1. Encontros Estaduais/Regionais de História.

O Presidente da Associação participou no dia 21 de junho da abertura do XII Encontro Regional da ANPUH/CE discutindo a temática da regulamentação da profissão de historiador. No dia 19 de julho fez a conferência de abertura do XIV Encontro Regional de História da ANPUH/RJ. No dia 21 de julho esteve discutindo a temática da regulamentação da profissão de historiador no XVII Encontro Regional da ANPUH/MG. No dia 26 de julho fez a conferência de abertura do XIV Encontro Estadual de História da ANPUH/PB. No dia 28 de julho fez conferência no X Encontro Estadual de História da ANPUH/RS, onde também participou de fórum de debate sobre o tema da regulamentação da profissão de historiador. No dia 30 de julho na companhia do Segundo-Secretário da entidade, o professor Luis Cerri, participou do V Encontro Estadual da ANPUH/BA discutindo a temática da regulamentação da profissão, enquanto o professor Cerri tratava do Fórum de Graduação. No dia 16 de agosto proferiu a conferência de abertura do IV Encontro Estadual de História da ANPUH/RN.

2.Comitê Internacional de Ciências Históricas (CISH).

Regularizamos parcialmente a nossa situação de inadimplência junto ao Comitê Internacional de Ciências Histórica do qual somos membros (pagamos a anuidade de 2010, estamos negociando as anuidades em atraso), com isto conquistamos o direito de participar com direito a voto na Assembléia Geral da entidade que se reunirá no dia 22 de agosto de 2010 por ocasião da realização do Congresso Internacional de História na cidade de Amsterdam. A ANPUH será representada pela professora Eliana Regina de Freitas Dutra da Universidade Federal de Minas Gerais.

3. Revista de História da Biblioteca Nacional.

O Ministério da Educação escolheu a Revista de História da Biblioteca Nacional como o único periódico na área de História a ser distribuído para a rede pública de ensino no âmbito do Programa Nacional Biblioteca da Escola –PNBE. A ANPUH enviou carta de apoio à escolha deste periódico dada a sua qualidade acadêmica e editorial e ao fato de ser uma publicação de uma instituição pública, que vem lutando sempre com muitas dificuldades financeiras para se manter, concorrendo com as revistas similares pertencentes aos grandes grupos econômicos nacionais e internacionais que hoje controlam o setor editorial no Brasil, além de vir se constituindo num importante veículo de divulgação da produção científica de nossos associados, tendo contribuído para fazer chegar aos professores e estudantes dos vários níveis de ensino o saber produzindo no âmbito da pesquisa universitária e nos cursos de pós-graduação. Ao término do processo de escolha o Ministro Fernando Haddad nos enviou carta agradecendo por nossa participação no processo.

4. II Olimpíada de História do Brasil.

A II Olimpíada de História do Brasil que será iniciada no dia 19 de agosto superou todas as expectativas no que diz respeito ao número de inscrições. Incluindo os professores coordenadores de equipes e os alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental e as três séries do ensino médio a atividade inscreveu cerca de 65 mil participantes, quadruplicando o número de inscrições em relação à primeira edição que inscreveu 16 mil participantes. A direção da ANPUH se comprometeu a contribuir com a Olimpíada presenteando os professores coordenadores de equipe que receberem medalhas de ouro com inscrições no Simpósio Nacional do ano que vem e com a participação em um mini-curso à escolha de cada um.

