
 

 

Um polígrafo na telinha – experiências de Millôr Fernandes com a televisão dentro 

do quadro de relações entre o meio eletrônico e a imprensa, 1959-1965.  

Áureo Busetto 

Preâmbulo 

 Ao escrever este texto em meados de março de 2013, dou-me conta que Millôr 

Fernandes, se vivo, completaria 75 anos de atividade na imprensa brasileira. A data de 

15 de março de 1938 era tida por ele como o marco inicial de sua carreira de jornalista, 

posto seu ingresso na revista O Cruzeiro. E isto por volta dos seus 14 anos de idade. Se 

lhe faltou pouco menos de um ano para comemorar o jubileu de diamante no 

jornalismo, dado que ele falecera em 27 de março de 2012, o reconhecimento de seus 

primeiros frutos gerados em seu casamento com a imprensa viria antes mesmo de que 

fosse completadas bodas de madeira.  

Ao longo de sua vida profissional, Millôr desempenharia conjuntamente à 

atividade de jornalismo às de tradutor, escritor (prosa e poesia), desenhista, humorista, 

dramaturgia, roteirista de filmes, além de diretor de shows musicais e apresentador de 

programa de TV e participação em telejornal. Sem dúvida, trata-se de um polígrafo. 

Talvez o de mais longeva atuação no Brasil recente, mas com certeza um dos poucos e o 

mais reconhecido do público e crítica. Contudo, a experiência de Millôr Fernandes com 

a televisão, na fase de formação do meio no Brasil, ou seja, nas décadas de 1950 e 1960, 

é muito pouco conhecida. E corre-se o risco de assim se manter caso dependa de fontes 

mais amplas relativas a tal experiência, dado que, em geral, não há acervos de material 

televisivo daquelas décadas iniciais da TV brasileira. Situação derivada tanto por conta 

de a programação televisiva ser ao vivo até boa parte do início dos anos de 1960, 

portanto, com parquíssimos registros em fitas de 16 mm, quanto pela inexistência do 

hábito, entre os agentes televisivos, de arquivar a produção audiovisual mesmo após a 

disseminação do vídeo-taipe.  

Em matéria de fontes sobre as experiências televisivas de Millôr há apenas 

comentários e lembranças bastante pontuais e limitadas deixadas pelo próprio polígrafo 

e algumas poucas notas e um ou outro artigo em jornais cariocas. Mas estes pequenos 



 

 

vestígios quando somados a dados e informações sobre a TV e sua grade de programas 

relativos à época em que se deram as experiências televisivas do jornalista podem 

contribuir para que o pesquisador conheça e compreenda historicamente, de um lado, 

aspectos da experiência do polígrafo Millôr com o meio, de outro, alguns elementos das 

relações entre profissionais do jornalismo impresso ou de agentes culturais com a 

televisão durante suas primeiras décadas de existência no Brasil, cuja atuação provocava 

as primeiras alterações no quadro midiático em geral.   

Ademais, a experiência de Millôr Fernandes com a TV, fosse em tempos de 

democracia, fosse de ditadura militar, possibilita ao pesquisador conhecer e refletir 

aspectos da autonomia política da televisão brasileira em sua fase de formação. Tal 

como na remontagem e análise histórica da trajetória televisiva de Millôr, o 

pesquisador, dado a penúria de fontes, deve também somar e confrontar os vestígios 

sobre o embate do polígrafo com a censura, tanto a oficial quanto a dos concessionários 

de canais de TV, aos dados e às informações mais gerais referentes à questão da 

autonomia política do meio, conhecidos quer por fontes, quer pela bibliografia 

especializada.  

