
 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 1 

Joaquim Inojosa e o jornal Meio-Dia (1939-1942) 
 

JOÃO ARTHUR CICILIATO FRANZOLIN
*
 

 

Em 1930, quando Getúlio Vargas chegou ao poder, estava a imprensa brasileira 

em franco processo de expansão (BAHIA, 1967: 63). Não apenas boa parte dos jornais 

passaram a contar com serviço telegráfico efetivo de agências internacionais, como 

Havas e United Press, como também se valiam de novas técnicas de impressão, via a 

aquisição das linotipos e de outras novidades no campo da impressão, e do 

estabelecimento de departamentos de publicidade, o que contribuiu, de forma decisiva, 

para a consolidação das empresas jornalísticas.  

Nas décadas de 1930 e 1940, os maiores jornais do país concentravam-se, 

sobretudo, no Rio de Janeiro, então capital federal, e dominavam o mercado nacional, 

com amplas tiragens. Destacavam-se o Correio da Manhã, talvez o maior matutino do 

período (ANDRADE, 1991);
 

O Jornal, vespertino “órgão líder” dos Diários 

Associados, de Assis Chateaubriand; o Diário de Notícias, fundado em 1930 por 

Orlando Ribeiro Dantas,  além de outros títulos não menos importantes como o Jornal 

do Brasil, Diário Carioca e O Globo (SODRÉ, 1999) (RIBEIRO, 2000). Existiam dois 

tipos de periódicos, matutinos e vespertinos: os primeiros circulavam logo no começo 

do dia, possuíam diagramação e linha editorial sólidas e não tinham edições às 

segundas-feiras. Já o segundo grupo saía por volta das 11 horas da manhã, eram mais 

fluidos em relação ao seu conteúdo e não apareciam aos domingos. Um vespertino 

também poderia ter várias edições no decorrer de um mesmo dia, de acordo com sua 

vendagem, e eram, em geral, considerados mais populares. 

Em São Paulo, outro centro importante do país, circulava o poderoso O Estado 

de S. Paulo, propriedade de Júlio de Mesquita Filho (CAPELATO; PRADO, 1980),
 

bem como o Diário de S. Paulo, outro jornal incorporado à cadeia dos Diários 

Associados, além da Folha da Noite e Folha da Manhã, esta última surgida em 1925 

(DUARTE, 1972: 31-32).
 
 

Não se pode esquecer, todavia, que esse panorama foi severamente influenciado 

pelos acontecimentos políticos do Brasil nas décadas de 1930 e 1940. O Estado Novo, 

                                                 
* Mestrando em História pela UNESP/Faculdade de Ciências e Letras de Assis, orientado pela Profa. Dra. 

Tânia Regina de Luca. Agência financiadora: FAPESP – Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de 

São Paulo. 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 2 

governo autoritário capitaneado por Getúlio Vargas, foi instaurado em novembro de 

1937. O golpe desfechado no dia 10 daquele mês foi alardeado como reação à 

descoberta do chamado “Plano Cohen”, uma suposta revolução para implantar o 

comunismo no Brasil. Como se descobriu mais tarde, o plano fora arquitetado por um 

capitão integralista, Olímpio Mourão Filho, que teria participação importante no golpe 

de 1964, desencadeando o processo que levaria à instauração do regime militar. Em 

1937, seu plano serviu como uma luva para os propósitos varguistas de por fim à 

disputa pela Presidência da República, endurecer definitivamente o regime que, desde a 

Intentona Comunista de 1935, tornava-se cada vez mais autoritário e centralizador 

(CARONE, 1976). A instauração de uma ditadura levou o governo a agir de forma mais 

rígida e controladora em relação à imprensa, e para tanto foi criado o Departamento de 

Imprensa e Propaganda (DIP) em dezembro de 1939. As funções do DIP eram muito 

abrangentes, contando com as seguintes divisões: Divisão de Divulgação, Divisão de 

Radiodifusão, Divisão de Cinema e Teatro, Divisão de Turismo, Divisão de Imprensa e 

Serviços Auxiliares (ABREU et. al., 2001: 1830-1833).
 
 

A divisão de Imprensa do DIP contava ainda com o Conselho Nacional de 

Imprensa, formado por seis membros: três deles nomeados por Vargas, e outros três 

escolhidos em assembléias realizadas pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), 

pelo Sindicato dos Proprietários de Jornais e Revistas do Rio de Janeiro e ainda pelo 

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro. A direção, porém, cabia ao 

diretor do DIP – no caso, Lourival Fontes (GOULART, 1990: 66).
 
 

Vê-se assim que a relação do DIP e do governo com os jornais não se pautou 

apenas pela censura pura e simples, mas foi muito mais abrangente. Algumas vezes não 

se hesitou em usar a força, como atesta a desapropriação do matutino O Estado de S. 

