)
Tema: Cultura e Realidade Social.
Prazo: 15/05/2013
Site

ALBUQUERQUE
Tema: Cultura e Diversidade.
Prazo: 22/05/2013
Site

POIÉSIS (novo)
Tema: Relações Étnico Raciais, Gênero e Educação.
Prazo: 30/05/2013
Site

ANAIS DO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL
Tema: História, museologia e patrimônio.
Prazo: 30/05/2013
Site

REVISTA CANTAREIRA (novo)
Tema: História Econômica: tradições historiográficas e tendências atuais.
Prazo: 31/05/2013
Site

RECÔNCAVO (novo)
Tema: Baixada Fluminense – Identidade e Movimentos Sociais.
Prazo: 31/05/2013
Site

REVISTA DE HISTÓRIA COMPARADA (novo)
Tema: acessar o site.
Prazo: 01/06/2013

Tema: acessar o site.
Prazo: 16/08/2013
Site

VOZES, PRETÉRITO & DEVIR (novo)
Tema: História da Saúde e das doenças.
Prazo: 07/06/2013
Site

REVISTA AULAS (novo)
Tema: Políticas da Escrita e da Memória.
Prazo: 15/06/2013
Site

ACERVO (novo)
Tema: Arquivos, bibliotecas e museus.
Prazo: 15/06/2013
Site

REVISTA HISTÓRIA HOJE
Tema: O ensino de História e o tempo presente.
Prazo: 20/06/2013
Site

REVISTA FRONTEIRAS (novo)
Tema: História e Linguagens Midiaticas.
Prazo: 30/06/2013
Site

REVISTA ESTUDOS HISTÓRICOS
Tema: Raça e História.
Prazo: 30/06/2013

Site

REVISTA CONFLUÊNCIAS CULTURAIS (novo)
Tema: Cartografia da cidade – mapas textuais.
Prazo: 30/6/2013

Tema: Museus, monumentos e espaços de memória em questão.
Prazo: 25/11/2013
Site

REVISTA ANOS 90 (novo)
Tema: O universo normativo e relações de poder na Idade Média: doutrinas, regras, leis e resoluções de conflitos entre os séculos V e XV.
Prazo: 30/06/2013

Tema: História e cultura histórica no alvorecer da época moderna (séculos XIV-XVII).
Prazo: 30/09/2013
Site

REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC (novo)
Tema: História das Relações Internacionais nas Américas.
Prazo: 30/06/2013

Tema: Historia de las Relaciones Internacionales en las Américas.
Prazo: 30/07/2013
Site

REVISTA DE HISTÓRIA DA UEG (novo)
Tema: (Ab)Usos do Cinema em História.
Prazo: 30/06/2013
Site

REVISTA HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA
Tema: A história em questão: diálogos com a obra de Manoel Luiz Salgado Guimarães.
Prazo: 15/07/2013
Site

CONTEMPORÂNEOS-REVISTA DE ARTES E HUMANIDADES (novo)
Tema: Processos, metodologias, linguagens artísticas e contemporaneidade.
Prazo: 15/07/2013
Site

PATRIMÔNIO E MEMÓRIA
Tema: Fotografia e seus usos.
Prazo: 30/07/2013
Site

REVISTA HISTÓRIA & PERSPECTIVAS
Tema: História Social -E.P. Thompson (1924-2014).
Prazo: 02/08/2013

Tema: Histórias, memórias e movimentos sociais - desafios contemporâneos na América Latina.
Prazo: 07/02/2014
Site

SIGNIFICAÇÃO (novo)
Tema: 'História e Audiovisual.
Prazo: 15/08/2013
Site

REVISTA ESPAÇO PLURAL
Tema: Áfricas e Diásporas.
Prazo: 19/08/2013
Site

REVISTA CONTEMPORÂNEA (novo)
Tema: História e Literatura.
Prazo: 20/08/2013

Site

REVISTA TRILHAS DA HISTÓRIA
Tema: Política e Movimentos Sociais.
Prazo: 30/08/2013
Site

