Publicado o livro "História e Patrimônio em debate" com apoio da Anpuh-Rio

A Anpuh-Rio, em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, editou o livro "História e Patrimônio em debate".
Segunda, 17 Agosto 2020

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA (2020)

Edital de Convocação
Assembleia Geral Ordinária
 
O Presidente da Associação Nacional de História Seção Regional do Rio de Janeiro – ANPUH-RIO, usando das atribuições que lhe confere o Estatuto Social e de Conformidade com a decisão do Conselho Diretor e do Conselho Consultivo, convoca todos os associados a participarem da Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 03 de agosto de 2020 e transmitida pela página da Anpuh-Rio no Facebook (https://www.facebook.com/Anpuh-Rio-255044134671786), a partir das 18 hs, em primeira convocação com a presença de 2/3 (dois terços) do número de associados efetivos e fundadores; em segunda convocação às 18:15 hs, com a presença de 1/3 dos associados.



ORDEM DO DIA

1º) Prestação de Contas, com apresentação das Demonstrações Financeiras;

2º) Homologação das eleições dos Conselhos Diretor, Consultivo e Fiscal, para o biênio 2020-2022;

3º) Posse da Nova Diretoria;

4º) Assuntos Gerais

Segunda, 27 Julho 2020

Nota de repúdio

A diretoria da Anpuh-Rio repudia veementemente os ataques sofridos por pesquisadores e historiadores durante a realização de evento remoto, organizado pelo Centro de Estudos Asiáticos - UFF, no dia 27 de junho de 2020 sobre audiovisual asiático. Infelizmente, o fato não foi o primeiro de um novo tipo de atuação das chamadas milícias digitais - grupos que invadem espaços de debate acadêmico com palavras de racismo, machismo, homofobia, lgbtfobia e com disseminação de imagens pornográficas e intimidação.
A Anpuh-Rio solidariza-se com os profissionais do CEA atingidos no episódio, espera que os responsáveis sejam encontrados e punidos, e reafirma seu compromisso de defender o debate intelectual e a liberdade acadêmica, elementos fundamentais para o desenvolvimento da Ciência e da Educação no País.
Sexta, 17 Julho 2020

Aberta a votação para as eleições dos Conselhos da Anpuh-Rio (biênio 2020-2022)

Aberta a votação para as eleições dos Conselhos da Anpuh-Rio (biênio 2020-2022).

Todos os associados quites com suas obrigações nos últimos dois anos podem votar através da área do associado.

Segunda, 01 Junho 2020

Qual o papel do ensino de História em tempos de covid-19?

A Anpuh-Rio gostaria de compartilhar com vocês o texto da Profa. Dra. Marcella Albaine sobre o atual cenário.
Segunda, 23 Março 2020

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DOS CONSELHOS DA ANPUH-RIO Biênio 2020-2022

A Comissão Eleitoral, designada pela Diretoria da Anpuh-Rio, torna público o edital de convocação para a eleição dos conselhos da Anpuh-Rio, cujo mandato será exercido no biênio 2020-2022.
Quarta, 18 Março 2020

MENSAGEM DE FINAL DE ANO DA DIRETORIA DA ANPUH-RIO

Estimados associados,

A Diretoria da Anpuh-Rio deseja a todos os seus associados BOAS FESTAS e um ANO NOVO com melhores notícias, mais esperança e mais saúde para aguentarmos a dura realidade destes tempos tenebrosos.

Que em 2020 desenvolvamos o otimismo da vontade e fortaleçamos nossas entidades representativas e profissionais e, com elas, nos organizemos coletivamente para continuar a luta por uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna e uma educação pública, gratuita e de qualidade que prestigie os profissionais de História e respeite os alunos.

A ANPUH-RIO abraça todas e todos associados, particularmente as professoras e os professores de História dos ensinos básico do Estado do Rio de Janeiro e espera todas e todos no XIX Encontro de História da ANPUH-RIO. (http://www.encontro2020.rj.anpuh.org)

Até lá !

