
 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 1 

As relações políticas para a implantação das emissoras pioneiras de TV no Paraná 

na década de 1960 

OSMANI FERREIRA DA COSTA 

     Sábado, 29 de outubro de 1960. Às 19 horas daquele dia foi inaugurada 

oficialmente a Televisão Paranaense, canal 12 de Curitiba, a primeira emissora de TV 

do estado do Paraná. A concessão para o funcionamento dela pertencia ao advogado e 

antigo empresário de rádio Nagibe Chede e havia sido assinada, no ano anterior, pelo 

então presidente da República Juscelino Kubitschek. JK havia igualmente outorgado a 

licença para entrada no ar da TV Paraná, canal 6 de Curitiba, inaugurada depois, em 19 

de dezembro de 1960, pelo grupo nacional Diários e Emissoras Associados, de Assis 

Chateaubriand. 

     Desta maneira, com pouco mais de dez anos de atraso em relação a São Paulo – 

onde a TV Tupi, pioneira na América do Sul, tinha sido inaugurada por Chateaubriand 

em 18 de setembro de 1950 – foram ao ar, em caráter definitivo, as duas primeiras 

estações paranaenses de televisão. Outros três canais começariam a operar no estado 

ainda naquela década de 1960. 

     Em 21 de setembro de 1963 foi inaugurada, em Londrina, a TV Coroados, canal 

3, a primeira do interior do estado e também pertencente ao conglomerado de 

Chateaubriand, no Paraná representado por Adherbal Stresser e seu filho Ronald 

Stresser, jornalistas que administravam o Diário do Paraná desde 1955. A concessão 

fora assinada pelo ex-presidente da República Jânio Quadros.  

     No dia 28 de dezembro de 1967, entrou em funcionamento em caráter definitivo 

a TV Iguaçu, canal 4 de Curitiba. A concessão dela pertencia ao então governador Paulo 

Pimentel, e foi outorgada pelo primeiro presidente da República do ciclo militar (1964-

1985), marechal Humberto Castelo Branco. A TV Tibagi de Apucarana, canal 11, 

segunda do interior do Paraná e igualmente pertencente ao grupo do governador 

Pimentel, foi inaugurada em 26 de julho de 1969. A concessão dela havia sido decretada 

pelo marechal Arthur da Costa e Silva, segundo presidente da República do período 

militar. 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 2 

     Estas foram, portanto, as cinco emissoras que entraram em funcionamento 

durante a primeira década da televisão no Paraná. Este texto pretende, de maneira 

sucinta, historiar e analisar as relações políticas desenvolvidas entre os empresários de 

comunicação e autoridades do poder federal que levaram às concessões daqueles canais 

de TV. Juntamente com uma pequena mas importante bibliografia que será citada à 

frente, as principais fontes utilizadas para este estudo foram os jornais Folha de 

Londrina, Gazeta do Povo e O Estado do Paraná, além de quatro entrevistas orais com 

personagens ligados ao tema. 

     Para melhor entender o advento da televisão em terras paranaenses e suas 

implicações políticas é importante retornar a 8 de janeiro de 1954. Naquela data, foi 

aprovado em Curitiba o Manifesto de Rádio Televisão Paraná S. A., com o projeto dos 

estatutos daquela sociedade, presidida por seu incorporador e fundador Raul Vaz. O 

documento foi publicado na íntegra, em anúncio de página inteira, no jornal Gazeta
1
, 

nos dias 14, 15 e 16 de janeiro daquele ano. Apesar do anúncio pago, o jornal nada 

noticiou jornalisticamente sobre o fato naquele mês e nem nos seguintes. 

     O mesmo anúncio foi publicado na página 6 de OEPR
2
, no dia 15 de janeiro de 

54. Neste jornal, a primeira notícia sobre o movimento pró-televisão em Curitiba foi 

publicada na página 6 do dia 2 de julho de 1954. Ela não tinha título e estava inserida na 

coluna semanal ``Sintonizando´´, especializada em assuntos sobre o mundo do rádio, 

assinada por N. Castilho: ``Temos muita esperança que dentro de breve espaço de 

tempo, a televisão seja uma realidade para o Paraná. Além da TV Paraná, que continua 

em organização, confiamos nos progressos da técnica americana. (...).´´
3
 A nota era a 

quarta de 11 publicadas naquele dia pela coluna; a maioria sobre rádio e radialistas de 

Curitiba. 

                                                            
1 Gazeta será a forma abreviada de referir-me ao diário curitibano Gazeta do Povo, neste texto, para 

economia de espaço. O mesmo anúncio paga foi publicado naquelas datas, respectivamente, nas 

páginas 7, 7 e 13. Este jornal foi pesquisado no acervo da Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, 

nos meses de março e abril de 2009; e fevereiro de 2010. 

2 OEPR será a forma abreviada de referir-me ao diário curitibano O Estado do Paraná, neste texto, para 

economia de espaço. Esta fonte foi pesquisada no acervo da Biblioteca Pública do Paraná, em 

Curitiba, nos meses de maio e junho de 2009.  

3 Ao longo deste texto, as citações que aparecem entre aspas são cópias fiéis das referidas publicações de 

jornais ou livros utilizados como fontes; o que significa dizer que elas não tiveram a possível 

atualização ortográfica. As citações baseadas em entrevistas orais foram ortograficamente corrigidas e 

atualizadas, quando isto se fez necessário, mas sem mudar o conteúdo e sentido originais delas. 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 3 

     A Folha
4
 não publicou o referido anúncio do movimento curitibano pró-televisão. 