5. Novo Código de Processo Civil ou um atentado a memória do país.

Alertados pelos professores Silvia Hunold Lara e Fernando Teixeira da Silva, ambos da UNICAMP, sobre o atentado que estava para acontecer mais uma vez contra a memória do país caso fosse aprovada a proposta do novo Código de Processo Civil que tramita no Senado Federal sob o número 166/2010 que previa em seu artigo 967 a eliminação completa dos autos findos e arquivados há mais de cinco anos, "por incineração, destruição mecânica ou por outro meio adequado", a diretoria da entidade tratou de se mobilizar e se colocar a disposição de todos aqueles que participam desta luta contra a aprovação do texto tal como se encontra. Uma carta foi enviada ao Presidente do Senado Federal, Senador José Sarney e aos membros da Comissão Especial que analisa a matéria, essa manifestação foi anexada ao projeto pela Secretaria Geral da Mesa do Senado no dia 05 de agosto de 2010. Uma proposta de emenda ao projeto elaborada por um grupo de historiadores foi encampada pela Associação que passou a subscrevê-la, e que foi levada pela professora Silvia Hunold Lara e pela Desembargadora Magda Barros Biavaschi, presidenta do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho, ao Senador Eduardo Suplicy (PT/SP), que a apresentou na sessão da Comissão Especial que está analisando a matéria do dia 10 de agosto de 2010, sendo incluída no projeto. A ANPUH participou através do professor Estevão de Rezende Martins, presidente da Seção Regional do Distrito Federal, de reunião do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho onde em conjunto com outras entidades da área como o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), articulou-se uma estratégia de atuação para a aprovação da emenda apresentada. Na página da entidade está aberto para assinaturas um abaixo-assinado que visa a reforçar nossa posição em contraposição ao projeto. É muito importante que todos assinem e divulguem o documento entre seus colegas e alunos.

6.19 de agosto: Dia nacional de mobilização pela regulamentação da profissão.

Vamos fazer do dia 19 de agosto, dia do historiador, um dia nacional de mobilização pela aprovação do PLS 368/2009 que regulamenta a profissão de historiador. Vamos todos nos manifestar através do envio de email para o endereço eletrônico do Senador Flexa Ribeiro, flexaribeiro@senador.gov.br , que está com o projeto em mãos como relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Para haver uma padronização das mensagens sugerimos o texto abaixo elaborado por colegas do Rio Grande do Sul:

"Prezado Senador Flexa Ribeiro

Sou historiador(a) e desejo ter minha profissão regulamentada, como a de médico, engenheiro, arquiteto, biólogo ou museólogo.

Os arquivos, museus, instituições culturais, universidade e escolas necessitam de profissional historiador qualificado e formado, com profissão devidamente regulamentada. Aprove o PLS 368/2009.

Pense em seus eleitores em 3 de outubro! "

7.Livro do Exército ensina a louvar a ditadura.

Diante de denúncia veiculada pelo jornal Folha de São Paulo do dia 13 de junho de 2010 de que as escolas militares adotariam livros didáticos que distorcem os fatos relacionados ao golpe militar de 1964, a diretoria da ANPUH nacional enviou cartas aos Ministérios da Educação, da Defesa e da Casa Civil da Presidência da República no sentido de que seja apurada a veracidade de tais denúncias e, se confirmadas, solicitando que providências urgentes e enérgicas sejam tomadas. As cartas podem ser lidas em nosso site

8.Revista Brasileira de História.

Os prazos e temas para os próximos dois números de nossa revista são:

RBH 60 - Dossiê Comemorações; com ênfase em pesquisas sobre locais de memória; festas, civismo e movimentos sociais; etnicidade e paisagem.

Prazo máximo para submissão: 30 de setembro de 2010

RBH 61 - Dossiê História, Educação e Interdisciplinaridade; com ênfase em pesquisas sobre as relações entre história e ciências sociais ; diluição de fronteiras; o Enem e a criação da área de humanidades, o lugar da história nas sociedades contemporâneas.

Prazo máximo para submissão: 31 de março de 2011

 

 

 

MESTRADO E DOUTORADO
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Inscrições: 23 a 27/08/2010
Mais informações

PROFESSOR ASSISTENTE CLT - HISTÓRIA DA AMÉRICA I, II E III
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Campus Franca (UNESP/Franca)
Inscrições: até 03/09/2010
Mais informações

PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR DE HISTÓRIA DA AMÉRICA
Instituição: Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Inscrições: até de 06/09/2010 a 13/09/2010
Mais informações

MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E PATRIMÔNIO CULTURAL
Instituição: Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Inscrições: até 13/09/2010
Mais informações

SELEÇÃO 2011 - MESTRADO
Instituição: Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Inscrições: de 08/09/2010 a 07/10/2010
Mais informações

MESTRADO EM HISTÓRIA
Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Inscrições: de 02/08/2010 até 15/10/2010
Mais informações

 

 

 

 

 

ARQUIVOLOGIA DAS CORRESPONDÊNCIAS
Autor: Marlon Salomon
Editora: Forense Universitária
Mais informações

 

