GT de História da Infância e da Juventude

O Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude da Associação Nacional de História – Seção São Paulo é um espaço de espaço de intercâmbio acadêmico entre pesquisas e pesquisadores(as) de diferentes áreas do saber, dedicados(as) a estudar o o tema da infância e juventude.

O diálogo interdisciplinar permite enriquecer as pesquisas e estabelecer pontes inovadoras entre os saberes nos estudos sobre infância e juventude, nesse sentido, o GT procura ser um espaço de encontro e reflexão coletiva sobre pesquisas que problematizem a infância e juventude numa perspectiva sócio-histórica, para isso realiza encontros, mesas-redondas, seminários, ciclos de cinema, entre outras atividades.

O GT é aberto a novas colaborações e parcerias.
Contatos: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


RELATÓRIO DO GRUPO DE TRABALHO DE HISTÓRIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA - SEÇÃO SÃO PAULO (ANPUH - SP) JULHO 2018 – SETEMBRO 2020

Breve síntese das principais atividades do GRUPO DE TRABALHO DE HISTÓRIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA - SEÇÃO SÃO PAULO (ANPUH - SP)

Coordenadores do GT no Biênio, Eduardo Silveira Netto Nunes e Olga Brites

 

2018-2020

Participação do Conselho Consultivo da ANPUH-SP, durante o Biênio 2018-2020

2020-2021

57º ICA.

Organização do Simposio n. 14/2. Las múltiples infancias y sus historias en las Américas y Caribe, junto ao 57º Congresso Internacional de Americanistas (Foz do Iguaçu, 2021). (aberta para recebimento de trabalhos até 30/9/2020)

2020-2021

Desenvolvimento do Projeto Editorial "INFÂNCIA E JUVENTUDE REPRESENTAÇÕES NO CINEMA", coordenado pelo Grupo de Trabalho História da Infância e Juventude da Associação Nacional de História – Seção São Paulo (ANPUH-SP), pelo Centro de Demografia Histórica da América Latina (CEDHAL), da Universidade de São Paulo, e pelo Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS) do Centro Paula Souza do Estado de São Paulo.

A ser publicado no 1º Semestre de 2021

08 a 11 de setembro de 2020

Organização do Simpósio Temático 26: Infâncias e Juventudes: experiências, histórias e políticas, junto ao XXV Encontro Estadual de História

11 de setembro de 2020

Mesa-redonda 8: Histórias da infância, adolescência e juventude: desigualdades e diferenças, junto ao XXV Encontro Estadual de História. Participantes: Prof. Dr. Moyses Kuhlmann Jr (Fundação Carlos Chagas); Profa. Dra. Silvia Borelli (PUC-SP/Clacso); Profa. Dra. Olga Brites (PUC-SP/GT Infância São Paulo); Prof. Dr. Eduardo Silveira Netto Nunes (Unisantanna/Cogeae-PUC-SP/GT Infância São Paulo)

13 de Julho de 2020

Participação na Mesa Redonda "Para todas as infâncias, todos os direitos: 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente”, Organização Lahin, Escola de Conselhos de Pernambuco, GT História da Infância e da Juventude - Nacional

15 de julho de 2020

Participação na Mesa redonda: “Olhares da cidade pelas crianças: a fotografia, a infância - relatos de experiência”, realizado no 1º Congresso Interinstitucional Multidisciplinar, organizado pela UniSant’Anna

20 de julho de 2020

Mesa Redonda: Professores para a Vida: identidades educadoras, com Prof. Dr. Ivannsan Zambrano Gutiérrez e Eduardo Silveira Netto Nunes. Organização GT -SP, e Licenciaturas  e Núcleo de Educação à Distância do UniSant’Anna.

2020

Participação nos encaminhamentos do III Encuentro de la Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina – REHIAL e do I Seminário Nacional do Grupo de Trabalho História da Infância e da Juventude – ANPUH-Brasil, que seria realizado na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Brasil, entre os dias 19 e 21 de outubro de 2020.

