Prezados(as) associados(as) e colegas,

Como de costume vamos usar esse espaço para divulgar as mais recentes atividades e decisões empreendidas pela direção da ANPUH. Nesse sentido, vale a pena dar publicidade aos resultados das reuniões realizadas nos dias 23 e 24 de setembro na sede nacional, em São Paulo, em que foram tomadas importantes decisões. No primeiro dia teve lugar a reunião semestral da diretoria nacional e, no dia seguinte, a reunião do Conselho Consultivo, que reúne conjuntamente a diretoria nacional e representantes das diretorias das seções estaduais. Estavam presentes, além dos membros da diretoria da ANPUH/BR, representantes de 14 Seções Estaduais, a saber: AP, BA, GO, MG, MS, PA, PB, PR, RJ, RN, RO, RS, SC e SP. Alguns dos diretores presentes acabaram de assumir a função, em virtude das eleições que têm ocorrido na maioria dos estados, de modo que a reunião foi também uma oportunidade para apresentação dos novos colegas.

Registramos, em primeiro lugar, que foram aprovados mais alguns encaminhamentos para a organização do Simpósio de 2015, em Florianópolis. A preparação do nosso evento maior segue "de vento em popa", pois, como todos sabem, as inscrições para Simpósios Temáticos, Minicursos e Oficinas já foram iniciadas e seguirão abertas até o dia 14 de novembro próximo. Nessa reunião terminamos de fechar a composição das conferências e das mesas redondas (diálogos contemporâneos), que foram desenhadas de modo consentâneo com o tema geral do evento. Em breve iremos divulgar essa programação no site do evento (http://www.snh2015.anpuh.org/). Além disso, decidimos também aproveitar o evento para fazer uma reunião entre os líderes dos Grupos de Trabalho e os dirigentes da ANPUH. No nosso entendimento, a relação entre a entidade e os GTs precisa ser repensada, e não haverá oportunidade melhor para discutir isso que o Simpósio Nacional.

Nas reuniões de setembro tomamos outra decisão importante: foi aprovado o layout do novo site da ANPUH, que está na reta final de produção. Em breve colocaremos no ar a nossa nova página, que será um instrumento de divulgação mais ágil e bonito. Junto com a logomarca que acaba de ser implantada, o novo site vai contribuir para renovar a imagem visual da nossa associação, além de facilitar a disseminação de informações. Outro encaminhamento importante refere-se ao concurso para premiar a melhor tese na área de História, o Prêmio Manoel Luiz Salgado Guimarães, que chega à sua quarta edição. Foram definidos os procedimentos para a composição e o funcionamento da comissão julgadora do prêmio, bem como a estratégia para definição da editora responsável pela publicação do trabalho premiado. Esperamos que o resultado final esteja pronto no mês de novembro.

Para terminar o relato sucinto das decisões recentemente tomadas é preciso mencionar (e divulgar) a realização de mais duas Jornadas da ANPUH. Esse formato de evento foi projetado para propiciar debates verticais sobre temas de interesse geral dos historiadores, com vistas a orientar o nosso posicionamento sobre questões de relevância estratégica. O próximo evento já está sendo divulgado nas nossas redes, a Jornada da ANPUH: História e Ética. Trata-se de debate fundamental, não somente por sua importância intrínseca, mas, também, em vista de dados da conjuntura atual, em que existem iniciativas oficiais para regulamentar procedimentos éticos na pesquisa científica, por meio da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP. Representantes da ANPUH (Angela de Castro Gomes, Francisco Doratioto e Neuma Brilhante) têm atuado junto à essa comissão, e nossa intervenção no campo da ética na pesquisa será discutida de maneira mais ampla na Jornada do dia 29 de outubro próximo, na UNIRIO (ver mais informações em http://www.anpuh.org/informativo/view?ID_INFORMATIVO=5098).

A realização de outra Jornada foi aprovada na reunião do Conselho Consultivo, ou melhor, a organização de vários debates regionais que vão culminar em uma jornada nacional no primeiro semestre do próximo ano. O tema em pauta neste caso é o ensino de História e a formação docente, questões a que a ANPUH tem se dedicado há mais tempo, inclusive uma jornada de debates realizada em maio de 2014. A decisão de aprofundar o debate nessa linha deve-se à existência de várias iniciativas do poder público, em diferentes instâncias e níveis, voltadas para reestruturar o sistema de ensino. Algumas secretarias estaduais de educação têm adotado novas estruturas curriculares, enquanto há projetos de lei tramitando no Congresso Nacional que poderão impactar todo o sistema educacional. Uma das propostas em tramitação prevê alterações no funcionamento das licenciaturas, ao estabelecer a formação de professores por grandes áreas de conhecimento, e não mais por disciplinas específicas.

