
 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 1 

O Correio da Manhã no golpe de 1964:  

impasses e dilemas na relação com os militares 

 

EDUARDO ZAYAT CHAMMAS

 

 

1. Introdução 

Neste trabalho, apresentamos os resultados parciais da pesquisa de mestrado A 

ditadura militar e a grande imprensa: os editoriais do Jornal do Brasil e do Correio da 

Manhã entre 1964 e 1969, em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em 

História Social do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e 

Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. 

Como é possível notar pelo título da pesquisa, no mestrado analisamos dois 

jornais da grande imprensa no início da ditadura militar, em meados dos anos 1960: o 

Jornal do Brasil e o Correio da Manhã. Para este simpósio, no entanto, optamos por 

trabalhar apenas com o Correio da Manhã entre os meses de março e abril de 1964. Tal 

recorte justifica-se pela trajetória do Correio da Manhã: o jornal estava entre os mais 

importantes impressos do Rio no período – era o matutino de maior circulação até o 

final dos anos 1950, quando foi ultrapassado pelo Jornal do Brasil – e fez radical 

oposição a Jango, nítida nos editoriais que discutiam a crise política do final de março 

de 1964 (notadamente os célebres “Basta!” e “Fora!” de 31 de março e 1º de abril de 

1964, defendendo a deposição imediata do presidente). Saudou em seguida a vitória dos 

militares, mas se tornou um dos grandes baluartes da oposição e da crítica aos militares. 

Reside aí a singularidade de sua trajetória: um dos jornais mais identificados 

com a oposição a Jango no pré-golpe tornou-se, na ditadura, a referência na grande 

imprensa para setores da esquerda e para parte daqueles que lutavam contra o regime. E 

a discussão que nos propomos a fazer neste texto é de que alguns elementos desse 

deslocamento do lugar político do Correio da Manhã aparecem já em abril de 1964, 

com a posição editorial do jornal acerca do Ato Institucional (depois AI-1) e da eleição 

de Castelo Branco. Tentamos esboçar, assim, uma interpretação do deslocamento da 

opinião do jornal – da oposição radical a Jango à crítica aos militares – tendo em vista a 

                                                            
 Mestrando em História Social no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências 

Humanas da Universidade de São Paulo. 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 2 

sua proximidade com certa tradição liberal-conservadora, que participou ativamente do 

golpe, mas passou a tecer críticas ao regime em seguida. 

 

2. A imprensa como fonte
1
 

As empresas privadas de comunicação (ou os meios de comunicação de massa) 

pretendem ocupar o lugar das praças públicas na definição do espaço coletivo da 

política no mundo contemporâneo. Essa característica é ainda mais marcante nos países 

da América Latina, por se tratarem de sociedades tradicionalmente elitistas e 

conservadoras em que o espaço público sempre foi restrito e limitado. No Brasil, não 

por acaso, o momento histórico em que havia efetivamente a possibilidade de 

alargamento da esfera pública – que pode ser observada por meio da tentativa de 

inserção das classes populares na vida política nacional, vide direito de voto aos 

analfabetos e militares de baixa patente – foi duramente atingido pelo golpe de 1964. 

A escolha da imprensa escrita como fonte está relacionada ao fato de que no 

século XX os órgãos de comunicação tornaram-se também órgãos de poder. Para além 

de serem empresas privadas, os interesses desses órgãos não são estritamente 

financeiros: procuram representar valores ou interesses de setores da sociedade. Ao 

recriarem a realidade à sua maneira – como produto de uma articulação entre sua 

ideologia, suas representações simbólicas, seus interesses político-econômicos 

imediatos e sua constante tentativa de formulação e delimitação da agenda de debates 

públicos –, os órgãos de comunicação tentam exercer o seu poder de influência sobre os 

leitores. Não se pode esquecer também que há no Brasil, historicamente, uma grande 

concentração dos meios de comunicação nas mãos de uma pequena elite – algumas 

poucas famílias tradicionais. Por mais que existam diferenças entre os projetos 

editoriais ou pontos de tensão e de distanciamento entre os jornais, o lugar social a 

partir do qual se expressam é semelhante. 

                                                            
1 Para as reflexões teóricas sobre a imprensa, as principais referências são: Francisco Fonseca. O 

Consenso Forjado. Maria Helena Rolim Capelato. “Os intérpretes das luzes” – liberalismo e 

imprensa escrita paulista: 1920 – 1945. Maria Helena Rolim Capelato e Maria Lígia Coelho Prado. O 

bravo matutino. Imprensa e ideologia: o jornal O Estado de S. Paulo. Bernardo Kucinski. A síndrome 

da antena parabólica. Walter Benjamin. “O Narrador”. Sheila Vieira de Camargo Grillo. A produção 

do real em gêneros do jornal impresso. Perseu Abramo. Padrões de manipulação na grande 

imprensa. 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 3 

Os jornais desempenham um papel informativo e ao mesmo tempo ideológico, 

pois têm como princípios a objetividade e a ideia de representação do real, mas se 

utilizam desses mecanismos que lhe garantem confiabilidade e legitimidade para 

representar o real à luz dos seus interesses, fazendo com que se tornem “instrumento de 

manipulação de interesses e de intervenção na vida social” (CAPELATO; PRADO, 

1980: 19). 