Paulo e do diário A Noite, no Rio de Janeiro. Todavia, essas ações constituíram-se em 

situações extremas, e não eram de forma alguma rotineiras. Muito mais comum era a 

facilitação de verbas, empréstimos, concessão de publicidade estatal e favores de outras 

ordens a jornais que apoiassem a ditadura estadonovista, como bem exemplifica a 

questão das cotas de papel. Como o Brasil não tinha indústrias produtoras de papel-

jornal, era preciso importar grandes quantidades (MORAIS, 1994: 427),
 1

 o que era feito 

                                                 
1 Fernando Morais afirmou que a maior parte do papel consumido pelo Brasil vinha da Finlândia, a qual 

após a Guerra de Inverno com a Rússia, passou a restringir suas exportações. A alternativa escolhida 

foi importar papel do Canadá, cuja produção era insuficiente, o que desencadeou uma alta nos preços. 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 3 

pelo Estado. Não obstante, o jornal que apoiasse o governo receberia isenção nas taxas 

alfandegárias, o que facilitou muito o processo coercitivo. É necessário lembrar, ainda, 

que o poder do DIP não foi o mesmo de 1939 até o fim do Estado Novo. Maria Helena 

Capelato destacou como, a partir de 1942, o quadro político alterou-se 

significativamente, uma vez que a batalha no interior do círculo governista acabou 

sendo vencida pelos defensores dos Aliados, devido à opção brasileira pelos Estados 

Unidos, o que implicou em mudanças significativas, como exemplifica a saída de 

Lourival Fontes da direção do DIP, famoso por sua defesa pró-Eixo (CAPELATO, 

1998: 135-136).
 
Com a ascensão do Major Coelho dos Reis à direção do órgão, o 

controle exercido tornou-se cada vez menos estrito, isso porque a situação externa 

desenhava-se cada vez menos favorável ao regime que, de fato, caiu em outubro de 

1945. 

Em relação à Guerra, estudos recentes demonstraram que órgãos importantes da 

grande imprensa como o Correio da Manhã (FRANZOLIN, 2008) e O Estado de S. 

Paulo (COSTA, 2010),
 
se colocaram a favor dos Aliados. Todavia, alguns periódicos de 

menor circulação destoaram e manifestaram apoio explícito à Alemanha nazista. Pode-

se citar o Diário de Notícias da Bahia, analisado por José Carlos Peixoto Júnior 

(PEIXOTO JÚNIOR, 2003),
 
e os cariocas Gazeta de Notícias (GAK, 2006) e Meio-Dia. 

Sobre este último, fonte e objeto desta pesquisa, são necessários alguns esclarecimentos 

importantes. 

Até o momento, não foram encontrados estudos acadêmicos sobre o Meio-Dia, 

embora, como se viu, existam dissertações dedicadas ao estudo de jornais que 

difundiram propaganda nazista no Brasil.
 2

 Parece o periódico editado de 1939 a 1942 

não despertou interesse algum na historiografia brasileira, como atesta o fato de o 

conhecido Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro Pós-1930, coordenado por Alzira 

Abreu e outros e editado pelo CPDOC/FGV em 2001, não conter nenhuma referência 

ao periódico, fato que se repete numa obra fundamental como História da Imprensa no 

Brasil, de Nelson Werneck Sodré. 

                                                                                                                                               
Isso fez com que muitos periódicos, durante a guerra, tivessem que diminuir o número de páginas.  

2 Vale lembrar que o Meio-Dia é citado em uma delas, a de Igor Silva Gak sobre os jornais Gazeta de 

Notícias e Boletim Mercantil. 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 4 

 O único trabalho existente sobre o vespertino carioca é o livro de Joel Silveira e 

Geneton Moraes Neto, Hitler/Stalin: O pacto maldito (SILVEIRA; MORAES NETO, 

1990).
 
A obra é, na realidade, uma reportagem dividida em duas partes: a primeira, a 

respeito do pacto germano-soviético assinado em agosto de 1939, foi escrita por Joel 

Silveira. A segunda reportagem, feita por Geneton Moraes Neto,
3
 trata basicamente das 

conseqüências da assinatura do pacto no Brasil. A análise feita pelo jornalista detém-se 

apenas no Meio-Dia, com ênfase no aspecto, que julga paradoxal, de um jornal 

brasileiro ter apoiado a Alemanha nazista no contexto da Segunda Guerra Mundial, ao 

mesmo tempo em que possuía colaboradores de esquerda. 

Moraes Neto empenhou-se em traçar uma breve história do periódico, além de 

elencar colaboradores e apresentar mais informações a respeito do fundador do Meio-

Dia, Joaquim Inojosa. Outros pontos destacados são o suplemento literário “Letras-

Artes-Ciências”, organizado, a princípio, por Jorge Amado, bem como a relação do 

jornal com o Estado Novo.  

Um aspecto bastante enfatizado por Moraes Neto em seu livro é o fato de que, a 

princípio, o jornal contou com expressiva colaboração de nomes da esquerda, como 

Jorge Amado e Oswald de Andrade. Para compreender tal apoio deve-se ter em vista o 

pacto germano-soviético e seu impacto sobre as lideranças comunistas no Brasil (e 

também em todo o mundo), que os colocou, momentaneamente, ao lado de 

simpatizantes do fascismo, caso do jornal Meio-Dia. Assim, até junho de 1941, quando 

os nazistas invadiram a União Soviética, os mesmos foram vistos pelos comunistas de 

todo o mundo, e mesmo dentro da própria URSS, enquanto “aliados” e “parceiros”, o 

que eliminava qualquer possibilidade de crítica, por parte da esquerda brasileira e 

mundial, então aliada da Alemanha nazista e de Hitler. 