 

 

 

OS IMIGRANTES JAPONESES NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: BANDEIRANTES DO ORIENTE OU PERIGO AMARELO NO BRASIL
Autora: Elena Camargo Shizuno
Editora: Universidade Estadual de Londrina
Mais informações

 

 

 

 

PAPÉIS SELADOS
Autor: Marcelo Rocha
Editora: MAUAD X
Mais informações

 

 

 

 

OS TRABALHADORES E A CIDADE: A FORMAÇÃO DO PROLETARIADO DE JUIZ DE FORA E SUAS LUTAS POR DIREITOS (1877-1920)
Autor: Luís Eduardo De Oliveira
Editora: FGV
Mais informações

 

 

 

 

A ESCRITA DA HISTÓRIA - DOS POSITIVISMOS AOS PÓS-MODERNISMOS
Autor: Jaume Aurell
Editora: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência "Raimundo Lúlio"
Mais informações

 

 

 

 

REFORMA PSIQUIATRICA E O LOUCO INFRATOR.
Autor: Ulysses Rodrigues de Castro
Editora: Hinterlândia Editorial
Mais informações

 

 

 

 

OS ÍNDIOS NA HISTÓRIA DA ALDEIA DE SÃO PEDRO DE CABO FRIO
Autores: Luiz Guilherme S. Moreira e Janderson Bax Carneiro
Editora: Grafline
Mais informações

 

 

 

 

O PATRONATO RURAL NO BRASIL RECENTE (1964-1993)
Autora: Sonia Regina de Mendonça
Editora: UFRJ
Mais informações

 

 

 

 

A FACE DA DESORDEM
Autor: Luiz Eduardo Catta
Editora: Blucher
Mais informações

 

 

 

 

HISTÓRIA ORAL, FEMINISMO E POLÍTICA
Autora: Daphne Patai
Editora: Letra e Voz
Mais informações

 

 

 

 

HISTÓRIAS DA POLÍTICA AUTORITÁRIA: INTEGRALISMOS, NACIONAL-SINDICALISMO, NAZISMO E FASCISMOS
Organizadores: Giselda Brito Silva, Leandro Pereira Gonçalves e Maurício Parada
Editora: Ed UFRPE
Mais informações

 

 

 

 

THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO 100 ANOS
Autor: George Ermakoff
Editora: G. Ermakoff Casa Editorial
Mais informações

 

 

 

 

IV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RN: IDENTIDADES NA HISTÓRIA
Data: 16 a 20 de agosto de 2010
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Mais informações

SEMINÁRIO CARIRI CANGAÇO
Data: 17 a 22 de agosto de 2010
Local: Aurora, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha
Mais informações

SEMINÁRIO NACIONAL JOAQUIM NABUCO E A NOSSA FORMAÇÃO
Data: 19 e 20 de agosto de 2010
Local: Fundação Joaquim Nabuco
Mais informações

FAZENDO GÊNERO 9
Data: 23 a 26 de agosto de 2010
Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mais informações

CICLO DE PALESTRAS SOBRE HISTÓRIA REGIONAL: DE MATO GROSSO UNO A MATO GROSSO DO SUL (novo)
Data: 23 a 27 de agosto de 2010
Local: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campo Grande (UFMS/Campo Grande)
Mais informações

VIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA- 20 ANOS DE ANPUH-PE: O OFÍCIO DO HISTORIADOR E OS NOVOS TERRITÓRIOS DA HISTÓRIA
Data: 24 a 27 de agosto de 2010
Local: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Mais informações

XIII FÁBRICA DE IDÉIAS: PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E IDENTIDADE
Data: 09 a 27 de agosto de 2010
Local: Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Mais informações

XI CONGRÈS INTERNATIONAL DES SCIENCES HISTORIQUES
Data: 22 a 28 de agosto 2010
Local: L'Universiteit van Amsterdam (UvA)
Mais informações

III SIRCP: SIMPOSIO INTERNACIONAL SOBRE RELIGIOSIDAD, CULTURA Y PODER
Data: 25 a 27 de agosto de 2010
Local: Universidad de Buenos Aires (UBA)
Mais informações

VII ENCONTRO NACIONAL DO GRUPO DE TRABALHO EM HISTÓRIA ANTIGA DA ANPUH
Data: 30 de agosto a 3 de setembro de 2010
Local: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Mais informações