Em certos casos, as medidas e os projetos se inspiram na intenção de contemplar a interdisciplinaridade, o que consideramos justificável e meritório. No entanto, preocupa-nos o fato de que muitas dessas iniciativas tratam de maneira superficial uma proposta de mudança que pode ter importantes implicações. Nota-se a falta de uma reflexão mais cuidadosa da parte das autoridades que defendem tais proposições, o que nos leva a pensar que talvez o interesse maior não seja de ordem pedagógica, mas, apenas motivado por pragmatismo administrativo.

Como não basta mantermos posição crítica se não tivermos propostas, o Conselho Consultivo da ANPUH aprovou duas ações. Primeiro, elaborar um manifesto a ser divulgado ainda durante o segundo turno das eleições presidenciais, para tentar influenciar as políticas educacionais das candidaturas. Em segundo lugar, organizar debates nos estados até abril de 2015, de preferência por iniciativa das Seções Estaduais da ANPUH em conjunto com as coordenações regionais do GT Ensino de História e Educação. Na sequência faremos uma Jornada de debates em âmbito nacional, no mês de maio, em São Paulo, para culminar esse processo e dar organicidade às propostas provenientes das diferentes partes do país. A ideia é contemplar diferentes pontos de vista, mas sugerimos centrar foco em questões chave, para aumentar a eficácia e nossa capacidade de intervir no debate: qual o lugar do conhecimento histórico na formação escolar? Por que continua importante estudar história nas escolas? Qual o papel do ensino de história, para que ele serve? Sobretudo, o que deve ser ensinado na história escolar?

Convidamos todos(as) historiadores(as) a participar desse esforço de reflexão, certos de que o lugar da história no ensino escolar é fundamental para a nossa profissão, e também que constituímos o grupo mais preparado para contribuir com essa discussão, ajudando a sociedade e o Estado a definirem as políticas que atendam melhor ao interesse público.

Saudações a todas(os),

a Diretoria da ANPUH/BR

 
 

PROCESSO SELETIVO MESTRADO E DOUTORADO- TURMAS 2015
Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Inscrições: até 17/10/2014
Mais informações

CONCURSO PARA PROF. ADJUNTO DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Inscrições: até 30/10/2014
Mais informações

MESTRADO PROFISSIONAL EM PATRIMÔNIO CULTURAL, PAISAGENS E CIDADANIA
Instituição: Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Inscrições: até 30/10/2014
Mais informações

DIVULGAÇÃO DE SELEÇÃO DO MESTRADO EM HISTÓRIA
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Inscrições: até 31/10/2014
Mais informações

EDITAL SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO 2015/1
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
Inscrições: até 07/11/2014
Mais informações

SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/2014/2015)
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Inscrições: até 10/11/2014
Mais informações

SELEÇÃO PARA PROFESSOR DE BRASIL REPÚBLICA
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
Inscrições: até 14/11/2014
Mais informações

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, NÍVEIS I, IV E VI – GRAU A
Instituição: Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Inscrições: até 16/11/2014
Mais informações

SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA
Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Inscrições: até 17/11/2014
Mais informações

CONCURSO DE HISTÓRIA
Instituição: Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
Inscrições: até 21/11/2014
Mais informações

PRÊMIO DE PESQUISA MEMÓRIAS REVELADAS-2014
Instituição: Ministério da Justiça e Arquivo Nacional
Inscrições: até 27/02/2015
Mais informações

 
 
 
 

O TOURO DO REBANHO
Autor: Krishnamurti Góes dos Anjos
Editora: Chiado Editora
Mais informações

     
 

HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE
Autor: Lucilia de Almeida Neves Delgado e Marieta de Moraes Ferreira
Editora: FGV
Mais informações

     
 

MILITARES E MILITÂNCIA: UMA RELAÇÃO DIALETICAMENTE CONFLITUOSA
Autor: Paulo Ribeiro da Cunha
Editora: Unesp
Mais informações