EVENTO ACABOU ADIADO

 

16 a 18 de julho de 2019

Minicurso do GT no 30º Simpósio Nacional de História (2019), “MC 12: Infâncias e juventudes: possibilidades de pesquisa na história e na educação”, ministrado por

Eduardo Silveira Netto Nunes (UNISANT'ANNA/ Universidade Brasil) e Olga Brites (PUC/SP)

18 de julho de 2019

Participação do GT-SP na Reunião de Trabalho do GT História da Infância e Juventude Nacional (ANPUH-Nacional). A reunião ocorreu no XXX Simpósio Nacional de História, de 24 a 26 de julho de 2017, em Brasília

25 de maio de 2019

Ateliê Clio (PUC-SP). Oferta da Oficina “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

e seus reflexos na educação E na História” desenvolvida nos Ateliê Clio da Especialização em História, Sociedade E Cultura, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Março a Dezembro de 2018

Organização e realização do Projeto Cine Infância e Juventude em Debate, realizado em sessões mensais, desde de 2016. ORGANIZAÇÃO: Grupo de Trabalho História da Infância e da Juventude, da Associação Nacional de História – Seção São Paulo (ANPUH-SP); Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina, da Universidade de São Paulo (CEDHAL-USP); Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS) do Centro Paula Souza (CPS); APOIO: Fatec Tatuapé

27 a 30 de novembro de 2018

6º GRUPECI. Participação GT com apresentação de pesquisas do Grupo e reuniões de trabalho, no

6º Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI) (Belém, PA, 2018)

04 de setembro de 2018

Mesa redonda do GT no XXIV Encontro Estadual de História (2018), Mesa “5) As pesquisas sobre a infância em perspectiva histórica e interdisciplinar

Coordenação: Eduardo Silveira Netto Nunes (GT de História da Infância e da Juventude) - O lugar da infância nas pesquisas históricas na América Latina: breve balanço;

Silvia Arend (UDESC) - Redemocratização, Direitos Humanos e Infância no Brasil: uma História nacional/global (década de 1990);

Marcos Cezar Freitas (UNIFESP-Guarulhos) – A criança como objeto de ciência: experiências de internação, isolamento e segregação;

Ailton José Morelli (UEM) - Violência contra crianças e adolescentes, historiografia e políticas públicas

 

03 de setembro de 2018

Reunião de trabalho do GT História da Infância e Juventude da Seção São Paulo da ANPUH-SP, junto ao XXIV Encontro Estadual de História (2018)

15 a 20 Julho de 2018

56º ICA.

Organização do Simposio n. 14/2. Las múltiples infancias y sus historias en las Américas y Caribe, junto ao 56º Congresso Internacional de Americanistas (Salamanca, 2018).

9 de junho de 2018

Ateliê Clio (PUC-SP). Oferta da Oficina “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

e os impactos na educação e no ensino de História” desenvolvida nos Ateliê Clio da Especialização em História, Sociedade E Cultura, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

CINE INFÂNCIA E JUVENTUDE EM DEBATE NOVA SESSÃO 24/11/2018 13h30

CINE INFÂNCIA E JUVENTUDE EM DEBATE (24/11/2018)

Convidamos você para a próxima SESSÃO do 3º Ciclo de Cine Infância e Juventude em Debate que ocorrerá dia 24/11/2018 (sábado), a partir das 13h30min, no auditório da FATEC-TATUAPÉ, em São Paulo.
A programação do dia 24/11/2018 é a seguinte:

24/11 (FILME): Projeto Flórida (2017, 119 min, EUA). Direção: Sean Baker

Convidada: Alessandra Ramalho Santos (Mestre e Doutoranda em Educação – PUC/SP; Professora da Educação Infantil na Secretaria Municipal da Educação de São Paulo; Participante do Núcleo de Estudos Escola e seus Objetos (NEO), da PUC/SP)

