CARTA ABERTA EM PROL DA PRESERVAÇÃO CULTURAL DOS CEMITÉRIOS BRASILEIROS

Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais / CNPJ: 21612105/0001-71 / Fundada em 19 de novembro de 2004

Nós, sócios da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, professores, pesquisadores e demais interessados na preservação dos cemitérios brasileiros, vimos expor nossa imensa preocupação com a crescente onda de vandalismo, que assola esses espaços de interesse cultural.

É sabido e notório a importância dos cemitérios no âmbito do patrimônio cultural e as potencialidades no tocante à musealização pela relevância artística e histórica no Brasil. Partindo dessa premissa e munidos do compromisso ético em fazer salvaguardar esse patrimônio, externamos nossa indignação quando constatamos práticas de vandalismo e furtos, de forma sistemática e reiterada, em importantes cemitérios desta Nação.

Local da última morada, espaço da finitude, de ritos fúnebres – os cemitérios brasileiros guardam importante patrimônio funerário, que nos conta a história da sociedade brasileira em muitas cidades e regiões pelo Brasil.

Recentes episódios de vandalismo e furtos têm sido noticiados pela imprensa nacional, denunciado um comércio ilícito de bens culturais através do furto de peças e esculturas de bronze em cemitérios, à exemplo dos casos ocorridos no Cemitério da Consolação, na cidade de São Paulo. Porém, nos últimos anos o que presenciamos nesse espaço é o descaso tanto das famílias quanto das autoridades públicas que teriam o dever de manter este patrimônio preservado, apesar da meritória atuação do Programa Memória & Vida em parceria com a Pontifícia Universidade Católica e com a gestão anterior da Prefeitura de São Paulo.

A Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, sociedade científica sem fins lucrativos, manifesta-se contra qualquer ação de descaracterização, mutilação e destruição do patrimônio funerário brasileiro e vem a público conclamar a sociedade brasileira ao engajamento as boas práticas de preservação nos cemitérios, à ação cultural dinâmica e ao combate a todas as formas supracitadas de depredação desse patrimônio único e insubstituível em nossas necrópoles.

Soma-se ao presente manifesto a Red Iberoamericana de Valoración y Gestión de Cementerios Patrimoniales, na pessoa de seu presidente Luis Dulout, que expressa igualmente sua preocupação, com as ações que estão destruindo paulatinamente, o nosso valoroso conjunto de bens, materiais e imateriais, relacionados com a morte, presentes em nossos espaços de sepultamento.

Florianópolis (SC), 10 de maio de 2018

Elisiana Trilha Castro
Presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC)

San Fernando del Valle de Catamarca 10 de mayo de 2018

Sra. Presidenta de la ABEC
Dra. Elisiana Trilha Castro
S/D……………………………..:

La Red Argentina de Valoración y Gestión Patrimonial de Cementerios tiene el gusto de sumarse al Manifiesto en Pro de la Preservación de los Cementerios Brasileros.

Es penosos observar que esta problemática no es propia de Brasil, sino que es también ocurre en nuestro país, por lo que agrecdecemos y aceptamos la invitación de avalar y acompañar este manifiesto.

Sin más saluda a Ud. muy atentamente.

Ester Lucia Camarasa
Presidenta Red Argentina de Valoración y Gestión Patrimonial de Cementerios