                                                 
3  No seu site oficial, o jornalista esclarece que nasceu no Recife em 13 de julho de 1956. De 1975 a 1980 

trabalhou no Diário de Pernambuco e na sucursal nordeste de O Estado de S. Paulo. Depois de um 

breve período vivendo na França, voltou ao Brasil e começou a trabalhar na Rede Globo Nordeste. Na 

Rede Globo do Rio de Janeiro desde 1985, foi editor-executivo do Jornal da Globo e do Jornal 

Nacional, bem como correspondente da Globo News e do jornal O Globo em Londres. Foi, ainda, 

repórter e editor-chefe do programa Fantástico em duas ocasiões. Mais informações sobre o autor 

estão na seção “Quem é” de seu website, Disponível em: <http://www.geneton.com.br/quem/>.  

Acesso em: 31 jan. 2010. O jornalista possui um blog no portal de notícias G1. Acessar MORAES 

NETO, Geneton. Dossiê geral: o blog das confissões. Contatos imediatos de um repórter em busca de 

segredos dos anônimos e famosos. Disponível em: < http://colunas.g1.com.br/geneton/>. Acesso em 

31 jan. 2010. Vale acrescentar ainda que o autor, atualmente, apresenta o programa Globo News 

Dossiê aos domingos. A página do programa está disponível em: 

<http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,JOR337-17665,00.html>. Acesso em 31 jan. 2010. 

http://www.geneton.com.br/quem/
http://colunas.g1.com.br/geneton/
http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,JOR337-17665,00.html


 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 5 

Embora a reportagem tenha seus méritos, Moraes Neto deu pouca atenção aos 

artigos assinados por Joaquim Inojosa, diretor-proprietário do jornal, comentando 

apenas alguns deles. Já os editoriais, presentes nas páginas do periódico, nem sequer 

mereceram comentários do autor. Para tentar entender as mudanças e posicionamentos 

adotados pelo jornal durante o período em que circulou, torna-se imprescindível um 

exame acurado desses textos, a fim de que se possa ter um quadro amplo de como se 

deu, efetivamente, o aventado apoio do vespertino à Alemanha hitlerista. Dessa forma, 

pretende-se realizar uma análise sistemática desses escritos durante o tempo em que foi 

publicado o jornal. 

É necessário precisar, ainda, o nível de envolvimento entre o Meio-Dia e a 

agência de notícias alemã Transocean. Sobre essa última, conta-se com poucas 

informações, a maioria fragmentada em obras diversas.
 4

 Ao que se sabe, suas notícias 

não ocuparam espaço digno de nota na grande imprensa brasileira, na qual figurou de 

forma marginal (MÜLLER, 1997: 267).
 
A Transocean teve atuação em toda a América, 

incluindo os Estados Unidos, onde era capitaneada por Manfred Zapp e Günther Tonn, 

tendo finalizado suas atividades nesse país até 10 de julho de 1941.
 5

  No Brasil, 

entretanto, suas atividades continuaram até 30 de janeiro de 1942, quando foi 

definitivamente fechada (SILVEIRA; MORAES NETO, 1990: 443).
 
Sabe-se que, a 

agência alemã distribuía propaganda nazista gratuitamente para todos os jornais que 

aceitassem o seu serviço, como foi o caso da Gazeta de Notícias e do Meio-Dia. 

Oficialmente, seu diretor no Brasil era José de Carvalho e Silva e o tesoureiro Johanes 

Geyer. Contudo, segundo Perazzo, “sabe-se que o verdadeiro diretor era Geyer, alemão, 

nazista e pessoa de confiança da embaixada alemã” (PERAZZO, 1999: 90).
 
Dessa 

forma, vê-se que a empresa não era meramente uma distribuidora de material telegráfico 

para a imprensa, mas parte importante de engrenagem da máquina de propaganda 

nazista para as Américas. 

A trajetória do jornal Meio-Dia, que circulou de março de 1939 a outubro de 

1942, praticamente confunde-se com a biografia de seu diretor-proprietário, Joaquim 

                                                 
4 O já citado estudo de Igor Silva Gak sobre a penetração da propaganda nazista no Brasil, bem como o 

próprio livro de Geneton Moraes Neto e Joel Silveira contém algumas informações importantes sobre 

a agência alemã de notícias, além ainda do livro de Priscila Perazzo, o qual foi originalmente 

apresentado na USP como a dissertação de mestrado da autora em 1997 (PERAZZO, 1999). 

5 WAR & PEACE: Propaganda Trial. Time, New York, 4 agosto 1941. Disponível em: 

<http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,884360-1,00.html>. Acesso em 31 jan. 2010. 

http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,884360-1,00.html


 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 6 

Inojosa.
 6

 Para a compreensão do jornal é importante ter em conta a atuação de Inojosa 

enquanto jornalista durante os anos de 1930 a 1945, período particularmente turbulento 

em termos nacional e internacional. 