REVISTA TEMPOS HISTÓRICOS
Tema: História Oral: desafios metodológicos e éticos.
Prazo: 30/08/2013
Site

SÆCULUM - REVISTA DE HISTÓRIA
Tema: História e História Econômica.
Prazo: 08/09/2013

Tema: História e História das Religiões.
Prazo: 06/04/2014
Site

REVISTA URBANA
Tema: Dossiê Cidade e Habitação na América Latina.
Prazo: 30/09/2013

Tema: Dossiê Dimensões Simbólicas das Intervenções Urbanas.
Prazo: 01/03/2014
Site

REVISTA DIÁLOGOS
Tema: Acesse o site
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

CADERNOS DO TEMPO PRESENTE
Tema: Acesse o site
Prazo: fluxo contínuo

Site

ALMANACK
Tema: A formação do Brasil e o mundo ocidental nos séculos XVIII e XIX.
Prazo: fluxo contínuo

Site

REVISTA ESTUDOS AMAZÔNICOS
Tema: Fluxo Contínuo
Prazo: Acesse o site
Site

REVISTA EXPEDIÇÕES: TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
Tema: Acesse o site
Prazo: fluxo contínuo
Site

CADERNOS AEL
Tema: Acesse o site
Prazo: fluxo contínuo
Site

REVISTA TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS
Tema: Acesse o site
Prazo: fluxo contínuo
Site

REVISTA 7 MARES
Tema: Época Moderna.
Prazo: fluxo contínuo
Site

REVISTA: TEMPO AMAZÔNICO (novo)
Tema: Acesse o site.
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

 
 

PRESIDENTE:
Benito Bisso Schmidt (UFRGS)

VICE-PRESIDENTE:
Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN)

SECRETÁRIO GERAL:
Angelo Aparecido Priori(UEM)

1º SECRETÁRIO:
Antonio Celso Ferreira (UNESP)

2º SECRETÁRIO:
Carlos Augusto Lima Ferreira (UEFS)

1º TESOUREIRO:
Francisco Carlos Palomanes Martinho (USP)

2º TESOUREIRO:
Eudes Fernando Leite (UFGD)

EDITORA DA REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA:
Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ)

EDITORA DA REVISTA HISTÓRIA HOJE
Patricia Melo Sampaio (UFAM)

 

bresil


JOHN MANUEL MONTEIRO
Hoje, estamos tristes. Foi-se John Manuel Monteiro. Historiador combatente das causas indígenas, ele deixa orientandos, alunos, colegas e amigos órfãos da presença questionadora, companheira e generosa. A trajetória de John Monteiro confunde-se com uma das mais importantes inflexões da historiografia brasileira, no final do século passado.
Leia notícia completa

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE - EXTRATOS DE ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA
A Comissão Nacional da Verdade, CNPJ nº 00.394.411/0001-09, e a Associação Nacional de História - ANPUH. ESPÉCIE: Acordo de Cooperação Técnica nº 01/2013 (Processo nº 00092.000294/2013-11). OBJETO: Cooperação Técnica objetivando mútua colaboração entre os contraentes, para a apuração e esclarecimento de graves violações de direitos humanos praticadas no País, no período fixado no art. 8º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional.
Leia notícia completa

CEO 10 ANOS – CEO ASSOCIAÇÃO NACIONAL
Desde 2002, o CEO propõe constituir-se em um espaço interinstitucional, direcionado para o estudo da história do que se convencionou denominar de longo século XIX, período que se estende desde o que se conhece como a crise do sistema colonial, em fins do século XVIII, até o final da chamada República Velha. O CEO associação nacional pretende reunir núcleos, laboratórios, linhas de pesquisa, professores e alunos de graduação e de pós-graduação de diferentes instituições e entidades, pesquisadores da temporalidade, com o intuito de trocar informações, montar bancos de dados, compartilhar experiências e discutir resultados de investigações e bibliografias afins. Será, portanto, aberta a todas as vertentes interpretativas e de livre associação.
013.
Leia notícia completa

