GRUPOS DE TRABALHO

ATIVIDADES

GT de Ensino de História e Educação

O Grupo de trabalho (GT) Ensino de História e Educação da ANPUH-SP foi criado no início da década de 90 do século XX e congrega pesquisadores de diferentes universidades paulistas, assim como docentes da educação básica, que se propõem a trabalhar certos eixos temáticos de forma contínua desenvolvendo discussões sobre a produção acadêmica e pesquisas referentes ao ensino da disciplina história.Alinhado a tradição da ANPUH de defesa da educação pública, o GT tem acompanhado e participado de importantes momentos do debate em torno da definição de políticas públicas explicitadas em diversas perspectivas, seja no campo da formação de professores, da atuação profissional docente, na definição de propostas curriculares em diferentes níveis, etc. O exercício da profissão professor de história em sua dimensão complexa é uma das principais preocupações, o que implica numa permanente busca de aproximação com as diferentes redes educacionais, fato que se materializa na realização de eventos como oficinas, jornadas, simpósios e encontros diversos, procurando dialogar criticamente sobre a produção sociocultural da escola contemporânea.


Ver itens ...

GT de História da Infância e da Juventude

O Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude da Associação Nacional de História – Seção São Paulo é um espaço de espaço de intercâmbio acadêmico entre pesquisas e pesquisadores(as) de diferentes áreas do saber, dedicados(as) a estudar o o tema da infância e juventude.

O diálogo interdisciplinar permite enriquecer as pesquisas e estabelecer pontes inovadoras entre os saberes nos estudos sobre infância e juventude, nesse sentido, o GT procura ser um espaço de encontro e reflexão coletiva sobre pesquisas que problematizem a infância e juventude numa perspectiva sócio-histórica, para isso realiza encontros, mesas-redondas, seminários, ciclos de cinema, entre outras atividades.

O GT é aberto a novas colaborações e parcerias.
Contatos: juventudinfancia@hotmail.com


Ver itens ...

GT de História Ambiental

O Grupo de Trabalho em História Ambiental - GTHA-SP -, da Associação Nacional de História (ANPUH), região de São Paulo, é formado por estudantes, professores e pesquisadores de diversas universidades. Tem como objetivo fomentar a discussão e a pesquisa sobre temáticas relacionadas à história ambiental, o aprimoramento teórico, metodológico, factual do campo científico, e a aproximação entre estes pesquisadores e suas respectivas produções. As atividades desenvolvidas pelo GT, entre elas encontros, seminários, simpósios, oficinas, bem como suas publicações, visam estimular trocas de experiências e divulgação científica, além de contribuir para o debate acadêmico, político e democrático de temas que envolvam a temática ambiental em uma perspectiva temporal e interdisciplinar, com o esforço global de construir uma sociedade ecologicamente viável e socialmente justa.


Ver itens ...

GT de História da África

Este Grupo de Trabalho tem como objetivo suscitar o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e o dialogo com o ensino fundamental e médio em torno das temáticas que envolvem a história da África. A obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, que veio a partir da lei federal 10639/03 suscitou uma série de questionamentos e iniciativas que levou a criação dessa importante área nos departamentos de Historia, levando o desenvolvimento de linhas de pesquisas e importantes programas de pós graduação.


Ver itens ...

GT de História dos Partidos e Movimentos de Direita

Divulgamos a criação do Grupo de Trabalho História dos Partidos e Movimentos de Direita. Para maiores informações acesse os links abaixo:

Ver itens ...

GT de Estudos de Gênero

A presença e organização de um Grupo de Trabalho/GT de Estudos de Gênero da ANPUH , seção São Paulo deu-se durante XVI Encontro da ANPUH/Franca, em 02 a 06/09/2002 por indicação de pesquisadoras(es) reunidos no GT Estudos de Gênero ANPUH Nacional criado em dia 25 de julho de 2001,no XXI Simpósio Nacional da ANPUH, na UFF, em Niterói.

Por orientação estatutária, naquela época, estabeleceu-se que a programação dos eventos regionais e nacionais da ANPUH fossem formulados com base de grupos de trabalho associados a diferentes linhas de pesquisa, através dos quais se quais  seriam organizadas  conferências,  mesas redondas, comunicações coordenadas, oficinas e cursos.

Ver itens ...