A primeira publicação de notícia sobre a possibilidade da implantação de emissora de 

TV no interior do estado foi publicada em 5 de fevereiro de 1954, na Folha de 

Londrina
5
. Nela, especulava-se sobre a informação – dada por ``fontes autorizadas´´ – 

de que haveria a concessão de dois canais de TV para breve instalação em Londrina. Ao 

final da nota o colunista, que assinava sob o pseudônimo ``Radialino´´, comentava: 

``(...) Não somos, entretanto, dos mais otimistas quanto a essa possível realização. 

Temos que atingir, primeiro, um período de real maturidade radiofônica, par fazermos 

jús a tal conquista.´´ 

     Para utilizar como fontes estes três jornais diários – os mais importantes do 

Paraná naquele período pesquisado – foram levadas em consideração nesta pesquisa, 

predominantemente, as orientações metodológicas indicadas pelos historiadores Áureo 

Busetto e Tania Regina de Luca
6
. 

     A Gazeta, mais antigo e tradicional diário paranaense ainda em circulação, foi 

lançado em 1919 pelo advogado alagoano Oscar de Plácido e Silva
7
, que o dirigiu até 

morrer em 16 de janeiro de 1963. Em 1954, o jornal era em formato standard, impresso 

em preto e branco e contava com 12 páginas divididas em dois cadernos. Com a morte 

de Plácido e Silva, a Gazeta passou a ser dirigido pelo advogado e jornalista Francisco 

Cunha Pereira Filho, que tinha como sócio no empreendimento o advogado Edmundo 

Lemanski. Depois, em 1969, ambos comprariam de Nagibe Chede a TV Paranaense. 

     A Folha de Londrina, principal jornal do interior do Paraná no século XX, foi 

criada em 1948 pelo pequeno empreendedor catarinense João Milanez, que a dirigiu 

                                                            
4 Folha será a forma abreviada de referir-me ao diário londrinense Folha de Londrina, neste texto, para 

economia de espaço. Esta fonte foi pesquisada no acervo do Centro de Documentação e Pesquisa 

Histórica (CDPH), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), nos meses de fevereiro e março de 

2009.  

5 A nota foi publicada na coluna ``NO MUNDO DO RÁDIO´´, na página 3 da edição daquele dia do 

então único diário de Londrina, cidade localizada no Norte do Paraná, a 390 km da capital Curitiba. 

6 Busetto trata do tema no artigo ``A MÍDIA BRASILEIRA COMO OBJETO DA HISTÓRIA 

POLÍTICA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E FONTES´´, publicado no livro Dimensões da Política 

na Historiografia, organizado por Raphael Nunes Nicoletti Sebrian; e Tania de Luca o faz no texto 

``FONTES IMPRESSAS – História dos, nos e por meio dos periódicos´´, capítulo do livro Fontes 

Históricas, organizado por Carla Bassanezi Pinsky.  

7 Para aprofundamento sobre a trajetória pessoal e profissional do fundador da Gazeta do Povo, indica-se 

a leitura do livro De Plácido e Silva – Ensaio, de Wilson Bóia.  



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 4 

além do final do período desta pesquisa. Em 1954, o diário tinha formato standard, era 

impresso em preto e branco e contava com 6 ou 8 páginas, em caderno único
8
. 

     O Estado do Paraná foi lançado, em 1951, por um grupo de sócios presidido por 

Fernando Affonso de Camargo. Em maio de 1962, este grupo vendeu o jornal para 

Paulo Cruz Pimentel
9
, então secretário estadual de Agricultura do governo Ney Braga 

(PDC). Em 1954, o jornal OEPR era em formato standart, impresso em preto e branco, e 

contava com 12 ou 16 páginas divididas em dois cadernos. 

     Para que o advento da televisão no Paraná e suas implicações sejam melhores 

entendidos, é importante contextualizar as cidades que contariam com as primeiras 

emissoras. Curitiba, com 261 anos de fundação, tinha em 1954 cerca de 250 mil 

habitantes; enquanto que em Londrina, com 20 anos de emancipação, viviam 

aproximadamente 75 mil pessoas
10

. Naquele ano, a capital contava com 9 salas de 

cinema e 7 emissoras de rádio; contra 4 cinemas e apenas uma rádio em Londrina. Em 

Curitiba circulavam, além da Gazeta e de OEPR, outros dois jornais diários: O Dia, 

lançado em 1923, e o Correio do Paraná, de 1932. Em Londrina, somente a Folha era 

publicado diariamente. 

     Quase todos os grandes anunciantes daquela época estavam presentes, com as 

mesmas propagandas, nos três jornais pesquisados: Hermes Macedo, Prosdócimo, 

Madsom, Banco do Paraná e Santa Catarina, Nescafé, Jeep Willys, cigarros da Souza 

Cruz, cinemas, e bebidas da Brahma e da Antarctica. Eram ainda anunciantes 

importantes as prefeituras de Curitiba e de Londrina, e o governo do Paraná e suas 

secretarias estaduais. 

 

                                                            
8 Para saber mais sobre a história da imprensa londrinense e sobre a trajetória pessoal e empresarial de 

João Milanez, indica-se a leitura do livro História da imprensa de Londrina (Do Baú do Jornalista), 

de Marinósio Trigueiros Filho e Marinósio Trigueiros Neto.  