Diretoria da Anpuh-Rio
Biênio 2018-2020

Presidente: Ricardo Figueiredo de Castro (UFRJ)
Vice-presidente: Silvana Cristina Bandoli Vargas (Colégio Pedro II)
Secretário-geral: Natalia dos Reis Cruz (UFF)
Primeiro secretário: Renata Torres Schittino (UFF)
Segundo secretário: Dominichi Miranda de Sá (Coc/Fiocruz)
Primeiro tesoureiro: Mauro Henrique de Barros Amoroso (UERJ)
Segundo tesoureiro: Vivian Luiz Fonseca (UERJ/CPDOC-FGV)

Segunda, 23 Dezembro 2019

XIX Encontro de História da Anpuh-Rio. História do Futuro: Ensino, Pesquisa e Divulgação Científica

Abertas as inscrições de propostas de Simpósios Temáticos para o XIX Encontro de História da Anpuh-Rio. História do Futuro: Ensino, Pesquisa e Divulgação Científica.

Acesse o site do evento para maiores informações: www.encontro2020.rj.anpuh.org

 

 

Quinta, 05 Dezembro 2019

Nota de falecimento do Prof. Dr. Geraldo de Beauclair Mendes de Oliveira

A ANPUH-RIO lamenta profundamente informar o falecimento do Prof. Dr. Geraldo de Beauclair Mendes de Oliveira, ocorrido no último dia 5 de outubro de 2019, e convida a todos a ler o seu necrológio redigido pelo Prof. Dr. Cezar Honorato, do Instituto de História da UFF.
Domingo, 06 Outubro 2019

OFICINA - Da Colônia ao Império: uma história da escravidão no Brasil

A Anpuh-Rio e o curso de Graduação em História da Universidade Estácio de Sá, campus Cabo Frioabrem inscrição para a oficina Da Colônia ao Império: uma história da escravidão no Brasil que será ministrada no próximo dia 04 de setembro das 20:30h às 22:30h pelo professor Thiago Reis, doutorando em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/Unirio).

curso tem como principal objetivo apresentar as principais características do período escravista brasileiro, recuperando questões historiográficas sobre a escravidão urbana e rural até a abolição. Nesse sentido, serão abordados aspectos do cotidiano dos escravos, como questões culturais e religiosas, e aspectos da administração da mão de obra escravizada.

A atividade é voltada para os profissionais e estudantes da área, mas aberta a todos os interessados. As inscrições são gratuitas.

As inscrições devem ser feitas apenas pelo formulário eletrônico disponível aqui. 

As vagas são limitadas e as confirmações serão encaminhadas a partir do dia 02/09/2019.

A presente proposta já foi oferecida em momento anterior, por isso, antes de se inscrever, certifique-se de que não participou de atividade similar.
 

Dados Gerais 

Oficina: Da Colônia ao Império: uma história da escravidão no Brasil

Profissional: Thiago Reis

Data: 04/09/2019

Horário: de 20:30h às 22:30h

Carga Horária: 4 h/a + carga horária adicional Ead

Local: Universidade Estácio de Sá. Campus Cabo Frio. Bloco C. Sala 108.
Quinta, 29 Agosto 2019

OFICINA - INTRODUÇÃO À PALEOGRAFIA PORTUGUESA: questões teóricas e atividades práticas

A Anpuh-Rio e o Arquivo Geral da Cidade do do Rio de Janeiro abrem inscrição para a oficina "INTRODUÇÃO À PALEOGRAFIA PORTUGUESA: questões teóricas e atividades práticas" que será ministrada no próximo dia 17 de setembro das 13h às 16:30h pela professora Rozely Vigas, doutora em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/Uerj).

curso tem como principal objetivo desenvolver as bases para a prática da leitura paleográfica, transcrição de documentos manuscritos em língua portuguesa – dos séculos XVI a XIX – e elaboração de ementas, para profissionais ligados à área de História, Biblioteconomia, Arquivologia e de outras áreas que trabalham diretamente com fontes manuscritas em língua portuguesa. Pretende-se, portanto, oferecer aos participantes uma introdução aos princípios da paleografia, exercitando a habilidade de ler e compreender os documentos da época moderna – transcrevendo-os de acordo com as Normas Técnicas para Edição e Transcrição de Documentos Manuscritos – e possibilitando o reconhecimento e superação das dificuldades mais comuns.

A atividade é voltada para os profissionais e estudantes da área, mas aberta a todos os interessados. As inscrições são gratuitas, mas aqueles que manifestarem interesse pelo certificado impresso deverão contribuir com a taxa de R$20,00.

As inscrições devem ser feitas apenas pelo formulário eletrônico disponível aqui. 

As vagas são limitadas e as confirmações serão encaminhadas a partir do dia 14/09/2019.
 