     
 

HISTORIOGRAFIAS PORTUGUESA E BRASILEIRA NO SÉCULO XX: OLHARES CRUZADOS
Organizadores: João Paulo Avelãs Nunes e Américo Freire
Editora: FGV
Mais informações

     
 

DA CASERNA AO CÁRCERE
Autora: Isabel Lopez Aragão
Editora: Paco Editorial
Mais informações

     
 

ARQUIVO - ESTUDOS E REFLEXÕES
Autora: Heloísa Liberalli Bellotto
Editora: UFMG
Mais informações

     
 

OS BISPOS CATÓLICOS E A DITADURA MILITAR BRASILEIRA: A VISÃO DA ESPIONAGEM
Autor: Autor: Paulo César Gomes
Editora: Record
Mais informações

 

 

 
 
 

REVISTA ACERVO
Edição: v. 27, n. 2 de 2014.
Instituição: Arquivo Nacional.
Dossiê: Arquivos e esporte.
Mais informações

     
 

REVISTA ARS HISTORICA
Edição: n. 8, edição especial de 2014.
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Dossiê: VIII Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado.
Mais informações

     
 

REVISTA DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO
Edição: v. 1, n. 1 de 2014.
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).
Dossiê: Sociedade, Meio Ambiente e Inovação Tecnológica.
Mais informações

     
 

REVISTA HISTÓRIA E CULTURA
Edição: v. 3, n. 2 de 2014.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (UNESP-Franca).
Dossiê: Presença Jesuítica na Américas portuguesa e espanhola.
Mais informações

     
 

HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA
Edição: n. 15 de 2014.
Instituição: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Relação de artigos: ver o site.
Mais informações

     
 

REVISTA HISTÓRIA E DIVERSIDADE
Edição: v. 4, n. 1 de 2014.
Instituição: Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).
Dossiê: Ensino de História e História da Educação: caminhos de pesquisa.
Mais informações

     
 

REVISTA DE HISTÓRIA DA UEG
Edição: v.3, n.1 de 2014.
Instituição: Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Relação de artigos: ver o site.
Mais informações

     
 

REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Edição: v. 18, n. 44, set./dez. de 2014.
Instituição: Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (Asphe/RS).
Dossiê: O ensino de Matemática.
Mais informações

     
 

EM TEMPO DE HISTÓRIAS
Edição: n. 24, jan./jul. de 2014.
Instituição: Universidade de Brasíla (UNB).
Relação de artigos: ver o site.
Mais informações

 

 

 
 

ANPUH-MS

XII ENCONTRO REGIONAL - DITADURAS E DEMOCRACIAS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Data: 13 a 16 de outubro de 2014
Local: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - Campus de Aquidauana)
Mais informações

ANPUH-SE

IV CONGRESSO SERGIPANO DE HISTÓRIA: O CINQUENTENÁRIO DO GOLPE DE 64
Data: 21 a 24 de outubro de 2014
Local: Auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE)
Mais informações

ANPUH-PA

IX ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA - "MEMÓRIA E CIDADANIA: DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E POLÍTICA"
Data: 10 a 13 de novembro de 2014
Local: Universidade Federal do Pará (UFPA)
Mais informações

ANPUH-AP

I ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA: DIÁSPORAS, MIGRAÇÕES
E TERRITORIALIDADES NA PAN-AMAZÔNIA

Data: 03 a 05 de dezembro de 2014
Local: Universidade Federal do Amapá (UFAP)
Mais informações

ANPUH-AM

II ENCONTRO ESTADUAL HISTÓRIA - OFÍCIO DO HISTORIADOR NA AMAZÔNIA: FONTES DOCUMENTAIS E DESAFIOS DE PESQUISA
Data: 10 a 12 de dezembro de 2014
Local: Universidade Federal do Amazonas (UFAM, Campus Manaus-AM)
Mais informações

 
 
 

XVI SEMANA DE HISTÓRIA: USOS E ABUSOS DA HISTÓRIA (novo)
Data: 27 de outubro a 01 de novembro de 2014
Local: Universidade Estadual de Goiás (UEG-Quirinópolis)
Mais informações

3° SEMINÁRIO NACIONAL CINEMA EM PERSPECTIVA (novo)
Data: até 31 de outubro de 2014
Local: Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
Mais informações