9 Para aprofundamento sobre a trajetória pessoal, profissional e política do ex-governador do Paraná, 

indica-se a leitura do livro Paulo Pimentel, momentos decisivos, de Hugo Sant´Ana.  

10 Os números relativos a população presentes neste texto são baseados em dados disponíveis no site 

WWW.ibge.gov.br, ou no acervo deste instituto no escritório regional de Curitiba, consultado pelo 

autor em 6 de abril de 2009. Os números relativos às emissoras de rádio, salas de cinema, outros 

jornais e eleitores foram conseguidos nos três diários pesquisados: Gazeta, OEPR e Folha.  

http://www.ibge.gov.br/


 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 5 

A TV DE CHEDE: PRESENTE DE JK, VIA PALÁCIO IGUAÇU 

     Na edição de 11 de julho de 1954, na página 6 inteira, a Folha veiculou a 

segunda reportagem sobre o futuro da TV no estado. A primeira havia sido publicada 

em 28 de abril do mesmo ano, na página 3. Em ambas, destaque para a frase que se 

tornaria o slogan daquele movimento pró-televisão em Curitiba: ``Depende de vocês a 

televisão no Paraná´´. O título deste segundo material jornalístico produzido pela 

sucursal da Folha na capital era: ``Dão maiores dividendos que os da indústria pesada, 

os títulos das estações de televisão´´. O que, por si só, denotava o caráter empresarial do 

empreendimento liderado pelos advogados Raul Vaz e Nagibe Chede. 

     Entretanto, é no texto introdutório à entrevista de Vaz que o jornalista não 

identificado, da Folha na capital, dá uma pista sobre a estreita ligação política do 

movimento pró-TV com a política e poder institucionalizados: ``(...) É, sem dúvida, a 

televisão um milagre de técnica que consagra o gênio do homem. (...) Foi com a visão 

prática dos enormes lucros que advêm da aplicação de capitais nesse gênero de negócio, 

que um grupo de capitalistas, tendo à frente o Sr. Raul Vaz, presidente do Tribunal de 

Contas do Paraná, tomou a iniciativa de fundar uma estação televisora, com sede em 

Curitiba. (...)´´ Aí está um indício importante: o homem que lidera o grupo que organiza 

o movimento pela instalação da TV em Curitiba é presidente do Tribunal de Contas do 

Estado (TCE) e, portanto, também homem de confiança do governo do Paraná. 

     Amigo íntimo de Raul Vaz, o advogado e empresário da comunicação Nagibe 

Chede era, igualmente à época, conselheiro do TCE. Ambos chegaram ao tribunal por 

convite e nomeação do governador Moysés Lupion (1947-50), o primeiro eleito por 

voto direto no Paraná, na redemocratização do País pós-Estado Novo (1930-45). De 

1951 a 55, quem governou o Paraná foi Bento Munhoz da Rocha (PL). Moysés Lupion 

(PSD), ligado à imagem de Manoel Ribas, interventor durante o Estado Novo getulista, 

vence a eleição para seu segundo mandato (1956-60)
11

. 

     A lista dos primeiros e principais acionistas do grupo Rádio e Televisão Paraná 

S/A, que constantemente aparecia nos anúncios do movimento em jornais nos anos de 

                                                            
11 Para aprofundamento sobre a questão de poder, política e governantes paranaenses, na segunda metade 

do século xx, indica-se a leitura do livro Paraná: Política e Governo, de Marion Brepohl de 

Magalhães.  



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 6 

1954-56, sempre era encabeçada por Raul Vaz, secretário estadual do Interior e Justiça 

do governador Lupion, e Nagibe Chede. Esta foi a época das primeiras transmissões 

experimentais de TV em Curitiba. Pouco depois, dizendo-se inconformado com a 

demora de Chateaubriand em investir na planejada televisão de Curitiba, Chede 

romperia com o movimento da Televisão Paraná e partiria para criar, em um 

empreendimento individual, sua própria emissora.
12

 

     E o sucesso desta empreitada pessoal – com a inauguração da sua TV 

Paranaense, a primeira do estado em outubro de 1960 – só foi possível devido à estreita 

relação de Chede com o titular do Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná. Foi o 

próprio Nagibe Chede quem contou, em detalhes, como e através de quais relações 

pessoais e políticas ele conseguiu, do presidente JK, a concessão para funcionamento de 

sua pioneira emissora de TV: 

(...) Então, eu procurei o governador do estado do Paraná, que era meu 

amigo particular, Moysés Lupion, e fiz esta exposição a ele do que estava 

acontecendo e que só havia uma solução: ou parar ou conseguir um canal do 

governo federal, para uma estação de televisão. Muito bondosamente, e eu 

guardo eterna gratidão a esta pessoa, ele conseguiu marcar com o então 

presidente Juscelino uma audiência no Palácio Guanabara, no Rio de 

Janeiro. No dia certo e na hora certa, fomos lá ter um contato com ele e 

fizemos esta exposição ao Presidente, com toda lealdade e com toda 

franqueza. E ele disse: ``Sem problema nenhum, você vai dar ao povo de 

Curitiba uma estação de televisão; eu vou lhe dar um canal.´´ E ele chamou 

o oficial de gabinete dele, que era um oficial da Marinha, não me lembro o 

nome dele, e fez uma autorização e disse: ``Você me entregue isso com a 

máxima brevidade ao ministro.´´ Ministro que era o nosso amigo Amaral 

Peixoto; com quem recentemente, há uns 20 dias atrás, eu tive uma boa 

prosa com ele, que ele é muito meu amigo já dos tempos da política do 

falecido sogro dele; que nós éramos getulistas e nossa amizade era daquele 

tempo. Foi uma amizade tão grande, que quando me casei o Getúlio Vargas 

me nomeou inspetor federal de Ensino Secundarista em Curitiba; então, é 

uma velha amizade. Aí, nós fomos procurar o ministro e ele fez um ofício à 

Comissão Técnica de Rádio13, para que fosse designado um canal de 

                                                            
12 Para aprofundamento sobre esta fase inicial da TV em Curitiba, indica-se a leitura do livro Pequena 

História de Grandes Talentos – Os primeiros passos da Televisão no Paraná, de José Jamur Júnior. 