II SIMPÓSIO NACIONAL EM HISTÓRIA - TRABALHO, CULTURA E PODER: O OFÍCIO DO HISTORIADOR
Data: 31 de agosto a 03 de setembro de 2010
Local: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Marechal Rondon (UNIOESTE/Marechal Rondon)
Mais informações

III ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL
Data: 04 e 07 de setembro de 2010
Local: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Mais informações

XIII ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-SC - HISTÓRIA: DESAFIOS PARA O TEMPO PRESENTE
Data: 05 a 08 de setembro de 2010
Local: Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
Mais informações

XX ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-SP: HISTÓRIA E LIBERDADE
Data: 06 a 10 de setembro de 2010
Local: Universidade Estadual Paulista - Campus Franca (UNESP/Franca)
Mais informações

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA: A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO DA HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL
Data: 08 a 10 de setembro de 2010
Local: Universidade Estadual Paulista - Campus Marília (UNESP/Marília)
Mais informações

VI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-MT: HISTÓRIA, NATUREZA E FRONTEIRAS
Data: 08 a 11 de setembro de 2010
Local: Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá (UFMT/Cuiabá)
Mais informações

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA AMBIENTAL E MIGRAÇÕES
Data: 13 a 15 de setembro de 2010
Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mais informações

XX CICLO DE DEBATES EM HISTÓRIA ANTIGA
Data: 13 a 17 de setembro de 2010
Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Mais informações

XI JORNADA ACADÊMICA DE HISTÓRIA: GÊNERO, CULTURA E SIMBOLOGIAS (novo)
Data: 20 a 24 de setembro de 2010
Local: Anfiteatro da Universidade Paranaense - Campus Cascavel (UNIPAR/Cascavel)
Mais informações

II CONGRESSO INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS: SISTEMAS DE PODER,PLURICULTURALIDADE E INTEGRAÇÃO
Data: 20 a 24 de setembro de 2010
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Mais informações

VIII JORNADA ESTADUAL DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS: O NEGRO SUL-RIO-GRANDENSE NOS DIFERENTES CONTEXTOS LOCAIS (novo)
Data: 21 a 25 de setembro de 2010
Local: Auditório Oswaldo Goidanich no Memorial do Rio Grande do Sul
Mais informações

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM MEMÓRIA E PATRIMÔNIO
Data: 22 a 24 de setembro de 2010
Local: Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Mais informações

SEMINÁRIO INTERNACIONAL JUSTIÇA, ADMINISTRAÇÃO E LUTA SOCIAL – DIMENSÕES DO PODER EM MINAS
Data: 22 a 24 de setembro de 2010
Local: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Mais informações

I ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS
Data: 22 a 24 de setembro de 2010
Local: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Mais informações

II ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH AL - CAMINHOS DA DIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS DA HISTÓRIA EM ALAGOAS (novo)
Data: 22 a 25 de setembro de 2010
Local: Universidade Federal de Alagoas – Campus Maceió (UFAL/Maceió)
Mais informações

IV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-MA: PATRIMÔNIO HISTÓRICO, MEMÓRIA E ENSINO
Data: 27 a 30 de setembro de 2010
Local: Universidade Estadual do Maranhão - Caxias (UEMA)
Sem mais informações

V SIMPÓSIO REGIONAL DA ANPUH-DF - A CIDADE CAPITAL: DA CIDADE IDEAL A CIDADE REAL
Data: 27 a 30 de setembro de 2010
Local: Universidade de Brasília (UNB)
Mais informações

SIMPÓSIO INTERNACIONAL - GUERRA E HISTÓRIA
Data: 28 a 30 de setembro de 2010
Local: Universidade de São Paulo (USP)
Mais informações

I CONGRESSO INTERNACIONAL DO CURSO DE HISTÓRIA: GÊNERO, CULTURA E PODER
Data: 28 de setembro a 01 de outubro de 2010
Local: Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí (UFG)
Mais informações

XII ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-PR: REGIÕES, IMIGRAÇÕES, IDENTIDADES
Data: 09 a 12 de outubro de 2010
Local: Universidade Estadual do Centro-Oeste - Campus de Irati (UNICENTRO/Irati)
Mais informações