 Por todos os motivos expostos acima, consideramos que os principais órgãos de 

comunicação da imprensa escrita da época são fonte privilegiada para a investigação, 

pois podem explicitar o papel da imprensa na construção de representações de si e da 

ditadura militar, além de contribuir para a compreensão dos interesses e conflitos que 

estavam em questão entre as várias perspectivas das elites liberais em torno do regime. 

Na medida em que setores das elites liberais se aproximam ou se afastam dos 

militares, essa relação e esse conflito de interesses aparecem na grande imprensa. Nesse 

sentido, a morte lenta do Correio da Manhã a partir de 1968 é um evento significativo, 

pois dá mostras das opções feitas pela ditadura acerca dos órgãos da imprensa escrita 

que poderiam continuar a circular, além de revelar parte das tensões existentes entre os 

militares, a imprensa e os liberais. 

Algumas pesquisas e obras historiográficas já realizaram estudos sobre a 

ditadura a partir da imprensa ou sobre a imprensa na época da ditadura. Entre elas, 

podemos mencionar: Censura, Imprensa, Estado Autoritário (1968-1978), de Maria 

Aparecida de Aquino, Cães de Guarda – jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição 

de 1988, de Beatriz Kushnir e Jornalistas e Revolucionários, de Bernardo Kucinski. A 

originalidade deste trabalho reside no fato de que não pretendemos estudar os 

jornalistas, os órgãos de imprensa e sua relação mais direta com o poder militar (como é 

o caso da obra de Beatriz Kushnir), os jornalistas e sua luta política na imprensa de 

resistência (como é o caso do estudo de Bernardo Kucinski) ou alguns jornais e a 

censura da qual foram vítimas, como é o caso da pesquisa de Maria Aparecida de 

Aquino. 

Nosso objetivo não é fazer apenas uma história da imprensa, mas mais do que 

isso: pretendemos buscar elementos na imprensa escrita para mapear as tensões internas 

do campo liberal, bem como os seus consensos mínimos acerca da ditadura, além de 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 4 

buscar compreender os dilemas, impasses e interesses de dois importantes jornais da 

grande imprensa no início da ditadura militar. 

 Sobre a escolha dos editoriais como objeto de análise
2
, percebemos que eles 

costumam condensar os múltiplos interesses dos jornais, em geral espalhados na escolha 

da capa, das manchetes, das imagens e das afirmações destacadas, nas entrevistas, na 

hierarquização dos assuntos etc. Assim, analisar os editoriais significa trabalhar com o 

espaço próprio do jornal em que ele se posiciona explicitamente na cena política e se 

coloca publicamente defendendo determinadas posições ou pontos de vista, como 

empresa privada e instituição social simultaneamente. A análise dos editoriais serve, 

portanto, aos objetivos da pesquisa, pois permite que se perceba com clareza os 

interesses do jornal e a construção que o jornal faz da realidade a partir das suas 

próprias notícias e reportagens para fundamentar as suas opiniões. 

 

3. A imprensa nos anos 1960
3
 

 Entre os anos 1950 e 1970, a imprensa no Brasil passou por um intenso período 

de mudanças. Em boa parte dos textos que tratam dessas transformações, as três décadas 

são consideradas como parte de um importante processo de modernização e 

profissionalização. 

 De acordo com Alzira Alves de Abreu, foi a partir dos anos 1950 que os jornais 

passaram a depender financeiramente da publicidade: “Em pouco tempo, os jornais 

passaram a obter 80% de sua receita dos anúncios” (ABREU, 2002: 9) . Algumas 

mudanças ocorreram no próprio mundo da publicidade (profissionalização, 

desenvolvimento dos conceitos e técnicas de marketing etc.), indício de que outras 

transformações estavam ocorrendo: estimulados pelo crescimento urbano e industrial e 

o consequente alargamento do mercado consumidor no país, os negócios em torno da 

publicidade aumentaram significativamente. 

                                                            
2 A discussão sobre os editoriais se baseia principalmente nas obras de Francisco Fonseca (op. cit.), Sheila 

Vieira de Camargo Grillo (op. cit.) e Perseu Abramo (op. cit.). 

3 Para a compreensão do cenário da imprensa nos anos 1960, as principais referências são: Alzira Alves 

de Abreu. A modernização da imprensa (1970-2000). Ana Paula Goulart Ribeiro. Imprensa e História 

no Rio de Janeiro dos anos 1950. Marialva Barbosa. História Cultural da Imprensa: Brasil, 1900-

2000. Pery Cotta. Calandra: o sufoco da imprensa nos anos de chumbo. Jeferson de Andrade. Um 

Jornal Assassinado:a última batalha do Correio da Manhã. Anna Cristina Camargo Moraes 

Figueiredo. “Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada” – Publicidade, Cultura de Consumo e 

Comportamento Político no Brasil (1954-1964). 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 5 

 As reformas pelas quais passaram alguns dos jornais se tornaram paradigmáticas 

desse processo de modernização da imprensa, e a mais simbólica de todas – porque uma 

das primeiras e talvez a mais profunda, ou ao menos a mais eficaz do ponto de vista 

mercadológico – foi a reforma do JB. 

