Memória ANPUH

16 Jul 2024 0 comment   Secretaria da ANPUH
 Marília 1961 anpuh 1o simposio F01    SaoPaulo 1962 Registro de Pessoa Jurídica ANPUH

O projeto Memória ANPUH apresenta um espaço permanente de pesquisa sobre a memória institucional da Associação Nacional de História - ANPUH Brasil, que foi fundada em 1961 como Associação Nacional dos Professores Universitários de História. Com as demandas políticas e acadêmicas que vieram com o passar dos anos, e no contexto da ditadura civil-militar, a ANPUH se tornou um espaço plural de lutas e reivindicações de profissionais com formação em História, atuando em processos ligados às diferentes demandas culturais, políticas, educacionais, sociais que ao longo do tempo foram sendo apresentadas na forma de lutas sociais, da qual não se eximiu. Destacamos a luta pelo Ensino de História na educação básica e superior.

Memória ANPUH é um lugar dessa memória, um espaço patrimonializado por sua importância histórica, atento aos processos em defesa da profissão. O projeto tem por objetivo dar continuidade aos trabalhos já orientados por gestões anteriores e cumpre, atualmente, com a atividade de organizar o espaço investigativo dos documentos institucionais de memória da própria entidade, em sua sede e neste espaço virtual. Com isso, pretendemos disparar um processo de salvaguarda da memória da Associação para fins de manutenção, guarda e salvaguarda de documentos visando às pesquisas, acadêmicas ou não, de todo o público interessado na historiografia da própria entidade associativista, ou para outros fins de investigação em que a ANPUH teve participação. Deste modo, queremos consolidar as possibilidades de gestão documental para o futuro. 

O projeto conta com a participação de três investigadoras (Katya Braghinh, Cristina Helou Gomide e Ana Maria Veiga) e de um técnico documentalista (Gabriel Beirozzi). Neste momento, os documentos estão sendo listados, higienizados e, progressivamente, digitalizados e apresentados. É importante salientar que, neste momento, não se pretende uma organização arquivística profissional que será levada a cabo em fases posteriores, tão logo haja uma observação panorâmica dos documentos à disposição na sede em São Paulo. Portanto, a apresentação das listagens segue a própria organicidade do que é encontrado ao longo dos processos apresentados. Em breve, o espaço terá condições de receber investigadores.