Registro Profissional de Historiador/a: como solicitar?

Desde a data de 09/03/2021, já é possível fazer a solicitação de requerimento do Registro Profissional da Categoria de Historiador/a.

A solicitação é gratuita.

Siga os seguintes procedimentos:

Todo o passo a passo para a solicitação encontra-se no portal gov.br, conforme link a seguir:https://www.gov.br/pt-br/servicos/registrar-se-como-profissional-para-atividades-exigidas-em-lei

O registro profissional é a identificação dos profissionais das categorias regulamentadas por Lei Federal, nas quais delegam a este Ministério a competências para emitir o referido registro, garantindo que o exercício profissional se dê da maneira estabelecida na Lei.
https://www.gov.br/pt-br

Importante seguir todo o passo a passo acima, o requerimento deve ser feito pelo sistema SIRPWEB, link: http://sirpweb.mte.gov.br, e o protocolo da documentação deverá ser realizada pelo Protocolo eletrônico do Ministério da Economia, link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/protocolar-documentos-junto-ao-ministerio-da-economia.



Por que fazer o registro?

Essa conquista é fruto de lutas travadas por gerações de historiadores/as e, especialmente, pela nossa associação, a ANPUH-Brasil.

Solicitar o registro profissional é uma forma de demarcar nossa tão requerida regularização da profissão, assim como ampliar a visibilidade de nossa existência e atuação em novos espaços de trabalho.