 Foi também em meio à modernização que ocorreu a concentração dos meios de 

comunicação. Por se assemelharem cada vez mais às empresas, próximos do discurso da 

gestão empresarial eficiente e moderna que busca o lucro, muitos dos jornais de menor 

circulação, dos jornais mais politizados e dos jornais populares acabaram por 

desaparecer ou mudar de dono, indo parar nas mãos dos grandes conglomerados de 

mídia que começaram a se formar. Segundo Alzira Alves de Abreu, “em 1950 existiam 

no Rio de Janeiro 22 jornais diários comerciais, entre matutinos e vespertinos, (...) em 

1960 esse número foi reduzido para 16 jornais diários, e no final de 1970, para sete” 

(ABREU, 2002: 17). 

 O Correio da Manhã estava entre os mais importantes jornais impressos do Rio 

no período. Era o matutino de maior circulação até o final dos anos 1950, quando foi 

ultrapassado pelo JB. Historicamente identificado com as classes médias conservadoras 

e com o pensamento liberal, teve uma trajetória singular: “Em 1945 e, novamente, em 

1950, o Correio da Manhã apoiou a candidatura à presidência de República do 

brigadeiro Eduardo Gomes, lançada pela UDN. O jornal fez forte oposição a Vargas: 

apoiou o Manifesto dos Coronéis, fez violentas críticas ao aumento de 100% do salário 

mínimo e apoiou o inquérito policial-militar instaurado pela Aeronáutica para apurar o 

crime da Rua Toneleros. Após a posse de Café Filho, Paulo Bittencourt [proprietário do 

jornal] sugeriu o nome de Eugênio Gudin [referência no pensamento liberal brasileiro] 

para a pasta da Fazenda, sendo prontamente atendido.” (RIBEIRO, 2007: 67) 

 Em agosto de 1963, morreu Paulo Bittencourt e assumiu o jornal sua segunda 

mulher, Niomar Moniz Sodré Bittencourt. Mesmo com a mudança na direção do 

matutino, o Correio da Manhã manteve uma linha editorial de enfática oposição a 

Jango. Publicou os famosos editoriais “Basta!” e “Fora!” em 31 de março e 1º de abril 

de 1964, defendendo a deposição imediata do presidente, e saudou em seguida a vitória 

dos militares. 

No entanto, depois de apoiar a UDN por duas vezes, fazer oposição radical a 

Getúlio Vargas e João Goulart e defender a deposição de Jango e a subida dos militares 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 6 

ao poder, o Correio da Manhã acabou por se tornar uma importante referência na 

oposição aos militares. 

Depois de quase cinco anos de crítica à ditadura, no final de 1968 o Correio da 

Manhã começou a ser perseguido pelos militares. O poder público e as empresas 

privadas suspenderam os seus anúncios, até que em setembro de 1969 o jornal foi 

arrendado e os seus novos proprietários assumiram uma linha editorial governista, o que 

não evitou a morte do veículo em 1974. 

A escolha do jornal analisado justifica-se, portanto, pelo fato de que o Correio 

da Manhã era o matutino carioca de maior tiragem antes da ascensão do JB (com 

exceção dos jornais populares) e teve uma trajetória bastante relevante para a 

investigação que nos propomos a fazer. 

Escolhemos um jornal do Rio de Janeiro para a análise por considerarmos que o 

Rio, por ter sido a capital federal até pouco tempo antes do recorte estabelecido para a 

pesquisa (além de continuar sendo sede de alguns órgãos públicos e ministérios), ainda 

concentrava os debates políticos de maior influência e repercussão e era o grande centro 

cultural do país. Os jornais que circulavam por lá tinham um peso político significativo: 

“o Rio de Janeiro, apesar de não ser mais o centro político, certamente continuou sendo 

o centro cultural do país, irradiando tendências e repercutindo profundamente todas as 

mudanças vividas na sociedade brasileira” (ASSIS, 2009: 3). A partir dos anos 1970, há 

um deslocamento e São Paulo começa a se tornar a caixa de ressonância política do 

país, em que pese o Rio continuar a ter importância. 

 

4. A crise de março de 1964 

Na edição do dia 15 de março de 1964, o jornal Correio da Manhã publicou 

editorial intitulado Equívocos, criticando a participação de João Goulart no célebre 

comício da Central do Brasil de dois dias antes. O que chama a atenção desse editorial é 

o ensaio de interpretação histórica feito pelo jornal: de acordo com o Correio da 

Manhã, Goulart e Brizola estariam à direita do espectro político nacional por serem 

herdeiros políticos de Vargas, que apesar de ter subido ao poder por força de uma 

revolução de cunho liberal (1930), acabou por exercer um “governo discricionário” 

(1937-1945). O texto compara a postura de Vargas, que fechou o Congresso em 1937 

contra “as tradições democráticas da Nação”, e a fala de Brizola, que teria exortado os 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 7 

presentes a defenderem o fechamento do mesmo Congresso caso as Reformas não 

fossem aprovadas. 

Assim, o editorial busca estabelecer um campo de referências históricas – é 

preciso lembrar que o Estado Novo tinha acabado há menos de vinte anos, e a ditadura 

varguista ainda estava muito presente na memória social – na sua tentativa de 

desmascarar Jango e Brizola e apontar os equívocos de João Goulart. 

No mesmo editorial, o Correio da Manhã faz uma crítica contundente ao então 

governador da Guanabara, Carlos Lacerda: o jornal denuncia o fato de que Lacerda tem, 

entre os seus auxiliares policiais, “os mais radicais servidores policiais do chamado 

Estado Novo”. Apesar de seu anti-getulismo, diz o jornal, Lacerda pretendia estabelecer 

uma “ditadura totalitária” nos mesmos moldes da ditadura varguista. 