Dados Gerais 

Oficina: Introdução à Paleografia Portuguesa: questões teóricas e atividades práticas

Profissional: Rozely Vigas

Data: 17/09/2019

Horário: de 13:00h às 16:30h

Carga Horária: 5 h/a

Local: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Rua Amoroso Lima, 15. Centro - Rio de Janeiro.
Sábado, 24 Agosto 2019

OFICINA - Práticas museológicas na era digital: experimentações para uma História criativa

A Anpuh-Rio e o Arquivo Geral da Cidade do do Rio de Janeiro abrem inscrição para a oficina "Práticas museológicas na era digital: experimentações para uma História criativa" que será ministrada no próximo dia 12 de agosto das 10h às 12:30h pela professora Marcella Albaine, doutoranda em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e autora do livro Ensino de História e games: dimensões Práticas em sala de aula (Appris, 2017).

O curso tem por objetivo proporcionar uma reflexão em torno das práticas museológicas no século XXI, em grande medida, influenciadas pela era digital. Considerando que diferentes formas de organização e produção de saberes podem ser pensadas a partir do universo tecnológico que hoje nos cerca, visa-se convidar os participantes a uma vivência conectada para materializar propostas criativas para sala de aula e outros espaços de produção de conhecimento.

A atividade é voltada para os profissionais e estudantes da área, mas aberta a todos os interessados. As inscrições são gratuitas, mas aqueles que manifestarem interesse pelo certificado impresso deverão contribuir com a taxa de R$15,00.

As inscrições devem ser feitas apenas pelo formulário eletrônico disponível aqui



Dados Gerais

Oficina: Práticas museológicas na era digital: experimentações para uma História criativa

Profissional: Marcella Albaine

Data: 12/08/2019

Horário: de 10:00h às 12:30h

Carga Horária: 4 h/a

Local: Auditório do AGCRJ. Rua Amoroso Lima, 15. Centro - Rio de Janeiro.
Sábado, 03 Agosto 2019

Oficina Educar para a cibercultura: formação ativa nas aulas de História

A Anpuh-Rio e o Arquivo Geral da Cidade do do Rio de Janeiro abrem inscrição para a oficina "Educar para a cibercultura: formação ativa nas aulas de História" que será ministrada no próximo dia 17 de junho das 10h às 12:30h pela professora Marcella Albaine, doutoranda em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e autora do livro Ensino de História e games: dimensões Práticas em sala de aula (Appris, 2017).

A partir da metodologia do "World Café", a oficina tem o intuito de discutir com os docentes temáticas ligadas ao universo digital, pensando encaminhamentos para as aulas de História. 

A atividade é voltada para os profissionais e estudantes da área, mas aberta a todos os interessados. As inscrições são gratuitas, mas aqueles que manifestarem interesse pelo certificado impresso deverão contribuir com a taxa de R$15,00.

As inscrições devem ser feitas apenas pelo formulário eletrônico disponível aqui.



Dados Gerais

Oficina: Educar para a cibercultura: formação ativa nas aulas de História

Profissional: Marcella Albaine

Data: 17/06/2019

Horário: de 10:00h às 12:30h

Carga Horária: 4 h/a

Local: Auditório do AGCRJ. Rua Amoroso Lima, 40. Centro - Rio de Janeiro.
Quarta, 05 Junho 2019

Scriptorium (UFF) e Anpuh-Rio lançam e-book "Viagens e espaços imaginários na Idade Média"

Organizado pelos pesquisadores do Scriptorium Laboratório de Estudos Medievais e Ibéricos da Universidade Federal Fluminense e editado pela Anpuh-Rio, o e-book Viagens e espaços imaginários na Idade Média reúne artigos que tratam das narrativas e relatos frutos das viagens e deslocamentos durante a Idade Média. Participaram da organização os professores e professoras Vânia Leite Fróes (UFF), Edmar Checon de Freitas (UFF), Sínval Carlos Mello Gonçalves (UFAM), Miriam Cabral Coser (UNIRIO), Raquel Alvitos Pereira (IM/UFRRJ) e Anna Carla Monteiro de Castro (UFF).

 

Terça, 23 Outubro 2018

Carta da Anpuh-Rio aos candidatos ao Senado Federal

Na intenção de auxiliar os profissionais da área da História na escolha de seus candidatos ao Senado Federal pelo Estado do Rio de Janeiro, a Anpuh-Rio encaminhou mensagem aos cinco primeiros candidatos ranqueados nas últimas pesquisas de intenção de voto. Após alguns dias, apesar do contato feito pela Anpuh-Rio, apenas dois candidatos retornaram com respostas aos questionamentos de interesse dos profissionais da História. 