IV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-PI: MEMÓRIA, CULTURA E IDENTIDADE
Data: 11 a 15 de outubro de 2010
Local: Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Mais informações

CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL (novo)
Data: 11 a 15 de outubro de 2010
Local: Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Mais informações

V FÓRUM DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA E XVI SEMANA DE HISTÓRIA
Data: 13 a 15 de outubro de 2010
Local: Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Mais informações

VI SIMPÓSIO NACIONAL ESTADO E PODER: CULTURA (novo)
Data: 18 a 21 de outubro de 2010
Local: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Mais informações

II COLÓQUIO INTERNACIONAL: FONTES HISTÓRICAS, ENSINO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (novo)
Data: 18 a 22 de outubro de 2010
Local: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Mais informações

V SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA E II SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA & SOCIEDADE
Data: 18 a 22 de outubro 2010
Local: Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
Mais informações

IV CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA
Data: 19 a 22 de outubro de 2010
Local: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Mais informações

III ENCONTRO NACIONAL DO GT HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES - ANPUH
Data: 20 a 22 de outubro de 2010
Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mais informações

XII SIMPÓSIO INTERNACIONAL IHU-A EXPERIÊNCIA MISSIONEIRA: TERRITÓRIO, CULTURA E IDENTIDADE
Data: 25 a 28 de outubro de 2010
Local: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Mais informações

IV SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL (novo)
Data: 27 a 29 de outubro de 2010
Local: Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Mais informações

CIENCIAS, TECNOLOGÍAS Y HUMANIDADES. DIÁLOGO ENTRE LAS DISCIPLINAS DEL CONOCIMIENTO. MIRANDO AL FUTURO DE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE
Data: 29 de outubro a 01 de novembro de 2010
Local: Universidad de Santiago de Chile (USACH)
Mais informações

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CARIBENHOS: TERRITORIALIDADES E INFLUÊNCIAS AFRO-CARIBENHAS NAS AMÉRICAS
Data: 03 a 06 de novembro 2010
Local: Universidade Federal do Maranhão - Campus do Bacanga (UFMA/Bacanga)
Mais informações

V SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL: LER E VER - PAISAGENS SUBJETIVAS, PAISAGENS SOCIAIS
Data: 08 a 12 de novembro de 2010
Local: Universidade de Brasília (UnB)
Mais informações

XIII SIMPÓSIO INTERCIONAL PROCESSO CIVILIZADOR
Data: 9 a 12 de novembro de 2010
Local: Universidad Nacional de Colombia (UNAL)
Mais informações

IV SEMINÁRIO EDUCAÇÃO, RELAÇÕES RACIAIS E MULTICULTURALISMO (novo)
Data: 10 a 12 de novembro de 2010
Local: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Mais informações

12º SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA E 7º CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA
Data: 12 a 15 de novembro de 2010
Local: Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Mais informações

II ENCONTRO DE HISTÓRIA DO IMPÉRIO BRASILEIRO: CULTURAS E SOCIABILIDADES: POLÍTICAS, DIVERSIDADES, IDENTIDADES E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Data: 14 a 18 de novembro de 2010
Local: Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Mais informações

II JORNADAS INTERNACIONALES DE PROBLEMAS LATINOAMERICANOS - MOVIMIENTOS SOCIALES, PROCESOS POLÍTICOS Y CONFLICTO SOCIAL: ESCENARIOS DE DISPUTA
Data: 18 a 20 de novembro de 2010
Local: Universidad Nacional de Córdoba (UNC)
Mais informações

III SEMINÁRIO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS EM HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES (novo)
Data: 22 a 26 de novembro de 2010
Local: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Mais informações

 

 

 

REVISTA CONTRA A CORRENTE
Tema: O Partido dos Trabalhadores e a crise da esquerda
Prazo: 28/08/2010
Site

REVISTA HISTÓRIA & PERSPECTIVAS
Tema: Anos 80: temas, problemas e abordagens historiográficas
Prazo: 30/08/2010

Tema: História e Literatura
Prazo: 14/03/2011
Site

ORALIDADES: REVISTA DE HISTÓRIA ORAL
Tema: Religiões e Religiosidades
Prazo: 30/08/2010
Site