Desde antes do golpe, portanto, notamos no Correio da Manhã uma posição 

bastante crítica tanto ao trabalhismo de João Goulart e Brizola quanto ao governo de 

Lacerda na Guanabara. Ainda no editorial do Correio da Manhã do dia 15 de março, o 

jornal se declarava favorável às reformas, “uma aspiração de todo o país que sabe o que 

elas representam para o seu próprio progresso econômico e social”. Nesse caso, a 

referência às reformas se dá em um sentido modernizante: elas não seriam necessárias 

para reduzir as desigualdades sociais ou garantir os direitos dos trabalhadores, como 

poderia afirmar um trabalhista, mas para impulsionar o desenvolvimento do país. 

O curioso é que poucos dias depois, já no dia 21 de março, o jornal fala em 

“reformas necessárias que a Nação exige para sua estabilidade econômica e social”. A 

substituição do termo “progresso” pelo termo “estabilidade” não nos parece 

despropositada. Diante das crescentes tensões políticas, o jornal fala cada vez mais em 

estabilidade, paz e segurança. Para o jornal, o sentido das reformas parece mudar de 

caráter aos poucos: primeiro, serviriam ao progresso, mas em seguida foram tornando-

se necessárias para apaziguar as tensões políticas e sociais e pôr fim aos radicalismos. 

No editorial do dia 17 de março, o jornal volta a falar das reformas e sua 

importância para a modernização do país: a reforma agrária tornou-se uma necessidade 

porque a abertura das grandes estradas colocou duas realidades muito distintas em 

contato: a realidade das regiões industrializadas e a realidade do interior, com uma 

grande diferença de “padrões de vida, de direitos, de salários e condições materiais”. 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 8 

As reformas têm (ou deveriam ter) um caráter modernizador, como 

desdobramento do próprio desenvolvimento do país: o país progrediu e abriu novas 

estradas, e agora essas estradas precisam levar ao interior o padrão de vida das regiões 

industrializadas. Esse caráter modernizador, no entanto, não se confunde com nenhum 

tipo de transformação social. Reforça essa impressão o fato de que em algumas 

passagens o jornal abandona o aspecto “social” das reformas, e elas vão se tornando 

apenas “econômicas”: “a Nação quer a concretização das reformas essenciais de sua 

estrutura econômica”. 

Ao longo dos dias seguintes, o Correio da Manhã nota o cenário de acentuada 

polarização política, mas procura se manter equidistante das forças políticas em ação: o 

jornal fala em “demagogos da direita” ou “demagogos do gênero Brizola”, “golpistas de 

direita” ou “golpistas de esquerda”, “golpistas” ou “continuístas”, criticando sempre 

ambos e afirmando que haverá eleições “em 65, 70 e sempre que a atual Constituição e 

a lei determinarem”. O jornal torna-se, segundo o seu próprio discurso, o porta-voz dos 

anseios do povo: tanto o “golpismo” quanto o “continuísmo” são fruto da ação política 

de minorias descoladas da maior parte da população, mas o povo – assim como o jornal 

– defende a continuidade da vida democrática. 

As tensões do Correio da Manhã com o governo Goulart, no entanto, se 

acentuam a partir do dia 20 de março, quando se noticia a possibilidade do monopólio 

estatal da importação e da distribuição do papel para os jornais. Para o jornal, tal 

monopólio sufocaria a “crítica livre”. O editorial também nos permite vislumbrar a 

auto-imagem do jornal, ou as referências que ele próprio faz ao papel da imprensa: 

“Seria o fim da liberdade da manifestação do pensamento e, fatalmente, o fim de todas 

as outras liberdades, de todas as instituições livres e da própria democracia. Seria uma 

forma de sufocar o Congresso e o Poder Judiciário. Seria o fim dos partidos políticos e 

das garantias constitucionais.” 

Para além das questões políticas, há um óbvio interesse comercial: monopólio 

estatal da importação e da distribuição do papel pode significar alta nos preços e 

aumento no custo de produção, implicando em redução da margem de lucro. Como já 

dissemos, os jornais aproximam os seus projetos ideológicos estratégicos dos seus 

interesses econômicos mais imediatos. 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 9 

O exagero retórico do jornal (“fim de todas as instituições livres”, “fim da 

própria democracia”, “fim dos partidos políticos”) serve para pressionar o governo, mas 

nos remete a outra questão: a pretensão dos jornais de ocuparem o lugar das praças 

públicas na definição do espaço coletivo da política – só haveria política e democracia 

na imprensa. O jornal procura manter-se como a consciência crítica das instituições 

representativas e dos Poderes, inclusive definindo agendas e disseminando valores 

ideológicos. 

Os dias 31 de março e 1º de abril marcam o auge das críticas do Correio da 

Manhã ao governo Goulart. Nos dois editoriais de capa que se tornaram célebres, o 

Basta! e o Fora!, o jornal acaba por defender a deposição imediata do presidente. Seus 

argumentos são fundamentalmente institucionais: o presidente teria desrespeitado o 

Congresso ao tentar governar por decretos-leis, usurpando as funções do Poder 

Legislativo; estaria levando adiante uma política continuísta (no que seria uma tentativa 

de permanecer no poder, sem respeitar a Constituição de 1946 e as eleições de 1965) e 

teria, por fim, destruído a disciplina nas Forças Armadas. 