13 A CTR, órgão do Ministério da Viação e Obras Públicas, era naquela época a responsável pelos 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 7 

televisão para a Rádio Emissora Paranaense de Curitiba, que foi o canal 12. 

Diante da autorização, nós procuramos montar e ela foi inaugurada no dia 

29 de 10 de 1960.14 

     Durante os anos que antecederam a inauguração da TV Paranaense, os dois 

jornais curitibanos e o de Londrina deram poucas e superficiais notas sobre o 

empreendimento; nenhuma delas destacando a proximidade política de Chede com o 

governador Moysés Lupion. Igualmente foi inexpressiva a cobertura dos três jornais à 

entrada no ar, em caráter definitivo, da primeira televisão da capital. A Gazeta e a Folha 

não publicaram reportagem, comentário e sequer nota curta sobre o evento, nos dias que 

antecederam aquele 29 de outubro de 1960. A Folha só registrou o fato na edição de 1º 

de novembro, na ``Coluna  de Rádio e TV´´, com uma nota curta e sem título: ``Foi 

inaugurada, sábado último, a primeira estação de televisão do Paraná: TV Paranaense, 

canal 12. Várias solenidades marcaram o início oficial das transmissões da televisora 

curitibana.´´ 

     A cobertura de O Estado do Paraná foi um pouco mais volumosa, mas só no mês 

de outubro. Na edição do dia 2, um domingo, uma grande reportagem na página 13 

informou que ``Monta-se em Curitiba a maior antena parabólica da América do Sul´´, 

que pertencia à TV Paranaense, canal 12. Naquela época, os jornais curitibanos já 

publicavam anúncios de lojas locais sobre a venda de aparelhos televisores. A 

inauguração da TV de Nagibe Chede foi noticiada em OEPR somente na coluna social 

não assinada, ``7 Dias na Sociedade´´, à página 3, na véspera, no dia 29 de outubro, e no 

dia seguinte ao evento, mas apenas com pequenas notas sem títulos. 

     Na capa de OEPR de 30 de outubro de 1960, um domingo, dia seguinte à 

inauguração da TV Paranaense, o destaque era para o texto ``Teleobjetiva e 

invencibilidade´´, que informava sobre a compra pelo jornal de uma ``moderna máquina 

fotográfica que aproxima 300 metros, a única do Paraná, e que foi estreiada ontem no 

jogo do Coritiba x Ferroviário´´. Ilustrava o texto uma foto do referido jogo, feita com a 

tal nova máquina. Nenhuma linha sobre a primeira televisão do estado. 

                                                                                                                                                                              
estudos, regulamentação e fiscalização de concessões de emissoras de rádio e televisão no País.  

14 As declarações de Nagibe Chede constantes neste texto foram retiradas da entrevista gravada concedida 

por ele, em 1985, ao jornalista Aramis Milak. O depoimento completo, com 76 minutos, encontra-se 

disponível no Tablóide Digital, endereço www.milak.org .     

http://www.milak.org/


 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 8 

AS TVs DE CHATEAUBRIAND: NEGOCIAÇÕES PELO ALTO          

     Curitiba possuía, naquele final de 1960, uma população de aproximadamente 360 

mil habitantes, dez emissoras de rádio, seis jornais diários
15

 e 15 salas de cinema. O 

grupo Diários e Emissoras Associados, de Assis Chateaubriand, dono da pioneira TV 

Tupi de São Paulo, estava presente em Curitiba desde março de 1955, quando começou 

a circular o Diário do Paraná, editado pelo jornalista Adherbal Stresser. Chateaubriand
16

 

já estava consolidado como um dos maiores empresários de comunicação da América 

Latina, quando inaugurou em Curitiba, no dia 19 de dezembro de 1960, a TV Paraná, 

canal 6. 

     Apesar de toda a movimentação de empresários, políticos e profissionais 

liberais de Curitiba, dentro do movimento pró-televisão desde 1954, é bem provável que 

a concessão para a segunda emissora do estado tenha sido conquistada, exclusivamente, 

pelo poder de influência política de Chateaubriand. Afinal, a concessão foi assinada 

pelo presidente Juscelino Kubitschek, que em 1957 havia convidado aquele empresário 

da comunicação e aliado político para o cargo de embaixador do Brasil na Inglaterra. 

Para aceitar a tarefa e ir morar em Londres, Chateaubriand renunciou ao mandato de 

senador pelo PSD – mesmo partido de JK – do Maranhão. 

     O jornalista Walmor Macarini, sobrinho do fundador da Folha de Londrina, 

João Milanez, foi durante quase 30 anos diretor de redação daquele diário, onde durante 

as décadas de 1960 e 70 também escreveu colunas especializadas em rádio e televisão. 