Debatedora: Sueli Soares dos Santos Batista (Pós-Doutora/Unicamp; Professora Doutora da FATEC/Jundiaí e do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza)
Mediador: Eduardo Silveira Netto Nunes (Doutor em História - USP; Professor Unisantanna/Universidade Brasil ; Coordenador do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude da ANPUH-SP)

HORÁRIO: 13h30min
CUSTO: GRATUITO
INSCRIÇÕES: no local, não precisa inscrição prévia.
CERTIFICADO: Será fornecida certificação ao final do Ciclo (se você participou do ciclo, por favor entre em contato no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ) para acessar seu certificado.
LOCAL: FATEC-TATUAPÉ (AUDITÓRIO), Rua Antonio de Barros, 800 (junto à Avenida Radial Leste) (400 metros da Estação Carrão do METRÔ).
Informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
https://anpuh.org.br/index.php/gt-historia-da-infancia-e-da-juventude

Após o debate haverá a Assembleia do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude da Associação Nacional de História, Seção São Paulo, atividade para a qual estão convocados os participantes do GT.

ORGANIZAÇÃO: Grupo de Trabalho História da Infância e da Juventude, da Associação Nacional de História – Seção São Paulo (ANPUH-SP)
Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina, da Universidade de São Paulo (CEDHAL-USP)
Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS) do Centro Paula Souza (CPS)
Núcleo de Estudo Culturais: História Memória e Perspectiva de Presente, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NEC - PUC/SP)

APOIO: Faculdade de Tecnologia do Tatuapé, do Centro Paula Souza (CPS), Governo do Estado de São Paulo

CINE INFÂNCIA E JUVENTUDE EM DEBATE (27/10/2018)

CINE INFÂNCIA E JUVENTUDE EM DEBATE (27/10/2018)
Convidamos você para a próxima SESSÃO do 3º Ciclo de Cine Infância e Juventude em Debate que ocorrerá dia 27/10/2018 (sábado), a partir das 13h30min, no auditório da FATEC-TATUAPÉ, em São Paulo. O Ciclo ocorrerá uma vez ao mês ao longo de todo o ano.

A programação do dia 27/10/2018 é a seguinte:

27/10: (FILME): O Jarro (1992, 98 min, Irã). Direção: Ebrahim Forouzesh

Convidado: Marcos Silva (Doutora em História e Livre Docente USP; Professor Titular USP)

Debatedora: Olga Brites (Doutora em História; Professora Titular PUC/SP - USP ; Vice- Coordenadora do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude da ANPUH-SP)

Mediadora: Sueli Soares dos Santos Batista (Pós-Doutora/Unicamp; Professora Doutora da FATEC/Jundiaí e do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza);

HORÁRIO: 13h30min

CUSTO: GRATUITO

INSCRIÇÕES: no local, não precisa inscrição prévia

CERTIFICADO: Será fornecida certificação ao final do Ciclo

LOCAL: FATEC-TATUAPÉ (AUDITÓRIO), Rua Antonio de Barros, 800 (junto à Avenida Radial Leste) (400 metros da Estação Carrão do Metrô.

https://anpuh.org.br/index.php/gt-historia-da-infancia-e-da-juventude

ORGANIZAÇÃO: Grupo de Trabalho História da Infância e da Juventude, da Associação Nacional de História – Seção São Paulo (ANPUH-SP)
Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina, da Universidade de São Paulo (CEDHAL-USP)
Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS) do Centro Paula Souza (CPS)
Núcleo de Estudo Culturais: História Memória e Perspectiva de Presente, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NEC - PUC/SP)
APOIO: Faculdade de Tecnologia do Tatuapé, do Centro Paula Souza (CPS), Governo do Estado de São Paulo

SESSÃO SEGUINTE: Novembro a definir.

