GT de História Ambiental

O Grupo de Trabalho em História Ambiental - GTHA-SP -, da Associação Nacional de História (ANPUH), região de São Paulo, é formado por estudantes, professores e pesquisadores de diversas universidades. Tem como objetivo fomentar a discussão e a pesquisa sobre temáticas relacionadas à história ambiental, o aprimoramento teórico, metodológico, factual do campo científico, e a aproximação entre estes pesquisadores e suas respectivas produções. As atividades desenvolvidas pelo GT, entre elas encontros, seminários, simpósios, oficinas, bem como suas publicações, visam estimular trocas de experiências e divulgação científica, além de contribuir para o debate acadêmico, político e democrático de temas que envolvam a temática ambiental em uma perspectiva temporal e interdisciplinar, com o esforço global de construir uma sociedade ecologicamente viável e socialmente justa.


Revista de Fontes da Unifesp

Revista de Fontes da Unifesp lança novo número com foco na História Ambiental.

Nota de Repúdio às ações de destruição da Amazônia

ANPUH-SP Divulga:


NOTA DE REPÚDIO ÀS AÇÕES DE DESTRUIÇÃO DA AMAZÔNIA

 am desmatamentoamazoniaqueimadas geral 28082019171309772

Mesa Redonda: museus, comunidades e meio ambiente

No próximo dia 18.05 no Museu Florestal Octávio Vecchi (no Horto Florestal de São Paulo) ocorrerá uma mesa redonda com o tema "museus, comunidades e meio ambiente", aberto ao público interessado. 

VIII Seminário de História Ambiental

VIII Sem HA 2019Nos próximos dias 22 e 23 de maio de 2019 será realizado o VIII Seminário de História Ambiental - Diálogos Interdisciplinares em Meio Ambiente: Saberes e Interlocuções na Unifesp-Osasco. As inscrições para ouvintes irão até o dia 22.05 com direito a certificado de participação.

Professor Benjamin Ortiz Espejel no Museu do Horto Florestal (SP): meio ambiente e sustentabilidade

 

Benjamin Ortiz Espejel palestra II

No último dia 5 de abril, o Grupo de Trabalho em História Ambiental da Anpuh-SP teve o privilégio de apresentar o professor Benjamin Ortiz Espejel (foto acima) da Universidade Iberoamericana de Puebla (México) e docente visitante da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que esteve no Museu do Horto Florestal (SP), a fim de proferir uma palestra sobre patrimônio ambiental. O encontro foi proporcionado pela equipe do museu capitaneada por Natália Almeida e ainda contou com a presença do professor Janes Jorge, especialista em história ambiental e docente da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da professora Aline Vieira de Carvalho, pesquisadora e docente do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp (NEPAM). Entre o público ouvinte muitos estudantes e interessados no tema.

VIII Seminário de História Ambiental

Estão abertas as propostas para submissão de trabalhos para o VIII Seminário de História Ambiental a realizar-se na Unifesp de Osasco entre os dias 22 e 23 de maio de 2019.

O prazo para as submissões vai de 25.02.2019 a 18.03.2019. 

 

VIII Seminário de História Ambiental - Diálogos Interdisciplinares sobre Meio Ambiente: Saberes e Interlocuções. Como é de pleno conhecimento, o meio-ambiente é um assunto que se encontra na ordem do dia em todo o mundo. E por ser algo que afeta a todos, é tema de pesquisa, discussão e debate em dezenas de disciplinas, sejam elas vinculadas às ciências exatas, biológicas ou na área de humanidades, incluindo a história, disciplina que privilegiamos neste espaço. Daí o caráter interdisciplinar desse evento e que busca reunir pesquisadores, estudiosos e interessados em ouvir ou apresentar trabalhos referentes à temática ambiental. Entre os coordenadores do encontro temos Fábio Alexandre dos Santos (Unifesp), Flávio Tayra (Unifesp), Herick Vazquez Soares (USP), Iagê Zendron Miola (Unifesp), Janes Jorge (Unifesp), José Jonas Almeida (USP) e Maristela Bencici Feldman (USP).

Revista PerCursos (UDESC) - Dossiê: "Projetos econômicos e impactos socioambientais: reflexões sobre sustentabilidades"

Organização: Aline Vieira de Carvalho (Unicamp) e Janes Jorge (Unifesp) 

O campo das discussões e práticas sobre a sustentabilidade é amplo: congrega conceitos e debates produzidos no interior de disciplinas das ciências exatas, humanas e biológicas, permite a aproximação de tempos históricos distintos e a produção de reflexões contextualizadas a partir de territorialidades específicas.

Lançamento de livro - “Tietê, o rio que São Paulo perdeu – São Paulo, 1890 – 1940” – Autor – Janes Jorge

O livro, esgotado, ganha uma segunda edição digital promovida pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo. Haverá um palestra lançamento no dia 29 de janeiro de 2018, segunda-feira, das 14h às 17h, na Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268, Pedestres: Portão 7A.

Mais informações e inscrições no link:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/formacao_em_educacao_ambiental/programacao_mensal/index.php?p=246659

 

V SEMINÁRIO DE PESQUISA: HISTÓRIA, MEIO AMBIENTE E PATRIMÔNIO CULTURAL

 

V SEMINÁRIO DE PESQUISA: HISTÓRIA, MEIO AMBIENTE E

PATRIMÔNIO CULTURAL



O V Seminário de Pesquisa sobre História, Meio Ambiente e Patrimônio tem como objetivo promover a troca de experiências entre as instituições responsáveis pela proteção do patrimônio natural no Estado de São Paulo a respeito dos rumos traçados para a proteção de espaços como patrimônio natural.

Têm como perspectivas refletir sobre as discussões teórico-metodológicas que envolvem o meio ambiente em sua relação histórica, dimensão ampla e interdisciplinar; aprofundar o conhecimento acerca da gestão de espaços protegidos como patrimônio natural, em seus múltiplos aspectos e oferecer oportunidades para docentes e discentes  apresentarem e debaterem pesquisas que tratam do tema e proporcionar aos integrantes, a possibilidade de interação e troca experiências sobre o assunto.

PROGRAMAÇÃO


09h00 às 10h00 - Credenciamento e entrega de material

10h00 – 12h00 - Mesa Redonda. A produção histórica do patrimônio: experiências do

Condephaat na patrimonialização da natureza.

 

Participantes:

Suely Furlan, FFLCH/Condephaat

Sidnei Raimundo, EACH-USP/Instituto Florestal

Danilo Celso Pereira, mestrando IPHAN

André Bazzanela, IPHAN

 

13h30 – 17h30 Simpósios temáticos:

Patrimônio Cultural e bens naturais;

Patrimônio cultural imaterial e territorialidades


17h30 – 18h00 - Reunião do GT. Balanço das exposições do dia

19h00 – 20h00 Lançamento de livros

Carga horária total do evento: 11 h.a

Pagina 1 de 2