O jornal coloca-se a falar em nome da opinião pública e em defesa das 

instituições: “A opinião pública recusa uma política de natureza equívoca que se volta 

contra as instituições, cuja guarda deveria caber ao próprio Governo Federal.” O 

editorial do dia 31 de março terminava com um chamado: “Os Poderes Legislativo e 

Judiciário, as Classes Armadas, as forças democráticas devem estar alertas e vigilantes e 

prontos para combater todos aqueles que atentarem contra o regime. O Brasil já sofreu 

demasiado com o Governo atual. Agora, basta!” 

No dia seguinte, na capa, logo acima do editorial Fora!, o Correio da Manhã 

publicou o Art. 83 da Constituição de 1946 (que versava sobre o juramento do 

presidente de defender e cumprir a Constituição), afirmando que João Goulart “jurou e 

não cumpriu. Não é mais presidente da República”. O editorial dessa data fala bastante 

em insegurança, intranquilidade, desordem, anarquia, crise política, social, militar e 

financeira, e usa a seu favor o discurso da legalidade: o Correio da Manhã defendeu 

“intransigentemente” a posse de João Goulart em 1961, assim como defendia a 

Constituição naquele momento – João Goulart não poderia mais governar o país. O 

próprio jornal parece tentar se defender de possíveis acusações de anti-trabalhismo, e a 

sua posição pela deposição de Goulart ganha legitimidade ao estar ancorada na defesa 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 10 

da Constituição: não se trata de uma opinião ou de uma opção política, mas de uma 

defesa intransigente da legalidade. 

O principal argumento contra Goulart é o de que ele gostaria de permanecer no 

poder a qualquer preço, instaurando o caos no país para que isso pudesse ocorrer, mas o 

próprio editorial parece ter dificuldades de apontar o não cumprimento da Constituição, 

que seria a mais sólida das justificativas para a saída do presidente. A conseqüência da 

permanência de Jango na presidência seria o início de uma ditadura, mas há uma 

passagem reveladora no próprio editorial: o jornal admite ser contra “a perspectiva de 

ditadura” [grifo nosso]. 

Reaparece também o jornal que fala em nome do povo, porta-voz da opinião 

pública: “O povo depois de uma larga experiência reage e reagirá com todas as suas 

Forças no sentido de preservar a Constituição e as liberdades democráticas” ou “A 

Nação, a democracia e a liberdade estão em perigo. O povo saberá defendê-las. Nós 

continuaremos a defendê-las.” 

Três questões se destacam ao observarmos a postura do jornal na crise de março 

de 1964: 

a) As reformas modernizantes: como dissemos acima, o jornal deixou clara a sua 

concepção de reforma, ligada a um projeto de modernização capitalista. Reformar, nesse 

caso, significa diminuir os entraves para o desenvolvimento do capitalismo no Brasil. 

Na afirmação do Correio da Manhã: “Queremos as reformas de base, que são mais do 

que nunca imprescindíveis à revolução industrial que levará o Brasil à área dos países 

desenvolvidos e economicamente independentes” (editorial do dia 2 de abril). 

b) A ideia de imparcialidade do jornal e a voz da opinião pública: o jornal 

reafirma a todo o momento sua imparcialidade e o fato de ser porta-voz dos interesses 

do povo (ou de falar em nome da opinião pública). Na lógica do seu discurso, isso lhe 

confere legitimidade. Não fala por si ou pelos seus interesses específicos, mas pelo 

conjunto da sociedade, que só pode se expressar através de suas instituições 

representativas. Por isso a “política das ruas” é rechaçada, e daí a ojeriza que os liberais 

brasileiros têm à participação política das massas. Trata-se, na verdade, de um 

mecanismo largamente utilizado na grande imprensa para mascarar os seus interesses 

privados fazendo-os parecer universais. Da mesma forma, a idéia de imparcialidade 

(que aparece com destaque na cobertura do Correio da Manhã analisada acima) 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 11 

transmite ao leitor a impressão de que o jornal não está comprometido com nenhum dos 

lados, e que o seu relato e as suas opiniões são desinteressados. 

c) A saída para a crise: na segunda quinzena de março, o jornal constrói a 

imagem de um país em crise. Essa crise se desdobra em várias outras: é uma crise 

institucional, financeira, econômica, política, social etc. A crise é sempre considerada de 

responsabilidade do presidente João Goulart, que teria levado o país ao caos e à 

instabilidade. Assim, o jornal começa a falar em “resistência democrática” ou “defesa 

do regime”, conclamando diferentes atores – por vezes indeterminados – à ação. 

 

5. As tensões após o golpe 

Logo no dia 2 de abril, em editorial de capa intitulado “Vitória”, ao mesmo 

tempo em que comemora o “afastamento do sr. João Goulart” (“a nação saiu vitoriosa”), 

o Correio da Manhã já se diz pronto para defender a Constituição, o Congresso 

Nacional, a democracia e a liberdade: “O afastamento do governo do sr. João Goulart 

não justifica de modo algum um regime de exceção. Não justifica violências nem crimes 

cometidos contra a liberdade individual e coletiva. Esta vitória não pertence à direita.” 

Chama a atenção o fato de que o mesmo jornal que apoiou de forma despudorada o 

golpismo de 31 de março e 1º de abril antevê alguns dos dilemas que virão a seguir. O 

jornal apostou em uma ação – o golpe em nome da democracia – que continha em si a 

sua contradição de maneira gritante – a gênese de uma ditadura. 