Formação e atuação na imprensa 

O ingresso do garoto órfão Milton Viola Fernandes em O Cruzeiro deveu-se, 

como lembraria bem depois, ao seu tio Armando Viola, à época, chefe da seção de 

gravura do periódico publicado pelos Diários Associados, de propriedade de Assis 

Chateaubriand. Na redação da revista, ao lado do diretor Antônio Accioly Netto e do 

desenhista Edgar de Almeida, os únicos dois profissionais a trabalhar naquele setor, 

Millôr desempenharia as funções de contínuo e repaginador, somadas a um cotidiano de 

faz-tudo. Nesta frente, se via envolvido eventualmente com atividades próprias das 

oficinas, dos laboratórios e da diagramação, bem como em demais setores do periódico 

que requisitassem sua ajuda. Oportunidades que aproveitava para conhecer todo o 

processo de produção de um periódico.  

Pouco tempo depois, Millôr passaria a trabalhar também na revista de histórias 

em quadrinhos O Guri, publicação bastante popular dos Diários Associados. Sua função 



 

 

era a de traduzir para o português as legendas de HQ originalmente redigidas em inglês. 

Seu aprendizado da língua inglesa se terá de maneira autodidata por meio da leitura de 

livros e dicionários.  A nova atividade profissional talvez gerasse certo prazer ao  garoto 

que, há muito, cultivava o hábito de leitura de revistas de histórias em quadrinhos, 

notadamente as do herói Flash Gordon, cujas aventuras publicadas ele, com esmero, as 

reproduzia quadro a quadro. Distração que lhe rendera destreza na arte de desenhar, o 

que lhe possibilitara a publicação de um desenho de sua autoria nas páginas de O 

Jornal, obtendo, inclusive, remuneração por conta do feito. Foi neste período que 

constatou que em sua certidão de nascimento, por grafia duvidosa do escrivão, 

registrava o nome Milton como Millôr, o qual seria assumindo a partir de então.  

O talento de Millôr para o autodidatismo não o cegou para a necessidade de se 

aprimorar profissionalmente, o que o conduziu para o Liceu de Artes e Ofícios do Rio 

de Janeiro, frequentado no período 1938/1942. Mas outras atividades seriam somadas 

ao seu precoce cotidiano profissional, com vistas a ampliar seu pequeno salário. Fazia 

traduções de livros, cuja responsabilidade cabia a Acciolly Netto, o qual lhe pagava 

metade do que recebia pelo trabalho, sem, contudo, dar-lhe crédito nas publicações 

traduzidas. Elaborava quadras para serem publicadas na seção “As Garotas”, a qual 

compunha a revista A Cigarra e era assinada por Alceu Penna. Seu trabalho chama a 

atenção de Federico Chateaubriand, o qual, responsável pela edição de A Cigarra, acaba 

por chama-lo para compor uma página em branco que atrasava o fechamento de um 

número daquele periódico. O sucesso de sua participação ocasional foi tanto que Millôr 

conquistou uma coluna fixa, “Poste Escrito, composta por aquilo que ele já cultuava - 

frases, versos, tiradas inteligentes e divertidas -, e saia com o pseudônimo Vão Gogo. O 

senso profissional se impôs,  posto que exigiu seu primeiro aumento junto ao 

conglomerado Diários Associados, demanda que foi atendida, porém, não antes de 

ameaças de deixar os Diários Associados.   

Em 1945, Millôr retorna para O Cruzeiro, a qual era então remodelada 

editorialmente, se transformando na mais vendida e lida revista brasileira. Na revista 

dispunha de uma seção fixa, “O pif-paf”, a qual assinava ainda como Vão Gogo. Na 

elaboração dela contava com a parceria do cartunista Péricles. Em 1948, viaja aos 



 

 

Estados Unidos como correspondente, ocasião em que se encontra com Walt Disney e 

tem contato com o trabalho inovador dos desenhistas Georg Grosz e Saul Steinberg. Em 

1951, exercita-se na atividade de publisher  lançando o semanário Voga, basicamente 

uma publicação de humor, mas com vida efêmera, pois não passara da quinta edição.  

Em 1958, passa a manter sozinha a coluna “O pif-paf”, a qual continua a assinar com o 

pseudônimo Vão Gogo e suas variações. O nome Millôr somente seria assumido em 

1962, embora ocasionalmente ainda utilizasse do pseudônimo em artigos de apoio. 