Seguem a íntegra da carta encaminhada aos candidatos e as respectivas respostas.

 

Quinta, 04 Outubro 2018

RESULTADO DA ELEIÇÃO DOS CONSELHOS DA ANPUH-RIO. Biênio 2018-2020

A Comissão Eleitoral, abaixo assinada, apresenta à Assembleia Geral Ordinária da Anpuh-Rio, após apuração, o resultado da votação realizada entre os dias 16 e 24 de julho do corrente ano. Ao todo, foram 45 (quarenta e cinco) votos, dos quais: 43 (quarenta e três) a favor da CHAPA ÚNICA inscrita, 1 (um) voto nulo e 1 (um) voto em branco. Destacamos que o processo eleitoral transcorreu sem intercorrências e com boa participação dos associados com direito a voto. Sem mais, subscrevemos a presente.

Raquel Alvitos Pereira

Presidente

Elizabeth Santos de Souza

Primeira Secretaria

Thiago de Souza dos Reis

Segundo Secretário

 

Dessa maneira, os novos Conselhos passam a ser compostos da seguinte maneira, para o mandato de dois anos:


Conselho Diretor
Presidente: Ricardo Figueiredo de Castro
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Vice-presidente: Silvana Cristina Bandoli Vargas
Colégio Pedro II

Secretário-geral: Natalia dos Reis Cruz
Universidade Federal Fluminense (Campos)

Primeiro secretário: Renata Torres Schittino
Universidade Federal Fluminense (UFF)

Segundo secretário: Dominichi Miranda de Sá
Fundação Oswaldo Cruz

Primeiro tesoureiro: Mauro Henrique de Barros Amoroso
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Segundo tesoureiro: Vivian Luiz Fonseca
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) /
Escola de Ciências Sociais/CPDOC da Fundação Getúlio Vargas


Conselho Consultivo:
Presidente: Márcia Maria Menendes Motta
Universidade Federal Fluminense (UFF)

Secretário: Rodrigo dos Santos Rainha
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) /
Universidade Estácio de Sá

Relator: Andréa Casa Nova Maia
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)


Conselho Fiscal:
Presidente: Beatriz Kushnir
Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

Secretário: Gelson Rozentino de Almeida
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Relator: Norma Côrtes Gouveia de Melo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Sábado, 28 Julho 2018

RESULTADO DO PRÊMIO ANPUH-RIO DE PESQUISA EULÁLIA MARIA LAHMEYER LOBO, EDIÇÃO 2018

Recebemos ao todo 8 teses para avaliação, sendo todos os programas de pós-graduação do Rio de Janeiro com área de concentração em História representados. Após análise, em ato durante o Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias, foi lida a ata de avaliação produzida pela Comissão Julgadora do Prêmio Anpuh-Rio de Pesquisa Eulália Maria Lahmeyer Lobo. Segue o conteúdo da ata:

A Comissão Julgadora do Prêmio Anpuh-Rio de Pesquisa Eulália Maria Lahmeyer Lobo, edição 2018, constituída pelo presidente, professor Dr. Francivaldo Alves Nunes (UFPA), e pelos membros, professora Drª Antonia Valtéria Melo Alvarenga (UESPI/UEMA) e professor Dr. Marcos Nestor Stein (UNIOESTE), após deliberação, apresenta o seguinte resultado: conclui-se que a primeira colocada foi a tese de  inscrição nº 005/2018:  “Militância e imprensa nos subúrbios cariocas, 1900-1920”. Respaldada no que estabelece o §6º do Art. 4º do Regulamento do Prêmio Anpuh-Rio de Pesquisa, a Comissão Julgadora deliberou, ainda, pela concessão do título de menção honrosa para a tese inscrita sob o número nº 004/2018: “As festas reais no Rio de Janeiro (segunda metade do século XVIII)”.

Dessa maneira, o 1º lugar foi conferido a Leandro Clímaco Almeida de Melo Mendonça, autor da tese Militância e imprensa nos subúrbios cariocas: Rio de Janeiro, 1900-1920, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense e o título de Menção Honrosa foi conferido a Roberta Martinelli e Barbosa, autora da tese As festas reais no Rio de Janeiro (segunda metade do século XVIII), desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

A tese ganhadora contará com patrocínio de R$13.000,00 para publicação física em forma de livro.

A Anpuh-Rio agradece a todos os participantes e faz votos de que a próxima edição possa contar com a mesma qualidade observada nessa edição.