Na opinião dele, Chateaubriand não necessitou, não pediu e nem teve apoio do Palácio 

Iguaçu – ao contrário do que ocorrera com Nagibe Chede – para conseguir as 

concessões de suas duas TVs no Paraná: ``Quem cuidou de tudo sozinho foi o 

Chateaubriand, primeiro direto no Rio de Janeiro e depois, no caso da Coroados, em 

                                                            
15 Além da Gazeta do Povo e de OEPR, circulavam diariamente na capital paranaense os jornais O Dia, 

Correio do Paraná, Diário do Paraná e a Tribuna do Paraná. 

16 Para aprofundar o entendimento sobre a vida pessoal, política e empresarial do paraibano Francisco de 

Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, indica-se a leitura do livro Chatô – O rei do Brasil, de 

Fernando Morais. 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 9 

Brasília. Ele tinha muito poder de fogo. (...) Ele tinha um poder político muito forte. (...) 

Ele não precisava de mais ninguém.´´
17

 

     Ronald Stresser, que durante as décadas de 1950, 60 e 70 trabalhou como 

jornalista e diretor de empresas dos Diários e Emissoras Associados, em Curitiba e 

Londrina, tem avaliação semelhante à de Macarini. Para ele, Chateaubriand conseguiu a 

concessão da TV Paraná, junto ao presidente JK, sem qualquer tipo de intervenção do 

Palácio Iguaçu e do então governador Moysés Lupion. Na TV Paraná, Ronald era 

diretor superintendente, enquanto que o pai dele, Adherbal Stresser, era o vice-

presidente. 

     Depois, na TV Coroados, inaugurada pelo grupo de Chateaubriand em Londrina 

em 21 de setembro de 1963, Ronald Stresser era diretor administrativo, enquanto o pai 

dele era o diretor superintendente. Foi o próprio Ronald quem esteve em Londrina para 

comprar o terreno onde a sede da futura emissora seria construída e montada, no início 

dos anos 60. ``Não acredito que o Ney Braga e o Palácio Iguaçu tenham colaborado 

para que o Chateaubriand conseguisse a concessão da TV Coroados junto ao presidente 

Jânio Quadros. Chateaubriand não precisava deste tipo de ajuda e, aliás, ele nem 

gostava de Ney Braga.´´
18

 

     No Paraná, a TV Coroados foi a última que teve concessão outorgada antes da 

aprovação da lei número 4.117, de 27 de agosto de 1962, que instituiu o Código 

Brasileiro de Telecomunicações (CBT); e do decreto 52.795, de 31 de outubro de 1963, 

que regulamentou os serviços de radiodifusão no país. Porém, depois houve o golpe 

militar de 1964 e o decreto-lei número 236, de 28 de fevereiro de 1967, modificou e 

complementou a lei do CBT.
19

 

                                                            
17 A entrevista gravada concedida por Walmor Macarini ao autor deste artigo aconteceu em Londrina, no 

dia 10 de fevereiro de 2010, na casa do entrevistado; dela foram extraídas as declarações daquele ex-

diretor da Folha constantes neste texto. 

18 A entrevista gravada concedida por Ronald Sanson Stresser ao autor deste artigo aconteceu em 

Curitiba, no dia 13 de agosto de 2010, no apartamento do entrevistado; dela foram extraídas as 

declarações daquele ex-diretor das TVs Paraná e Coroados constantes neste texto. 

19 Para aprofundamento sobre a legislação brasileira pertinente ao setor dos meios de comunicação de 

massa, indica-se a leitura do livro A mídia nas constituições do Brasil: respeito e desrespeito, de 

Erasmo de Freitas Nuzi. 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 10 

     A cobertura dos três jornais pesquisados à inauguração da TV Paraná foi quase 

nula, talvez devido ao fato da nova emissora pertencer ao grupo de Chateaubriand – que 

possuía em Curitiba o jornal Diário do Paraná – e ser, portanto, um concorrente 

comercial. A Gazeta e OEPR não deram sequer uma linha sobre o fato. O leitor da 

Gazeta só ficou sabendo que existia uma nova televisão em Curitiba em 18 de janeiro de 

1961, quando foi publicado na página 9, pela primeira vez, um quadro com a 

programação completa das duas emissoras curitibanas de televisão. 

     A Folha de Londrina também não noticiou antecipadamente a inauguração do 

canal 6 de Curitiba. Somente na edição de 30 de dezembro de 60, como se o leitor já 

soubesse do fato, a ``Coluna de Rádio e TV´´ deu esta notinha sem título e confusa: ``A 

TV Paraná, de Curitiba, está com excelente imagem, segundo se informa. Tal é a 

intensidade do sinal que é, inclusive, aconselhado aos telespectadores o uso de antenas 

internas, e não, como é necessário, externamente.´´ 

     A entrada da TV Coroados no ar em caráter definitivo foi, também, quase que 

completamente ignorada pelos dois jornais de Curitiba. A coluna ``Rádio e TV´´, da 

Gazeta do Povo, deu apenas uma notinha sobre a ``primeira televisão do Norte do 

Paraná, através do canal 3´´. Não citou sequer o nome da nova emissora, muito menos o 

grupo de Chateaubriand, proprietário da Coroados e da Rede Tupi de televisão. O 

Estado do Paraná não publicou uma linha sobre o fato. 