Ainda em 1961, trabalha uma semana no jornal Tribuna da Imprensa, então de 

propriedade de Carlos Lacerda. Sua passagem relâmpago por aquele jornal deveu-se ao 

fato de ele ter sido demitido em decorrência de publicar artigo sobre a corrupção na 

imprensa. Em solidariedade a Millôr, Maria Faustino e Paulo Francis se demitem do 

jornal lacerdidsta. 

A inabalável convicção de Millôr no direito à liberdade de expressão e de seu 

trabalho promovia vários conflitos com a direção de O Cruzeiro. Certa ocasião, ele 

havia pedido demissão em razão de a expressão ‘amante’ ter sido sumariamente 

suprimida de um texto de sua autoria, mas o pedido fora recusado. No entanto, outro 

conflito desta ordem, mais grave e ocorrido em 1963, não seria contornado. A polêmica 

resultaria na exoneração de Millôr dos Diários Associados, motivada em decorrência 

dos desenhos de “A verdadeira história do paraíso”. O trabalho que, havia sido 

apresentado anteriormente na TV e encenado no teatro, fora vendido como matéria 

especial para O Cruzeiro, sendo publicado em outubro daquele ano, impresso em quatro 

cores e cobrindo dez páginas.  A publicação gerou imediatamente uma maré de 

indignação católica, não tardando a alcançar a direção da revista, a qual fizera publicar,  

na  edição seguinte do periódico, uma retratação, acusando Millôr de quebra de 

confiança ao compromisso de criar "um humor inteligente e sadio", misturada a 

desculpas aos leitores e promessas de "vigilância sobre a seção 'O pif-paf'". Millôr, 

então em viagem a Portugal e alheio a todo o incidente, fora informado pelo músico 

Juca Chaves que também se encontrava naquele país. De volta ao Brasil, Millôr recebe 

uma carta de demissão e acusação de fazer "matéria insultuosa às convicções religiosas 

do povo brasileiro". O caso gerou reação de setores da imprensa, que se posicionam 



 

 

contra a publicação e oferecem um jantar de desagravo ao demitido, o qual fora 

prestigiado por diretores e presidentes de vários órgãos jornalísticos, além de centenas 

de artistas, escritores e jornalistas. Em seu discurso proferido no evento, Millôr declara 

se sentir "como o navio abandonando os ratos". Para além do jantar de desagravo, 

medidas são tomadas, Millôr entra com pedido de processo contra a revista por conta do 

seu descumprimento de seus direitos trabalhistas. A causa acabaria sendo ganha 

posteriormente. 

 Ainda em 1963, Millôr passa a colaborar com o Correio da 

Manhã, permanecendo no jornal durante um ano. Um mês após o golpe civil-militar, 

empreende plano editorial próprio, lançando a revista Pif-Paf. Com redação sediada no 

próprio estúdio de Millôr e edição quinzenal, a publicação reunia alguns dos maiores 

nomes do humor à epoca, como Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto), Ziraldo, Jaguar e 

Claudius, dentre outros. Sem propostas políticas ou ideológicas, o conceito da revista 

era liberdade e humor. Mesmo assim, o periódico sofreria perseguição dos agentes da 

ditadura militar. Considerado pelo serviço de informações do Exército como o início da 

imprensa alternativa no Brasil, Pif-Paf  não sobreviveria após o seu oitavo número. 

Ainda no zero da ditadura militar brasileira, Millôr inicia a publicação de uma coluna 

semanal no jornal português Diário Popular, atividade mantida por dez anos, até a 

chegada da Revolução dos Cravos. Quanto da estreia da sua coluna, o texto de Millôr  

provocaria o seguinte comentário de um ministro de Salazar: "este tem piada, pena que 

escreva tão mal o português". 