Sábado, 28 Julho 2018

INÍCIO DO PERÍODO DE VOTAÇÃO PARA ELEIÇÃO DOS CONSELHOS DA ANPUH-RIO. Biênio 2018-2020

Prezados(as) Associados(as). Iniciamos a votação para eleição dos novos conselhos da Anpuh-Rio. A votação será realizada através da área do associado do site da Anpuh-Rio (www.rj.anpuh.org.br).

Para o biênio 2018-2020 obtivemos a inscrição da Chapa Única, cuja composição é a seguinte:

Conselho Diretor
Presidente: Ricardo Figueiredo de Castro
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Vice-presidente: Silvana Cristina Bandoli Vargas
Colégio Pedro II

Secretário-geral: Natalia dos Reis Cruz
Universidade Federal Fluminense (Campos)

Primeiro secretário: Renata Torres Schittino
Universidade Federal Fluminense (UFF)

Segundo secretário: Dominichi Miranda de Sá
Fundação Oswaldo Cruz

Primeiro tesoureiro: Mauro Henrique de Barros Amoroso
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Segundo tesoureiro: Vivian Luiz Fonseca
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) /
Escola de Ciências Sociais/CPDOC da Fundação Getúlio Vargas


Conselho Consultivo:
Presidente: Márcia Maria Menendes Motta
Universidade Federal Fluminense (UFF)

Secretário: Rodrigo dos Santos Rainha
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) /
Universidade Estácio de Sá

Relator: Andréa Casa Nova Maia
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)


Conselho Fiscal:
Presidente: Beatriz Kushnir
Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

Secretário: Gelson Rozentino de Almeida
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Relator: Norma Côrtes Gouveia de Melo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)


A carta programa pode ser acessada no arquivo disponível aqui.

O período de votação se encerra no dia 24/07/2018.

Contamos com a participação de todos e todas!

Segunda, 16 Julho 2018

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DOS CONSELHOS DA ANPUH-RIO Biênio 2018-2020

A Comissão Eleitoral, designada pela Diretoria da Anpuh-Rio, torna público o edital de convocação para a eleição dos conselhos da Anpuh-Rio, cujo mandato será exercido no biênio 2018-2020.
Segunda, 11 Junho 2018

OFICINA DE INTRODUÇÃO À LITERATURA AFRICANA

A Anpuh-Rio em parceria com a Faculdade São Judas Tadeu promove a Oficina de introdução à Literatura Africana. A atividade será conduzida pela Professora Carolina Bezerra Machado, doutoranda em História pela UFF, e será realizada nas dependências da Faculdade São Judas Tadeu no dia 09/06/2018 das 8:30h às 17h. O investimento é de R$50,00.
Sábado, 12 Maio 2018

Lançados os regulamentos dos Prêmios Anpuh-Rio de Ensino e Pesquisa

 

A Anpuh-Rio divulga a abertura das inscrições para os prêmios Anpuh-Rio: Prêmio de Ensino Anpuh-Rio José Luiz Werneck da Silva e Prêmio de Pesquisa Anpuh-Rio Eulália Maria Lahmeyer Lobo.



Acesse a página dos prêmos e verifique os editais e as fichas de inscrição.

http://anpuh.org.br/index.php/mais-rj/premios-anpuh-rio

Segunda, 02 Abril 2018

Oficina de introdução à cultura e mitologia nagô-yorubá

A ANPUH-Rio e o curso de graduação em Direito da Universidade Veiga de Almeida promovem a realização da Oficina de introdução à cultura e mitologia nagô-yorubá. A atividade terá como palestrante o professor Arthur José Baptista, docente no Colégio Pedro II e vice coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da mesma instituição. 
Segunda, 26 Fevereiro 2018

NOTA DE REPÚDIO AOS FATOS OCORRIDOS NA UERJ

A direção da ANPUH-Rio está estarrecida e repudia a violência planejada, orquestrada, articulada contra os funcionários, discentes e docentes da UERJ. Não bastasse o desrespeito da ausência de salários, um grupo de bandidos (é esse o nome) foi à UERJ quinta à noite, com o intento de machucar, agredir e humilhar os trabalhadores da instituição! Isso não há de continuar. Os covardes serão punidos pela sociedade fluminense, contrária à violência e solidária à Instituição, pertencente a todos nós!
 