CINE INFÂNCIA E JUVENTUDE EM DEBATE (15/9/2018)

CINE INFÂNCIA E JUVENTUDE EM DEBATE (15/9/2018)

Convidamos você para a próxima SESSÃO do 3º Ciclo de Cine Infância e Juventude em Debate que ocorrerá dia 15/9/2018 (sábado), a partir das 13h30min, no auditório da FATEC-TATUAPÉ, em São Paulo. O Ciclo ocorrerá uma vez ao mês ao longo de todo o ano.

Após os debates haverá a Assembléia do GT Infância (veja abaixo)

A programação do dia 15/9/2018 é a seguinte:




15/9 (FILME): Menino 23 (2016, 79 min, Brasil). Direção: Belisario Franca




Convidada: Sônia Bercito (Doutora em História – USP; Professora do Ensino Superior; Coodenadora Pedagógica Editorial no Colégio Objetivo)




Debatedor: Eduardo Silveira Netto Nunes (Doutor em História - USP; Professor Unisantanna/Universidade Brasil ; Coordenador do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude da ANPUH-SP)

Mediadora: Sueli Soares dos Santos Batista (Pós-Doutora/Unicamp; Professora Doutora da FATEC/Jundiaí e do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza);




HORÁRIO: 13h30min

CUSTO: GRATUITO

INSCRIÇÕES: no local, não precisa inscrição prévia.

CERTIFICADO: Será fornecida certificação ao final do Ciclo.

LOCAL: FATEC-TATUAPÉ (AUDITÓRIO), Rua Antonio de Barros, 800 (junto à Avenida Radial Leste) (400 metros da Estação Carrão do METRÔ).

Informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

https://anpuh.org.br/index.php/gt-historia-da-infancia-e-da-juventude




Após o debate haverá a Assembléia do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude da Associação Nacional de História, Seção São Paulo, atividade para a qual estão convocados os participantes do GT.




ORGANIZAÇÃO: Grupo de Trabalho História da Infância e da Juventude, da Associação Nacional de História – Seção São Paulo (ANPUH-SP)

Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina, da Universidade de São Paulo (CEDHAL-USP)

Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS) do Centro Paula Souza (CPS)

Núcleo de Estudo Culturais: História Memória e Perspectiva de Presente, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NEC - PUC/SP)




APOIO: Faculdade de Tecnologia do Tatuapé, do Centro Paula Souza (CPS), Governo do Estado de São Paulo




SESSÃO SEGUINTE: 13/10/2018

ATIVIDADES DO GT HISTÓRIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DA ANPUH-SP

ATIVIDADES DO GT HISTÓRIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DA ANPUH-SP NO XXIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA NA UNIFESP 2018

Gostaríamos de convidar todos e todas colegas para  acompanharem as atividades do GT HISTÓRIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DA ANPUH-SP no ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA NA UNIFESP 2018

  1. 04/09 (terça feira) 18h30-20h30 Local: Congregação
Mesa redonda n.5:  As pesquisas sobre a infância em perspectiva histórica e interdisciplinar

Coordenação: Eduardo Silveira Netto Nunes (Unisantanna, Universidade Brasil, GT Hist. Inf. Juv. ANPUH-SP) ( O lugar da infância nas pesquisas históricas na América Latina: breve balanço)

Silvia Arend (UDESC, Vice-Coordenadora do GT Hist. Inf. Juv. ANPUH Nacional): Redemocratização, Direitos Humanos e Infância no Brasil: uma História nacional/global (década de 1990)

Marcos Cezar Freitas (UNIFESP) – A criança como objeto de ciência: experiências de internação, isolamento e segregação

Ailton José Morelli (UEM, Coordenadora do GT Hist. Inf. Juv. ANPUH-PR) - Violência contra crianças e adolescentes, historiografia e políticas públicas

Lançamento do Livro “Infâncias e juventudes no século XX: histórias latino-americanas”, organizado por Silvia Maria F. Arend, Esmeralda Blanco B. de Moura e Susana Sosenski, do GT HISTÓRIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE da ANPUH-Nacional.