Percebe-se que paira no ar certa intranquilidade quanto aos rumos políticos do 

país. Logo no dia 3 de abril, o Correio da Manhã expressa forte descontentamento com 

a atuação do governador da Guanabara Carlos Lacerda após o golpe. De acordo com o 

jornal, o DOPS da Guanabara, sob o comando do governador, havia invadido e 

empastelado o Última Hora, além de outras arbitrariedades e violências cometidas pela 

Polícia da Guanabara – a “Polícia Política” de Lacerda. Para o Correio da Manhã, 

Lacerda estaria desrespeitando a ordem constituída desde o golpe de 1º de abril visando 

o “aniquilamento dos adversários” de sua futura candidatura à presidência. Assumindo 

que o golpe havia restabelecido a democracia, o jornal afirma: “[Lacerda] reage por 

meio de sua Polícia Política, prendendo e espancando como se estivéssemos em plena 

ditadura. [grifos nossos]” 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 12 

Ao defender o Última Hora, o Correio da Manhã posiciona-se em favor da 

liberdade de imprensa: “Só uma ilegalidade o DOPS não confessa, nem menciona: a 

invasão e a destruição do vespertino Última Hora. Pode-se discordar – como 

discordamos – da orientação desse jornal. Mas é um jornal. O ataque a esse como a 

qualquer jornal é crime contra a liberdade de imprensa. Advertimos todos os jornais da 

Guanabara e do país: se o crime contra aquele vespertino ficar impune, a liberdade de 

imprensa no Brasil acabou.” O jornal silencia acerca das perseguições políticas – por 

exemplo, nos sindicatos – e das cassações de mandatos, mas não se furta a criticar os 

atentados contra a liberdade de imprensa. 

O Correio da Manhã recorre às Forças Armadas diante dos arbítrios cometidos 

por Lacerda no governo da Guanabara e Ademar de Barros no governo de São Paulo: 

“Às Forças Armadas, ainda uma vez, cabe essa tarefa de impedir que o movimento 

vitorioso descambe para as represálias pessoais ou de grupos. Elas, que deram execução 

ao movimento, têm agora o dever de preservá-lo contra o processo de degenerescência 

com que o ameaçam a cupidez política de uns e a vocação ditatorial de outros.
4
” 

O jornal reitera sempre o seu compromisso com a democracia e com a 

legalidade, mas não se furta a exigir a manutenção dos militares no poder para garantir o 

sucesso da “revolução”. A saída da crise política, instaurada por João Goulart e ainda 

não resolvida pelo “governo revolucionário”, seria “a formação imediata de um governo 

federal responsável e com autoridade para governar”, de acordo com o Correio da 

Manhã. Nos primeiros dias de abril, o jornal mantém o seu apoio aos militares e confia 

nos rumos políticos do “governo revolucionário”. As tensões aparecem apenas em 

relação às lideranças civis – notadamente Lacerda – que poderiam se aproveitar desse 

momento de instabilidade para executar os seus projetos pessoais. 

No dia 5 de abril, o Correio da Manhã publica editorial intitulado Palavras de 

um chefe, em que se utiliza de declarações recentes de Castelo Branco para elogiá-lo. 

Para o jornal, existem “medidas de segurança, compreensíveis porque indispensáveis à 

consolidação da vitória”, mas em nome dessas medidas “são perpetradas 

arbitrariedades, atos de vindita, pessoais e de grupos”. É nesse contexto que as Forças 

Armadas devem exercer o seu papel: “Invocamos, nessa situação, uma força real, viva e 

                                                            
4 Para o debate sobre as Forças Armadas como “poder moderador”, ver O Palácio e a Caserna e “Forças 

Armadas e política, 1945-1964: a ante-sala do golpe”, de João Roberto Martins Filho, e Os militares 

na política, de Alfred Stepan. 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 13 

nobre, não atingida pela radicalização: é o Exército, são chefes militares como o 

General Humberto de Alencar Castelo Branco”. 

Esse elogio de Castelo Branco pelo jornal ocorre no mesmo momento em que é 

lançada a candidatura do general à presidência. O Correio da Manhã admite que sua 

eleição é inconstitucional, mas isso não se constitui em um problema, o que desmascara 

o argumento tantas vezes utilizado pelo próprio jornal de que Goulart teria sido 

derrubado pelo descumprimento da Constituição. Em notícia, publicada no 5 de abril, o 

jornal afirma: “Apurou a reportagem que o coordenador da candidatura Castelo Branco 

junto aos parlamentares será o deputado José Maria Alkimim e a eleição do ex-chefe do 

Estado-Maior [Castelo Branco], apesar de constitucionalmente inelegível (art. 139, 

item I, letra C), deverá concretizar-se até a próxima quinta-feira” [grifos nossos]. 

O recurso de pontuar o artigo da Constituição que estaria sendo descumprido já 

havia sido utilizado pelo jornal com destaque no dia 1º de abril de 1964 para noticiar a 

queda de João Goulart. Desta vez, no entanto, foi dado muito menos destaque às 

questões constitucionais. A Constituição é utilizada pelo jornal de acordo com as suas 

conveniências: Castelo Branco parecia ter o apoio do Correio da Manhã para assumir a 

presidência. 