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE
Data: 13 a 15 de outubro de 2014
Local: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Mais informações

IV CONGRESO INTERNACIONAL DE ESTUDIANTES DE HISTORIA
Data: 13 a 17 de outubro de 2014
Local: Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM)
Mais informações

SEMINÁRIO ARQUEOLOGIA E PAISAGEM, UMA BIBLIOGRAFIA COMENTADA
Data: 15 a 17 de outubro de de 2014
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE)
Mais informações

2ª JORNADA DE FILOSOFIA POLÍTICA: A DITADURA E A UNIVERSIDADE
Data: 15 a 17 de outubro de 2014
Local: Universidade de Brasília (UNB)
Mais informações

VII SIMPOSIO DE LA SOCIEDAD LATINOAMERICANA Y CARIBEÑA DE HISTORIA AMBIENTAL Y XI JORNADAS DE INVESTIGACIÓN Y DEBATE
Data: 15 a 18 de outubro de 2014
Local: Centro de Estudios de la Argentina Rural - Universidad Nacional de Quilmes, Argentina.
Mais informações

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL E. P. THOMPSON: HISTÓRIA & PERSPECTIVAS
Data: 20 a 24 de outubro de 2014
Local: Universidade Federal de Uberlândia (UFU/Santa Mônica)
Mais informações

IX SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA: POLÍTICA, CONFLITOS E IDENTIDADES NA MODERNIDADE
Data: 20 a 24 de outubro de 2014
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Mais informações

XVIII ENCONTRO DE HISTÓRIA: FONTES HISTÓRICAS E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO (novo)
Data: 20 de outubro a 01 de novembro de 2014
Local: Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Mais informações

I ENCONTRO DE HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Data: 21 a 23 de outubro de 2014
Local: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Mais informações

XV JORNADA ACADÊMICA DE HISTÓRIA - AMÉRICA LATINA, ÁFRICA E BRASIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS (novo)
Data: 23 a 30 de outubro de 2014
Local: Universidade Paranaense (UNIPAR/CASCAVEL)
Mais informações

III ENCONTRO INTERNACIONAL DESPORTO E LAZER EM ÁFRICA: ENTRE OS VÍNCULOS DO PASSADO E AS DINÂMICAS DO PRESENTE
Data: 28 a 30 de outubro de 2014
Local: Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
Mais informações

SIMPÓSIO INTERNACIONAL - IMPERIALISMO E GUERRA - 1914-2014: 100 ANOS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Data: 04 a 06 de novembro de 2014
Local: Universidade de São Paulo (USP)
Mais informações

CONGRESSO MUNICÍPIOS E PODERES LOCAIS EM ÁFRICA
Data: 04 a 06 de novembro de 2014
Local: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Mais informações

2° SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CULTURA VISUAL & HISTÓRIA (novo)
Data: 04 a 06 de novembro de 2014
Local: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Mais informações

3° SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA AMBIENTAL E MIGRAÇÕES
Data: 05 a 07 de novembro de 2014
Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mais informações

II ENCONTRO DE ESTUDOS ANDINOS NO BRASIL
Data: 06 e 07 de novembro de 2014
Local: Universidade de São Paulo (USP)
Mais informações

VII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL: ESCRITAS - CIRCULAÇÃO - LEITURAS E RECEPÇÃO
Data: 10 a 14 de novembro de 2014
Local: Universidade de São Paulo (USP)
Mais informações

SIMPÓSIO INTERNACIONAL - PENSAR E REPENSAR A AMÉRICA LATINA
Data: 11 a 14 de novembro de 2014
Local: Universidade de São Paulo (USP/Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin)
Mais informações

CULTURA POLÍTICA, AUTORITARISMOS E DITADURAS.
Data: 11 a 14 de novembro de 2014
Local: Universidade Federal do Ceará (UFC)
Mais informações

VIII SEMINÁRIO DO CEMEF: HOMO SPORTIVUS NA HISTÓRIA: CIÊNCIA, ARTE, POLÍTICA E EDUCAÇÃO
Data: 12 a 14 de novembro de 2014
Local: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - Pampulha)
Mais informações

IV COLÓQUIO NACIONAL HISTÓRIA CULTURAL E SENSIBILIDADES (novo)
Data: 17 a 21 de novembro de 2014
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Caicó)
Mais informações