 Em 1968, convidado por Mino Carta, Millôr passa a colaborar com a revista 

Veja, marcando o começo de uma duradoura relação profissional com a Editora Abril, 

cuja longa permanência no grupo editorial da família Civita somente fora superada pela 

nos Diários Associados. Com a morte prematura de Sérgio Porto (Stanislaw Ponte 

Preta), em setembro de 1968, tinha início uma movimentação entre alguns jornalistas e 

cartunistas para a substituição do seu tabloide humorístico A Carapuça. A iniciativa 

levaria à criação do alternativo O Pasquim. Apesar de não integrar a equipe que seria 

por fim a fundadora de O Pasquim, composta por Jaguar, Tarso de Casto e Sérgio Porto, 

a influência exercida pela experiência de Millôr com o Pif-Paf fora definitiva para o 



 

 

surgimento do novo jornal alternativo. De uma forma ou de outra, ele esteve sempre 

presente nos primórdios do semanário. Já na primeira edição, em junho de 1969, 

profetizava que "se esta revista for mesmo independente, não dura três meses. Se durar 

três meses não é independente". Três edições após, se retrataria, logo passando da 

condição de “fiel colaborador” para a de uma das principais forças de O Pasquim. 

Tornava-se parte da “patota”, como se autodenominavam os colaboradores do jornal, 

inclusive, sendo preso com a maioria deles pela ditadura. O fato se deu após o jornal 

publicar uma paródia do quadro Independência ou Morte de Pedro Américo, onde D. 

Pedro I foi posto dizendo a frase "Eu quero é mocotó". A resposta dos militares não 

tardou: em 1 de novembro de 1970, os responsáveis pela editoria e fechamento 

do Pasquim foram presos um a um. Sérgio Cabral, Tarso de Casto, Ziraldo, Fortuna, 

Luiz Carlos Maciel, Paulo Francis e Flávio Rangel acabariam detidos por dois meses, 

sem, ao menos, saberem do que eram acusados. Com a redação do semanário desfalcada 

de alguns de seus principais nomes, Millôr e Henfil, com a ajuda de colaboradores de 

última hora como Chico Buarque, Glauber Rocha e Odete Lara, entre outros, fizeram o 

possível para manter o jornal em funcionamento, sem deixa-lo de circular uma só vez. 

Millôr inclusive tentava emular o estilo de alguns dos colegas, enquanto a ausência de 

outros era justificada aos leitores como em decorrência de uma "gripe". 

Em 1972, Millôr assume a presidência do Pasquim, então envolto em várias 

dívidas e problemas administrativos relacionados a gestões anteriores. O jornal 

permanece sob a censura prévia até 1975, quando é dispensado de submeter seu material 

à "apreciação" dos censores. A liberação coincidiu com a edição de n° 300 do 

semanário, que apesar da dispensa da censura acaba mesmo assim apreendido por 

ordem do ministro da Justiça Armando Falcão. Millôr defende então que a edição 

seguinte fosse inteiramente dedicada a satirizar o ministro, mas sem apoio da equipe 

decide deixar o jornal, entendo que havia cumprido o propósito de reorganizar as 

finanças e salvá-lo da falência.   

No ano do regresso das eleições diretas para governadores estaduais, Millôr saia 

de Veja, motivo: se recusara a acatar o pedido da revista para retirar o apoio público que 

mantinha a Leonel Brizola, então candidato do PDT ao governo carioca. Depois 



 

 

ingressaria na revista Isto É, mantendo-se na publicação até 1992. No mesmo período, 

mantêm coluna no Jornal do Brasil, do qual se afasta ao fim por entender que sua 

liberdade criativa fora cerceada pelo jornal e dado choque com o editor Dácio Malta. 

Segue os anos seguintes alternando colaborações com O Dia, O Estado de S. Paulo, 

Correio Brazileiense e Folha de S. Paulo, retornando ao Jornal do Brasil e depois em 

Veja, permanecendo entre 2004 a 2009, saindo devido a desentendimento por conta de 

direitos autorais.  