     A Folha de Londrina, por sua vez, recebeu com entusiasmo a chegada da TV 

Coroados, à qual chamou de ``símbolo do progresso´´. Durante os meses que 

antecederam a inauguração do canal 3, o jornal publicou diversas reportagens a respeito 

da expectativa da população, sobre o andamento da montagem da emissora, os testes e o 

funcionamento experimental. Londrina tinha naquela época cerca de 160 mil habitantes, 

7 emissoras de rádio, 5 salas de cinema e somente a Folha como jornal diário. Durante o 

mês de setembro, a Folha deu ampla cobertura à TV Coroados, antes, durante e depois 

da inauguração. Sempre com extensas e elogiosas reportagens, fotografias, notas sociais 

e comentários. Até um editorial foi dedicado ao tema, no dia 22 de setembro à página 2, 

sob o título ``TV-Coroados´´, em que elogiava-se a grandeza e desenvolvimento de 

Londrina e ressaltava que menos de 20 cidades brasileiras contavam com televisão.                         



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 11 

AS TVs DE PIMENTEL: DOS MILITARES, COM CARINHO 

     O golpe militar de 1964, cujo governo duraria até março de 1985, encontrou 

instalado no Palácio Iguaçu como governador o já reformado general-de-brigada Ney 

Braga (PDC)
20

, ex-prefeito de Curitiba. Um de seus secretários estaduais, o da 

Agricultura, era Paulo Pimentel, advogado paulista que viera ao Paraná, dez anos antes, 

porque havia se casado com uma filha de um usineiro de açúcar em Porecatu, no Norte 

do Paraná. 

     Em 1962, Pimentel comprou, de um mesmo grupo de empresários, dois jornais diários de 

Curitiba: O Estado do Paraná, lançado em 1951, e a Tribuna do Paraná, em circulação desde 

1956. A entrada de Pimentel para o ramo dos negócios da imprensa se deu por motivação 

política e de modo planejado. Ele já tinha como objetivo uma futura candidatura ao governo do 

estado, como admitiu mais tarde no livro que descreve suas memórias, citado na nota de rodapé 

número 10, e em entrevista ao autor deste texto.
21

 Pimentel lembra que ainda era secretário 

estadual de Agricultura, no segundo semestre de 1964, quando ganhou a concessão para a sua 

primeira emissora, a TV Iguaçu de Curitiba, que só seria inaugurada em 28 de dezembro de 

1967: 

Eram mais ou menos critérios políticos. Então, a decisão era do 

presidente da República e ele que escolhia os beneficiários, os que seriam 

premiados com esta estação. O presidente era Castelo Branco, quando saiu 

a concessão da Iguaçu. E eu fui chamado, para saber se eu não queria 

montar esta estação de televisão. (...) Fui convidado, e o presidente Castelo 

Branco que me deu, em 1964. 

     Depois, Pimentel foi eleito governador do Paraná em outubro de 1965, pela 

União Democrática Nacional, com apoio de Ney Braga, que em seguida assumiu o 

Ministério da Agricultura do presidente Castelo Branco. Com este forte aliado em 

Brasília, o novo titular do Palácio Iguaçu não demorou para conseguir a concessão de 

                                                            
20 Para aprofundamento sobre a trajetória pessoal, profissional e política de Ney Aminthas de Barros 

Braga, indica-se a leitura dos livros Ney Braga: Política e modernidade, de Vanderlei Rebelo, e Ney 

Braga: Tradição e mudança na vida política, de Adherbal Fortes de Sá Júnior.  

21 A entrevista gravada concedida por Paulo Pimentel ao autor deste artigo aconteceu em Curitiba, no dia 

3 de junho de 2009, na sede do jornal OEPR; dela foram extraídas as declarações daquele ex-

governador do Paraná constantes neste texto.  



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 12 

sua segunda emissora, a TV Tibagi de Apucarana, que seria inaugurada em 26 de julho 

de 1969. Como comenta Pimentel: 

Em 1965, eu me elegi governador. Aí, em seguida, logo em seguida, eu 

era governador, o general Costa e Silva, que já era o presidente, me falou: 

``Bom, já que você tem uma, segue a segunda, mas tem que ser na minha 

linha.´´ Aí, eu falei: a minha linha com você é defender o estado de direito. 

Porque, eu tentava convencer o Costa e Silva, eu era governador, para que 

ele voltasse ao estado de direito; que a situação era profundamente 

desagradável, era sem constituição e sem nada. Aí, eu recebi a TV Tibagi. 

     O ex-governador Pimentel não deixa dúvida em relação às motivações políticas 

que norteavam as concessões de canais de TV, durante o período de governo militar: 

Havia uma coleta inicial de pretendentes. Sim, havia licitação; tinham 

concorrentes. Em todas elas foi assim. E ia tudo para o presidente da 

República. Aqueles que se habilitavam iam para o presidente. Mas a decisão 

era exclusiva do presidente, e era política. Então, todos nós trabalhávamos 

politicamente. Cada concorrente achava um pistolão que precisava para 

conseguir. E quem tivesse mais força política ganharia. Aí, eu ganhei estas 

duas aqui. 