Com o advento da Revolução de 1930, conseguiu Inojosa, por meio de um 

salvo-conduto, abandonar o Nordeste e chegar ao Rio de Janeiro, onde se empregou em 

O Jornal, órgão da cadeia dos Diários Associados de Assis Chateaubriand. Em 1934, 

reorganizou uma indústria de tecidos em Minas Gerais, a “Companhia de Fiação e 

Tecelagem Industrial Mineira” (SILVEIRA; MORAES NETO, 1990: 355),
 7

 que faliu 

em 1939. Em março do mesmo ano fundou o vespertino Meio-Dia, que circulou até 

outubro de 1942, data a partir da qual Inojosa afastou-se da imprensa, atividade que 

retomou apenas em 1948. 

O Meio-Dia circulou em pleno Estado Novo e, por certo, teve que se registrar no 

Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Para compreender a história do 

vespertino é necessário retroagir a outubro de 1938, quando Inojosa firmou um contrato 

                                                 
6 Embora nos interesse aqui particularmente a atuação de Joaquim Inojosa como jornalista durante as 

décadas de 1930 e 1940, são necessárias algumas considerações gerais sobre sua vida. O escritor, 

advogado e jornalista nasceu em Pernambuco, no município de Timbaúba, hoje São Vicente Férrer, 

em 27 de março de 1901. Os primeiros estudos foram feitos em sua cidade natal bem como no Recife, 

onde cursou a faculdade de Direito, exercendo posteriormente a profissão de advogado e promotor 

público. Ligou-se aos expoentes da Semana de Arte Moderna de 1922: Mário de Andrade, Oswald de 

Andrade, Menotti Del Picchia, dentre outros, e ainda manteve correspondência e contato com Manuel 

Bandeira, Câmara Cascudo, Austregésilo de Athayde, etc, como se depreende da observação da ficha 

catalográfica de seu arquivo pessoal, o qual pertence, na atualidade, à Fundação Casa de Rui Barbosa, 

no Rio de Janeiro. Também em seus livros o escritor pernambucano fez sempre menção a suas 

epístolas, além de citá-las quando necessário. Inojosa teve papel importante na divulgação das novas 

propostas estéticas em Pernambuco. Escreveu o artigo “Que é futurismo”, publicado no jornal A Tarde 

de Recife, em novembro de 1922, de acordo com informação colhida no artigo “O estopim” publicado 

em O Jornal em 05 de novembro de 1972 (INOJOSA, 1975:147).  Em 1924, lançou o livro A arte 

moderna, considerado um apelo para a união do Norte e Nordeste do Brasil ao movimento 

modernista. Ao final de sua experiência jornalística com o Meio-Dia se afastou da imprensa, voltando 

à atividade jornalística apenas em 1948, com o semanário A Nação, órgão de apoio ao Marechal 

Eurico Gaspar Dutra, então presidente da República. Em 1965 reeditou, por breve período, o Meio-

Dia, a fim de garantir a posse da chancela e, em julho de 1968, voltou a colaborar em O Jornal, no 

Jornal do Commercio e, ainda, no famoso Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo (INOJOSA, 

1978). Por fim, Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa afirmaram que o maior feito polêmico e 

documental do modernista pernambucano “foi desbancar o falso pioneirismo literário de Gilberto 

Freyre no Nordeste, cujo Manifesto Regionalista, lançado em 1926, era falso, segundo Inojosa, pois só 

foi aparecer, de fato, em 1952, lido no I Congresso Regionalista do Nordeste. O próprio G.F. acabou 

por confessar a farsa”. Sobre a polêmica ver o verbete “INOJOSA, Joaquim” em (COUTINHO; 

SOUSA, 2001: 859-860). Depois de grande produção intelectual, Joaquim Inojosa morreu em 12 de 

janeiro de 1987. Em seus 85 anos de vida, publicou muitas obras, com destaque para O movimento 

modernista em Pernambuco, No pomar vizinho, Os Andrades e outros aspectos do modernismo, 

dentre outras. 

7 O nome da empresa se encontra em um trecho de um artigo publicado por Oswald de Andrade na 

primeira edição do Meio-Dia, de 1 de março de 1939.  



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 7 

com a Linotipo do Brasil, representante da Mergenthaler Linotype Company, para a 

compra de equipamentos de impressão para um jornal (SILVEIRA; MORAES NETO, 

1990: 412).
 
Este surgiu alguns meses depois, em 1

o
 de março de 1939 e contou, durante 

sua tumultuada existência, com vários colaboradores importantes: Oswald de Andrade, 

que escrevia a coluna “Banho de Sol” e “De Literatura”; Jorge Amado, encarregado da 

página “Letras-Artes-Ciências”, além de Joel Silveira, já na época um expoente do 

jornalismo carioca. 

Sua edição inaugural foi efusivamente saudada por várias personalidades 

políticas e jornalísticas da época, como o ministro da Justiça Francisco Campos, autor 

da carta constitucional de 1937, o diretor do DIP, Lourival Fontes, Assis Chateaubriand, 

dono da cadeia dos Diários Associados, Herbert Moses, então presidente da Associação 

Brasileira de Imprensa (ABI). Pouco depois da estréia, chegou mesmo a receber uma 

mensagem de congratulação de Getúlio Vargas. 

Segundo consta na reportagem de Geneton Moraes Neto, o jornal teve existência 

conturbada, pois sua orientação pró-Eixo causou-lhe inúmeros problemas e 

desentendimentos com o DIP e o Conselho Nacional de Imprensa, até o seu fechamento 

em outubro de 1942. 