Na TV em tempos de democracia, mas não sem censura 

 Em 1959, Millôr Fernandes já com destacado espaço na imprensa, com 

publicação de livros, tendo já escrito peças de teatros e iniciado seu trabalho de tradução 

de textos da dramaturgia estrangeira, além de ter exposto seus desenhos e pinturas no 

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no ano de 1957, passaria a apresentar um 

programa no então mais novo meio de comunicação social operando no Brasil: a 

televisão. O convite partira de Frederico Chateaubriand e o programa, intitulado 

“Universidade do Méier”, compunha a grade da TV Itacolomi, canal 4, de Belo 

Horizonte.   

Frederico Chateaubriand, mais conhecido como Fredy Chateaubriand, era 

sobrinho de Assis Chateaubriand. Outrora havia dirigido a revista A Cigarra, de 

propriedade dos Diários Associados e para a qual havia contratado Millôr, cuja 

proximidade de ambos no trabalho de edição do periódico resultaria em forte amizade. 

Esta seria definida, tempos depois, de caráter fraternal pelo polígrafo. Com as investidas 

de Assis Chateaubriand no setor televisivo, sendo o pioneiro em emissão regular do 

meio em terras brasileiras, posto ter inaugurado, em 1950, a TV Tupi, canal 3, de São 

Paulo, e no ano seguinte a TV Tupi, canal 6, do Rio de Janeiro, Fredy Chateaubriand se 

envolveria com as empresas que o tio dispunha no setor. Além daquelas duas iniciais 

emissoras, Assis Chateaubriand contaria com a criação de várias outras espalhadas pelo 

Brasil sendo a TV Itacolomi uma delas. Esta era conhecida pelo epiteto “a TV dos 

mineiros” e havia iniciado suas emissões regulares em 1955. Até 1959, a emissora 

primava pela produção local, até mesmo dada os impedimentos técnicos para 

retransmissão de programas produzidos em outras praças televisivas. Sua grade de 



 

 

programação basicamente veiculava programas de gêneros iguais aos apresentados pela 

emissora paulista e a carioca de Chateaubriand, ou seja, teleteatro, programas musicais e 

de auditório, infantil e telejornalismo. Em 1957, a estrutura da emissora ganhava 

contornos mais profissionais, com organograma contemplando diversos e especializados 

departamentos, resultando também na criação de novos programas e no número de 

externas aos estúdios.  

Foi dentro das alterações administrativas e de programação da TV Itacolomi que 

o programa “Universidade do Méier” fora produzido e exibido. Para a apresentação do 

programa, Millôr precisava viajar até Belo Horizonte, dada ainda a impossibilidade de 

retransmissão de imagens entre a praça televisiva carioca e a mineira. Isto somente viria 

acontecer pouco depois de o programa sair do ar, quando se dera a inauguração do 

sistema de micro-ondas que permitia a ligação, por meio de nove pontos de linha, entre 

a TV Itacolomi e a TV Tupi carioca, na segunda metade de 1959. O já polígrafo carioca, 

recém morador do bairro de Ipanema, o qual logo-logo se tornaria uma de suas paixões, 

iria aprender a fazer televisão em Minas Gerais, como mencionaria Paulo Francis no 

jornal Tribuna da Imprensa,  sendo Belo Horizonte até então a menor praça televisiva 

da região Sudeste.    

Com treze edições, produzidas ao vivo, exibidas semanalmente na grade noturna 

da emissora e cada uma com meia hora de duração, o programa “Universidade do 

Méier” trazia Millôr desenhando enquanto comentava e fazia humor sobre fatos, 

acontecimentos do momento e demais temas. Enfim, o programa era uma versão 

televisionada da coluna “O Pif-Paf”, a qual Millôr mantinha na revista O Cruzeiro e, 

desde 1957, elaborava sozinho, sem a parceria de Péricles e com desenhos de sua 

própria lavra. A experiência era inédita na TV. Programas humorísticos já constam na 

grade das emissoras, mas não nenhum deles exibia um apresentador que, ao mesmo 

tempo, fazia humor sobre diversos assuntos e elaborava, em frente às câmeras, seus 

desenhos. Assim, o telespectador podia, além de ouvir os comentários humorísticos, 

apreciar as técnicas e a destreza que Millôr aplicava aos seus desenhos. Contudo, a 

transposição de produtos e profissionais de outros meios de comunicação social (jornal, 

revista e rádio, inclusive humorísticos deste) ou de setores artístico-cultural (teatro e 