REVISTA LOCUS
Tema: Patrimônio Histórico Cultural
Prazo: 30/08/2010
Site

REVISTA OPSIS
Tema: História e Estudos Medievais
Prazo: 31/08/2010
Site

REVISTA MÉTIS: HISTÓRIA E CULTURA
Tema: História e Arqueologia na perspectiva da Cultura Material
Prazo: 31/08/2010
Site

REVISTA TEMPOS HISTÓRICOS
Tema: História e mídia
Prazo: 10/09/2010
Tema: História, cinema e música
Prazo: 10/03/2011
Tema: História e natureza
Prazo: 10/08/2011
Site

REVISTA FRONTEIRAS
Tema: História dos Esportes
Prazo: 30/09/2010
Site

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (novo)
Tema: Comemorações; com ênfase em pesquisas sobre locais de memória; festas, civismo e movimentos sociais; etnicidade e paisagem.
Prazo: 30/09/2010
Site

CONFLUENZE-RIVISTA DI STUDI IBEROAMERICANI
Tema: Novas subjetividades políticas: experiências e representações
Prazo: 01/09/2010
Site

SAECULUM - REVISTA DE HISTÓRIA
Tema: História e Memória
Prazo: 10/09/2010
Site

REVISTA DE GEOPOLÍTICA
Tema: Acesse o site
Prazo: 30/09/2010
Site

REVISTACPC
Tema: Patrimônio cultural
Prazo: 05 a 10/2010
Site

REVISTA COMMUNICARE (novo)
Tema: O Brasil e os meios de comunicação na sucessão presidencial 2010
Prazo: 05/10/2010
Site

REVISTA HISTÓRIA & LUTA DE CLASSES (novo)
Tema: Violência e Criminalização
Prazo: 30/10/2010
Site

REVISTA ESTUDOS HISTÓRICOS FGV (novo)
Tema: Espaço. Deslocamentos - N°47 (01/2011)
Prazo: 31/12/2010
Site

REVISTA NUPEM
Temas: Acesse o site
Prazo da 2ª chamada: 12/02/2011

Site

 

 

PRESIDENTE:
Durval Muniz de
Albuquerque Júnior (UFRN)

VICE-PRESIDENTE:
Raquel Glezer (USP)

SECRETÁRIA GERAL:
Júnia Ferreira Furtado (UFMG)

1º SECRETÁRIO:
Nelson Schapochnik (USP)

2º SECRETÁRIO:
Luis Fernando Cerri (UEPG)

1º TESOUREIRA:
Marisa Midori Deaecto (USP)

2º TESOUREIRO:
Benito Bisso Schmidt (UFRGS)

EDITORA DA REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA:
Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ)




ABAIXO ASSINADO - UM ATENTADO A MEMÓRIA DO PAÍS
A ANPUH - Associação Nacional de História vem tornar público seu rechaço ao art. 967 do Projeto de Lei do Senado n. 166 que institui o novo Código do Processo Civil (Projeto de Lei nº 166), que foi apresentado em 8 de junho de 2010. Em total desrespeito ao direito de preservação da memória e das regras arquivísticas mais elementares,...
Leia notícia completa

ENCONTRO COM A HISTÓRIA 2010 DEBATE HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE
"História do tempo presente" é a temática que norteia o Encontro com a História 2010, um ciclo de palestras organizado pela Coordenação de História da Ciência (CHC) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). De março a novembro, pesquisadores do MAST e de outras instituições irão expor diferentes aspectos relacionados ao tema central.
Leia notícia completa

PETIÇÃO CONTRA O ENCERRAMENTO DA BNP
No passado dia 8 de Junho de 2010 a direcção da Biblioteca Nacional de Portugal [BNP] anunciou que os serviços de Leitura Geral da Biblioteca encerrarão durante dez meses (de 15-11-2010 a 01-09-2011) e os Reservados durante cinco meses (01-04-2011 a 01-09-2011). Como cidadãos e utilizadores da BNP, embora conscientes das inequívocas vantagens inerentes à ampliação do edifício de depósitos da biblioteca, consideramos o planeamento dos trabalhos estipulado inaceitável e solicitamos que seja repensado.
Leia notícia completa