     Ney Braga afirmou que ajudou Pimentel na busca dos canais de TV, junto ao 

governo militar em Brasília:  

(...) Paulo Pimentel investia pesado em comunicação. Foi o primeiro 

político do Paraná a profissionalizar a campanha. (...) Investiu em mídia: 

comprou o jornal O Estado do Paraná, depois a TV Iguaçu – aliás com o 

meu apoio e pedido junto ao presidente Castelo Branco, sem que eu visse 

nisso apoio para que ele fosse governador. (...). (Sá Júnior, 1996, p. 168-

169) 

     Apesar desta declaração e de outros indícios, Pimentel insiste em não admitir 

que Ney Braga tenha intercedido por ele junto ao governo militar para a conquista das 

concessões de TV: 

(...) Eu nem falava com o pessoal do governo federal através do Ney, 

quando eu buscava as concessões. Ele também não pedia para mim. Ele não 

pedia para ninguém. Tanto que não creditou nada para ninguém. Aí, depois 

que eu comecei a me estruturar, ele começou a querer fortalecer o grupo do 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 13 

Francisco, e aí ajudou o Francisco Cunha Pereira e o Edmundo Lemanski a 

comprar a Gazeta do Povo e depois o Canal 12; ele que ajudou. 

     Walmor Macarini, ex-diretor da Folha de Londrina, diz acreditar na versão de 

Ney Braga, de que este teria ajudado Pimentel a conseguir as concessões de TV em 

Brasília: 

No início, com toda certeza sim, porque ele era um filhote do Ney. (...) E 

isso funcionava segundo a conveniência política, em todos os governos; no 

governo da revolução obviamente que Ney Braga, no Paraná, era quem 

mandava. O grande representante do governo ditatorial no Paraná era Ney 

Braga. (...) Tudo era Ney Braga; ele tinha um poder de fogo muito grande 

(...). A decisão era no dedo, na indicação dele, não importava, digamos 

assim, o suporte financeiro do grupo, não importava a garantia de 

implantação da tevê. O que importava era até que ponto eles, os empresários 

da comunicação, interessavam como políticos. (...) A concessão de TV era 

uma coisa muito fechada; imagine que em períodos de instabilidade política 

tanto antes quanto durante a revolução, eles iriam entregar, digamos, uma 

tevê na mão de qualquer um, e eventualmente cair em mãos de oposição. 

Não, o governo zelava muito por isso; era só para a patota deles.   

     No dia da inauguração da TV Iguaçu, 28 de dezembro de 1967, bem como nos 

dias anteriores e nos dias seguintes, a Gazeta do Povo não publicou sequer uma nota 

sobre o fato. Talvez, isto tenha ocorrido por que o proprietário da nova emissora, o 

então governador Paulo Pimentel, fosse também dono de dois jornais concorrentes em 

Curitiba. Ou talvez por que os donos da Gazeta já planejassem comprar a TV 

Paranaense, de Nagibe Chede, o que ocorreria em 1969, aumentando ainda mais a 

concorrência comercial entre os dois grupos. Quando o governador Pimentel inaugurou 

sua segunda emissora, a TV Tibagi de Apucarana, em 26 de julho de 1969, igualmente a 

Gazeta não deu sequer uma linha noticiosa sobre o evento. 

     A Folha de Londrina noticiou com algumas notas curtas – principalmente na 

coluna diária ``Aqui TV´´, publicada quase sempre na página 12 – a entrada no ar em 

caráter definitivo da TV Iguaçu, nos meses, semanas e dias que antecederam a 

inauguração e nos dias posteriores a ela. Porém, não publicou nenhum texto ou 

reportagem mais completa sobre o fato. E também não citou, em nenhum momento, que 

a nova emissora pertencia ao então mandatário do Palácio Iguaçu. 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 14 

     Posteriormente, quando da inauguração da TV Tibagi de Apucarana, cidade 60 

km a oeste de Londrina, a cobertura da Folha foi bastante mais volumosa e com maior 

qualidade. A segunda emissora do interior do estado, e também a segunda pertencente 

ao grupo do então governador Paulo Pimentel, começou a operar de maneira 

ininterrupta no dia 26 de julho de 1969. Mas, desde o início daquele ano, a Folha 

dispensou regular cobertura jornalística à compra de equipamentos, construção dos 

espaços no prédio sede, e contratação da equipe de jornalismo e demais funcionários. A 

TV Tibagi, assim como a TV Iguaçu, nasceu ligada à programação da TV Record de 

São Paulo. Naquela época, a TV Paranaense já era ligada à programação da TV Globo 

do Rio de Janeiro. O advento das redes nacionais de TV estava apenas no início. 

     Novamente, como já ocorrera quando da inauguração da TV Iguaçu, agora na 

entrada da TV Tibagi no ar a Folha de Londrina não citou, em nenhum momento da 

ampla e elogiosa cobertura jornalística, que a nova emissora pertencia ao grupo de 

comunicação do governador Pimentel. Durante algumas semanas, a Folha publicara 

também grandes anúncios sobre a inauguração e programação do novo canal 11. 

Depois, foi a vez da TV Coroados propagandear suas atrações mais constantemente nas 

páginas da Folha; o jornal começava a lucrar com a concorrência entre as emissoras. 

     O ex-diretor de redação da Folha, Walmor Macarini, explica por que o jornal não 

divulgava o nome de Paulo Pimentel vinculado às emissoras de televisão dele: 

Eu não nego que havia uma rivalidade entre a Folha de Londrina, 

Gazeta e O Estado do Paraná, porque nós queríamos tomar conta do 

Paraná. (...) Quanto menos divulgasse a Gazeta e o Paulo Pimentel, tanto 

melhor para nós. (...) Era uma concorrência política e comercial, e o 

Milanez (dono da Folha e tio de Walmor) não gostava muito do Pimentel. 

(...) Ele não gostava do Paulo Pimentel, na época, isso é verdade, por causa 

dessa concorrência comercial; e é verdade, a Folha não dava muita 

cobertura às TVs do Pimentel, não. 