  1. Realizaremos a Assembléia geral do GT HISTÓRIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE da ANPUH-SP, no dia  15/9/2018, juntamente ao Ciclo de Cine Infância e Juventude.
Informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

https://anpuh.org.br/index.php/gt-historia-da-infancia-e-da-juventude

CINE INFÂNCIA E JUVENTUDE EM DEBATE (24/08/2018) (sexta-feira), 15h, em Jundiaí-SP

CINE INFÂNCIA E JUVENTUDE EM DEBATE (24/08/2018) (sexta-feira), 15h, em Jundiaí-SP

CINE INFÂNCIA E JUVENTUDE EM DEBATE (24/08/2018) (sexta-feira), 15h
EXCEPCIONALMENTE, NESTA EDIÇÃO O CINE OCORRERÁ NA CIDADE DE JUNDIAÍ, COMO PARTE DO MÊS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE JUNDIAÍ, dia 24/8/2018, (sexta-feira), 15h
No mês de setembro, dia 15/9/2018, às 14h, o Cine Infância retorna à FATEC TATUAPÉ.

24/8 (FILME): Cinema Paradiso (1988, 122 min, França/Itália).

Convidado/debatedor: Sueli Soares dos Santos Batista (Professora Doutora da FATEC/Jundiaí e do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza; Pós-Doutora/Unicamp)

HORÁRIO: 15h
CUSTO: GRATUITO
INSCRIÇÕES: no local, não precisa inscrição prévia.
CERTIFICADO: Será fornecida certificação ao final do Ciclo.
LOCAL: COMPLEXO FEPASA, Av. União dos Ferroviários, 1760 – Centro, Jundiaí.

Informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
http://site.anpuh.org/index.php/gt-historia-da-infancia-e-da-juventude
https://cultura.jundiai.sp.gov.br/mes-do-patrimonio-historico-e-cultural/

ORGANIZAÇÃO: Grupo de Trabalho História da Infância e da Juventude, da Associação Nacional de História – Seção São Paulo (ANPUH-SP)
Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina, da Universidade de São Paulo (CEDHAL-USP)
Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS) do Centro Paula Souza (CPS)
Núcleo de Estudo Culturais: História Memória e Perspectiva de Presente, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NEC - PUC/SP)

APOIO: Prefeitura de Jundiaí, Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

SESSÃO SEGUINTE: 15/9/2018 (NA FATEC TATUAPÉ)

CINE INFÂNCIA E JUVENTUDE EM DEBATE (09/06/2018)

CINE INFÂNCIA E JUVENTUDE EM DEBATE (09/06/2018)
Convidamos você para a próxima SESSÃO do 3º Ciclo de Cine Infância e Juventude em Debate que ocorrerá dia 09/06/2018 (sábado), a partir das 13h30min., no auditório da FATEC-TATUAPÉ, em São Paulo. O Ciclo ocorre todo o segundo sábado do mês ao longo do ano.
A programação do dia 09/06/2018 é a seguinte:

09/06 (FILME): Pixote: a lei do mais fraco (1981, 127 min, Brasil). Direção: Hector Babenco

Convidado: Marcelo Eduardo Lopes (Professor do Ensino Básico, Especialista em Direitos Humanos e Cinema e Produção Audiovisual na Escola; Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Educação da Cidade de São Paulo)

Debatedora: Sueli Soares dos Santos Batista (Professora Doutora da FATEC/Jundiaí e do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza; Pós-Doutora/Unicamp);

HORÁRIO: 13h30min
CUSTO: GRATUITO
INSCRIÇÕES: no local, não precisa inscrição prévia.
CERTIFICADO: Será fornecida certificação ao final do Ciclo.
LOCAL: FATEC-TATUAPÉ (AUDITÓRIO), Rua Antonio de Barros, 800 (junto à Avenida Radial Leste) (600 metros da Estação Carrão do METRÔ).
Informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
http://site.anpuh.org/index.php/gt-historia-da-infancia-e-da-juventude

