Nota pública de pedido de apoio ao SNH 31

24 Mar 2021 0 comment

Em 19 de outubro de 2021 a Associação Nacional de História completará 60 anos de existência. Infelizmente, o momento não será de grandes comemorações, tendo em vista a grande tragédia humanitária pela qual passamos há mais de ano e, lamentavelmente, sem sinais de arrefecimento. Mais do que nunca, o momento é de união e solidariedade. Solidariedade pelas milhares de vidas perdidas, união pelos desafios em prol da defesa da democracia, da ciência, contra o negacionismo, pelo fortalecimento de nossa comunidade e consolidação de nossa profissão agora oficialmente regulamentada.

Essa última conquista mencionada vem à luz de um momento histórico de amadurecimento político de nossa entidade. Pela primeira vez, teremos duas chapas concorrendo à direção nacional. Essa bem-vinda novidade acontece em um dos momentos mais problemáticos pelo qual passa a sociedade brasileira. Justamente por isso, a despeito das preferências eleitorais que cabem a cada associado em sua escolha, chamamos atenção para os pontos que aproximam os dois grupos. Um dos principais diz respeito ao compromisso institucional com nossa associação visando não só sua sobrevivência, mas seu crescimento e cada vez maior diversificação e diálogo com os diferentes fazeres profissionais exercidos por nossa comunidade.

Conforme reunião realizada pelo conselho consultivo da ANPUH-Brasil, no dia 05 de outubro de 2020, foi decidido que apenas em janeiro de 2021 se decidiria sobre a realização do SNH 31 de forma virtual ou não, conforme consta em ata. Diante desse pano de fundo, a seção estadual do Rio de Janeiro, por motivos extraordinários anteriormente expostos em nota do dia 19 de fevereiro de 2021 (https://anpuh.org.br/index.php/mais-rj/noticias-rj/item/6276-nota-de-esclarecimento-da-anpuh-rio-sobre-o-snh31), ficou responsável pela organização do 31º Simpósio Nacional de História. Um grande desafio, tendo em vista as especificidades trazidas por esse cenário. Junto a todos esses elementos, críticas são naturais e necessárias, e sempre serão ouvidas para o aprimoramento de nosso maior evento. Não podemos ignorar, entretanto, as dificuldades que estão sendo superadas por todos os colegas envolvidos em sua realização.

Sendo assim, viemos por meio desta solicitar o apoio manifesto publicamente à organização do SNH 31 por ambas as chapas concorrentes, se dispondo a auxiliar os envolvidos, membros das Comissões Local e Científica e Diretoria da Anpuh-Rio, para que sua realização resulte em um evento digno de sua importância.

Em uma disputa eleitoral, muitas vezes os ânimos se acirram. É preciso recordar, no entanto, que a chapa eleita, não importa qual, terá a responsabilidade de gerir uma ANPUH para toda a nossa comunidade de historiadores. A nova diretoria tomará posse justamente no SNH 31, por isso solicitamos o apoio público de ambas as chapas como um ato simbólico em prol do principal objetivo que é o fortalecimento de nossa associação e a união de nossa categoria.

Diretoria da seção estadual do Rio de Janeiro da ANPUH- Brasil

Rio de Janeiro, 24 de março de 2021.

CONTATO RJ

LOGO ANPUH RETANGULAR RJ