     Como era de esperar, a cobertura jornalística de O Estado do Paraná às 

inaugurações das TVs Iguaçu e Tibagi foi bastante grande, cheia de elogios e 

ufanismos. Afinal, os três veículos pertenciam ao mesmo grupo de comunicação do 

governador Paulo Pimentel, que era dono ainda de outro diário curitibano, a Tribuna do 

Paraná. Porém, a exemplo do que ocorrera na Folha – mas certamente por outros 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 15 

motivos – em nenhum momento o nome do governador é citado como proprietário das 

duas novas emissoras de televisão, concedidas pelo governo militar. 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS     

     Esta fase da pesquisa demonstrou como foi diferente e contraditório o modo de a 

Gazeta e OEPR, de um lado, e a Folha, de outro, registrar a primeira década da televisão 

no Paraná. Ao mesmo tempo em que a TV era descrita pelos jornais como um veículo 

da modernidade, do progresso e desenvolvimento – e tratada, por isto, como espetáculo 

e milagre da ciência –, às vezes ela era tomada como concorrente no plano empresarial e 

colocada no limbo do esquecimento pela imprensa. 

     Entre os dois jornais curitibanos e a Folha também foi possível encontrar 

diferentes posturas relativas à cobertura da estruturação da TV no estado. A Gazeta e O 

Estado do Paraná dispensaram menos e mais crítico espaço jornalístico do que a Folha, 

naqueles anos pesquisados. No diário londrinense, o espaço sempre foi maior e mais 

elogioso às emissoras regionais de televisão. Nos jornais de Curitiba, ficava claro o 

distanciamento existente entre a tradicional imprensa escrita e novo meio de 

comunicação, tratado normalmente como apenas instrumento de distração, lazer e 

negócio. Tanto que na Gazeta e em OEPR – diversamente da Folha –, durante 

determinados períodos, o material ligado às TVs só era publicado em forma de 

anúncios, dentro dos respectivos espaços pagos. 

     Alguns livros de memórias e as entrevistas orais com quatro personagens 

diretamente ligados ao tema, por sua vez – apesar de todos os cuidados que exigem em 

sua utilização como fontes históricas –, oferecem bons indícios e podem ajudar a 

entender como foram as relações políticas entre os empresários da comunicação e as 

autoridades do poder federal, durante as negociações para a outorga das cinco primeiras 

concessões de TV para o Paraná.       

     Negociações que só foram concretizadas – três delas sob interferência 

determinante do Palácio Iguaçu – porque houve, tanto no período militar como no 

governo anterior, de Juscelino Kubitschek, reciprocidade entre os interesses 



 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 16 

empresariais e os projetos políticos dos mandatários nacionais. Negociações que, no que 

possuíam de essencial, seguiram as mesmas antes e depois dos adventos do CBT e do 

golpe militar: o presidente da República sempre deu a palavra decisiva sobre a 

concessão de canais de televisão, igualmente sempre distribuídos aos seus aliados 

políticos.  

     Este estudo apenas inicial possibilitou, por outro lado, a comprovação da riqueza 

representada pelos jornais como fontes – inclusive pelos silenciamentos e vazios que 

oferecem como pistas importantes – e da complexidade da televisão enquanto objeto de 

interpretação historiográfica. 

          

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

BÓIA, Wilson. De Plácio e Silva – Ensaio. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, Imprensa 

Oficial, 2002. 

BUSETTO, Áureo. A mídia brasileira como objeto da História Política: perspectivas  teóricas e 

fontes.   In:   SEBRIAN,   Raphael   Nunes  Nicoletti (Org.).   Dimensões   da  Política    na  

Historiografia. Campinas (SP): Pontes Editores, 2008. 

DE LUCA, Tania R. FONTES IMPRESSAS – História dos, nos e por meio dos periódicos.  In: 

 PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005. 

JAMUR JÚNIOR, José.  Pequena  História  de  Grandes  Talentos –  Os  primeiros  passos da 

Televisão no Paraná. Curitiba: Edição do autor, 2001. 

MAGALHÃES, Marion Brepohl de. Paraná: política e governo. Curitiba: Secretaria de Estado 

da Educação, Imprensa Oficial, 2001. 

MORAIS, Fernando. Chatô – O rei do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. 

NUZZI, Erasmo de Freitas.  A mídia  nas  constituições do Brasil: respeito  e  desrespeito.  São 

Paulo: Editora Plêiade, 2007. 

REBELO, Vanderlei.  Ney Braga: política e modernidade. Brasília: Editora do Senado Federal,  

2007. 

SANT´ANA, Hugo.  Paulo  Pimentel, momentos  decisivos.  Curitiba:  Travessa  dos  Editores, 

2008. 

SÁ JÚNIOR,  Adherbal  Fortes.  Ney Braga: tradição e  mudança  na  vida  política.  Curitiba: 

Edição do autor, 1996.  

TRIGUEIROS FILHO, Marinósio; TRIGUEIROS NETO, Marinósio. História da Imprensa de 

Londrina (Do Baú do Jornalista). Londrina: Editora da UEL, 1991.                           


	A TV DE CHEDE: PRESENTE DE JK, VIA PALÁCIO IGUAÇU
	AS TVs DE CHATEAUBRIAND: NEGOCIAÇÕES PELO ALTO
	AS TVs DE PIMENTEL: DOS MILITARES, COM CARINHO
	CONSIDERAÇÕES FINAIS

	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