 

 

circo) para a grade da programação da TV era uma prática disseminada nas primeiras 

décadas de operação do meio.  

Millôr lembraria décadas depois, em entrevista e conjuntamente com Ivan 

Ângelo no programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, o fato de ele anunciar em 

todas as edições do “Universidade do Méier” que o programa era patrocinado pela 

‘Água’. Em cada edição ele apresentava um slogan para o fictício patrocinador, como: 

“Beba água: H20”; “[Água] ela toma forma no vaso que acontece”; “Desde o dilúvio 

universal, a água...”. O que mostra como Millôr colocava o seu humor a serviço da 

crítica sobre a quase umbilical ligação entre mídia e publicidade e suas nocivas 

consequências à produção do entretenimento e informação nos meios de comunicação. 

O título do programa remetia ao subúrbio carioca onde Millôr fora criado, mas 

também estava contido na expressão que ele se utilizava quando tratava de sua 

formação escolar: “A única universidade que cursei foi a do Méier, a da vida”. 

Indiretamente, a denominação do programa revelava um fenômeno que a TV Itacolomi 

começaria a sofrer, a saber: a substituição de uma programação local por uma mais 

geral, produzida no eixo Rio-São Paulo, dado o estabelecimento do link BH e Rio de 

Janeiro, além do já existente entre a capital carioca e a paulista. Mas aquele processo 

vivido pela TV Itacolomi era apenas mais um prenúncio do início da primeira fase da 

constituição de redes televisivas no Brasil. 

Ainda no ano de 1959, o programa de Millôr passa a ser produzido e exibido 

pela TV Tupi, do Rio de Janeiro. Realizado sob o mesmo feitio da versão mineira, o 

programa era rebatizado com o nome de “Treze Lições de Um Ignorante”. Contudo, 

diferentemente da versão mineira, o programa não exibiria o total previsto de edições, 

cujo número era inclusive anunciado na sua denominação. O motivo: censura oficial; 

arbitrariedade com que o trabalho de Millôr se deparara outras vezes e continuaria a 

enfrentar tantas outras em seu trabalho na mídia impressa.  

A censura recaiu sobre o programa por ordem de Juscelino Kubitschek, então na 

Presidência da República, dada sua reação a comentário de Millôr sobre a primeira 

dama da República. Em uma das edições do “Treze Lições”, Millôr teria comentado, 

muito provavelmente em tom de galhofa, que a primeira dama, Sarah Kubitschek, mal 



 

 

retornara de uma viagem de cinco meses à Europa e já havia sido “condecorada com a 

Ordem do Mérito do Trabalho”. JK rapidamente reagiu e impôs censura ao humorista e 

desenhista, assim como a TV Tupi não titubeou em suspender em definitivo o 

programa. Millôr muito provavelmente fora censurado em decorrência da visibilidade 

que o seu programa ganhara na imprensa, a qual seguia comentando positiva e 

efusivamente cada edição exibida, e as suas reverberações nos círculos de artistas, 

intelectuais e políticos, além de parte dos telespectadores cariocas. Naqueles círculos 

era comum a reverberação e as referências a comentários e ao humor apresentados por 

Millôr no programa. Assim, o comentário sobre a senhora Kubitscheck não despertasse 

a raiva do presidente se apresentado em programa pouco reconhecido e baixa audiência. 

