NOTA DE REPÚDIO AO ATAQUE CONTRA A PROFA. EDILZA FONTES

No dia 21 de setembro, a professora doutora Edilza Fontes, docente da Universidade Federal do Para, conduzia palestra sobre Ditadura Civil-Militar, junto à Universidade Del Valle, da Colômbia. Intitulada ¡Dictadura Nunca Más! História de la Dictadura Militar em el Brasil, sua fala foi interrompida por um ataque insidioso! Grupos contrários à discussão e ao debate sobre os processos de exceção democrática invadiram a transmissão, ameaçaram a professora e manifestaram sua disposição em atacar quaisquer discussões relativas à temática e a seus desdobramentos. O ataque sofrido pela professora Edilza Fontes evidencia o pendor antidemocrático de grupos minoritários, e a necessidade de fortalecermos a democracia em nosso país e nas Américas. A discussão sobre os regimes de exceção, nos quais o recurso à violência, a recusa ao contraditório e a supressão à liberdade são recorrentes, torna-se cada dia mais necessária.
No momento mesmo em que a democracia é vilipendiada no Brasil, com ataques às instituições, supressão de conquistas históricas de grupos sociais excluídos dos processos decisórios, desqualificação da ciência, colocando-se em risco à vida população, e de desinvestimento na produção de conhecimento em todas as áreas e, particularmente, no campo das Humanidades, a Associação Nacional de História manifesta seu escândalo, seu repúdio e sua indignação diante de ataques dessa natureza a qualquer intelectual, pela manifestação de suas ideias e das conclusões de suas pesquisas. A Associação Nacional de História expressa seu compromisso com a produção e a divulgação de conhecimento, com a liberdade de pesquisa e de opinião e convoca seus associados a exigirem dos seus representantes legislativos medidas que coíbam atitudes como a que reportamos aqui!
Nosso apoio e nossa solidariedade a professora Edilza Fontes e expressamos nossos votos para que sua fala seja garantida e reproduzida onde quer que se faça necessário!

ANPUH-Brasil

Diretoria, 2019-2021