NOTA PÚBLICA DOS DOCENTES, TÉCNICOS E DISCENTES DO CURSO DE MUSEOLOGIA E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO DA UFRGS À EXTINÇÃO DO IBRAM E À CRIAÇÃO DA ABRAM

Após o incêndio do Museu Nacional, no lugar de unir esforços para apoiar os profissionais e entidades para tomar medidas urgentes de salvaguarda desta instituição, o Governo Federal impôs aos museus e à Museologia brasileira uma medida provisória intempestiva, sem qualquer consulta ou debate com o campo museológico brasileiro.
Rejeitamos a forma autoritária de adoção dessa medida, bem como seu conteúdo, especialmente no que se refere à extinção do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, criado em 2009, assim como o Estatuto de Museus, que foram frutos da Política Nacional de Museus, implementada a partir de 2003, com ampla participação dos museus e de seus profissionais espraiados pelo território brasileiro. Destacamos o apoio que o IBRAM exerceu na consolidação da formação profissional em Museologia no Brasil, incentivando a ampliação de cursos de graduação na área.
Como órgão executivo do Ministério da Cultura, o IBRAM proporcionou significativa atenção e valorização ao consolidar políticas públicas adequadas à gestão dos museus. A extinção do IBRAM é um retrocesso!
Por outro lado, a criação da Agência Brasileira de Museus – ABRAM não resolve o problema central relacionado aos museus, jogando na incerteza o futuro das instituições brasileiras e de seus profissionais.
Se o Governo Federal realmente quisesse contribuir com os museus, deveria fortalecer o IBRAM e buscar recursos para agir de modo urgente na salvaguarda do acervo remanescente do Museu Nacional, bem como na implementação de ações efetivas em prol dos muitos museus em nosso país que se encontram em situação de risco.
Repudiamos este retrocesso e conclamamos a responsabilidade da realização de ações continuadas por parte dos governantes e da sociedade em relação à salvaguarda do patrimônio público que ainda resiste nos nossos museus.

Porto Alegre, 13 de setembro de 2018.

CABAM - MUSEOLOGIA/UFRGS - PPGMUSPA