XIII SEMANA DE HISTÓRIA DA UFSJ (novo)
Data: 17 a 21 de novembro de 2014
Local: Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
Mais informações

VI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA: FONTES E HISTORIOGRAFIA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO
Data: 18 a 21 de novembro de 2014
Local: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG - Cajazeiras)
Mais informações

ENCONTRO NACIONAL DO GRUPO DE TRABALHO GÊNERO DA ANPUH (novo)
Data: 19 e 20 de novembro de 2014
Local: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Mais informações

II SIMPÓSIO REGIONAL RIO DE JANEIRO DE HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E DAS RELIGIOSIDADES: "HISTÓRIA, EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS E DEMOCRACIA"
Data: 25 a 27 de novembro de 2014
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Mais informações

IV ENCONTRO DE HISTÓRIA DO IMPÉRIO BRASILEIRO - OLHARES SOBRE O BRASIL NO OITOCENTOS: POLÍTICA, INSTRUÇÃO, TRABALHO E INSTITUIÇÕES (novo)
Data: 25 a 27 de novembro de 2014
Local: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Mais informações

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL MUNDOS DO TRABALHO / VII JORNADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO TRABALHO
Data: 26 a 29 de novembro de 2014
Local: Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Mais informações

V ENCONTRO DO GT HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E DAS RELIGIOSIDADES (ANPUH): DEVOÇÕES, FESTAS E SOCIABILIDADES
Data: 01 a 04 de dezembro de 2014
Local: Universidade Federal da Bahia – Pavilhão de Aulas da Federação – PAF 1 (UFBA)
Mais informações

II ENCONTRO INTERNACIONAL HISTÓRIA, MEMÓRIA, ORALIDADE E CULTURAS (novo)
Data: 01 a 04 de dezembro de 2014
Local: Universidade Estadual do Ceara (UECE)
Mais informações

PROTECTIONS VERSUS SOCIÉTÉS AMÉRIQUE LATINE XIXE-XXE SIÈCLES
Data: 4 e 5 de dezembro de 2014
Local: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS)
Mais informações

COLÓQUIO INTERNACIONAL SOCIEDADES, MOBILIDADES, DESLOCAMENTOS: OS TERRITÓRIOS DA ESPERA DE ONTEM A HOJE. O CASO DOS MUNDOS AMERICANOS (SÉCULOS XIX - XX)
Data: 09 a 11 de dezembro de 2014
Local: Universidade de La Rochelle
Mais informações

SEMINÁRIO INTERNACIONAL - CULTURA, POLÍTICA E TRABALHO NA ÁFRICA MERIDIONAL
Data: 11 a 14 de maio de 2015
Local: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/IFCH)
Mais informações

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (CBHE) (novo)
Data: 29 de junho a 02 de julho de 2014
Local: Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Mais informações

CONGRESO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS: "CONFLICTO, PAZ Y CONSTRUCCIÓN DE IDENTIDADES EN LAS AMÉRICAS" (novo)
Data: 12 a 17 de julho de 2015
Local: San Salvador
Mais informações

GALLAECIA - III CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA HISTÓRICA
Data: 27 a 30 de julho de 2015
Local: Universidade de Santiago de Compostela (Instituto da Lingua Galega)
Mais informações

 
 
 

REVISTA O HISTORIANTE
Tema: Ditaduras: rastros e marcas na História do Brasil.
Prazo: 20/10/2014
Site

REVISTA URBANA
Tema: História Urbana - a configuração de um campo conceitual.
Prazo: 30/10/2014
Site

REVISTA INTELLÈCTUS
Tema: Intelectuais, ciência e modernidade.
Prazo: 30/10/2014
Site

REVISTA CADERNOS DO CEOM
Tema: Memórias Rurais e Urbanas.
Prazo: 31/10/2014
Site

REVISTA HISTÓRIA E CULTURA (novo)
Tema: Educação em perspectiva histórica.
Prazo: 31/10/2014
Site

REVISTA LABIRINTO (novo)
Tema: Religião e religiosidades na Idade Média.
Prazo: 31/10/2014
Site

REVISTA TEMPORALIDADES (novo)
Tema: Linguagens, Arte e Política: Interseções.
Prazo: 01/11/2014
Site