Já a dispensa do programa por parte da TV Tupi não resta dúvida que se tratava de 

medida tomada por Assis Chateaubriand em decorrência de prováveis interesses 

empresarias ou pessoais que dependiam do aval do presidente da República, aliás, como 

era costumeiro na prática empresarial daquele concessionário e de tantos outros, naquele 

período e posteriormente. 

Na telinha em início de ditadura e tentando burlar a censura  

Até inicio de 1965, Millôr se mantivera fora da telinha da TV. Naquele período 

retornaria à TV, integrando a equipe de apresentadores do “Jornal de Vanguarda”, à 

época, produzido e exibido pela TV Tupi, do Rio de Janeiro.  

O “Jornal de Vanguarda” é reconhecido como um marco da criatividade e 

ousadia em termos de telejornalismo, introduzidas na TV desde o início dos anos de 

1960, sob a condução do jornalista Fernando Barbosa Lima. Este já atuava no meio 

televisivo desde meados da década de 1950, tendo se destacado pelo também inovador 

programa “Preto no Branco”, o qual rompera com a linguagem radiofônica transposta 

para a televisão e era veiculado pela TV Rio e repetido pela TV Record, de São Paulo, 

entre 1957 a 1962. A configuração ousada e inovadora do “Jornal de Vanguarda” já 

havia sido testada e colocada em prática por Barbosa Lima no “Jornal Excelsior”, com 

produção independente e veiculado pela emissora carioca homônima ao telejornal, 

durante o período o ano de 1963 até pouco depois do golpe civil-militar de 1964.   



 

 

A TV Excelsior, de propriedade da família Cochrane Simonsen, além de se 

movimentar para constituir sua rede televisiva em franca concorrência com a TV Tupi e 

a TV Record, se posicionara como uma ativa e inovadora emissora, tanto em termos de 

condução, conteúdo e programação. Com investimentos vultosos, ela conseguira formar 

um excelente quadro de técnicos, profissionais do jornalismo e artistas, todos 

contratados com salários superiores aos praticados pelas duas outras concorrentes. E a 

audiência não deixava de prestigiar as inovações e qualidade da programação da 

Excelsior. Espírito de inovação e busca de qualidade que possibilitariam que fosse 

criado e exibido o original “Jornal Excelsior”. A transferência do telejornal deveu-se ao 

fato de a TV Excelsior passar a viver uma crise em decorrência da perseguição política 

que o nascente regime militar imporia a Wallace Cochrane Simonsen, à época grande 

empresário do setor de exportação e da aviação comercial e aliado político do presidente 

deposto João Goulart.        

O telejornal conduzido por Barbosa Lima rompia com a linguagem tradicional 

dos seus congêneres, posto imprimir tom coloquial à fala de seus apresentadores, 

substituindo, assim, o formalismo vastamente empregado no meio telejornalístico. A 

ampliava o espaço televisivo para a participação de jornalistas da mídia impressa, 

quando, ainda, a de profissionais oriundos do rádio era a tônica de contratação, 

sobremaneira no telejornalismo. O que explica a participação no programa, além de 

Millôr, de Sérgio Porto, Villas Bôas, Newton Carlos e Ricardo Amaral. Mas também 

havia pessoal vindo do rádio como Célio Moreira e Luís Jatobá, artistas como Odete 

Lara e José Lewgoy, bem como Bojalo, manipulando o seu bonequinho. 

As edições do programa contavam com vários apresentadores em vez de um só, 

como habitual no telejornalismo, expediente que o tornava mais dinâmico. Os 

apresentadores, além de darem informações e comenta-las, encarnam personagens e se 

apresentavam de maneira pouco convencional, tudo corroborava para acrescer uma aura 

especial à notícia. E após o golpe de 1964, a ironia e o humor, empreendidos com 

inteligência e sagacidade da equipe, permitia que programa pudesse driblar a censura, 

sempre presente e pronta para intervir na condução do telejornal, não se furtasse a 



 

 

comentar a tétrica e sinistra situação política que o país passava, mas que, infelizmente, 

estava longe de ser passageira e ter apresentado toda a sua sordidez.     