HISTORIADOR, COMO ANDA SEU ARQUIVO? NOVO PRAZO PARA ENVIO DE DIAGNÓSTICO
Na assembleia geral da Anpuh, que aconteceu em Ilhéus, por ocasião do VI Encontro Estadual de História, uma das tarefas propostas para a Diretoria foi a de desenvolver ações relativamente aos acervos documentais: sua guarda, preservação e condições de acesso pelos pesquisadores. Com o intuito de cumprir o que foi deliberado, estamos trabalhando no sentido de construir um quadro/diagnóstco da situação dos arquivos públicos baianos, Para tanto entendemos que a sua participação é fundamental, afinal somos nós, historiadores, os principais usuários daquilo que está, ou deveria estar, guardado em velhas, e quentes, salas das cidades da Bahia.
Leia notícia completa

SP SEM PASSADO: CARTA ABERTA
Recentemente, através das Resoluções no 81 de 16/12/2011 e no 2 de 18/01/2013, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo retirou o ensino de História (além de Geografia e Ciências Físicas e Biológicas) dos 1°, 2° e 3° anos da Matriz Curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental e reduziu a presença da disciplina de História a 5% da carga horária no 4° e 5° anos, restando apenas 100 horas de estudo de História numa carga total de 5.000 horas de estudos para as crianças entre 6 e 10 anos de idade.
Leia notícia completa

FAVELAS CARIOCAS: ONTEM E HOJE
O objetivo do Curso é oferecer fundamentação teórica e capacitar moradores, lideranças sociais e diferentes profissionais para atuar nas favelas cariocas, tendo em vista a concepção e execução de projetos de escopo sócio-educacional, sempre levando em consideração os processos históricos de construção das favelas no seio da urbe carioca. Com ênfase na reflexão histórica, serão abordadas as políticas públicas em relação às favelas, a mobilização política, e as representações sociais relacionadas a estes espaços.
Leia notícia completa

MINI COURSE "HISTORY AND POLITICS OF THE MIDDLE EAST"
Se
FGV's Center for International Relations hosted at the School of Social Sciences announces the mini course "History and Politics of the Middle East" by Professor Jean Marcou (Sciences Po Grenoble). This event will be hosted at FGV, Rio de Janeiro, and will consist of four classes and an open lecture to be taught in English.
Leia notícia completa

NOVO SITE MEMÓRIA IBGE ENTRA NO AR
O IBGE lança hoje, 25 de abril de 2013, o novo site da sua Rede de Memória. O objetivo é divulgar trabalhos de memória institucional realizados por servidores do Instituto, agilizando e facilitando o acesso do público a pesquisas e sínteses históricas. O site é organizado em quatro seções: Sínteses Históricas, História das Unidades Estaduais, História Oral e Publicações.
Leia notícia completa

IMAGENS HISTÓRICAS
O A página Imagens Históricas visa um resgate de imagens com cunho histórico, com caráter de conhecimento, que foram registradas durante alguns acontecimentos nacionais e internacionais. Procuramos, através de nossas pesquisas e criações descritivas, engajar o público, antes apático com esse assunto, para buscar com que cada vez mais se interessem e interajam e possibilitar a consciência da busca, quando realizam pesquisas, em fontes bem posicionadas e variadas no meio científico, valorizando, inclusive, o trabalho dos historiadores.
Leia notícia completa

ANAIS DO VI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL
Ocorrido em Julho do ano passado nas dependências da Universidade Federal do Piauí. Os textos completos estão disponíveis em versão online.
Leia notícia completa

IMAGENS HISTÓRICAS
O A página Imagens Históricas visa um resgate de imagens com cunho histórico, com caráter de conhecimento, que foram registradas durante alguns acontecimentos nacionais e internacionais. Procuramos, através de nossas pesquisas e criações descritivas, engajar o público, antes apático com esse assunto, para buscar com que cada vez mais se interessem e interajam e possibilitar a consciência da busca, quando realizam pesquisas, em fontes bem posicionadas e variadas no meio científico, valorizando, inclusive, o trabalho dos historiadores.
Leia notícia completa

