ANPUH-SC: NOTA PÚBLICA Nº 02/2021

A Associação Nacional de História - Seção Santa Catarina (ANPUH-SC), entidade civil, científica, sem fins lucrativos e comprometida:

Com o “estudo, a pesquisa e a divulgação de assuntos de História”,

Com a “defesa das fontes e manifestações culturais de interesse dos estudos históricos”,

Com o “aperfeiçoamento do ensino de História em seus diversos níveis”[1],

Com o combate às desigualdades sociais, preconceitos e discriminações,

Vem a público expressar o seu apoio à “Nota de repúdio à homenagem feita a Natale Coral, assassino de indígenas (que “trazia a orelha dos índios na salmoura, só pro riso”)”[2], expedida em 03 de fevereiro de 2021 pelo Curso Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e apoiada pelo Curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Departamento de História da UFSC, Departamento de Antropologia da UFSC, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFSC, Instituto Memória e Direitos Humanos da UFSC e Curso de História da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).

A ANPUH-SC manifesta a sua extrema preocupação com iniciativas empreendidas pelo Poder Público que resultam na edificação ou remodelagem de espaços públicos para render homenagens a personagens implicados em processos históricos transpassados por numerosas formas de violência contra as diferentes populações indígenas de Santa Catarina.

A ANPUH-SC reitera o seu compromisso com a “defesa do livre exercício das atividades dos profissionais de História”[3], às quais devem sempre respeitar parâmetros éticos, sobretudo o “respeito pela dignidade humana” e a necessidade de a “produção científica [...] implicar benefícios atuais ou potenciais para o ser humano, para a comunidade na qual está inserido e para a sociedade, possibilitando a promoção de qualidade digna de vida a partir do respeito aos direitos civis, sociais, culturais e a um meio ambiente ecologicamente equilibrado”[4].

Atenciosamente,

Diretoria da ANPUH-SC (gestão 2021/2022).

1 - Estatuto da ANPUH-SC, Artigo 4º, disponível em: https://www.sc.anpuh.org.

2 - Disponível em: https://licenciaturaindigena.ufsc.br/2021/02/03/nota-de-repudio-a-homenagem-feita-a-natale-coral-assassino-de-indigenas-que-trazia-a-orelha-dos-indios-na-salmoura-so-pro-riso/. Acesso em: 25 fev. 2021.

3 - Estatuto da ANPUH-SC, Artigo 4º-d.

4 - Resolução Federal CNS nº 510, de 07 de abril de 2016. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/22917581. Acesso em 24 fev. 2021.