O livro tem como base a realização de um curso de extensão, em 2024, da Universidade do Estado de Minas Gerais, que trouxe especialistas para debater e apresentar questões relacionadas tanto à história quanto à memória das ditaduras civis-militares no Cone Sul. Em 2025, derivado da perspectiva apresentada no curso, foi criado um Podcast, intitulado Mnemosine, que deu continuidade às discussões em um novo formato, ampliando o escopo para a América Latina. Sendo assim, a obra que se segue nasceu de uma necessidade de dialogar, de maneira mais intensa, com a comunidade em geral, tendo em vista que os resquícios do pensamento ditatorial, aliados aos momentos de crise e aos problemas ou falhas de governos progressistas, acabam por criar um terreno fértil para o nascimento de novos grupos ou o resgate de movimentações passadas que, saudosistas de um passado idealizado (em um período em que não havia violência, que existia amplo desenvolvimento econômico, que todas as pessoas tinham emprego, etc.), mobilizam-se para o fim da democracia e retorno do autoritarismo como nova (velha) forma de governo.