Segue a íntegra da Nota da Reitoria da Uerj:
Na noite desta última quinta-feira (16/11), o serviço de segurança da UERJ registrou um lastimável episódio envolvendo cerca de 20 pessoas, em torno das 21h40, no Pavilhão João Lyra Filho, campus Francisco Negrão de Lima (Maracanã). Segundo apurado, o grupo desceu as rampas até o hall dos elevadores, causando tumulto e agredindo fisicamente um servidor da universidade.
A reitoria lamenta e repudia o ocorrido. Tais manifestações criam desequilíbrio avesso à noção de civilidade e, evidentemente, constituem um desrespeito à diversidade de ideias, o que é essencial à comunidade universitária.
Os registros das câmeras de segurança estão sendo examinados, mas há dificuldades para reconhecimento dos integrantes, haja vista que os agressores improvisaram o uso de capuzes. Apurados os responsáveis, serão adotados os trâmites e penalidades cabíveis.
Sábado, 18 Novembro 2017

II Fórum de professores de História do estado do Rio de Janeiro

A Anpuh-Rio e o Museu Imperial promovem o II Fórum de professores de História do estado do Rio de Janeiro, a ser realizado no dia 23/11/2017, às 18:30 horas, na cidade de Petrópolis.
A intenção do fórum é abrir um canal de diálogo para que nós, professoras e professores, possamos debater as atuais questões relacionadas a educação e ao ensino da História.
A presença de todas e todos é fundamental para que possamos reunir o máximo de contribuições possíveis para compor um documento que será encaminhado aos órgãos competentes. Juntos podemos mais! Compartilhe esse evento!

Inscrições: CLIQUE AQUI!
Domingo, 12 Novembro 2017

Abertas as inscrições para o primeiro Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias

A Universidade Federal Fluminense (Gragoatá - Niterói) sediará, entre os dias 23 e 27 de julho de 2018, o primeiro Encontro Internacional e o XVIII Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias. As propostas de Simpósios Temáticos e Minicursos poderão ser enviadas até 11/12/2017. Veja maiores informações no site do evento: www.encontro2018.rj.anpuh.org.
Domingo, 12 Novembro 2017

Programação do 5º Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História

A Comissão de Organização divulga a programação completa do 5º Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História.

Terça, 03 Outubro 2017

Resultados das avaliações das inscrições no 5º Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História

A Comissão de Organização divulga a relação com as avaliações das inscrições no 5º Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História. Em caso de discordância com o resultado, contatar os resposnáveis através do e-mail do evento.

Domingo, 10 Setembro 2017

MOBILIZAÇÃO EM APOIO À PROF.ª DRª. MARLENE DE FÁVERI

Manifesto da ANPUH-Nacional em apoio à Prof. Marlene de Fávari
Segunda, 29 Maio 2017

ANPUH IDEIAS: Ensino e Compromisso Social

No dia 07 de junho ocorrerá mais uma mesa do projeto ANPUH IDEIAS. O tema desse encontro será Ensino e Compromisso Social e será realizado nas dependências do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, camus Nova Iguaçu. A mesa seá composta pela professora Silvana Bandoli Vargas e pelo professor Flávio Anício Andrade e moderada pela professora Márcia Menendes Motta. O objetivo do evento será debater o compromisso social no âmbito do ensino das várias disciplinas/áreas do conhecimento, sobretudo diante das questões que hoje estão diante dos professores e professoras.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas no dia do evento. Os participantes concorrerão a sorteios de kits de produtos da Anpuh-Rio. 

Quinta, 25 Maio 2017

II Simpósio Nacional de História Militar

A organização desse evento busca congregar acadêmicos, docentes, estudantes, pesquisadores da História Militar, civis e militares. Trata-se de buscar a articulação da área de História Militar, tratar da pesquisa na área, das problemáticas referentes ao objeto da História Militar, seus métodos e técnicas de pesquisa, suas relações com outras dimensões da História e com outras disciplinas como a Sociologia, a Antropologia, a Ciência Política, bem como da utilização dos arquivos militares e institucionais no Brasil e na América.

Objetiva-se assim consolidar a História Militar como área de pesquisa interdisciplinar, plural e polifônica visando congregar as diferentes perspectivas de pesquisas acadêmicas em andamento.

Assim, busca-se debater os estudos de História Militar em curso no Brasil através de conferências, mesas e simpósios e por meio de publicações impressas e digitais dos resultados obtidos nesse fórum.
Quinta, 25 Maio 2017
Pagina 1 de 5

CONTATO RJ

 LOGO ANPUH RETANGULAR RJ
T: (21) 2332-1430 / 99618-0813