O AI é um ponto de inflexão para o Correio da Manhã: “a nação passou a ser 

tutelada pelos militares”, o que desagradou ao jornal. Outra divergência do Correio da 

Manhã com o AI se refere ao fim das garantias individuais, mas o jornal se mantém 

firme na defesa da continuidade da “revolução”: “Não somos dos que entendem que o 

movimento vitorioso deve deter a marcha. O esquema de Poder montado pelo Sr. João 

Goulart e seus asseclas, comunistas ou não, deve ser destruído. Mas sem a abolição 

prática das garantias individuais, sem a ab-rogação do direito de defesa.” Assim, mais 

uma vez, se repete o discurso em defesa das garantias individuais, mas nada se fala das 

cassações e perseguições políticas, das perseguições aos sindicatos e aos trabalhadores, 

dos asilados políticos, temas que vinham sendo noticiados sem grande destaque. 

As divergências apontam para duas questões centrais: a tutela do corpo político 

pelos militares e a ameaça às liberdades e garantias individuais. O Congresso, por 

exemplo, é chamado de “mera assembléia consultiva da Junta Militar”. Chama a 

atenção o fato de que o próprio jornal, que até a edição do AI vinha se manifestando 

favorável a “revolução”, tenha mudado o seu ponto de vista tão rapidamente: “Desde o 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 14 

dia em que ruiu, ao primeiro piparote, o castelo de cartas do Sr. João Goulart e da 

camarilha de pelegos, comunistas e aproveitadores de todos os matizes que o endeusava, 

não surgiu uma palavra de orientação, uma frase, um conceito sobre os problemas 

básicos que amarguram e agoniam o povo deste País. Substitui-as o frenético silvo das 

sirenas de camionetas policiais.” 

Ao mesmo tempo, o jornal afirma depositar as suas esperanças na eleição de 

Castelo Branco, o mesmo que vinha sendo duramente criticado (junto com os outros 

militares que compunham a Junta Militar) pela edição do AI. Em primeiro lugar, o 

Correio da Manhã chama Castelo de “presidente eleito”, mesmo que sua eleição tenha 

ocorrido em um “Congresso mutilado”, “mera assembléia consultiva”, denúncias feitas 

pelo próprio jornal. Em segundo lugar, Castelo “representa agora a oportunidade e a 

esperança de que o movimento retifique seu rumo e marche para a conquista dos 

objetivos que motivaram sua deflagração”. A posição aparentemente ambígua do jornal 

pode ser explicada pelo seu projeto, ou se quisermos pelas aparentes ambiguidades do 

projeto liberal. 

Dentro da tradição liberal-conservadora, não era possível aceitar a 

democratização da sociedade brasileira: a ampliação dos direitos políticos e a inserção 

das camadas populares na cena política nacional provocava ojeriza nos liberais. Desde o 

final dos anos 1930 e a democracia social de Vargas, o liberalismo oligárquico buscava 

retomar o poder. 

A derrubada de Vargas pelos militares em outubro de 1945 e a convocação de 

eleições para dois meses depois foi ao encontro dos seus interesses, e a intervenção 

militar que retirou Vargas do poder e em seguida restabeleceu a democracia se tornou 

paradigmática, pois tratou-se de uma intervenção militar temporária “saneadora”, ou do 

recurso ao autoritarismo de crise. Em um momento de crise, os liberais aceitavam de 

bom grado uma saída autoritária que recolocasse a democracia, garantindo os direitos 

individuais e a segurança da propriedade sem necessariamente manter os direitos 

sociais, já que – na lógica liberal – eles limitam a propriedade e os direitos individuais. 

Foi nessa experiência que muitos liberais se inspiraram quando conspiraram pelo golpe 

de 1964, acreditando que assim como em 1945, excluído o trabalhismo da cena política 

em seguida seriam convocadas novas eleições. 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 15 

Com a candidatura de Eduardo Gomes, seria possível pôr fim aos direitos sociais 

estabelecidos por Vargas. O candidato da UDN largou como favorito, mas o apoio de 

Vargas ao seu ex-ministro da Guerra Eurico Gaspar Dutra foi determinante para o 

resultado das eleições. Assim, frustrou-se a expectativa dos liberais de retornarem ao 

poder. Mais do que isso: eles se deram conta do impacto da extensão dos direitos 

políticos e sociais à classe trabalhadora – as eleições de 1945 marcam a construção da 

política de massas por Vargas. As eleições não funcionavam mais como na República 

Velha: arranjos políticos oligárquicos não seriam mais capazes de determinar os rumos 

políticos do país. 

Para o regozijo da UDN, no entanto, governo Dutra revelou-se distante de 

Vargas e do trabalhismo, e acabou marcado por uma postura autoritária, moralmente 

conservadora e economicamente liberal. Em 1950, Eduardo Gomes recolocou a sua 

candidatura pela UDN e foi novamente derrotado, desta vez por Getúlio Vargas que 

voltava à presidência nos braços do povo. Não é por acaso que o Correio da Manhã 

apoiou Eduardo Gomes nas duas eleições e fez oposição ferrenha à Vargas em seu 

mandato como presidente eleito (1950-1954). 

A crise política de 1954/1955 também estava ligada a esse impasse, e a forte 

reação das camadas populares ao suicídio de Vargas adiou o retorno da tradição liberal-

oligárquica ao poder. Além disso, o golpe efetivado pelo general Henrique Lott em 

novembro de 1955 que precedeu a posse de Juscelino Kubitschek tornou ainda mais 

forte a crença dos liberais na intervenção saneadora dos militares que em seguida dá 

lugar ao restabelecimento da democracia, como em 1945. Em 1961, a presidência de 

Jânio Quadros foi um fracasso para a UDN. O fim precipitado de seu governo fez com 

que os mesmos dilemas se recolocassem. Como agir diante da ascensão de um 

presidente nacional-reformista, herdeiro do trabalhismo de Vargas? 

