APRESENTAÇÃO

SOBRE OS ENCONTROS REGIONAIS DA ANPUH-SP

A organização da ANPUH, através de Núcleos Regionais, propiciou a filiação de profissionais da História em todo o território nacional e a sua participação nas atividades acadêmicas e científicas promovidas pela entidade. Com a participação cada vez mais ativa dos seus associados, desde 1961 a ANPUH realiza, alternadamente a cada dois anos, simpósios nacionais e encontros regionais. Tais eventos representam para a Associação momentos de interlocução extremamente significativos nos quais se realizam balanços das diversas dimensões da produção historiográfica nacional e internacional, além da divulgação das atividades de investigação desenvolvidas por seus associados e convidados especiais. Por esta razão, tais reuniões vêm se constituindo cada vez mais em espaço privilegiado da comunidade de historiadores. Nelas, o pesquisador tem a oportunidade de divulgar e discutir os resultados parciais ou as conclusões das pesquisas realizadas; os pós-graduandos têm a possibilidade de uma interlocução bastante viva em torno de seus objetos de investigação; os graduados e graduandos podem usufruir um espaço de revitalização dos seus interesses acadêmicos atraves da participação nas diversas atividades destes eventos, em especial nas seções de comunicação de trabalhos e/ou na freqüência aos cursos. Em função destas características desenvolvidas foi possível registrar uma ampliação significativa da participação da comunidade de historiadores nas suas atividades científicas. O Núcleo Regional de São Paulo da Associação Nacional de História (ANPUH-SP) congrega atualmente mais de 1000 associados e vem se destacando como um dos mais importantes e atuantes na organização de diversas atividades acadêmicas. A mais importante dessas atividades tem sido o Encontro Regional, que reúne docentes e pesquisadores das principais instituições de ensino superior de História do Estado de São Paulo.

O Encontro Regional de História é a principal das diversas atividades científicas da ANPUH no Estado. É realizado bienalmente, tendo um tema central escolhido de acordo com a pertinência historiográfica e social. Constitui-se, assim, num momento privilegiado de intercâmbio entre a comunidade dos historiadores e articulação entre os estudos e pesquisas já realizadas ou em andamento.

Ao longo da trajetória da ANPUH-SP, os Encontros Regionais têm contado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e das instituições públicas e privadas que sediam cada evento, além do fundamental envolvimento de cada associada e associado.