CADERNOS DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Tema: História da Ciência e da Saúde & Educação.
Prazo: 15/11/2014
Site

REVISTA ACERVO
Tema: Cidade do Rio de Janeiro.
Prazo: 30/11/2014
Site

REVISTA ESPAÇO PLURAL
Tema: Estados Unidos: política, cultura, sociedade e relações internacionais.
Prazo: 05/12/2014
Site

REVISTA DISCENTE OFÍCIOS DE CLIO (novo)
Tema: Acesse o site.
Prazo: 08/12/2014
Site

REVISTA ANGELUS NOVUS
Tema: História da Infância e Juventude.
Prazo: 15/12/2014
Site

REVISTA ESTUDOS HISTÓRICOS
Tema: Religião.
Prazo: até 31/12/2014
Site

REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC (novo)
Tema: Ditaduras na América Latina do século XX: debates e balanços historiográficos.
Prazo: 10/01/2015
Site

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (novo)
Tema: Pós-abolição no mundo atlântico.
Prazo: 31/01/2015
Site

REVISTA HISTÓRIA & PERSPECTIVAS
Tema: Direitos à História.
Prazo: 09/02/2015
Site

REVISTA ANTÍTESES
Tema: 50 anos do golpe militar no Brasil.
Prazo: 28/02/2015
Site

FACES DA HISTÓRIA (novo)
Tema: O lugar sem limites: América Latina em perspectiva.
Prazo: 08/03/2015
Site

MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA
Tema: Processo migratório e circularidade de ideias.
Prazo: 15/03/2015
Site

REVISTA HISTÓRIA, IMAGEM E NARRATIVAS
Tema: A Visualidade das Manifestações.
Prazo: Acesse o site.
Site

REVISTA TEMPOS ACADÊMICOS
Tema: Arqueologia Histórica.
Prazo: Acesse o site.

Tema: Arqueologia Pré Histórica.
Prazo: Acesse o site.
Site

BOLETIM HISTORIAR
Tema: Acesse o site.
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

REVISTA DIÁLOGOS
Tema: Acesse o site
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

CADERNOS DO TEMPO PRESENTE
Tema: Acesse o site
Prazo: Fluxo contínuo
.
Site

ALMANACK
Tema: A formação do Brasil e o mundo ocidental nos séculos XVIII e XIX.
Prazo: Fluxo contínuo
.
Site

REVISTA ESTUDOS AMAZÔNICOS
Tema: Acesse o site.
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

REVISTA EXPEDIÇÕES: TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
Tema: Acesse o site
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

CADERNOS AEL
Tema: Acesse o site
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

REVISTA TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS
Tema: Acesse o site
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

REVISTA 7 MARES
Tema: Época Moderna.
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

REVISTA: TEMPO AMAZÔNICO
Tema: Acesse o site.
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

REVISTA ELETRÔNICA HISTÓRIA E DIVERSIDADE
Tema: Acesse o site.
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA MILITAR
Tema: Acesse o site.
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

RECORDE: REVISTA DE HISTÓRIA DO ESPORTE
Tema: Acesse o site.
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

REVISTA DO INSTITUTO ARQUEOLÓGICO, HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PERNAMBUCANO
Tema: Acesse o site.
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

EXPEDIÇÕES: TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
Tema: Acesse o site.
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

 
 

PRESIDENTE:
Rodrigo Patto Sá Motta (UFMG)

VICE-PRESIDENTE:
Tania Regina de Luca (UNESP-Assis)

SECRETÁRIO GERAL:
Angelo Aparecido Priori (UEM)

1º SECRETÁRIA:
Gabriela Pellegrino Soares (USP)

2º SECRETÁRIA:
Marta Margarida de Andrade Lima (UFRPE)

1º TESOUREIRA:
Marluza Marques Harres (UNISINOS)

2º TESOUREIRA:
Dulce Oliveira Amarante dos Santos (UFG)

EDITOR DA REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA:
Alexandre Fortes (UFRRJ)

EDITOR DA REVISTA HISTÓRIA HOJE
Mauro Cezar Coelho (UFPA)

 

LANÇAMOS O NOVO NÚMERO DA REVISTA HISTÓRIA HOJE - VOLUME 3 N°5
"Caros senhores, a Revista História Hoje - ANPUH, que publica artigos relacionados à temática de História e Ensino, acaba de lançar seu último número. Convidamos todos vocês a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu interesse.
Leia notícia completa