O espectro da conspiração golpista continuava rondando o cenário político 

nacional, assim como em 1954/1955. Mas foi apenas em 1964, diante de uma crescente 

polarização política, da mobilização dos trabalhadores organizados e das propostas de 

reforma agrária e ampliação dos direitos políticos para analfabetos e militares de baixa 

patente que o golpe se efetivou. 

Fazendo emergir a sua tradição liberal-conservadora, nos parece coerente que o 

Correio da Manhã tenha feito duras críticas ao governo trabalhista de João Goulart e 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 16 

tenha exigido intervenções que o derrubassem, assim como tenha questionado o AI. As 

questões políticas e sociais parecem ser de menor importância. O problema, assim, não 

era o golpe anti-democrático ou a derrubada de um presidente constitucional. O 

problema era o arbítrio excessivo do Estado. 

 O problema não era o golpe, mas o regime que se impunha
5
. 

 

Referências Bibliográficas 

ABRAMO, Perseu. Padrões de manipulação na grande imprensa. São Paulo: Editora Fundação 

Perseu Abramo, 2003. 

ABREU, Alzira Alves de. A modernização da imprensa (1970-2000). Rio de Janeiro: Jorge 

Zahar, 2002. 

ANDRADE, Jeferson de. Um Jornal Assassinado: a última batalha do Correio da Manhã. Rio 

de Janeiro: José Olympio, 1991. 

AQUINO, Maria Aparecida de. Censura, Imprensa, Estado Autoritário (1968-1978). Bauru: 

Edusc, 1999. 

ASSIS, Carolina Silva de. O Correio da Manhã no processo de modernização e concentração 

da imprensa carioca nos anos 1960-70. Trabalho apresentado no XIV Congresso de Ciências da 

Comunicação na Região Sudeste – Rio de Janeiro – 7 a 9 de maio de 2009. Em: 

http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2009/resumos/R14-0470-1.pdf. Acessado 

em 08/02/2011. 

BARBOSA, Marialva. História Cultural da Imprensa: Brasil, 1900-2000. Rio de Janeiro: 

Mauad X, 2007. 

BENJAMIN, Walter. “O Narrador”. In: Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política. São 

Paulo: Editora Brasiliense, 1996. 

CAPELATO, Maria Helena Rolim. “Os intérpretes das luzes” – liberalismo e imprensa escrita 

paulista: 1920 – 1945. Doutorado. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências 

Humanas da Universidade de São Paulo, 1986. 

____________________________; PRADO, Maria Lígia Coelho. O bravo matutino. Imprensa 

e ideologia: o jornal O Estado de S. Paulo. São Paulo: Alfa-Omega, 1980. 

CODATO, Adriano. “O golpe de 1964 e o regime de 1968: aspectos conjunturais e 

variáveis históricas”. História Questões e Debates , Curitiba – PR, v. 40, p. 11-36, 

2004. 

COTTA, Pery. Calandra: o sufoco da imprensa nos anos de chumbo. Rio de Janeiro: Bertrand 

Brasil, 2007. 

FIGUEIREDO, Anna Cristina Camargo Moraes. “Liberdade é uma calça velha, azul e 

desbotada” – Publicidade, Cultura de Consumo e Comportamento Político no Brasil (1954-

1964). São Paulo: Editora Hucitec, 1998. 

FONSECA, Francisco. O Consenso Forjado. São Paulo: Editora Hucitec, 2005. 

GAZZOTTI, Juliana. “O Jornal da Tarde e o pós-AI-5: o discurso da imprensa desmistificado”. 

In: MARTINS FILHO, João Roberto (org.). O golpe de 1964 e o regime militar – novas 

perspectivas. São Carlos: EdUFSCAR, 2006. 

GRILLO, Sheila Vieira de Camargo. A produção do real em gêneros do jornal impresso. São 

Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004. 

                                                            
5 Diferentemente do que afirma Adriano Codato em seu texto “O golpe de 1964 e o regime de 1968”, 

consideramos que o regime militar se efetiva já em 1964. 

http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2009/resumos/R14-0470-1.pdf


 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 17 

KUCINSKI, Bernardo. A síndrome da antena parabólica. São Paulo: Editora Fundação Perseu 

Abramo, 1998. 

___________________. Jornalistas e Revolucionários. São Paulo: Editora da Universidade de 

São Paulo, 2003. 

KUSHNIR, Beatriz. Cães de Guarda – jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1988. 

São Paulo: Boitempo Editorial, 2004. 

MARTINS FILHO, João Roberto. O Palácio e a caserna. São Carlos: EDUFSCar, 1995. 

____________________________. “Forças Armadas e Política, 1945-1964: a ante-sala do 

golpe.” In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (orgs.). O Brasil 

republicano v.3 – O tempo da experiência democrática: da democratização de 1945 ao golpe 

civil-militar de 1964. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. 

RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Imprensa e História no Rio de Janeiro dos anos 1950. Rio de 

Janeiro: E-papers, 2007. 

STEPAN, Alfred. Os militares na política. Rio de Janeiro: Artenova, 1975. 