O vespertino circulou originalmente em três edições (surgindo às vezes uma 

quarta edição, chamada de extra pelo jornal), sendo que a primeira continha 16 páginas. 

A princípio, as edições subseqüentes aumentavam o número de páginas até o final do 

dia, chegando a 20 ou 24, e para tanto se utilizavam de material proveniente das 

agências telegráficas, bem como rearranjavam o conteúdo publicado na primeira edição 

a fim de ampliar o exemplar. Isso se modificou com o passar do tempo e, no início de 

1940, o jornal mantinha três edições diárias (agora denominadas primeira edição, ante-

final e final), com 8 páginas cada. 

Em dezembro de 1939, as dimensões do periódico foram alteradas para o 

formato maior; o uso de caricaturas de personalidades foi um artifício utilizado 

unicamente em março daquele ano, e não foi detectado seu emprego novamente em 

1939. No mês de dezembro passou a ocorrer maior utilização de fotos, que ilustraram 

todas as edições a partir de então. 

O ano de 1940 trouxe, ainda, nova reorganização, com o aparecimento de 

editoriais não assinados e uma profusão de articulistas alemães da Transocean, bem 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 8 

como o suplemento literário do Meio-Dia, chamado “Letras, Artes, Ciências”, que, a 

princípio, esteve sob o comando de Jorge Amado. Ao mesmo tempo, as fotos passaram 

a ser fornecidas pela já citada agência alemã Transocean. Em 1941, já não contava o 

jornal com Jorge Amado ou qualquer outro colaborador da esquerda ou de tendências 

esquerdistas, pois a invasão da União Soviética por Hitler colocou novamente nazistas e 

comunistas em lados opostos, o que pôs um fim ao dilema iniciado em agosto de 1939, 

com o pacto de não-agressão germano-soviético. 

O expediente do vespertino, tal como nas suas edições, foi sempre alvo de 

mudanças, com inúmeros secretários de redação. Nele estampavam-se o nome do 

diretor-proprietário no cabeçalho (no caso, Joaquim Inojosa) juntamente com o do 

secretário (se houvesse) e o do gerente, cargo este ocupado por Mário da Trindade 

Henriques durante o período já consultado. José Mandina era o responsável pela 

publicidade, mas foi substituído, por um curto período, em dezembro de 1939, por 

Oswaldo Soares de Pinho. A partir de 1941, passaram a figurar também naquele espaço 

todas as sucursais do Meio-Dia, no Brasil e no exterior. Segundo dados presentes no 

próprio jornal, a sucursal do exterior localizava-se em Berlim e seu diretor era Silva 

Monteiro, que também exercia a função de articulista. Já as filiais brasileiras 

localizavam-se em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Goiás e Porto Alegre. 

A publicidade também apresentou significativas mudanças, aliás como todo o 

conteúdo do vespertino. Em março de 1939, havia anúncios da Tecelagem de Seda e de 

Algodão de Pernambuco S.A, que, conforme revelou a consulta aos arquivos, era 

propriedade do sogro de Joaquim Inojosa, João Pessoa de Queiroz; da Companhia de 

Fiação e Tecelagem Industrial Mineira, a já citada empresa de Inojosa; Casas 

Pernambucanas; Antarctica; Klabin Irmãos & Cia., além da Westinghouse, a única 

empresa estrangeira. Tal situação transformou-se em 1940, quando os anúncios 

tornaram-se, predominantemente, germânicos. Alguns exemplos: Linhas Aéreas 

Condor; Banco Germânico da América do Sul; Banco Alemão Transatlântico; Bayer; 

Siemens; Merck, dentre outras. Deve-se levar em conta que a publicidade é peça 

importante para que se possa averiguar o grau de envolvimento do periódico com a 

Transocean. 

O artigo de Joaquim Inojosa, publicado como editorial, localizava-se na primeira 

ou segunda página da primeira edição. Nas seguintes podia figurar na terceira ou quarta 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 9 

páginas, já que os exemplares tinham sempre sua diagramação alterada no decorrer do 

dia. De forma mais freqüente, o texto de Joaquim Inojosa era publicado na segunda 

página, no canto superior esquerdo, e variava de tamanho. Sua periodicidade era 

irregular, passando a ser publicado diariamente apenas a partir de 1940. Os editoriais, 

por sua vez, surgiram na mesma época, após o final de “Registro Internacional”, e 

ocuparam geralmente a segunda página, embora sem lugar definido. Sua periodicidade 

também era inconstante, e tornaram-se correntes no vespertino apenas depois do ataque 

alemão à Bélgica, Holanda e Luxemburgo em maio de 1940. 

Outro dado importante a ser considerado é o fato de que a orientação ideológica 

do Meio-Dia não foi sempre nazista. Em março de 1939, o jornal contava com uma 

linha editorial com alinhamento próximo às democracias ocidentais. Curioso notar que, 

nesse período, não havia extensa colaboração da Transocean nem tampouco possuía o 

periódico publicidade apenas de empresas alemãs, embora estivessem desde o princípio 

presentes esses dois elementos. Os dois fatores mencionados, alterados a partir de 1940, 

são indícios importantes da mudança de rumos que se processou. Para exemplificar a 

mudança na linha editorial, eis dois artigos de Joaquim Inojosa. O primeiro foi 

publicado em 23 de março de 1939, chamado “Princípio Democrático”, no qual se 

louvava a política inglesa: 

Eden, o simpático ex-secretário do Foreign Office, é uma das inteligências 

políticas mais expressivas da Inglaterra. A sua palavra dia a dia se reveste 

de mais autoridade, sobretudo no instante em que os acontecimentos 

confirmam certas previsões, feitas quando ocupava uma pasta no Gabinete. 