ORGANIZAÇÃO: Grupo de Trabalho História da Infância e da Juventude, da Associação Nacional de História – Seção São Paulo (ANPUH-SP)
Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina, da Universidade de São Paulo (CEDHAL-USP)
Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS) do Centro Paula Souza (CPS)
Núcleo de Estudo Culturais: História Memória e Perspectiva de Presente, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NEC - PUC/SP)

APOIO: Faculdade de Tecnologia do Tatuapé, do Centro Paula Souza (CPS), Governo do Estado de São Paulo

SESSÃO SEGUINTE: 10/8/2018

Oficina A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Impactos na Educação e no Ensino de História

Oficina A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Impactos na Educação e no Ensino de História

O curso ocorrerá junto ao evento Atelier de Clio – Oficinas de História, do curso de Pós-graduação da PUC-SP. As oficinas são abertas aos interessados e serão diversos os temas tratados.




MINISTRANTE: Prof. Dr. Eduardo Silveira Netto Nunes




http://lattes.cnpq.br/6035866213581471




QUANDO: 26/5/2018, das 8h às 17h (8 horas-aula)




ONDE: PUC-SP, Campus Perdizes, Rua Monte Alegre, 984, São Paulo (Pontifícia Universidade de São Paulo)




VALOR INSCRIÇÕES: R$ 80,00 (será fornecida certificação para os participantes)




INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES: http://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/atelier-de-clio-oficinas-de-historia-0#inscricoes

OU: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

CINE INFÂNCIA E JUVENTUDE EM DEBATE (12/5/2018)

CINE INFÂNCIA E JUVENTUDE EM DEBATE (12/5/2018)
Convidados você para a próxima SESSÃO do 3º Ciclo de Cine Infância e Juventude em Debate que ocorrerá dia 12/5/2018 (sábado), a partir das 13h30min., no auditório da FATEC-TATUAPÉ, em São Paulo. O Ciclo ocorre todo os segundos sábados do mês ao longo do ano.
A programação do dia 12/5/2018 é a seguinte:

12/05 (FILME): Tudo que Aprendemos Juntos (2015, 102 min, Brasil). Direção: Sérgio Machado.
Convidada: Sandra Regina Nunes (Professora Doutora da FATEC-Cotia e FAAP; Pós-Doutora-USP e UFMG)

Debatedora: Sueli Soares dos Santos Batista (Professora Doutora da FATEC/Jundiaí e do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza; Pós-Doutora/Unicamp);

HORÁRIO: 13h30min
CUSTO: GRATUITO
INSCRIÇÕES: no local, não precisa inscrição prévia.
CERTIFICADO: Será fornecida certificação ao final do Ciclo.
LOCAL: FATEC-TATUAPÉ (AUDITÓRIO), Rua Antonio de Barros, 800 (junto à Avenida Radial Leste) (600 metros da Estação Carrão do METRÔ).
Informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
http://site.anpuh.org/index.php/gt-historia-da-infancia-e-da-juventude

ORGANIZAÇÃO: Grupo de Trabalho História da Infância e da Juventude, da Associação Nacional de História – Seção São Paulo (ANPUH-SP)
Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina, da Universidade de São Paulo (CEDHAL-USP)
Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS) do Centro Paula Souza (CPS)
Núcleo de Estudo Culturais: História Memória e Perspectiva de Presente, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NEC - PUC/SP)

APOIO: Faculdade de Tecnologia do Tatuapé, do Centro Paula Souza (CPS), Governo do Estado de São Paulo

SESSÃO SEGUINTE: 08/6/2018

CHAMADA DO SIMPÓSIO MÚLTIPLAS INFÂNCIAS E JUVENTUDES E SUAS HISTÓRIAS 07/5/2018

CHAMADA DO SIMPÓSIO MÚLTIPLAS INFÂNCIAS E JUVENTUDES E SUAS HISTÓRIAS 07/5/2018
Pagina 1 de 2