BRASILIANA ELETRÔNICA
Idealizada por Octales Marcondes Ferreira, presidente da Companhia Editora Nacional, como a "quinta série" de uma coleção mais ampla, intitulada Biblioteca Pedagógica Brasileira, a Brasiliana compõe-se de 387 volumes, acrescidos de 26 da série Grande Formato e de 2 da Série Especial. A Coleção foi lançada logo após a Revolução de 1930 e a criação do Ministério da Educação, tendo a dirigi-la, por 25 anos, o grande educador Fernando de Azevedo, depois substituído pelo historiador Américo Jacobina Lacombe.
Leia notícia completa

5º CURSO DE: HISTÓRIA POPULAR DO BRASIL REPÚBLICA
O curso tem como objetivo proporcionar aos participantes o conhecimento sobre o período republicano, através de uma análise da participação popular na construção histórica. Contribuir para uma reflexão sobre o período e as diferentes formas de manifestações do povo brasileiro na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
Leia notícia completa

1º CONCURSO LITERÁRIO GUEMANISSE DE CRÔNICAS, CARTAS E TROVAS / 2010
Objetivando incentivar a literatura no país, dando ênfase na publicação de textos, a Guemanise Editora promove esse concurso composto por três categorias distintas: a) Crônicas - Narrativa breve, sobre a vida cotidiana, podendo ser informal, intimista, familiar, etc. b) Cartas - Textos reais ou imaginários em forma de missivas. c) Trovas - No estilo tradicional (composta de estrofes de QUATRO versos, com sete sílabas poéticas, rimadas em ABAB).
Leia notícia completa

MOÇÃO ANPUH-MS - BIBLIOTECA GABRIEL VANDONI DE BARROS
Essa MOÇÃO foi aprovada no X Encontro de História de Mato Grosso do Sul, denunciando o estado em que se encontra a Biblioteca Gabriel Vandoni de Barros, alojada no Instituto Luiz de Albuquerque (ILA), em Corumbá. A mesma MOÇÃO pede soluções ao problema. Salientamos que o documento foi enviado às autoridades do município, do Estado e do país, bem como à imprensa regional.
Leia notícia completa

KIT HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
Promoção de livros da Editora Autêntica
Leia notícia completa

NÚCLEO DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS
Neste mês de agosto o NUCLEAS oferece dois Minicursos sobre Mito, História e Memória : “A Música Sacra de Matriz Africana” e "Origens das Comunidades religiosas no Brasil”.
Leia notícia completa

PROGRAMA DE ESTUDOS MEDIEVAIS DA UFRJ
Como atividade programada para o mês de setembro temos o curso "Vozes do passado no século XXI: conhecendo os documentos medievais (Paleografia e Prosopografia)" e para o mês de outubro o curso "Um olhar sobre a Inglaterra nos séculos XII e XIII: textos e contextos".
Leia notícia completa

OFICINAS DA ARQSP
Do projeto “Como Fazer” a oficina n° 07 do ano de 2010 vem com o tema: “O controle de vocabulário nos instrumentos de gestão arquivística: uma aplicação a Planos de Classificação e a Tabelas de Temporalidade dos Documentos.
Leia notícia completa

LANÇAMENTO DO GUIA DO ACERVO DO NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA "HONÓRIO DE SOUZA CARNEIRO"
Este Núcleo da UFMS, Campus de Três Lagoas, deve a publicação impressa do Guia ao resultado de um projeto aprovado pelo CNPq, de Popularização da Ciência. As instituições de pesquisa e de preservação documental que queiram receber o Guia, podem entrar em contato com o coordenador do Núcleo (e-mail: ndhist@cptl.ufms.br), informando o nome da Instituição, endereço completo, e-mail, telefone e responsável.
Leia notícia completa

FÊNIX – REVISTA DE HISTÓRIA E ESTUDOS CULTURAIS
Lançamento do Volume 7, Ano VII, Número, correspondente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2010.
Leia notícia completa

BOLETIM DO ARQUIVO EDGARD LEUENROTH
De agosto de 2010
Leia notícia completa

 

 

Informativo Eletrônico da ANPUH - Edição nº 9 - Ano 2
Expediente: Nelson Schapochnik (editor), Pablo Serrano (secretário), Mario Guimarães (webdesigner). Todos os direitos reservados. www.anpuh.org

Fale conosco: informe@anpuh.org