O ânimo frio do inglês receou, então, que o ministro precipitasse o país 

numa guerra. Ele apenas reagia, no momento, contra o previsto desfecho dos 

fatos que atualmente sacodem os nervos da Europa. 

Eden tinha razão, se considerarmos o movimento de reação que ora se 

esboça entre as democracias européias. Mas os adversários apresentavam, 

naquela época, motivos ponderosos, dentre os quais o de se não encontrar a 

Inglaterra devidamente armada. E foi por isso que Chamberlain resolveu 

pacificar a Europa, enfrentando a tempestade com um guarda-chuva sem 

aspas... 

Nada, porém, como a experiência dos fatos... Para Eden, quando no poder, 

apresentava-se pouco sedutora qualquer aliança da Inglaterra com os países 

totalitários. Hoje, a interpretarmos bem o seu último discurso, modificou-se-

lhe a linguagem. Não lhe importam mais os regimes. Podem ser estes 

“branco, preto, cor de rosa ou vermelho”. O que interessa à velha Albion é 

“saber se esse governo está disposto a ligar-se a outros, caso se torne 

necessário defender a paz”. 

A expressão reflete bem o sentimento da democracia inglesa. Cada povo tem 

o regime que merece, embora, muitas vezes, seja digno de regime diferente... 

Mas a Inglaterra quer saber apenas da conduta internacional dos diversos 

países, desprezando-lhes as formas de governo. Pensassem todos assim, 

traçassem os ditadores essa norma de “boa vizinhança” (porque os 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 10 

continentes, hoje, são todos vizinhos), e talvez maior confiança mútua e 

certa tranqüilidade reinasse entre os povos... 

Esse é, porém, um princípio democrático, que só encontra eco nos espíritos 

formados em regimes de liberdade. 

As palavras de Eden não têm oportunidade na América, onde a “conduta 

internacional” é clara, tradicional e coerente; onde cada povo vive bem 

com o seu regime, que por sinal é todo ele cor de rosa, e não inveja nem 

estranha o regime do vizinho. 

Na Europa, entanto, deveriam servir de paradigma, como remédio mais 

pronto à cura de certas enfermidades políticas, que ameaçam destruir 

civilizações milenares...
 ( INOJOSA, 1939: 02) 

 

Já em 1941, quando o periódico recebia farto material da Transocean, Inojosa 

editou “Missa de 7° dia...” em 30 de abril, cujo tom era particularmente virulento em 

relação à Inglaterra: 

Winston Churchill proferiu palavras de desalento. Verdadeira missa de 

sétimo dia, o seu discurso. Frases de um vencido, que não sabe por onde 

recomeçar a vida. Falou em situação moral quando é essa, justamente, a 

que mais lhe deve pesar no ânimo. 

Porque, prometendo vitórias ao seu povo, não lhe dá senão sucessivas 

derrotas, de tal ordem que passa a não merecer fé o que promete. É esse, 

hoje em dia, o aspecto real de sua posição na política britânica: de um 

chefe de governo que de tanto fracassar não tem mais autoridade para 

prometer. 

Quando o homem público desce a um grau tão persistente de descrédito, ele 

está com a sua carreira irremediavelmente encerrada. 

 

O povo inglês acha-se cansado de derrotas. Os políticos lhe ocultaram a 

verdadeira situação, que ele, somente agora, começa a compreender. Por 

isso mesmo, Churchill teve de proferir uma de suas arengas, não para 

justificar a “estratégica retirada” da Grécia, mas para anunciar que na 

África e no Atlântico é que ajustará contas com os inimigos da judiaria 

inglesa... 

 

Entanto, devemos convir em que para a Inglaterra não está esgotada a lista 

de vítimas. As seculares e afiadas garras do Leão Britânico ameaçam 

erguer-se contra Espanha e Portugal, ou, do outro lado, contra a Turquia. O 

desembarque de tropas no Iraque entremostram que os ingleses querem 

mesmo “combater, recuando”, até os confins do seu Império... 

Até lá, porém, irão os exércitos do “eixo” em perseguição tenaz aos 

seculares inimigos da humanidade.
 (INOJOSA, 1941: 02) 

 

Tais exemplos apenas ajudam a exemplificar tudo o que já foi aqui assinalado, e 

demonstram a importância de se delimitar a relação existente entre o jornal e 

propagandistas alemães. Assim sendo, torna-se imperativo estabelecer qual será o 

escopo da pesquisa. 