NOTA DA ANPUH-RS SOBRE O CURSO DE HISTÓRIA DA FAPA/UNIRITTER
O Grupo de Trabalho Ensino de História e Educação (GT) da seção Rio Grande do Sul da Associação Nacional de História (ANPUH-RS) e a diretoria da ANPUH-RS manifestam publicamente seu reconhecimento e valorização do Curso de Licenciatura de História da Faculdade Porto-Alegrense (FAPA),...
Leia notícia completa

RELAÇÃO DE PERIÓDICOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I COM LINKS
Em tempos de muita discussão e produtivismo, a Compós coloca à disposição da comunidade a relação dos periódicos da área de Ciências Sociais Aplicadas I que integram o sistema da Capes...
Leia notícia completa

MOÇÃO DE APOIO AOS PESQUISADORES E ESTUDANTES BRASILEIROS RESIDENTES NA "CASA DO BRASIL NA FRANÇA"
Atualmente, milhares de estudantes e pesquisadores brasileiros, de todas as áreas do conhecimento, desenvolvem suas pesquisas no exterior. Muitos deles encontram-se na França, país que tem uma longa história de cooperação científica com o Brasil. Dezenas vivem na "Casa do Brasil na França", a Maison du Brésil, residência estudantil sob a responsabilidade da CAPES localizada na Cidade Internacional Universitária de Paris...
Leia notícia completa

CURSO: O PENSAMENTO EM SEU TEMPO: VISÕES DA MODERNIDADE
Curso dedicado à discussão sobre a modernidade, a partir da visão de Baudelaire e Mallarmé, Hannah Arendt e Foucault. Ele será realizado em outubro, sempre às quartas-feiras, de 15-18hs, na Unilasalle, em Niterói
Leia notícia completa

III SESSÃO DE AUDIÊNCIA DA CNV: VIOLAÇÃO DE DIREITOS DO POVO TERENA
Dia 17 de outubro, sexta-feira, venha ouvir a voz daqueles brasileiros que foram silenciados durante tanto tempo. Venha ouvir o outro lado, na audiência que a Comissão da Verdade fará com o povo Terena de Mato Grosso do Sul...
Leia notícia completa

DOCUMENTO RESULTANTE DO SIMPÓSIO: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NAS POLÍTICAS DE CI
O Simpósio contou com a participação de mais de 30 associações e sociedades científicas e representou uma oportunidade singular de discussão de grandes questões que preocupam os pesquisadores da área e, também, de interlocução das sociedades científicas entre si e com a direção do CNPq....
Leia notícia completa

PROJETO MEMÓRIA E HISTÓRIA
No início desse novo milênio um grupo de pesquisadores do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco descobriu que uma grande quantidade de processos trabalhistas iria ser doada como papel velho para o Hospital do Câncer. A consciência do perigo do descarte de uma memória importante da nossa história social, política, cultural e econômica gerou imediatamente uma mobilização e um movimento de resistência contra esse descarte....
Leia notícia completa

FILMES DE FICÇÃO QUE TRATAM DO REGIME MILITAR BRASILEIRO
O grupo de pesquisa CNPq 'História e Audiovisual' coloca à disposição para consulta levantamento filmográfico dos filmes de ficção que tratam do regime militar brasileiro a partir de diversas perspectivas e com diferentes abordagens.
Leia notícia completa

CÁTEDRA EDISON CARNEIRO: HISTÓRIA AFRO-LATINO-AMERICANA
A Cátedra Edison Carneiro: História Afro-Latino-Americana visa criar uma rede de pesquisadores e um centro de referência internacional aos interessados em desenvolver e compartilhar investigações sobre a presença africana na América Latina. A Cátedra terá como fundador o historiador Luiz Felipe de Alencastro e será realizada na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu, nos dias 16 e 17 de outubro de 2014.
Leia notícia completa

 

Informativo Eletrônico da ANPUH - Edição nº 41 - Ano 5
Expediente: Gabriela Pellegrino Soares (editora), Pablo Serrano (secretário), Mario Guimarães (webdesigner). Todos os direitos reservados. www.anpuh.org

Fale conosco: informe@anpuh.org