GT de Estudos de Gênero

A presença e organização de um Grupo de Trabalho/GT de Estudos de Gênero da ANPUH, seção São Paulo deu-se durante o XVI Encontro da ANPUH/Franca, em 02 a 06/09/2002 por indicação de pesquisadoras(es) reunidas no GT Estudos de Gênero ANPUH Nacional criado em dia 25 de julho de 2001, no XXI Simpósio Nacional da ANPUH, na UFF, em Niterói.

Por orientação estatutária, naquela época, estabeleceu-se que a programação dos eventos regionais e nacionais da ANPUH fosse formulada com base de  grupos de trabalho  associados a diferentes linhas de pesquisa, através dos quais seriam organizadas conferências, mesas redondas, comunicações conectadas, oficinas e cursos.

Ata do Encontro de 2016

Ata da 8ª Reunião Administrativa do GT Estudos de Gênero/ANPUH - Seção São Paulo, no dia 08/09/2016, na UNESP/Assis

Ata do Encontro de 2014

Ata da 7ª Reunião Administrativa do GT Estudos de Gênero/ANPUH - Seção São Paulo, no dia 3/09/2014, na UNISantos/Santos
  • Ata da 7ª Reunião Administrativa do GT Estudos de Gênero/ANPUH - Seção São Paulo, no dia 3/09/2014 , na UNISantos/Santos
  • Coordenação do GT Gênero:  Profª Ana Carolina Murgel,  e Profª Margareth Rago/UNICAMP, Vice Coordenadora 

Ata do Encontro de 2012

Ata da 6ª Reunião Administrativa do GT Estudos de Gênero- Seção São Paulo, no dia 5/09/2012, na UNICAMP/ Campinas

Naquele momento a reunião contou com a presença de historiadoras(es) de diferentes estados vinculados ao tema Gênero e que assumiram o objetivo de iniciar a formação de um Grupo de Trabalho Nacional. Foi eleita a professora Rachel Soihet/UFF, como a coordenadora nacional, com a tarefa de organizar nacionalmente os núcleos regionais para a consolidação do Simpósio Temático da ANPUH Nacional.

Nesse contexto foram indicadas as Profªs Suely Gomes/UFF e Lídia M. V. Possas/ UNESP (Marília), como coordenadoras do GT nos núcleos regionais do Rio de Janeiro e de São Paulo, respectivamente.

O GT Estudos de Gênero ANPUH, Seção São Paulo iniciou seus trabalhos no o XVI Encontro da ANPUH/Franca ( 02 a 06/09/2002) com uma proposta de atividades que constou: Mesa Redonda intitulada “Poderes e representações: gênero em questão” tendo a participação do Prof. Marcos Álvares//UNESP, abordando o tema “ A mulher no discurso criminológico no Brasil 1880-1930, a Profª Lidia Possas/UNESP abordando “Cultura e Gênero: a história da ferrovia não será a mesma!” e a Proª. Maria Aparecida Paschoal( doutoranda da USP) como debatedora; duas Comunicações Coordenadas/CC “Mulher e Imigrante” com a coordenação da Profª. Maria Aparecida Paschoal e “Mulher e Trabalho", que teria como Coordenador o Prof. Ari Macedo Couto. Na sua ausência, a Profª Lidia Possas assumiu a coordenação. Diante da oportunidade dos debates sobre mulheres e sistema jurídico com a Profª Andréa Boreli, que também lançou o seu livro: “ Matei por Amor”: representações do masculino e do feminino nos crimes passionais( 1999).

Ainda durante o Encontro Regional da ANPUH houve a 1ª Reunião Administrativa do GT Estudos de Gênero/SP em 4/09/2002 com 14 participantes. Além das informações sobre os objetivos do GT de Estudos de Gênero da ANPUH/ Nacional homologou-se a coordenação para a Gestão 2002-2004, sendo as Profªs Lidia Possas UNESP e Andrea Boreli/UNICSUL indicadas. Aprovaram-se ainda as sugestões: que os Encontros do GT em SP deveriam ser organizados com períodos destinados à discussões de questões teóricas de “gênero” além da apresentação de trabalhos e pesquisa em andamento; a elaboração de um Grupo Virtual, pela Internet visando manter contatos e trocas de textos e a preparação de um cronograma de atividades para ser encaminhado ao XXII Simpósio Nacional de História ANPUH de João Pessoa/ Paraíba que ocorreria no período de 27/07 à 1/08 de 2003.

È importante ressaltar que a trajetória do GT Gênero/ ANPUH/SP se distingue do GT ANPUH/Nacional, embora desde a sua criação esteja à ele vinculado:

http://www.anpuhsp.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=785