A análise de periódicos exige uma metodologia específica. É importante 

considerar as palavras de Maria Helena Rolim Capelato e Maria Lígia Prado na 

introdução do livro O Bravo Matutino, que trata da história do jornal O Estado de S. 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 11 

Paulo e que se constitui num importante exemplo do trabalho com fontes dessa 

natureza. Afirmam as autoras: 

A escolha de um jornal como objeto de estudo justifica-se por entender-se a 

imprensa fundamentalmente como instrumento de manipulação de interesses 

e de intervenção na vida social; nega-se, pois, aqui, aquelas perspectivas que 

a tomam como mero “veículo de informações”, transmissor imparcial e 

neutro dos acontecimentos, nível isolado da realidade político-social na qual 

se insere. (CAPELATO; PRADO, 1980: XIX) 

 

Assim, os jornais possuem um projeto político, que é apresentado diariamente 

aos seus leitores.
 
Dessa forma, como afirmam as autoras, enganam-se os que acreditam 

que um jornal tem conteúdo e missão puramente informativos. Tanto no caso analisado 

pelas autoras quanto no Meio-Dia, existe uma tentativa de influenciar os rumos e os 

destinos da nação, através das idéias defendidas pelo grupo, indivíduo ou família que 

comandava o jornal. Com efeito, Joaquim Inojosa procurou imprimir em seu periódico 

sua visão de mundo. 

Tais formulações inspiram-se em Jean-François Sirinelli, que tem se dedicado à 

análise dos intelectuais. O autor ressalta que esses se agrupam em revistas, editoras, 

cafés e outras formas de agregação, constituindo, nas palavras de Sartre, um “pequeno 

mundo estreito”. Por fim, Tânia Regina de Luca apontou em “A Revista do Brasil 

(1916-1944): notas de pesquisa” que 

[...] o conteúdo de jornais e revistas não pode ser dissociado das condições 

materiais e/ou técnicas que presidiram seu lançamento, os objetivos 

propostos, o público a que se destinava e as relações estabelecidas com o 

mercado, uma vez que tais opções colaboram para compreender outras como 

formato, tipo de papel, qualidade da impressão, padrão da capa/página 

inicial, periodicidade, perenidade, lugar ocupado pela publicidade, presença 

ou ausência de material iconográfico, sua natureza, formas de utilização e 

padrões estéticos. A estrutura interna, por sua vez, também é dotada de 

historicidade e as alterações aí observadas no decorrer do tempo resultam 

de complexa interação entre técnicas de impressão disponíveis, valores e 

necessidades sociais. Observações semelhantes aplicam-se aos anúncios, que 

tem sido alvo de estudos individualizados. (LUCA, 2008: 118) 

 

É com tal suporte teórico que se levou adiante a idéia de analisar os artigos de 

Joaquim Inojosa e os editoriais do Meio-Dia. Sobre esses últimos, são necessárias ainda 

algumas considerações. 

Os editoriais surgiram já no final de 1939, com o fim de “Registro 

Internacional”, e desde o princípio foram quase sempre publicados na segunda página, 

aparecendo, eventualmente, na primeira. Os textos eram sempre divulgados sem 

nenhum tipo de assinatura, e possuíam títulos diferentes a cada edição, de acordo com o 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 12 

desenrolar da guerra. Não raro eram discutidas realizações do Estado Novo, bem como 

era exaltada a figura do presidente Getúlio Vargas. O que diferenciava o editorial do 

resto do conteúdo era o fato do mesmo ser publicado em um Box, que podia aparecer 

em qualquer parte da segunda página, porém sempre em destaque. Em períodos nos 

quais os acontecimentos da guerra tomavam grandes proporções, podiam ser publicados 

mais dois ou até três editoriais que mantinham, no entanto, a mesma diagramação. 

Convém lembrar que o editorial deve “ter sempre em vista a orientação da casa, para 

evitar freqüentes mudanças de opinião” (RAMOS, 1970: 97).
 
O material já analisado 

revelou que os editoriais coadunavam-se perfeitamente com a linha ideológica dos 

artigos de Joaquim Inojosa nos anos de 1940 e 41, quando o escritor pernambucano 

passou a apoiar as forças do Eixo no Meio-Dia. Para exemplificar, eis alguns trechos do 

editorial “Palavras de um vencedor”, publicado em 05 de maio de 1941. Nele está 

escrito: 

O chefe da nação alemã, Adolf Hitler, falou ontem perante o Reichstag, 

dando uma extensa explicação dos últimos acontecimentos bélicos que 

terminaram com a derrota da Iugoslávia e da Grécia, as duas últimas 

vítimas de Londres. Não só os homens que compõem o Reichstag alemão 

ouviram com a máxima atenção as palavras do Führer e sim o mundo 

inteiro. Ali estava falando um homem que com mão férrea e vontade 

inquebrantável devolveu ao seu país, humilhado em 1918, o lugar de 

esplendor que lhe compete no concerto das nações. 

[...] Fechem seus olhos e tapem seus ouvidos aqueles que se negam, na sua 

falta de lógica, a acreditar nas palavras sensatas dum homem que se baseia 

em fatos e unicamente em fatos e que não obstante os inomináveis ataques 

diários de seus inimigos possui a grandeza de espírito de afirmar àqueles 

povos que foram instigados na luta contra a Alemanha que os alemães não 

lhes guardam ódio ou rancor. 

