Moção de apoio aprovada na Assembleia Geral Ordinária Virtual da ANPUH-SP

Durante o 25º Encontro Estadual da Associação Nacional de História – secção São Paulo, motivados pelas exposições e pelos debates promovidos na Mesa Redonda 3, Ensino de História: Enfrentamentos e afrontamentos, no dia 9 de setembro de 2020, na condição de associados da ANPUH-SP preocupados com os graves efeitos para a área de história de políticas públicas em curso, manifestamos diante da Assembleia do XXV Encontro Estadual de História desta associação nossa certeza sobre a importância crucial do apoio às seguintes propostas:

1. implementação efetiva da lei 11.645/2008, diante do risco de fragilização do projeto pluralista que a sustenta, bem como das consequências danosas da proliferação de narrativas e ações preconceituosas, intolerantes e racistas;

2. mobilização de formas de resistência à danosa uniformização proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujos desdobramentos atingem toda a formação profissional na área de história;

3. resistência à implementação da Base Nacional Comum (BNC) de Formação de Professores, cujas consequências ruinosas sobre a formação e atuação docente, em todos os níveis do ensino, incide sobre a própria viabilidade do campo disciplinar da História nos currículos;

4. participação nas mobilizações e lutas em defesa do ensino de História em todos os níveis, da Educação Básica ao Ensino Superior, com vistas a atuar propositiva e positivamente na articulação entre diferentes vozes e posicionamentos plurais que devem compor a arena permanente de debate e construção de concepções, instrumentos e projetos para o trabalho no campo da história.