ESPAÇO CULTURAL REALIZA ATIVIDADES SOBRE CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
No dia 30 de abril, terça-feira, terá início a exposição Traçados Identitários – Ancestralidade, documento e resistências negras e indígenas, no Espaço Cultural Feevale. O evento começará às 19h30min, no quarto andar do Teatro Feevale, e integra as atividades organizadas pelo Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes (ICHLA) em homenagem aos 10 anos da lei 10.639, que estabelece a inclusão no currículo oficial o ensino da história e cultura afro-brasileira e, também, dos cinco anos da lei 11.645, que torna obrigatório o ensino da cultura dos diferentes povos indígenas.
Leia notícia completa

DISCIPLINA - O SURGIMENTO DOS PRIMEIROS ESTADOS NA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA
Os estudos sobre o surgimento do Estado constituem uma vasta problemática, que tem merecido a profusa consideração de historiadores, antropólogos e arqueólogos. Com efeito, tais estudos abordam questões de suma importância para as ciências sociais: como se produzem os processos de diferenciação social, de urbanização, de criação de instituições administrativas? Como se produz a cisão social que conduz à constituição de um grupo – minoritário – detentor do monopóli o legítimo da coerção e outro grupo – majoritário – que se subordina ao primeiro? Trata - se de questões de alta complexidade, tanto desde o ponto de vista teórico quanto da perspectiva das sociedades históricas específicas nas quais ocorrem tais processos.
Leia notícia completa

QUALIS/CAPES 2013 - PERIÓDICOS ACADÊMICOS PUBLICADOS NO RS
Qualis/Capes é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.
Leia notícia completa

REVISTA: TEMPO AMAZÔNICO
A Revista "Tempo Amazônico", ligada a Associação Nacional de História – Seção Amapá tem por escopo a publicação discente e graduada de artigos, resenhas e documentos comentados sobre temas eminentemente ligados aos debates e questões da História e disciplinas correlatas e inter-relacionadas, com ênfase em temas como conflitos políticos, lutas sociais, memória; Amazônia e as tendências internacionais e a história do Amapá; novas fontes, métodos e espacialidades de debate e pesquisa historiográfica, entre outros; História do Brasil e da América do Sul; Pré-História e Arqueologia; história das relações internacionais e dos conflitos, crises econômicas e revoluções tecnológicas.
Leia notícia completa

JORNAIS E REVISTAS DA CUT DISPONÍVEIS EM MEIO DIGITAL
A Central Única dos Trabalhadores (CUT), por meio do seu Centro de Documentação e Memória Sindical (CEDOC), disponibiliza algumas publicações periódicas no formato digital que foram produzidas pela Central desde a sua fundação, em agosto de 1983.
Leia notícia completa

ARTCULTURA
Confira o novo número.
Leia notícia completa

EM TEMPO DE HISTÓRIAS
Confira o novo número.
Leia notícia completa

REVISTA ELETRÔNICA DISCENTE HISTÓRIA
Confira o novo número.
Leia notícia completa

REVISTA MONÇÕES
Confira o novo número.
Leia notícia completa

JOURNAL OF PORTUGUESE HISTORY
Confira o novo número.
Leia notícia completa

REVISTA TEMPOS ACADÊMICOS
Confira o novo número.
Leia notícia completa

CADERNOS DO TEMPO PRESENTE
Confira o novo número.
Leia notícia completa

REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Confira o novo número.
Leia notícia completa



 

Informativo Eletrônico da ANPUH - Edição nº 30 - Ano 4
Expediente: Antonio Celso Ferreira (editor), Pablo Serrano (secretário), Mario Guimarães (webdesigner). Todos os direitos reservados. www.anpuh.org

Fale conosco: informe@anpuh.org