Falou ontem um vencedor de batalhas travadas quer pelas armas quer por 

fecundo trabalho para reerguimento duma nação. Adolf Hitler mostrou-se 

mais uma vez um gênio criador, não um fanático, nem um político 

ambicioso, e sim um homem que o destino escolheu para salvar a 

humanidade para sempre do jugo daqueles políticos para os quais os povos 

apenas significam simples fatores de lucros que se condenam à miséria e 

mesmo ao extermínio, desde que os interesses dos capitalistas 

internacionais assim o determinem.
 (MEIO-DIA, 1941: 02) 

 

Assim, o jornal é fonte e objeto principal dessa pesquisa historiográfica, e por 

meio de suas páginas é que está sendo problematizado o apoio dado à Alemanha nazista 

durante o período em que circulou. Conforme foi visto até o período analisado (junho de 

1941) o jornal continuou apoiando as forças do fascismo se utilizando de um artifício 

próprio da propaganda nazista: a idéia de que seu inimigo no momento, a Inglaterra, era 

uma nação governada por uma plutocracia, sistema de governo no qual o poder é 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 13 

exercido pelos mais ricos. A continuação da pesquisa versará sobre a atitude tomada por 

Inojosa e os editorialistas frente à acontecimentos importantes da Guerra, como a 

ofensiva contra a Rússia e o ataque japonês à Pearl Harbor. 

 

 

Bibliografia: 

 

ABREU, Alzira Alves de et. al. (Coord.). Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro 

Pós-1930. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV, 2001. 

ANDRADE, Jeferson Ribeiro de. Um jornal assassinado: a última batalha do Correio 

da Manhã. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991. 

BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica. São Paulo: Martins, 1967. 

BARBOSA, Marialva. História Cultural da Imprensa: Brasil, 1900-2000. Rio de 

Janeiro: Mauad X, 2007. 

CAPELATO, Maria Helena Rolim. Multidões em Cena. Propaganda política no 

varguismo e no peronismo. Campinas: Papirus, 1998. 

CAPELATO, Maria Helena Rolim & PRADO, Maria Lígia. O Bravo Matutino: 

Imprensa e ideologia no jornal “O Estado de S. Paulo”. São Paulo: Alfa-Ômega, 1980. 

CARONE, Edgard. O Estado Novo (1937-1945). Rio de Janeiro/São Paulo: DIFEL, 

1976. 

CHARTIER, Roger. A história cultural: Entre práticas e representações. Rio de 

Janeiro: Bertrand Brasil; Lisboa: DIFEL, 1990. (Coleção Memória e Sociedade). 

COUTINHO, Afrânio; SOUSA, J. Galante de. Enciclopédia de Literatura Brasileira. 

São Paulo: Global Editora; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/DNL, 

Academia Brasileira de Letras, 2001. 2v. 

DUARTE, Paulo. História da Imprensa em São Paulo. São Paulo: Escola de 

Comunicações e Artes/USP, 1972. 

GAK, Igor Silva. Os fins e seus meios: diplomacia e propaganda nazista no Brasil 

(1938-1942). Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas e 

Filosofia, UFF, Niterói, 2006. 

GOULART, Silvana. Sob a verdade oficial: Ideologia, propaganda e censura no Estado 

Novo. São Paulo: Marco Zero, 1990. 

INOJOSA, Joaquim. 60 Anos de Jornalismo (1917-1977). Rio de Janeiro: Meio-Dia, 

1978. 

KERSHAW, Ian. Hitler 1889-1936 Hubris. New York: W. W. Norton, 1999. 

_____________. Hitler 1936-1945 Nemesis. New York: W.W. Norton, 2001. 

LUCA, Tânia Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, 

Carla Bassanezi. (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005. 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 14 

_____________________. “A Revista do Brasil (1916-1944): notas de pesquisa”. In: 

FERREIRA, Antônio Celso; LUCA, Tânia Regina de; BEZERRA, Holien Gonçalves. 

(Orgs.). O Historiador e seu tempo. São Paulo: Editora UNESP/ANPUH, 2008. 

MORAIS, Fernando. Chatô: O rei do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. 

MOREL, Marco; NEVES, Lúcia Maria P. et. al. (Orgs.) História e Imprensa: 

Representações culturais e práticas de poder. Rio de Janeiro: DP&A/ Faperj, 2006. 

MOURA, Gerson. Autonomia na Dependência. A política externa brasileira de 1935 a 

1942. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. 

PEIXOTO JÚNIOR, José Carlos. A ascensão do nazismo pela ótica do Diário de 

Notícias da Bahia (1935-1941): um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em 

História Social) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFBA, Salvador, 2003. 

PERAZZO, Priscila Ferreira. O perigo alemão e a repressão policial no Estado Novo. 

São Paulo: Arquivo do Estado, 1999. (Coleção Teses e Monorafias). 

RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Imprensa e História no Rio de Janeiro dos anos 50. 

Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de Comunicação, UFRJ, Rio de Janeiro, 

2000. 

SILVA, Heber Ricardo da. A Democracia Impressa. Transição do campo jornalístico e 

do político e a cassação do PCB nas páginas da grande imprensa, 1945-1948. 

Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP, 

Assis, 2008. 

SILVEIRA, Joel; MORAES NETO, Geneton. Hitler/ Stalin: O pacto maldito. Rio de 

Janeiro: Record, 1990. 

SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 

1999. 

TOTA, Antônio Pedro. O imperialismo sedutor: A americanização do Brasil na época 

da Segunda Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. 

 

 