Dentro da configuração do “Jornal de Vanguarda”, Millôr fazia o que praticava 

nos seus programas televisivos exibidos na TV Itacolomi e na TV Tupi carioca: humor 

e desenhos. Embora agora tivesse que dividir a tela com outras atrações e diversos 

talentos. Mas Millôr e a equipe tinham claro que estavam produzindo algo diferente que 

poderia tornar a TV mais inteligente e atrativa para todo o público. Ademais, todos da 

equipe sabiam, como tantos outros milhares de profissionais da mídia, o quando era 

importante aquele programa para aquele momento político, então marcado pela dúvida 

em relação à permanência do regime de exceção, o qual ia dando provas da intenção de 

seus promotores continuarem no poder.    

Mas as possibilidades de manter tal resistência não durou muito, depois da TV 

Tupi, o programa passara a ser exibido, por alguns meses, na recém-criada TV Globo, 

do Rio de Janeiro. Nem uma, nem outra podiam, apesar da segunda já ir se 

aproximando das forças principais do regime militar, ou tinham interesse em manter a 

inovação critica e reflexiva nas  telas de seus canais. A próxima casa do telejornal fora a 

TV Rio, a qual, tal como a Excelsior, porém, em intensidade menor, sofreria com 

perseguição político-econômico do regime militar reservara ao seu proprietário. Com o 

AI-5, o programa o “Jornal de Vanguarda”, após golpes e mais golpes da censura, via o 

fim da linha para a pouca e atacada inovação crítica na TV.  

Millôr, como alguns da equipe, não participariam do “Jornal de Vanguarda” 

quando de sua exibição na TV Globo e TV Rio. Neste período, Millôr levará o seu 

humor e seus desenhos para o alternativo O Pasquim e a também novata Veja, sem se 

abandonar as frentes possíveis de resistência do jornalismo contra a ditadura militar. 

Mas a TV brasileira, as relações dela com o regime militar e a política, bem como as 

consequências nocivas geradas por aquela situação foram uma constante no traço e 

humor do polígrafo, fosse na mídia impressa, fosse em outros âmbitos culturais.  

Fontes: 

www.releituras.com/milor_menu.asp, acessado 10/03/13. 



 

 

http://www2.uol.com.br/millor/aberto/biografia/index.htm, acessado 10/03/13 

Jornal do Brasil, 22/09/78 e 07/11/87. 

DVD com entrevista de Millôr Fernandes apresentada no programa Roda Vida, 

da TV Cultura de São Paulo, comandada por Augusto Nunes, com a participação de 

Ruy Castro, Ivan Ângelo, Marta Góes, Léo Gilson Ribeiro, Ethevaldo Dias, Casemiro 

Xavier de Mendonça, Cora Rónai e Maurício Kubrusly, exibida 03/04/89.  

Bibliografia 

BUSETTO, Áureo. Sem aviões da Panair e imagens da TV Excelsior no ar: um 

episódio sobre a relação regime militar e televisão. in: KUSHNIR, Beatriz. (Org.). 

Maços na gaveta: reflexões sobre a mídia. Niterói: EDUFF, 2009, p. 53-63. 

CORRÊA, Vilas Boas In KAPLAN, S; REZENDE,S. (orgs.). Jornalismo 

eletrônico ao vivo. Petrópolis: Vozes, 1994. 

LAGO, Pedro Corrêa do. Caricaturistas brasileiros: 1836-1999. Rio de Janeiro: 

Sextante Artes, 1999. 

INSTITUTO MOREIRA SALLES. Millôr Fernandes. Cadernos de Literatura 

Brasileira, nº 15. São Paulo: IMS, 2003.  

RIXA. Almanaque da TV - 50 anos de memória e informação. Rio de Janeiro: 

Objetiva, 2000.  

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 

     

 

 

 

  

  

 

  

     

 

 

     

  

 

   

  

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

  

 

  

 

  

  

     


