CARTA ABERTA À COMUNIDADE DOS HISTORIADORES

O Curso de História da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás – UFG solicita dos Colegas apoio e a mais ampla divulgação do exposto abaixo.

Em reunião do Curso de História realizada na noite na ultima sexta-feira, 21/03/14, na portaria de acesso ao Câmpus Jatobá da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás foi decidido, por unanimidade, que nosso Curso, a partir dessa, paralisou suas atividades de ensino até que as autoridades atendam as solicitações emergenciais da pauta de reivindicação do movimento: qual seja: acesso como segurança ao Câmpus Jatobá. O Curso de História declara-se em assembleia permanente para avaliar os rumos dos desdobramentos da paralisação. Parar as atividades letivas não significa, em hipótese alguma, sair do Câmpus e ir embora para casa como se nada estivesse acontecendo.

Síntese dos motivos pelos quais o Curso de História paralisou suas atividades: e soma-se ao acampamento no pórtico do Câmpus Jatobá:

01 – uma colega (JOSIANE EVANGELISTA PINTO – aluna do Curso de Direito) foi atropelada e morta na noite da última segunda-feira, 17/03/14, às 22h30min – quando a moto que dirigia foi atingida por um carro na porta do Câmpus na BR-364.

02 – desde que começaram as obras de duplicação da Rodovia 060, que impactam a Rodovia 364, a entrada de acesso ao Câmpus Jatobá, que já não era segura, mudou-se pra outro ponto desta Rodovia, distante da entrada principal do Câmpus 2.2 km, ou seja, para ir ao novo trevo e fazer a volta até a frente do Câmpus são 4.4 km de exposição gratuita de perigo para a comunidade que usa o Campus Jatobá. No período noturno a situação piora e muito, por falta de iluminação e sinalização adequadas.

03 – a rodovia que da acesso ao Câmpus, BR-364, é uma das mais movimentadas do Centro-Oeste com fluxo pesado de caminhos de carga e veículos de passeio e quase todos cruzando o perímetro urbano de Jataí em altíssima velocidade.

04 – o trecho da BR-364 que temos que usar para ir e voltar todos os dias ao Campus Jatobá possui tráfego pesado e mal sinalizado, mal conservado, com vegetação alta encobrindo todas as placas de sinalização, não há iluminação, não há redutores de velocidade e nem passarelas para pedestres.

05 – o transporte público que nós é oferecido pelo Município é de péssima qualidade só circulando de uma em uma hora o que faz que tenhamos de usar veículos próprios aumentado o risco de acidentes no trecho da rodovia.

O que queremos?

01 – imediata abertura da antiga entrada com colocação de redutores de velocidade e sinalização adequada no local;

02 – imediata sinalização de todo trecho da BR-364 que cobre o perímetro urbano de Jataí;

03 – imediata ativação da iluminação publica na BR364 (perímetro urbano de Jataí);

04 – imediata poda do matagal nas margens e canteiro central da BR-365 (perímetro urbano de Jataí);

05 – Construção de uma nova e definitiva entrada para o Campus Jatobá que não nos obrigue a usar a BR-364.

06 – Transporte público gratuito de qualidade e regularidade entre o Câmpus Jatobá e todos os bairros da cidade de Jataí.

Jataí, 22 de marco de 2014.

Coordenação do Curso de História - UFG/Jataí